Campeonato do Mundo de XCO 2010 - Mont-Saint-Anne (Canadá), 1-4 de Setembro

Narciso Magalhães

Active Member
Calendário das provas:

:arrow: Quarta, 1 de Setembro: Juniores Femininos;

:arrow: Quinta, 2 de Setembro: Sub-23 Femininos;

:arrow: Sexta, 3 de Setembro: Juniores e Sub-23 Masculinos;

:arrow: Sábado, 4 de Setembro: Elites Masculinos e Femininos;


Resta aguardar pela publicação da lista dos atletas convocados pela selecção nacional. ;)


Vídeo da prova:

[video=youtube;xMSBCUUw-ls]http://www.youtube.com/watch?v=xMSBCUUw-ls[/video]
 

FFardilha

New Member
Bom dia, ao que sei os atletas portugueses que irão marcar presença são:

- David Rosa
- Tiago Ferreira
- Ricardo Marinheiro
- Carlos Castro (DH)
 

RaCCeR

New Member
Mais um para acompanhar pela madrugada dentro.. :D

Já se sabe os horários das provas ??

EDIT: Que circuito..!! :O
 
Last edited:

btteye

New Member
Bom dia, ao que sei os atletas portugueses que irão marcar presença são:

- David Rosa
- Tiago Ferreira
- Ricardo Marinheiro
- Carlos Castro (DH)

Como é possível não ser selecionado o Mário Costa, campeão nacional de XCO sub-23. Quais os motivos, explicações para a não inclusão deste atleta de elevado nível? Como podemos evoluir na modalidade quando não damos oportunidades aos melhores para competirem com os melhores do mundo? Injustiça.
 

tojo

New Member
Ja foi injusto nao ser chamado ao europeu mas os mais criticos diziam que njao tinha as aptidões necessarias.
Mostra tudo no nacional.
E nao e selecionado po mundial ???'
Perfeitamente normal, em portugal e asssim
 

Trufox

New Member
Caros amigos, provavelmente não será conhecimento de todos, mas a classificação da selecção portuguesa de XCO é 30ª, e segundo os regulamentos só podem levar 3 atletas.

Dos seleccionados, o David é o melhor classificado seguido pelo Tiago. O Ricardo é o 5º melhor Português do ranking. O seleccionador terá os seus motivos para a selecção destes três, mas acredito que ele quereria ter levado 5 que era o que podíamos levar se tivéssemos em 25º pelo menos... Enfim, não deveriam ter falhado as provas internacionais que se falhou nem cancelado outras...

RANKING UCI


Edit:
Nem mesmo somando todos os pontos distribuídos pelos 27 atletas portugueses que é 1789 chegávamos aos 1º lugar (ficaríamos em 11º)... Mas como todos sabem, a soma é só dos 3 melhores do ranking...
 

U23

New Member
Boas Trufox.

A sua percepção da regra está errada: serão "x" atletas para cada categoria a partir da classificação do último Campeonato do Mundo, classificação esta que é feita por cada categoria de cada disciplina do btt.

No ano passado Portugal não correu no Campeonato do Mundo de XC nem com elites nem com sub-23 logo não se qualificou sendo que nesta situação pode este ano levar 3 atletas por cada 1 destas categorias. Em juniores XC, Portugal classificou-se em 6º lugar no Mundial e pode este ano levar o máximo permitido que são 7 atletas. (veja tabela abaixo retirada do site da UCI das regras sobre os Campeonatos do Mundo http://www.uci.ch/Modules/BUILTIN/g...&ObjTypeCode=FILE&type=FILE&id=34598&LangId=1 )

Da forma como víu as coisas, nenhuma nação levaria no total mais de 7 atletas e tem como exemplo a Suiça que levará este ano cerca de 30 atletas entre todas as categorias, sendo que este anterior número é só o do XC. Só a Espanha leva esses 7 na categoria de elites

For the Men Elite, Women Elite, Men Under 23 and Men Juniors XCO events and the Men Elite and
Men Juniors DHI events, the maximum number of riders (apart from reserves) for each team is
determined on the basis of the classification by nation of the previous year's world championships,
as per the table below:
http://www.uci.ch/Modules/BUILTIN/g...&ObjTypeCode=FILE&type=FILE&id=34598&LangId=1
Nations ranked: Maximum number of riders (except reserves)
1 to 10 and the host nation 7
11 to 20 6
21 to 30 5
30 or after 4
Unranked nations 3
 

Trufox

New Member
Boas U23.

Obrigado pelo esclarecimento. Eu sabia que era 3 por categoria mas julgava que Sub23 e Elites era em conjunto apenas isso, daí o meu erro. Assim, poderia mais um sub23 e dois elites...

Em relação aos júniores não sei, mas o apoio tem sido mais para os atletas que provavelmente lutarão por um hipotético lugar em Londres, atletas esses que actualmente (seguindo essa lógica) são sub-23...
 

btteye

New Member
Então confirma-se a injustiça. Se é um caso de orçamento porque não tentar envolver a equipa do atleta de forma a conseguir a verba necessária para a sua ida ao campeonato do mundo. Será assim tão caro e dificil? Considero que o critério de selecção deva ser, acima de tudo, a performance desportiva e competitiva do atleta. Vejamos a época do Mário Costa para perceber que merece ir ao Mundial.
 

Trufox

New Member
Pois é... Que infelicidade a do David... A ver se a UCI aceita que se leve outro atleta no lugar dele... Mas não sei se dará!
 

Espigão

New Member
Já tinha falado com o David e fiquei a par deste seu mais recente azar. Tem sido cá um ano... como lhe disse, espero que tenha mais sorte até ao final do mesmo. Citando o "amigo" Alberto João: "rezem para que este ano passe depressa..." :lol:

De qualquer maneira há a registar uma vez mais a grande atitude do David (não seria de esperar outra coisa) e desejar-lhe rápidas melhores e sucessos desportivos nas suas próximas metas.

Boa sorte a todos os outros representantes e se o Mário Costa é um deles...:yeah::yeah::yeah:

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

agirão

New Member
Também soube deste momento do David. A informação chegou-me por quem escreveu a notícia no site da On-Bike e leva-me a pensar que este rapaz anda em maré de azar!

Força, muita força, David!
 

PBM

New Member
Boa Tarde...
li agora a noticia...este rapaz até sem pedalar é um campeão...grande atitude...todas as modalidades fossem como o BTT...
Rápidas melhoras
 
Top