Caixa de direcção de rosca e aheadset?

pratoni

Active Member
Boas a todos.

Tenho a seguinte dúvida:

Tenho uma bike já velhinha que quero recuperar e uma das coisas que já vi que tenho de mudar é a caixa de direcção porque as esferas da parte de baixo já se vêem e tudo e aquilo está sempre a apanhar folga.

A caixa de direcção é de rosca e o diametro penso que seja 1''.

Será que ao mudar posso instalar uma caixa do tipo aheadset? :-K :-K

Existe alguma coisa na coluna de direcção que me impede esta mudança? A coluna do garfo tem alguma influência nisto tudo?

Quanto ao diametro penso que não haja problema porque existem caixas aheadset de 1'', certo?
 

Jepas

Super Moderador
boas,

sim, existem algumas caixas AHeadSet de 1". Mas tens de mudar de garfo, tem muita influência. A coluna que tens é roscada e não tem comprimento suficiente. Nos sistemas de rosca, a coluna vem só até ao topo da testa. Nos sistemas AHeadSet, a coluna passa uns 3 ou 4 cms no mínimo da testa, para poderes apertar o avanço em volta.

Para manteres o garfo tens de arranjar uma caixa de rosca. A coluna que tens tubo já é roscado e não é comprida nem feito para AHeadSet. Isto é válido para qualquer medida, quer seja 1" ou 1" 1/8.

Atenção ainda não tens a certeza da medida. Podes verificá-la, mas acho que só mantens esse garfo com uma caixa de rosca.

Jepas
 

pratoni

Active Member
obrigado jepas

realmente deves ter razão, tinha que mudar o garfo para além da caixa de direcção...

Outra pergunta:

Há uns tempos vi na decathlon uma peça a que eles chamavam mergulhador e pelo que percebi aquilo servia para converter aqueles avanços normais das bikes com rosca para utilizar avanços destes mais actuais em que se agarra à coluna de direcção já fora da testa.

Com isto posso manter o garfo que tenho (pareceu-me ser esta a maior utilidade desta peça para além do facto de poder usar avanços mais actuais) ou também tenho que mudar de garfo?...
 

Jepas

Super Moderador
boas,

essa peça é um adaptador, que entra na coluna (como se fosse um avanço de rosca) mas deixa de fora tubo suficiente para colocares um avanço AHeadSet. Com ela podes manter o garfo, a caixa de direcção e evoluir para um novo anvaço.

Jepas
 

100do

New Member
Pessoal, aproveito este tópico para "tentar" tirar a minha dúvida.
Talvez até ja tenha sido respondido, mas eu não percebi, provalvelmente porque no que toca a suspensões sou mesmo novato.
Então é assim: a minha bike tem uma suspensão ou caixa tipo aheadset. Eu pretendo substituir esta suspensão por uma melhor e se possivel queria comprar pela net. Disseram-me e aqui confirmei que há vários diâmetros.
1ª questão: há alguma forma de saber o diâmetro da suspensão sem a desmontar?
Depois, tenho também uma bicicleta velha que recuperei e gostaria de saber se é possível aplicar a suspensão aheadset nesta. A caixa de direcção desta é de rosca. Por isso me parece que já responderam a esta questão, mas se me conseguissem explicar melhor...
 

Jepas

Super Moderador
há alguma forma de saber o diâmetro da suspensão sem a desmontar?

Sim, desmontas o avanço (parafuso de topo e os 2 laterais) e medes o diâmetro. Há de ser 1' 1/8 (+/- 28.6 mm) ou 1' (25.4 mm), como vês a diferença é notória, não que enganar, é uma ou outra. O mais provável é ser 1' 1/8.

mas se me conseguissem explicar melhor...

Ora bem, quanto a isso é simples só há dois tipos, de rosca e headset.

Caixas de rosca:
headtype43.jpg



A coluna de direcção atravessa a testa, mas só até à caixa superior, onde tem a rosca (daí o nome) a coluna (roscada) é apertada pela porca da caixa. Sem avanço a coluna fica totalmente dentro do quadro. O avanço é que entra na coluna e fixa-se por meio de uma cunha.

Caixas HeasSet:
fork11.jpg


A coluna de direcção atravessa a testa e a caixa superior em mais de 3 cm. À coluna fora da caixa aperta-se o avanço, ou seja, o avanço é mais pequeno, porque só precisa de apertar em volta da coluna. A fixação da coluna depende da caixa (com umas anilhas em cunha) e de um parafuso no topo da suspensão/caixa.

gostaria de saber se é possível aplicar a suspensão aheadset nesta

Sim, desde que a medida seja a correcta podes evoluir de uma caixa de rosca para uma sem rosca. Tens de mudar de suspensão/caixas/avanço.

Jepas
 

100do

New Member
Jepas, muito obrigado. :wink:
Fiquei esclarecido, e nada como uma imagem para ajudar.
Agora entendo porque é que a direcção da minha velha bike está mal; tinha folga e eu apertei a porca, provavelmente demasiado.
Quando tiver um pouco de tempo vou tirar o avanço para medir o diâmetro da suspensão. Depois acho que o dificil vai ser escolher uma suspensão.
Há muitas marcas e muitos modelos e estou a pensar num limite de 125€. É pouco, tendo em conta o preço de muitas delas, mas espero conseguir uma coisa bem melhor que a actual, se possivel regulavel e com bloqueio.
 

shaitan

New Member
bem... vou desenterrar o tópico mas aqui vai:

também andei a ver umas baratuchas... a esse preço n vi nada, mas se conseguires alargar um pouco tens as rockshox judy (a j3 custa 160€ +/- e já tem bloquio ao guiador (chama-se poplock n é?) e ajuste de rebound e precarga, a de 2007 tem 100mm) depois tens a tora que já é muito boa (se isto correr bem em breve vou buscar essa)...

às tantas até já a compraste mas pronto... fica a dica...
abraços
[[[[]]]]
 

zykon

Super Moderador
Boas, venho desenterrar o tópico, para não estar a criar outro.

Tenho um quadro rockrider 8.2, a caixa, é aheadset, mas quando comprei o quadro aconteceu-me uma coisa que achei no minimo estranha:

A caixa na dechatlon, na altura estava esgotada, e ia demorar a vir, então peguei no quadro e dirigi-me a uma loja "especializada" em bikes.
Apresentei o quadro e a primeira boca que ouvi foi: isso não vale nada, bike de supermercado, mas fora isso, disse que queria uma caixa para aquele quadro, gajo meio contra a vontade pegou no quadro, examinou e disse:

Este quadro deve ter um problema, não tenho, nem nunca vi nenhuma caixa que aqui sirva, eu estranhei, mas ele para comfirmar foi buscar os modelos que tinha de caixas e realmente nenhuma dava, umas eram grandes, outras pequenas.

Vim embora meio desconfiado. fui a dechatlon e encomendei a caixa, qual não foi a minha surpresa quando o empregado depois de vasculhar umas parteleiras na oficina encoutrou uma :evil:.

Foi simpatico e montou a caixa à borla. quando pego no quadro fico surpreendido ao ver que a caixa era da FSA, uma marca bastante conhecida (como é que o outro gajo nunca viu uma destas?)

Esta historia toda para colocar a minha duvida :lol:

Agora quero trocar de suspenção, o tubo da suspenção, leva junto à coroa uma anilha que vem com caixa, vou ter que comprar uma anilha nova, certo?
São todas iguais?
Se não são como vou saber o modelo de uma caixa tão misteriosa :twisted:, na propria caixa so tem o a patente.

A caixa tem rolamentos, e não esferas como as que o outro tipo me mostrou?

Alguem me sabe ajudar?

Desculpem a seca, mas eu gosto de dar a conhecer as peripécias que me acontecem
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

realmente texto extenso, espero responder sucintamente. Como já foi aqui dito existem várias medidas de caixa, a mais comum é 1' 1/8.

Agora quero trocar de suspensão, o tubo da suspensão, leva junto à coroa uma anilha que vem com caixa, vou ter que comprar uma anilha nova, certo?

Não, vais aproveitar a anilha dessa caixa. Levas a uma loja que tenha ferramentas que te tirem essa pista e a coloquem na nova suspensão.

A caixa tem rolamentos, e não esferas como as que o outro tipo me mostrou?

As caixas têm sempre rolamentos que podem ser de esferas ou agulhas (entre estes ainda podem ser abertos ou selados).

Acho que já dá para teres uma ideia, não sabes a marca da tua caixa, acontece a muita gente, mas como já disse a pista da caixa que encosta no fundo da coluna pode e deve ser re-utilizada na nova suspensão.

Jepas
 
F

fernando.faust

Guest
jepas eu tenho uma bike com o quadro de aluminio ...

q suspa eu boto essa serve ???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52372353-_JM

é q essa é show pro q eu quero mas tenho medo de compra e não servi !!!!

é q eu não entendo bem de caixa de direção !!! mas a minha é caixa de rosca do tipo da primeira figura

to enrolado cara
 

jginja

New Member
viva,
após uma leitura apurada preciso aqui dum esclarecimento sff :mrgreen:
- em relação ás folgas na direcção deve-se desapertar a estrela e o avanço e em seguida reapertar a estrela e o avanço. as folgas, em principio, desaparecerão.
pergunta:
- a caixa de direcção em si também pode ser a raiz da folga e aí é necessário desmontar toda a direcção e limpar e/ou trocar as peças avariadas?
- será melhor uma caixa de direcção de rolamentos selados ou de esferas?

obrigado e boas pedaladas
 

Bravellir

New Member
eu acho que os selados são melhores.

e sim, a folga pode ser provocada por uma caixa de direcção danificada. Aconteceu comigo. Nunca lhe fiz manutenção e era de esferas e andou tipo moinho a moer areia lá dentro :lol: claro que as esferas foram à vida...
 
Boas

Tenta assim: desaperta um pouco a tampa da estrela e de seguida o avanço. Agora começa a apertar a estrela gradualmente. Vai virando o guiador para ver se está muito apertado. Se sentires a direcção a prender muito desaperta a estrela um pouco, e podes apertar o avanço. Verifica também se sentes a direcção a prender em alguma posição quando a viras. Isto pode queres dizer rolamento ou esfera gripada.

A caixa pode ser a causa da folga se tiveres esferas gripadas. Aquilo vai moendo tudo lá dentro até chegar a um ponto em que já não há nada a fazer. Troca caixas.

De resto rolamentos selados evitam a água de entrar lá dentro, logo duram mais tempo. As esferas são a solução mais económica mas há que ter mais cuidado com elas (nomeadamente em lavagens).


Um abraço
 

pre_historico

New Member
desculpem lá voltar à carga com este tópico mas em nome da economia de tópicos aqui vai...

tenho uma BH supra 100 (6 ou 7 anos) e o quadro embora em aço até é jeitoso. aos poucos tenho consegido estragar todos os componentes de origem e tenho substituido por material mais resistente. mesmo asism ainda tem muita coisa de origem. uma dessas coisas é a direcção. gostava de saber se posso mudá-la.

na testa do quadro entra a suspensão por baixo (que eu nunca desmontei para ver como se fixa «lá dentro») e por cima entra uma peça tubular em L que agarra o guiador e que por sua vez se aparafusa no interior da testa

não sei se estão a «ver»...

a pergunta é se há forma de mudar toda a direcção por forma a ter uma caixa de direcção (quase de certeza de 1'')? mesmo que isso implique nova suspensão, avaço e guidaor.

já agora sabem que fabricante tem caixas de 1''?
 

pratoni

Active Member
na decathlon sei que há, mas quando estive a recuperar a minha e perguntei em vários sítios e sempre me disseram que conseguiam arranjar por encomenda.

Os catálogos, pelo menos da BBB e da Pro, têm essas caixas de direcção de rosca de 1"
 

Nuno Félix

Super Moderador
Boas!

Aproveitando este tópico, tenho uma questão.

Mudei recentemente de suspensão na KTM, mas não consigo tirar a anilha que fica na suspensão, na base do tubo.

Essa anilha faz parte da caixa de direcção, certo?

Será que se vende à parte?

É que tenho receio de partir aquilo com umas marteladas....

Cumps.

Nuno
 

pratoni

Active Member
pelo que tenho ouvido e visto é algo integrante da caixa de direcção, se se vende à parte não te sei dizer...

Aquilo com o martelo de borracha e/ou ponteiro e com cuidadinho deverá sair bem, senão vai a uma loja que eles tiram-te isso sem danificar...
 

XC_biker

Utilizador Banido
Nuno Félix said:
Boas!

Aproveitando este tópico, tenho uma questão.

Mudei recentemente de suspensão na KTM, mas não consigo tirar a anilha que fica na suspensão, na base do tubo.

Essa anilha faz parte da caixa de direcção, certo?

Será que se vende à parte?

É que tenho receio de partir aquilo com umas marteladas....

Cumps.

Nuno

exiaste ferramenta propria para retirar essa anilha, pois não convem empenar!
 
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