carbono ou talvez não???

FSilva

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Eu cá também não sou grande fã do carbono... Especialmente pelo preço e pela sua "fragilidade"

Na minha opinião vale mais uma boa bike em Aluminio, bem equipada, mais confortável e fiável que uma bike em carbono. Não condeno quem as compre. não as invejo e não as recomendo. Cada um é dono da sua carteira e deve andar com o que se sentir melhor...

Mas se quiserem uma bike para a vida não há nada melhor que o Aço, aí não há duvidas...

Cumps
 

yjmalmsteen

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isto é conversa para muitas horas.

cada um gasta dinheiro naquilo que quer e às vezes há mitos urbanos e a malta pensa que é mesmo assim.

Uma bike em carbono não parte à primeira pedalada.
Um quadro em carbono por 500 euros com 1 kg pode ter diferenças de um de 1.5 kg por 2000 euros.

conforto rigidez etc.

Há quadros de alumínio que a malta sente dobrar quando pedala.


Não digam que as coisas não prestam ou não valem a pena só porque são caras.

Eu tive um quadro de alumínio com mais de 2kg e agora tenho um de carbono que tem menos 1/2 Kg e nota-se perfeitamente a diferença do conforto. Sou pesado e ainda não se desintegrou.

Claro que um quadro em carbono não é propriamente para andar a bater nas paredes.


saúde
 

A.M.F

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O quadro pode ser muito bom,mas é muito melindroso.Disseram-me se saltar a corrente na pedaleira papa o carbono.Numa prova que fiz derivado à lama saltou várias vezes a corrente ao fazer a passagem,comeu um pouco a pintura entre a escora e a pedaleira ,se fosse em carbono já tinha problemas.
 

Hetfield

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Isso da corrente é muito relativo. Por norma, qualquer quadro em carbono tem essa zona protegida e reforçada para impedir essa situação. Pelo contrário, num quadro de alumínio que tive, a corrente ao sair tirou uma fez um corte bem profundo na escora inferior. É claro que também nisto não podemos generalizar, apenas quero dar aqui um exemplo duma situação em concreto.

Como o colega yjmalmsteen referiu, as diferenças dos quadros em carbono não se ficam pelo peso. Para mim a vantagem está na rigidez, na forma como a energia da pedalada é transmitida e também na maior absorção de vibrações, embora esta última esteja muito dependente da geometria do quadro e sua construção.

Já tive dois quadros de alumínio e dois de carbono e já andei com quadros de topo dos dois materiais. Pessoalmente a minha preferência vai para o carbono. Isso do carbono só para competição, para mim não faz muito sentido e a prova disso é a crescente massificação dos quadros de carbono pela generalidade dos fabricantes. Tem as suas desvantagens como qualquer material, mas acho que muitas delas estão a ser exageradas.
 

PRODIGY

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gosto bastante de ir as lojas de bikes e por coincidencia ou não todos os quadros que vi lá partidos saõ de carbono e normalmente os comentarios dos lojistas são do genero " ja sabes como é de carbono são mais frageis " dá que pensar... :lol:
 

*Richard*

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Boas pessoal!!

Adquiri recentemente uma quadro em fibra de carbono,e gostaria de saber o tratamento que lhe podemos dar em relação a lavagens,produtos de limpeza,etc!!

Abraço,Ricardo
 

tkul

Utilizador Banido
Hoje em dia, o carbono pode ser visto como o bebé, o alumínio como o adolescente rebele e o aço como um "senhô" de 40s, onde a vida já lhe ensinou muito, mas continua aprender.

Já foi escrito noutros posts, mas o carbono e atendendo ao método de fabrico actual:
Fibras impregnadas de resina que são moldadas, lâmina a lâmina ao molde até fazer uma parte do quadro, e depois tudo é unido usando adesivo/cola, reforçado posteriormente com mais fibra impregnada, é arcaico... e até não começarem a usar outras técnicas mais evoluidas e evoluirmos o desenho do quadro, que diga-se de passagem que um quadro duplo triângulo funciona muito bem, em ligas metálicas, mas em ligas compósitas, deveriamos pensar noutro design, para sacarmos o que o material tem de melhor...

Ganham aqueles possuem peças grandes (superficies) como kayakes, barcos, aviões (asas e carenagens), carros (carroçaria), motas (carenagens)... etc...


Creio que fábricas deverão estar a pensar em formas de utilizar as últimas tecnologias, como RTM (RAPID TRANSFER MOULDING) ou outras de forma a eliminarmos ainda mais a resina excessiva (o mais pesado diga-se de passagem) e conseguirmos peças super complicadas onde em metal só com fundição ou maquinando (5 eixos) se conseguiria.


De momento, não vejo nenhuma marca com a fábrica junto deles, preferindo concentrar tudo numa ou em duas situadas em Taiwan, onde projectam e entregam... ou pior, onde compram os quadros.
Pessoalmente, e tendo em conta o que temos de caminhar no compósito, e vendo o que se passa com as fábricas (até a Cannondale fabrica no sol nascente os seus quadros compósitos!), não acredito que gastem o que se tem de gastar em I&D para evoluir até ao ponto de termos EXCELENTES QUADROS.
Bom... é o inimigo do Excelente...


 

oliana

Active Member
Com tudo o que se tem dito, e tenho lido, continuo sem ficar totalmente esclarecido. As diferenças signifiicativas entre carbono e aluminio continuam assim para mim restringidas apenas ao pouco peso de diderença, capacidade de absorção de vibrações e preço. 2-1 para o carbono.

Tudo o resto são letras miudas. Já vi muitos videos devorei muitas linhas escritas, com muitas contradicções.

Duvidas; Rigidez do carbono. Afinal qual é mais rigido e mais sujeito a dobragens laterais? Não me convencem aqui que é o carbono. Se tem mais capacidade de absorção de vibrações, então como tem o poder contrário. :?

A credito que o carbono seja mais confortável. Nunca mais fiável e durável. Li recentemente num teste que a Merida 96, com um rider de peso aprox 80 kg, numa volta normal de trilhos agressivos, no final ficava com os aros a necessitar de desempeno. :?:
Vi aqui no forum lgumas queixas de folgas em caixas de rolamentos de st de carbono.
Lembro-me de aqui ver alguem partir um quadro com o aperto do suporte de bikes do carro.

Será só falta de cuidado? :?: Sendo assim, ficará muito caro.

Quando se fala na volta do aço aos quadros, penso que o aluminio nunca perderá o seu espaço e sempre com as vantagens que outros não têm simultâniamente. Leveza, resistência e preço acessivel.

Quanto ao carbono, ficará para a competição e para quem tem poder de compra. :?:
 

fastraxf2

New Member
BOAS
Se alguem me pergunta se a uns 10 anos atras,qual iria ser o futuro para a construccao de quadros tanto de aluminio como d carbono,eu ia responder com toda a certeza que todos eles iam ser do tipo monocoque ,tipo os carros de formula1,tendo alguns exemplos do passado como a Mountain cycle san andreas de aluminio ou a fastrax f1 em carbomo.Mas acho que estava enganado, podem me explicar PORQUE???
CUMPS.
 

ze_zaskar

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Isto já foi explicado em vários pontos deste fórum, mas volto a tentar dar umas luzes.
A fibra de carbono é um compósito constituído por, obviamente, fibras de carbono e por uma matriz de resina epoxi. Usando uma analogia do user 350plus, podemos entender este compósito da seguinte forma: imaginem uma peça feita de cabos de aço, embebidos numa massa de espuma elástica. Se comprimirem os cabos, estes vão-se torcer, absorvendo a força da pressão. No entanto, se puxar-mos os cabos de aço, estes vão ficar em tensão, tendo uma resistência e rigidez enormes. É isto que se passa, e que permite que peças em fibra de carbono sejam rígidas numa direcção e flexíveis noutra. Tudo depende da orientação com que se disponham as fibras do carbono nas suas varias camadas. É devido a isto que discussões sobre se o carbono é rígido ou não não fazem sentido, já que ele vai se-lo ou não de acordo com as opções de construção.

Tudo isto soa mesmo muito bem, mas na verdade tem limitações. Apesar da enorme resistência a forças directas, de sentido e direcção previstas no projecto, as peças em fibra de carbono têm problemas de resistência ao dano. A matriz que segura as fibras do carbono é algo frágil. Continuando com a analogia acima referida, reparem que é fácil arrancar-mos bocados da espuma à mão, deixando os cabos de aço soltos. Uma pedra, ou qualquer outro tipo de impacto, ou mesmo fricções prolongadas têm o mesmo efeito numa peça em fibra de carbono.

Outra consideração pratica. Pode-se argumentar que o carbono é muito resistente. No entanto é preciso não esquecer que as peças neste material que estão disponíveis no mercado estão no limiar da resistência estrutural, de modo a atingirem pesos extremamente baixos.
Um quadro rígido em carbono com 2kgs seria incrivelmente resistente, um verdadeiro tanque de guerra. No entanto não é isso que o mercado nos oferece, sendo antes quadros e peças que aproveitam a resistência do compósito para andarem no limiar da sua força, resultando em coisas leves.

A aplicação do carbono numa peça tem de ser algo profundamente estudado, de modo a determinar-se as direcções ideais das fibras de acordo com os esforços previstos, bem como as camadas de fibras necessárias para tal, etc. O problema é que o btt é por natureza imprevisível, e esforços imprevistos acontecem constantemente nos trilhos.
E já agora não se esqueçam que existem mais materiais alem do carbono e do alumínio. E também que factores, como a famosa rigidez de um quadro, são muitas vezes amplamente sobrevalorizados.
 

MRocha

New Member
ze_zaskar said:
...

Outra consideração pratica. Pode-se argumentar que o carbono é muito resistente. No entanto é preciso não esquecer que as peças neste material que estão disponíveis no mercado estão no limiar da resistência estrutural, de modo a atingirem pesos extremamente baixos.
Um quadro rígido em carbono com 2kgs seria incrivelmente resistente, um verdadeiro tanque de guerra. No entanto não é isso que o mercado nos oferece, sendo antes quadros e peças que aproveitam a resistência do compósito para andarem no limiar da sua força, resultando em coisas leves.

...

Tambem acho que este é o grande calcanhar de aquiles dos quadros em fibra de carbono actuais. A leveza extrema leva a que a resistência seja comprometida...

O novo quadro de DH da GT, no entanto, é uma excepção. Tem uma camada de reforço em termoplástico por cima das fibras e uma resistência , pelo que dizem, brutal. Mas não foi concebido para ser mais leve, apenas mais resistente. Pesa 4kg e tal sem amortecedor, se bem me lembro.

Quadros de 1kg ou menos, com fibra à mostra, acho que já é abusar um bocado da sorte :roll:
 

el gato

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Cá vai uma analogia simples: na minha modesta opinião deve-se escolher os materiais consoante o uso que lhe vamos dar.
CARBONO- competiçaõ em mtb e estrada.
ALUMINIO- mtb por desporto ( a maioria dos practicantes)
 

ze_zaskar

New Member
Isso é um bom principio para a escolha do material, mas não nos esqueçamos que existem mais materiais alem desses dois. O aço por exemplo pode-se assumir como o melhor material para a construção de quadros de btt geral, em termos de resistência/peso/durabilidade/custo.
:wink:
 

nunofm

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Penso que entre o aluminio e o carbono a grande diferença k temos k ver é kal o uso k pretendemos dar á bike.
Fins de semana e poucos quilometros - Aluminio
Competições/provas ( a sério)- Carbono.
 

SN!KER$

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Penso que entre o aluminio e o carbono a grande diferença k temos k ver é kal o uso k pretendemos dar á bike.
Fins de semana e poucos quilometros - Aluminio
Competições/provas ( a sério)- Carbono

Concordo nuno, mas tbm n te esquecas que um quadro de carbono e mais leve e mais resistente, portanto dura mais.
 

rucaf3

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Eu tenho uma de carbono e até agora ... Nada a acrescentar... Tenho uma Wheeler Eagle Carbon e sáo tenho a dizer bem... dou-lhe porrada cm fartura (com consciência é claro) e é sempre a dar... Conheço um companheiro nosso k tem uma á 15 anos e nada de rachas ou quebras ...Tem tudo a ver com o tratamento k damos e claro tbm temos de ter a sorte do nosso lado...
 
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