BTT ST 540 Rockrider vs BTT ST 540 V2 Rockrider

#1
Boas pessoal, já há algum tempo que dou umas espreitadelas aqui pelo fórum, mas nunca tinha participado.
Chegou esse dia, pois estou a pensar adquirir uma BTT nova para substituir a minha antiga Berg, que já tens uns bons anitos.

Estou com intenção de adquirir uma ST 540 Rockrider... pois não faço percursos de grande exigência, é mais estradas asfaltadas, terra batida ou solta e desníveis nada exagerados.
Mas vi que agora existe a nova ST 540 V2 Rockrider... eu não percebo muito do assunto, mas pelo que observei, existe algumas diferenças, esta última tem apenas 10 velocidades no total, pois tem monoprato dianteiro, com apenas um desviador traseiro (deixou de ser Shimano) e cassete de 10 velocidades.
Penso que o restante equipamento seja igual à anterior.

A minha dúvida é a seguinte... não percebendo muito do assunto e tendo em conta que 10 velocidades para mim seriam suficientes (na minha Berg praticamente só faço uso de um carreto dianteiro), esta nova ST 540 V2 é uma boa aquisição pelo mesmo valor da anterior? Ou é preferível a anterior pelo equipamento que oferece?

Agradeço a opinião de quem entende do assunto, que não é o meu caso.

Informações técnicas:
ST 540 Rockrider
ST 540 V2 Rockrider
 
Last edited:
#3
Por agora não há stock, mas como não é urgente, vou aguardar e comprar assim que estiverem disponíveis.
A minha dúvida é se uma é melhor que a outra, dependendo do equipamento que oferecem. Tendo em conta que estão ambas pelo mesmo valor.
 

dashskullsasq

Well-Known Member
#5
Mudanças 1x são sem duvida o melhor. A nível do ratio, perdes velocidade de ponta na V2, mas diria que consegues pedalar até 35 km/h sem elevar a cadência, o que francamente tendo em conta que é uma bike de btt simples, me parece suficiente e um "trade-off" razoável face a v1. Agora tu é que terás de avaliar os teus percursos e se costumas "rolar" em velocidades elevadas. A nível de subidas, ambas tem o mesmo ratio de desmultiplicação

Calcula tu mesmo aqui:
http://gears.mtbcrosscountry.com/


Sem duvida para a v2. não é por as mudanças da v1 serem shimano que serão melhores, até pq shimano altus é muito básico...

De resto, não analisei mais nada. Se o resto dos componentes forem iguais, que acredito, a v2 vale mais pela simplicidade de utilização de 1x a frente.
 
#6
Mudanças 1x são sem duvida o melhor. A nível do ratio, perdes velocidade de ponta na V2, mas diria que consegues pedalar até 35 km/h sem elevar a cadência, o que francamente tendo em conta que é uma bike de btt simples, me parece suficiente e um "trade-off" razoável face a v1. Agora tu é que terás de avaliar os teus percursos e se costumas "rolar" em velocidades elevadas. A nível de subidas, ambas tem o mesmo ratio de desmultiplicação

Calcula tu mesmo aqui:
http://gears.mtbcrosscountry.com/

Sem duvida para a v2. não é por as mudanças da v1 serem shimano que serão melhores, até pq shimano altus é muito básico...

De resto, não analisei mais nada. Se o resto dos componentes forem iguais, que acredito, a v2 vale mais pela simplicidade de utilização de 1x a frente.
Agradeço imenso a resposta, já ajudou muito.
Não tenho hábito de andar muito rápido, é para andar mais tranquilo pelo meio do campo.
Eu realmente estou mais inclinado para a V2 só a cor/pintura é que não me agrada muito.
Mas obrigado pela excelente ajuda.
 
#7
Consegues detalhar as diferenças?
Isto para as pessoas que te podem ajudar não terem que lamber uma e outra página.
E até porque algumas delas até podem ser irrelevante para ti. Como a cor do quadro, p.e.
Basicamente é o que já mencionei...
Esta V2 passa a ter apenas 10 velocidades no total, com monoprato dianteiro e apenas um desviador traseiro, que deixou de ser o shimano. A cassete passou de 9 para 10 velocidades.
Penso que o restante equipamento seja igual à anterior.
 
Last edited:

TL_000

New Member
#9
Boas. Queria uma bike simples e barata para iniciar-me nisto e acabei por comprar a ST540 V2. Não tenho grande comparação pois sou novo nisto.
Estava para comprar a 530 mas tinha receio do range curto, principalmente para subidas, e queria monoprato. Assim que esta ficou disponivel comprei. Ainda n rolou muito mas para já serve o propósito.
 
#10
Boas. Queria uma bike simples e barata para iniciar-me nisto e acabei por comprar a ST540 V2. Não tenho grande comparação pois sou novo nisto.
Estava para comprar a 530 mas tinha receio do range curto, principalmente para subidas, e queria monoprato. Assim que esta ficou disponivel comprei. Ainda n rolou muito mas para já serve o propósito.
O único defeito desta ST540 V2 a meu ver é a cor/pintura, podiam ter feito uma pintura mais agradável, isso é a única coisa que me deixa na dúvida se compro ou não :confused:
 
#12
O único defeito desta ST540 V2 a meu ver é a cor/pintura, podiam ter feito uma pintura mais agradável, isso é a única coisa que me deixa na dúvida se compro ou não :confused:
Epah também estava meio reticente, mas o azul é meio metalizado e ao vivo a cor até é bem fixe. Joga bem com os resto dos componentes a preto. A falta de contraste com os autocolantes acaba por ser mais discreta, uma coisa que gosto.
 
#13
Outro detalhe. A ponte das jarras de suspensão é virada para a frente e não para trás como está nas fotos. Esteticamente fazia-me um bocado confusão confesso.
 
#15
!?
a minha suspensão DT-swiss XRM100 na 26'', Uma suspensão de 700€, também tem a ponte das jarras "atrás" ;)
Desconheço tecnicamente qual a razão do braço estar à frente ou atrás. Não duvido da eficácia e performance de qualquer sistema.
Em minha opinião, e caso seja uma questão meramente estética prefiro a frente.
 

edununo

Well-Known Member
#17
Screenshot_20210510_131801.jpg

Screenshot_20210510_131741.jpg

Está tudo certo. São 2 modelos distintos de suspensão.
Se reparares o offset da suspensão está correcto e os travões também.

Estou como o Pedro, são pormenores insignificantes.
 
#20
Está tudo certo. São 2 modelos distintos de suspensão.
Se reparares o offset da suspensão está correcto e os travões também.

Estou como o Pedro, são pormenores insignificantes.
Sim compreendo e concordo. Mas a V2 vem com a suspensão da V1. As fotos que têm no site não coincide com o que vem na bike.
Anyway... ainda não rolei muito apenas umas voltas aqui pela cidade, e para já satisfeito