Cannondale Rush Carbon 4

Após ponderar bastante decidi-me pela Cannondale rush carbon 4, pois esta sofreu de uma dieta no preço, tendo este sido reduzido em cerca de 600€ em relação ao preço original.

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Quanto aos componentes de momento está toda de origem, apresentando um peso de aproximadamente 12,7kg com pedais.

Características:

Quadro: Rush 110 mm

Com uma geometria muito perto da perfeição para longos passeios/maratonas, desde o primeiro momento em que nos montamos na bike, que ficamos logo encaixados, transparecendo que já andamos nela à meses.


Suspensão: FOX 32 Float RL 120

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O comportamento esperado de uma suspensão já com provas dadas, desbloqueada é bastante sensível, lendo o terreno que é uma maravilha, quando bloqueada, esta fica com o comportamento de uma rígida, o que ajuda bastante nas subidas mais íngremes.


Amortecedor: FOX Float RP2

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Este juntamente com o sistema de single pivot da cannondale, fazem um conjunto excelente, surpreenderam-me bastante ao longo desta minha 1ª volta com a bike, lendo o terreno com uma precisão incrível, mesmo naqueles rastos de tractores que na minha semi-rigida me partiam os braços e coluna toda, aqui nem se nota a existência dos mesmos, e quando se bloqueia o amortecedor a bike fica que parece uma autentica rigida, com uma resposta muito boa à pedalada, aproveitando toda a energia da mesma.


Rodas - Aros: Mavic XM317, Cubos: Shimano M525, Raios: DT Swiss Champion

É uma pena estas roda virem com uns cubos de tão baixa gama, sem duvida que a bike merecia uns melhores, este vai ser o primeiro componente a ser trocado, até para cortar no peso.


Pneus: Continental Mountain King, 26x2.2"

Até ao momento tenho estado a gostar dos mesmo, rolam razoavelmente e oferecem segurança a curvar, gostei bastante da tracção dos mesmos a subir, tendo realizado uma subida que na minha anterior bike (Rockrider 8.2 com os Piranha) nunca conseguia fazer, pois esta começava a esgravatar.


Pedais: Wheelgo SPD

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Foram baratos e até tem um comportamento agradável, tem um encaixe e desencaixe natural, ainda não deu pra testar bem, mas durante o passeio fiz umas travessias por dentro de agua seguidas de areia e tiverem um comportamento exemplar, agora falta testar com lama.


Pedaleira: FSA V-Drive BB30, 22/32/44

O esperado de uma pedaleira com o sistema BB30, bastante reactiva às pedaladas que recebe, transmitindo toda a energia à roda traseira.


Desviador Fr.: Shimano SLX

Até ao momento a funcionar perfeitamente, é um pouco bruto na mudança de prato principalmente de cima para baixo, mas bastante eficaz.


Desviador Tr.: SRAM X-9

O mesmo que tinha na outra bike, tem uma grande suavidade na mudança de carreto, sendo bastante eficaz, mesmo quando se pede para mudar em esforço.


Manípulos: SRAM X-7

Cumprem a sua função, não sendo nada do outro mundo.


Guiador e avanço: Cannondale C3

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Fazem um conjunto anatomicamente bastante agradável, transmitindo bastante segurança a descer e a subir. Só é pena o seu peso, por isso vai são também candidatos a rápida substituição.


Travões: Avid Juicy 5

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Também são os mesmos que tinha na rockrider, por já são uns velhos conhecidos, cumprem bastante bem com a sua função, após acamarem ficam com uma travagem muito boa e algo progressiva, pelo menos comparativamente aos hayes nine que tenho na minha bike de dirt, que esses sim é 8 ou 80.
No entanto quando se passa dentro de agua ficam a fazer uma chiadeira que dá cabo dos nervos a qualquer um.
Mas isso quando se está a desfrutar do passeio passa rapidamente.


Selim: Fi'zi:k Nisene III Wing Flex

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Outro velho conhecido, na primeira vez que o dito cujo se senta lá estranha, mas após uns kms, este apanha a forma e fica confortável.


Espigão de Selim: Cannondale C3

O espigão tive de o inverter, pois este é recuado, ficando o selim muito atrás e uma posição de condução muito afastada do guiador.
Eu pessoalmente gosto de sentir a bike mais curta, muito devido à bike de dirt.
Deste modo permite-me ter mais controlo sobre a bike e trepo bastante melhor, pois consigo colocar o peso do corpo mais à frente.
Este é outro componente a trocar rapidamente, muito em parte por este motivo, mas também pelo peso do mesmo.


Somente ainda rodei 60km em cima dela, mas deu para ter uma ideia inicial de que era mesmo o que eu queria.
Uma bike que rolasse bem, confortável, e que sobe tão bem quanto desce.

Sem duvida uma bike a considerar para quem quer fazer umas maratonas e passeios mais longo, principalmente ao preço que actualmente se encontra, visto com os 600€ que sobram, dar para comprar umas boas rodas e alguns componentes de dieta como o avanço, guiador e espigão de selim, colocando-se a bike facilmente na casa dos 11kg.
 

Colónia

New Member
Muito bonita, não sei se é impressão minhas mas acho que tem o espigão de selim virado 180º a mais.Cumprimentos e boas pedaladas
 
Boas.

O espigão está assim de propósito, pois como referi no texto acima, este tem recuo e a posição de condução não fica a meu gosto.
Esta é a principal razão porque este será um dos primeiros componentes a substituir.
 

KoTaM

Member
....Excelente bike marcio, estava no meu top3 das bikes debaixo de olho e só no photo-finnish é que venceu a score rc3, pois optei por um conjunto + racing e com as cores a condizer com o meu clube ( Portitrilhos ) ; tens aí um quadro de comprovada qualidade e super confortável e depois de desgastares o material original podes fazer uns belos up-grades que te vão por a bike na casa dos 11 kg, que para 1 FS já é bem bom.
Desfruta-a e vai dando noticias ao pessoal
1 abraço
KoTaM
 
Com esses 600€ e mais a retoma da fox (nova), se fosse eu tinha era trazido uma canhota incluída... :mrgreen:
Os componentes de origem são bastante pesados, se trocares por material na onda do KCNC, mortop, etc, tiras umas gramas valentes sem rebentar a carteira...
Cumps.
 
Obrigado pelos comentários.

Tive a pesar alguns componentes e realmente dá para eliminar bastante peso sem gastar assim muito dinheiro.

Por exemplo alguns componentes que estive a pesar, pois não conseguia encontrar o peso em lado nenhum:

Selim - 309g
Tubo selim - 235g
Guiador - 322g
Avanço - 183g
Pedais - 360g

Só por aqui facilmente tiro 500g ao substituir este material.

Outros dos componentes que quero substituir também é as rodas, onde devo conseguir tirar perto de 800g, contas estas feitas por alto, pois ainda não me dei ao trabalho de pesar as mesmas.

Claro que se consegue tirar mais, mas ai só mais em termos de transmissão, e isso só depois de estar desgastada.
 
A

alcino

Guest
Obrigado pelos pesos dos componentes Cannondale. O peso do tubo de selim é bastante bom: estava a pensar trocar o meu, mas talvez compense gastar os €€€ noutro componente qualquer. Atenção que a cassete de origem é bastante pesada: com pouco dinheiro lá vão quase 150g ao ar.
Cumprimentos e parabéns.
 
Atenção que a cassete de origem é bastante pesada: com pouco dinheiro lá vão quase 150g ao ar.

Obrigado pela dica. Realmente tive a ver melhor o peso da cassete de origem e é um abuso, 400g, com pouco dinheiro tira-se 150g facilmente, com mais algum pode ir ás 200g.
 

Pegueu

New Member
Boas
Antes de mais, felicitações pela bela compra, eu tenho uma igualzinha (também em beserker green) há coisa de 1 mês, também estou felicissimo pela bela compra, é uma bike e pêras!!!
Atenção que essa pedaleira que referiste não é a que vem montada na nossa rush 4, pois essa FSA v-drive é a que "devia de equipar a bike, mas só vem esse nome em catálogo, pois se reparares a pedaleira que equipa é powered by sram, neste caso uma GXP II, mas não te rales que é equivalente à que devia de vir de origem e tem um peso muito semelhante, mas, que com sorte vais gastá-la muito rápido e por lá uma XT ou XTR, para tirar peso e ficar com uma pedaleira brutal!!

As rodas como referiste pecam um pouco pelos fracos cubos e excesso de peso, mas nada que umas crossride não resolvam hehehe(quando houver €€€ claro!)

P.S. Um conselho para protegeres o teu quadro, é comprares aqueles kits de película de silicone autocolante e colocares nos locais mais susceptiveis de causar dano, nomeadamente zonas onde roçam as bichas dos cabos, parte inferior do quadro (pedradas), zona inferior da escora, etc. e não esqueças a dita protecção de escora da cannondale, pois a corrente bate, bate...e vai fazendo estrago!

Abraços e boas pedaladas
 

Pegueu

New Member
marcio_coragem said:
Atenção que a cassete de origem é bastante pesada: com pouco dinheiro lá vão quase 150g ao ar.

Obrigado pela dica. Realmente tive a ver melhor o peso da cassete de origem e é um abuso, 400g, com pouco dinheiro tira-se 150g facilmente, com mais algum pode ir ás 200g.

Quanto? 400gr? Deves estar equivocado, a cassete é uma Sram PG 950 11-32 e pesa 230gr... pelo menos é o peso anunciado aqui:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=5045

Portanto não será por aí que retiras muito peso... :|
 
Quanto? 400gr? Deves estar equivocado, a cassete é uma Sram PG 950 11-32 e pesa 230gr... pelo menos é o peso anunciado aqui:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=5045

Portanto não será por aí que retiras muito peso...

Boas,

Pois era bom que só tivesse 230g mas esse peso é para a cassete 11-26 a que vem é uma 11-32 que pesa bem mais como podes ver aqui.
http://www.ruadireita.com/desporto/bicicletas/cassetes-9-velocidades/cassete-9-velocidades-sram-pg-950/

Dentro de pouco tempo irei ter algumas novidades.
 
Boas,

Este fim de semana fiz a prova dos nove ao veiculo.
Fui participar na maratona de São B. Messines e só posso dizer bem. Fiquei maravilhado com o comportamento da rush ao longo de todo o percurso, principalmente na descidas cheias de rocha solta, onde esta tem um comportamento exemplar, não desapontando nas intermináveis subidas que encontradas.

Os pneus continuam com uma tracção brutal a subir e curvar dando para abusar bastante e levar a rush mesmo ao limite.

No entanto já procedi a duas alterações 1º converti a roda da frente para tubeless e esta passou no teste na maratona, logo vou converter também a roda de trás ainda esta semana.
A segunda alteração foi a troca do tubo de selim por um KCNC, onde deu para emagrecer a gaja em 100g.


Queria deixar aqui um pergunta e agradecia que alguém me deixasse uma resposta caso saiba.

Gostaria de saber se o suporte de bicicleta thule proride 591 dá para transportar a rush carbon?
 
Linda bike, no doubt about it :shock:
E aprecio a simplicidade do sistema mono-pivot nas suspensões totais.
Gosto da Rush mas para trocar de quadro estou na dúvida entre a Rush carbon ou a Rize 140 :?: :?:
Vejamos:

RUSH- vantagens
- Quadro cerca de € 1.900
- Sistema mono-pivot, simplicidade de manutenção e menos pontos possíveis de folga

Rush desvantagens
- A cor, vermelho e branco
- peso do quadro superior

Rize 140- Vantagens
- Modelo novo
- O quadro “inclui” a Lefty Carbon
- cor do quadro, (carbono fica sempre bem em preto)
- Peso inferior à Rush

Rize 140- Desvantagens
- Preço cerca de € 3.300
- Sistema de suspensão com muitos pontos de linkagem e maior possibilidade de folgas

A acrescentar a isso, tenho para colocar no quadro uma Mavic Crossmax SL, Travões Disco XTR, desviador traseiro Sram XO, e Suspensão Pace RC1 XCam entre outros componentes de gama alta.
Adquirindo o quadro Rush escusava de me “desfazer” da Pace e poupava uns bons trocos que poderia investir por exemplo num espigão de selim de carbono, etc.

Por absurdo e fútil que pareça, só não me decido pela Rush apenas porque não gosto mesmo da cor do quadro. Que raio de ideia esta da Cannondale.

Mas, até Fevereiro /Março tenho tempo de ponderar e reponderar…ver e rever e ...
Que vai ser uma Cannondale, isso vai, agora qual :?:
 

carlos Lopes

New Member
marcio_coragem said:
Gostaria de saber se o suporte de bicicleta thule proride 591 dá para transportar a rush carbon?

Boas,

tenho também uma Rush Carbon 4 à 2,5 meses e estou muito contente com ela. Parece uma autentica rígida, mas de um conforto excepcional. Irei com ela à 5ª maratona do contrabando (Penha Garcia) a 13 de Dezembro e aí com tanta pedra tb será interessante ver o seu comportamento.

Quanto à questão do thule proride 951 sem problemas, é o que eu tenho e é perfeitamente adaptável à bike.
 
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