Código de Conduta BTTista

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
E que tal organizarmo-nos ?
A ideia é criarmos um código de conduta, que tenha em atenção os mais diversos factores a ter em conta quando andamos de bike, nomeadamente o respeito pela natureza (a questão do lixo), o respeito por outros utilizadores dos trilhos, e ainda sinais de aviso como quando alguém que vai á frente e berra "CARROOOOOOO", que tal um sinal de mimica para substituir isso ?

Existem tantas outras situações que de momento não me recordo que poderiam ser facilmente resolvidas com um código de conduta.

Por isso mesmo, jovem, faz-te ouvir, diz o que pensas, revela as tuas ideias, ajuda a melhorar a nossa sociedade e o mundo :)

Um abraço.
 

fg

New Member
Aqui vai um contributo.
É o codigo de conduta do pedrAmarela
Baseou-se no da NORBA e tem algumas adaptações



:arrow: Em situações de grupo, nunca ultrapasses o GUIA do passeio

:arrow: Não percas de vista o companheiro que vem atrás e preocupa-te em seguir o da frente. Mantém-te a uma DISTÂNCIA segura dos outros ciclistas

:arrow: Respeita o ESPÍRITO DE GRUPO - um passeio não é uma corrida ! Quando se ultrapassa alguém deve-se avisá-lo, anunciando antecipadamente o lado pelo qual o vamos passar, e só o fazer com absoluta SEGURANÇA

:arrow: Dá sempre prioridade a outros utilizadores não motorizados dos caminhos, reduz a velocidade e CUMPRIMENTA todos os amigos da Natureza e ajuda-os sempre que necessário

:arrow: Controla a VELOCIDADE , antecipando a presença de alguém "ao virar da esquina" em locais perigosos ou com pouca visibilidade

:arrow: Nunca abandones os CAMINHOS traçados, não danifiques culturas nem provoques erosão desnecessária

:arrow: Não perturbes a VIDA SELVAGEM e faz o mínimo ruído possível

:arrow: Não faças LIXO, nem tragas "recordações"- não colhas flores nem estragues as árvores

:arrow: Respeita as PROPRIEDADES , deixa cancelas e portões no estado em que os encontraste e respeita a sinalização

:arrow: Nunca vás sózinho para LOCAIS AFASTADOS , avisa sempre alguém do teu destino e da hora prevista para o regresso

:arrow: Escolhe percursos adequados às tuas capacidades actuais e sê auto-suficiente, levando ÁGUA, alimentos e material de reparação de furos e avarias

:arrow: Contribui activamente para a boa disposição e o COMPANHEIRISMO

:arrow: Usa sempre o CAPACETE
 

fire4me

New Member
acho que a do grito a CAAARRROOOOOOOO é importante e não da para ser substituida pk o ppl por vezes vai distraido na conversa e ja nao ve um carro imagina ver um gesto. na não me parece.

acho que devemos utilizar uma outra regra esta dos desportos de inverno
dar prioridade de escolha de caminho ao ciclista que desce a nossa frente.

usa sempre o capaçete e leva um telemovel, em caso de acidente da jeito ter uma forma rapida de pedir ajuda


quando me lembrar de mais posto aki
 

fg

New Member
Boa sugestão a do telemóvel....
É que quando este código foi feito ainda essas geringonças (teleles e máquinas digitais) não eram tão populares :D ....
 

Carlos Rosa

New Member
Boas :)
Acho que também se deveria incluir o B.I. e o cartão com o grupo sanguíneo (em caso de acidente nunca se sabe....) :cry: :cry:
Pedalem muito
 

frezite

New Member
boas...


andar com um cartão com os seguintes dados:..

nome
morada
contacto em caso de acidente
tipo de sangue
nº de utente de saúde!


um abraço

Rui

ps. o cartão basta um apapel plastificado e andar conosco no camelbak por exmplo!
 

j_Fe

Member
Acho boa ideia isso, mas atenção pessoal.

TODOS somos obrigados a andar SEMPRE com o B.I. (Bilhete de Identidade).
Somos obrigados, por lei, mesmo quando peões ou ciclistas.

Abraço
 

paulojorgevl

New Member
a minha opinião que vale o que vale.

axo que primeiro e antes de se criar seija lá o que for .

os utilizadores dos trilhos de portugal deveriam de ter mais respeito e educação pelos trilhos e pelos que os usam.

depois de aprenderem estes conceitos devem de utilizar o que se tem falado neste topico.
 

Narciso Magalhães

Active Member
os utilizadores dos trilhos de portugal deveriam de ter mais respeito e educação pelos trilhos e pelos que os usam.
Concordo contigo e é isso mesmo que está previsto nos pontos 5 e 6 que eu mencionei.


Boas pedaladas.
 

HardSpeed

New Member
Respeita e serás respeitado.
O que não sucede nas mais váriadas situações do dia-a-dia.
Este tópico está bom. :wink:
Mas cada um faz o que quer. Há pouco civismo.
Acrescento que aos dados pessoais, deve haver menção a qualquer tipo de alergia! E mais que um contacto em caso de acidente!
 
F

fly

Guest
Olá a todos , concordo com na generalidade com tudo aquilo que já foi dito e queria acrescentar que o que me deixa mais triste é verificar que por vezes quando participo em passeios, rotas ou seja o que for e por azar alguém atasca, cai ou avaria poucos ou mesmo nenhuns são os que param para ajudar ou pelo menos perguntar se precisam de ajuda, até parece que estamos a participar na volta a Portugal.
O problema do lixo é bem pior porque deixa a descoberto a falta de civismo de algumas pessoas que não resistem a sujar aquilo que está limpo e que tanto custa a preservar.
Código de conduta ou simplesmente espírito de ciclista ou ciclo turista não tem nada haver com isto, temos de encontrar soluções e aplica-las para o bem de todos.
Boas pedaladas.
 

Mascote

New Member
eu falo por mim quando vou andar levo sempre uns 5€... penso que é sempre bom andarmos com algum dinheiro quando vamos andar.

Boas pedaladas
 
BTT é uma filosofia, uma forma de estar e há muitas formas de estar nesta modalidade; seja como competição, como simples lazer, desporto, acrobacias ou convívio, a sós ou em grupo.
Por isso, tudo é permitido e não se devem colocar barreiras estanques ou um código rígido.
Assim, traço o meu código de conduta, vale o que vale …

:arrow: Espírito de corpo (ou de grupo); saem todos juntos, chegam todos juntos, ninguém fica para trás,
:arrow: Não fazer lixo ou conspurcar
:arrow: Respeitar as propriedades a não ser que nessa propriedade sempre tivesse existido um caminho e que agora alguém se lembre de o ter interditado. Aí salta-se o muro ou o portão !!!
:arrow: Cumprimentar os utilizadores dos caminhos, em especial os pedestres ou outros BeTeTistas. Dispensar cumprimentos a utilizadores motorizados, tal qual Jipes ou moto4 ;
:arrow: Gritar “Eu não sou um coelho” quando se pedalar pelo campo em época de caça !!!
:arrow: Andar sozinho é melhor do que acompanhado por alguém que apenas quer passear a bicicleta sem a riscar ou enlamear;e passar o tempo a falar nos novos componentes XPTO;
:arrow: Arriscar novos caminhos, e aventurar-se à descoberta de outros trilhos mesmo que não levem a lado algum e tenhas que voltar para atrás;
:arrow: Arrisca ir sozinho para locais afastados, nada como sentir-se o dono no mundo naquele local onde não se vislumbra nada nem minguem quando se olha à volta.
:arrow: Usar uma arma branca fiável (faca, navalha) e pronta a sacar em segundos; pode ser a diferença entre ser-se mordido ou morto por um desses “mastodontes” caninos que por vezes se encontram.
 
Narciso Magalhães said:
Usar uma arma branca fiável (faca, navalha) e pronta a sacar em segundos; pode ser a diferença entre ser-se mordido ou morto por um desses “mastodontes” caninos que por vezes se encontram.

:shock: :shock: :shock:

Yop. tal & qual !!! :mrsock:
narciso, tu que tens um Avatar tão bélico nem deverias achar andar com navalhas assim tão surpreendente. :roll:
 

adrianocosta

New Member
A questão não é a de colocar barreiras, e o ser livre implica respeitar a liberdade dos outros.
Só respeitando os direitos dos outros (incluindo, por exemplo, o direito à propriedade privada) poderemos ser respeitados, e o desrespeito pela natureza (fazer barulho, poluir) poderá levar à interdição de bicicletas em parques naturais, como já acontece em vários países. Se queremos usufruir da natureza, é imperativo que a respeitemos.
 

ig9981

New Member
Dá sempre prioridade a outros utilizadores não motorizados dos caminhos, reduz a velocidade e CUMPRIMENTA todos os amigos da Natureza e ajuda-os sempre que necessário

Acho que aqui há uma falha, pois também devemos dar prioridade aos "motorizados", visto que num embate com um deles muito provavelmente seremos nõs os mais lesados.


E acho que falta uma regra muito importante e fundamental, que é usar luz de presença ou colete refletor quando se anda de noite na bike.
 

Espigão

New Member
Não se trata tanto de um código nem de mais uns mandamentos ou regras ou como quiserem chamar até porque estão sempre em mudança...

São mais uns conselhos (actualizados) que acho nunca serem demais para todos os amigos que se iniciam nestas andanças ou mais, pedaladas e não só...

Os meus conselhos para a prática de BTT e não só...

Qualquer ideia, sugestão, crítica, etc que queiram acrescentar, é sempre bem vinda!

Cumprimentos

Hugo
 
Top