Canyon 2021

#21
É o que venho a dizer a algum tempo, que neste momento eles estão a falhar em entregar uma boa trail bike 29 a seguir as ultimas tendências. Eles têm a neuron, mas nao enche as medidas a alguem que procura uma espécie de spectral em 29, a neuron é demasiado xc'ich.

De uma forma geral também acho as geometrias deles demasiado conservadoras. Seat tubes extremamente longos e demasiado relaxados, é algo que me faz confusão nos dias de hoje, ate olhando para a strive que é a maquina de enduro, podemos ver que se eles optassem por um seat tube na ordem 77, isso invalidava o shape shifter, que so aumenta o peso e a complexidade do quadro, trazendo tmb manutenção extra completamente desnecessária. É quase como enfiarem à força aquela geringonça pela garganta abaixo, sem que ninguem tenha pedido

Eu também concordo que eles precisam de atualizar alguns modelos, eles estão a ficar para trás nas geometrias, estao com geometrias algo de à 5 anos atrás.

O unico caminho que acho que estao a seguir na direcção certa, é oferecerem um BB roscado em variados modelos, estou inclusive na esperança que tmb o façam na spectral quando a redesenharem, é algo que muito dos fabricantes estão a voltar atras, e muito bem, apenas demonstra que estão a ouvir a malta e que estão tmb a investir um pouco mais na construção do quadro, o que é sempre bom de ver.

Muitos fabricantes como sabem preferem o press fit pois sempre poupam umas coroas valentes na construção, o problema é que para resultar, o bb tem de seguir rigorosos passos de alinhamento, e isso nao acontece de forma precisa o suficiente em quadros feitos em massa.

A Neuron tem 130mm de Curso traseiro penso eu...pneus 2.35 de Trail... Pode levar uma suspensão frontal de 140 ou 150... não têm mt de XC não...mas penso ser uma mistura entre Trail e XC
 
#22
Qualquer bicicleta mais de competição, ou mais agressiva, agora utiliza pneus de 2,35 ou 2,4, que por acaso até rolam melhor que os mais estreitos ( o mesmo tipo de pneu e em uso fora de estrada, etc e tal ).

Eu ainda sou do tempo em que a malta andava com pneus 1,8 ou 1,9 :cool:
Estou a ficar velho... :rolleyes:

Como eu já disse algures por aqui as bicicletas de XC actuais são demasiado agressivas. Para mim a nova tendência de bicicletas de 120 mm são o mais acertado para o tipo de voltas que faço e para a técnica que tenho, que não é muita, sem ter de arrastar com o peso das bicicletas com maior curso.

A Canyon agora tem a Lux Trail precisamente para ter um modelo nesta nova tendência : bicicleta leve, que sobe bem, mas perdoa bastante nas descidas a quem tem menos técnica ( a maioria dos betetistas não tem assim tanta, mas isso são outros quinhentos... )
Neste momento na gama da Canyon era a bicicleta que comprava, se pudesse trocava já a minha pela versão Emily Batty.
 
#23
Na altura dessa resposta ainda a Canyon tinha lançado a Spectral apenas em versão 27,5. Só uns meses depois é que saiu o quadro redesenhado e em 29.

Em todo o caso, tanto a Neuron como a nova Lux estão mais direccionadas para o down-country. Digo eu.
 

nmt

Active Member
#24
A nova Neuron CF aumentou o curso para 140 mm e travões de 4 pistões. Só o ângulo da coluna de direção é que continua muito conservador...