Após tanta discussão sobre os diversos tamanhos de rodas, resolvi equipar a minha Cannondale para uma experiencia no mínimo interessante.
Antes de mais, aqui vai um pequeno exemplo dos vários tamanhos de rodas:
Resolvi colocar uma Roda tamanho 29" na lefty á frente , e uma tamanho 27,5 atrás.
Após alguns km, aqui fica a minha análise e conclusão.
Optei por colocar roda 29" á frente de vido ao facto de esta ser maior e poder passar obstáculos técnicos a descer e a rolar com maior facilidade, e colocar uma tamanho intermédio atrás para possibilitar em ter um poder de arranque superior relativamente á 29".
Durante este treino procurei todo tipo de terreno para testar esta combinação , a qual ( combinação)por incrível que pareça revelou-se extremamente viável sob o ponto de vista prático.
Realmente a descer esquecemo-nos que temos um tamanho diferente atrás , e lançamo-nos á desgarrada monte abaixo com uma facilidade assustadora, realmente a roda 29” passa por cima de toda a folha. Quando começamos a subir , e como a tração é traseira e com uma roda de menor dimensão , consegue-se ter uma tração excelente não perdendo velocidade de aceleração para uma 26” ao invés da 29” atrás ( tb experimentei uma flash 29” ).
A conjugação de dois tamanhos diferentes sobrepõem-se em termos de desempenho a uma bike toda 29”
Como é logico em termos estéticos não é nada agradável, no entanto desde que seja eficaz é o que conta. Na minha opinião depois de mais investigação neste campo este poderá ser o futuro das bikes de competição.
Para finalizar coloco aqui uma frase que para bom entendedor meia palavra basta .
Na minha opinião, É um erro colocar uma roda de tamanho diferente (ex. 27,5") em um quadro/suspenção projetado para outro tamanho (ex. 26"). Fazendo-se isso modifica-se vários parâmetros da geometria (como ângulos, distâncias, etc.), e o prejuízo disso pode ser maior do que o suposto benefício da roda maior.
Antes de mais, aqui vai um pequeno exemplo dos vários tamanhos de rodas:
Resolvi colocar uma Roda tamanho 29" na lefty á frente , e uma tamanho 27,5 atrás.
Após alguns km, aqui fica a minha análise e conclusão.
Optei por colocar roda 29" á frente de vido ao facto de esta ser maior e poder passar obstáculos técnicos a descer e a rolar com maior facilidade, e colocar uma tamanho intermédio atrás para possibilitar em ter um poder de arranque superior relativamente á 29".
Durante este treino procurei todo tipo de terreno para testar esta combinação , a qual ( combinação)por incrível que pareça revelou-se extremamente viável sob o ponto de vista prático.
Realmente a descer esquecemo-nos que temos um tamanho diferente atrás , e lançamo-nos á desgarrada monte abaixo com uma facilidade assustadora, realmente a roda 29” passa por cima de toda a folha. Quando começamos a subir , e como a tração é traseira e com uma roda de menor dimensão , consegue-se ter uma tração excelente não perdendo velocidade de aceleração para uma 26” ao invés da 29” atrás ( tb experimentei uma flash 29” ).
A conjugação de dois tamanhos diferentes sobrepõem-se em termos de desempenho a uma bike toda 29”
Como é logico em termos estéticos não é nada agradável, no entanto desde que seja eficaz é o que conta. Na minha opinião depois de mais investigação neste campo este poderá ser o futuro das bikes de competição.
Para finalizar coloco aqui uma frase que para bom entendedor meia palavra basta .
Na minha opinião, É um erro colocar uma roda de tamanho diferente (ex. 27,5") em um quadro/suspenção projetado para outro tamanho (ex. 26"). Fazendo-se isso modifica-se vários parâmetros da geometria (como ângulos, distâncias, etc.), e o prejuízo disso pode ser maior do que o suposto benefício da roda maior.