Boatos sobre o Red Bull

doc

Member
Boas,

O Red Bull, é uma bebida energizante, utilizada por muitos bttistas , para alem de estar em muitos eventos de BTT (as tais famosas meninas da Red Bull).

Agora, andam por aí a circular notícias na net sobre que o Red Bull faz mal, e faz assado... Até que ponto será verdade?

Exemplos de notícias que recebi por mail:
RED BULL .MAIS UMA BEBIDA FATAL
A RED BULL foi criado para estimular o cérebro de pessoas submetidas a um
grande esforço físico e em "coma de stress". NUNCA PARA SER CONSUMIDA COMO
UMA BEBIDA INOCENTE OU REFRESCANTE,

A RED BULL é uma BEBIDA ENERGIZANTE, comercializada a nível mundial com o
slogan:"Aumenta a resistência física, agiliza a capacidade de concentração
e
a velocidade de reação, dá mais energIa e melhora o estado de ânimo". Tudo
isso pode ser encontado numa latinha de RED BULL, "a bebida energética do
milênio!"

A RED BULL conseguiu chegar a quase 130 países de todo o mundo com um
faturamento anual acima de 21 bilhões de euros na venda de 3 bilhões de
latas. Os jovens e o desporto foram os símbolos eleitos pela marca para
caracterizar a sua imagem, dois segmentos atrativos que foram cativados
pelo
estímulo causado pela bebida.

Foi criada por Dietrich Mateschitz, um empresário de origem austríaca, que
a
descobriu por acaso, durante uma viagem de negócios a Hong Kong , quando
trabalhava para uma empresa fabricante de escovas de dentes.



Uma lata de 250 ml, contém 20 gramas de açúcar, 1000 mg de taurina, 600 mg
de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B.

MAS A VERDADE DESTA BEBIDA É OUTRA


A FRANÇA E A DINAMARCA acabam de proibi-la por ser um cocktail da morte ,
devido aos seus componentes de vitaminas misturadas com
"GLUCURONOLACTONE",
química altamente perigosa, que foi desenvolvida pelo Depto de Defesa dos
USA, durante os anos 60 para estimular o moral das tropas americanas no
VIETNAM. Seus efeitos eram como se fossem o de uma droga alucinógenea,
que
acalmava o stress da guerra. Entretanto seus efeitos no organismo dos
soldados foram devastadores - alto índice de casos de enxaquecas, tumores
cerebrais e doenças do fígado.

Apesar de tudo, na lata de RED BULL ainda se lê entre os seus componentes:
GLUCURONOLACTONE, catalogado medicamente como um estimulante.

Mas o que a lata de RED BULL não diz são as conseqüências do seu consumo,
que obriga a colocar uma série de ADVERTÊNCIAS:

É perigoso tomá-lo se, em seguida, não se fizer exercíco físico, já que a
sua função energizante acelera o ritmo cardíaco e pode provocar um enfarte
fulminante.
O risco de se sofrer uma hemorragia cerebral, porque o RED BULL contém
componentes que diluem o sangue para que seja mais fácil ao coração
bombear
o sangue e assim se poder fazer esforço físico com menos esgotamento.

É proibido misturar RED BULL com álcool, porque a mistura transforma a
bebida numa "Bomba Mortal" que ataca diretamente o fígado, levando a zona
afetada a incapacidade de jamais se regenerar.

Um dos componentes principais do RED BULL é a vitamina B12, utilizada em
medicina para recuperar pacientes que se encontram em coma etílico; daí o
estado de excitação em que se fica após tomá-lo. É como se estívessemos
estado de embriaguez.

O consumo regular de Red Bull provoca uma série de doenças nervosas e
neuronais irreversíveis.

CONCLUSÃO
A RED BULL deveria ser proibida em todo o mundo , como já está sendo em
alguns países pois se desavisadamente ou intencionalmente misturada ao
álcool torna-se uma bomba relógio para o corpo humano, principalmente
entre
adolescentes e adultos que desconheçam os efeitos letais da bebida.

RED BUL - AVISO IMPORTANTE!



POR SE TRATAR DE UM TEMA DE SAÚDE PUBLICA, POR FAVOR PASSEM ESTE EMAIL A TODOS COM FILHO(AS)...ESTA BEBIDA ESTÁ À VENDA EM TODOS OS SUPERMERCADOS... E OS NOSSOS FILHOS PODEM CONSUMI-LA PARA PROVAR... PODE SER MORTAL....



O Red Bull foi criado para estimular o cérebro de pessoas submetidas a 1 grande esforço físico e em "coma de stress". Nunca para ser consumido como 1 bebida inocente ou refrescante.

O Red Bull é 1 bebida energizante, comercializada a nível mundial com o slogan:"Aumenta a resistência física, agiliza a capacidade de concentração e a velocidade de reacção, dá + energia e melhora o estado de ânimo. Tudo isso pode ser encontrado numa latita de RED BULL, a bebida energética do milénio..!"

Red Bull conseguiu chegar a quase 100 países de todo o mundo.

A marca do Touro Vermelho, tem como público jovens e desportistas, dois segmentos atractivos que foram cativados pelo estímulo causado pela bebida. Foi criada por Dietrich Mateschitz, 1 empresário de origem austríaca que a descobriu por acaso. Aconteceu numa viajem de negócios a Hong Kong, quando trabalhava para uma empresa fabricante de escovas de dentes. O líquido, baseado numa fórmula que continha cafeína e taurina, causava furor naquele país.
Justamente, imaginou 1 rotundo êxito da bebida na Europa, onde todavia não existia o produto. Além de ver uma oportunidade única de se tornar empresário.

MAS A VERDADE DESTA BEBIDA É OUTRA A FRANÇA E A DINAMARCA
acabam de a proibir por ser 1 cocktail de morte, devido aos seus componentes de vitaminas misturadas com "GLUCURONOLACTONE", químico altamente perigoso, que foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos USA durante os anos 60 para estimular a moral das tropas acantonadas no Vietname, que agia como 1 droga alucinógenea que acalmava o stress da guerra. Mas os seus efeitos no organismo foram tão devastadores, que foi descontinuado, devido ao alto índice de casos de enxaquecas, tumores cerebrais e doenças do fígado, que os soldados que a consumiram mostraram. Apesar de tudo, na lata de RED BULL ainda se lê entre os seus componentes: GLUCURONOLACTONE, catalogado medicamente como 1 estimulante, mas o que a lata de Red Bull não diz, são as consequências do seu consumo, que obrigam a colocar uma série de advertências:

1 - É perigoso tomá-lo se em seguida não fizeres exercício físico, já que a sua função energizante acelera o ritmo cardíaco e te pode provocar um enfarte fulminante.

2 - Corres o perigo de sofrer 1 hemorragia cerebral, porque o RED BULL contem componentes que diluem o sangue para que seja mais fácil ao coração bombear o sangue e assim se poder fazer esforço físico com menos esgotamento.

3 - É proibido misturar RED BULL com álcool, porque a mistura transforma a bebida numa "Bomba Mortal" que ataca directamente o fígado, levando a que a zona afectada não se regenere nunca mais.

4 - Um dos componentes principais do RED BULL é a vitamina B12, utilizada em medicina para recuperar pacientes que se encontram em coma etílico; daqui a hipertensão e o estado de excitação em que ficas depois de tomá-lo, como se estivesses em estado de embriaguez.

5 - O consumo regular de Red Bull provoca uma série de doenças nervosas e neuronais irreversíveis.

CONCLUSÃO:

É uma bebida que deveria ser proibida, como já está sendo em alguns países, pois se misturada com álcool torna-se uma bomba relógio para o corpo humano, principalmente entre adolescentes e adultos ignorantes pela sua pouca experiência.

INFORME do PHD KHALET GEBARA MD in USA California

Aqui está a reacção da RED BULL:
Resposta OFICIAL da Red Bull

Este género de emails que circulam livremente na internet, infundados, sem um autor identificado ou credível, na generalidade têm o intuito de denegrir as marcas ou criar boatos à volta de empresas que, tendo sucesso, provocam naturalmente algumas invejas no mercado.

Da nossa parte, apenas te posso garantir que a Red Bull vende mundialmente mais de 2,5 mil milhões de latas e está presente em mais de 140 países. Não poderia uma bebida ter esta expressão mundial se tivesse algum problema para a saúde pública.

Relativamente às informações falsas que circulam no email em questão informo que:

Red Bull Energy Drink é uma bebida funcional, especialmente desenvolvida para períodos de esforço físico e mental suplementar. Pode ser bebida praticamente em todas as situações: actividade desportiva, trabalho, períodos de condução ou actividades de lazer.

Inúmeros estudos científicos na área da medicina desportiva, da medicina interna e da psicologia confirmam a eficácia da Red Bull Energy Drink. Todos os estudos científicos são revistos, publicados, e estão disponíveis em bases de dados de acesso público.

Red Bull deve ser consumido sempre que se precisar de repor energia ou de melhorar a concentração. Para melhor sentir o efeito, deve consumir-se a bebida em períodos de maior actividade física ou mental, por exemplo durante uma viagem cansativa na auto-estrada, dias intensos de trabalho, antes de um período de actividade física intensa ou antes de testes e
exames. Já que Red Bull Energy Drink não foi desenvolvida para actuar em termos de re-hidratação, nós próprios recomendamos que durante uma actividade desportiva também se deve beber bastante água.

Informo ainda que Red Bull não foi proibido em nenhum país, embora existam locais onde ainda não foi autorizada a sua comercialização. Introduzir um produto completamente novo, com ingredientes especiais numa composição complexa, por todas as vias oficiais é um processo muito demorado. Apesar disso, nenhuma autoridade de qualquer país do mundo descobriu ou provou
qualquer efeito nocivo para a saúde contido em Red Bull Energy Drink ou resultante dele. Nem isso seria possível.

Red Bull está a seguir activamente os processos necessários para obter a autorização de comercialização em vários países, entre os quais França, Dinamarca e Noruega. Alguns destes países têm políticas nutricionais muito restritivas no que toca à adição de certos ingredientes, como vitaminas, minerais e aminoácidos a produtos alimentares. Não só a Red Bull, mas também outros produtores de outros géneros alimentícios como cereais e doces, deparam-se com dificuldades na comercialização dos seus produtos nestes países. Deste modo, é proibido importar para a França doces provenientes da Alemanha, assim como é proibido importar alguns cereais de pequeno-almoço para a Noruega se não tiverem uma fórmula especial. Deste
modo, as restrições de comercialização que Red Bull encontra nestes países são de natureza regulamentar e não indicam nem implicam que haja qualquer preocupação a nível da saúde e da segurança.

Red Bull Energy Drink não causa habituação. Todos os ingredientes de Red Bull Energy Drink estão enumerados na lata. Não existe nenhum ingrediente secreto ou suspeito.

Uma lata de Red Bull Energy Drink contém 600 mg de glucuronolactona. A glucuronolactona é um hidrato de carbono, uma espécie de açúcar. Ela existe naturalmente no nosso organismo, onde é produzida a partir da glucose. Também está presente noutros géneros alimentícios, como os cereais ou o vinho tinto. A glucuronolactona desempenha uma função desintoxicante no organismo. Ajuda a eliminar do corpo substâncias residuais que são produzidas no organismo (endógenas) ou que são absorvidas (exógenas). As substâncias residuais/toxinas são aglutinadas pela glucuronolactona e, assim, tornam-se solúveis na água, de modo que possam ser facilmente
excretadas através dos rins. A glucuronolactona intervém no processo de desintoxicação, estabilizando os compostos tóxicos para que estes não sejam reabsorvidos enquanto passam pelas vias de eliminação.

Quanto às vitaminas, uma lata de Red Bull Energy Drink contém 20mg de Niacina, 5mg de Vitamina B6, 5 mg de Ácido pantoténico e 0,005mg de Vitamina B12.

As vitaminas são micro-nutrientes essenciais necessários para manter as funções físicas normais. As vitaminas do complexo B desempenham um papel fundamental no metabolismo energético (constituição e decomposição de hidratos de carbono, gordura e proteínas). As vitaminas B contidas em Red Bull desempenham um papel importante no que diz respeito ao melhoramento do desempenho mental e do endurance. A insuficiência de vitaminas do complexo
B leva a uma quebra das capacidades físicas e mentais.

A nossa política sempre foi de transparência com os nossos consumidores, parceiros e fornecedores. Temos total confiança no nosso produto, mais ainda porque apoiamo-nos em estudos credíveis e independentes. Não somos apenas nós que o afirmamos. São especialistas na área de nutrição.

Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional que necessites, não hesites em contactar-nos.

Saudações energéticas,

Filipa Moura
Communication Manager
Red Bull Portugal

Em quem é que vamos acreditar? Vamos ter que aguardar pelos desenvolvimentos.
Eu, pelo sim e pelo não, vou continuar com a bela da mini e o vinho verde.
 

Alf

Active Member
Ok, os emails servem para conseguir endereços mas essa não é a questão, pelo menos neste tópico.

http://www.cbc.ca/consumers/market/files/health/redbull/index.html
http://www.medicalnewstoday.com/medicalnews.php?newsid=5753
http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Bull
http://www.forbes.com/global/2005/0328/028_print.html

Após uma breve pesquisa no Google, com os termos Red bull + denmark, cheguei, apenas na primeira página, a esta informação, toda ela de sites fidedignos (a wikipedia pode ser alterada por toda a gente, mas a forbes não)

Forbes.com said:
Some European countries still haven't approved sales of Red Bull. Denmark and France claim that the drink violates their food regulations. Mateschitz says his executives meet with French authorities ten times a year--so far to no avail. "They can survive without Red Bull, and we can survive without France," he sighs. Meantime, it plans to launch in Japan this year; Dietrich might even alter the formula there because the Japanese have been drinking these tonic drinks for so long.

cbc.ca said:
80 mg of caffeine (more than three times the caffeine that’s in the same amount of Coke)
1000 mg of taurine, an amino acid

De referir que os países não aprovaram a bebida por terem dúvidas quanto aos seus malefícios, e não a proibiram.

Resumindo, aquilo bem não faz, pode desidratar e apenas dá gás, é muito mais aconselhável o uso de powerade ou gatorade, pois estes hidratam, repõem e dão gás. Não tanto como o Red Bull, mas ou se tem pernas ou não.
 

proque

Member
Pessoalmente tenho as maiores dúvidas acerca da eficácia e da bondade de bebidas ao estilo "Red Bull" já para não falar que não gosto do sabor.

Prefiro os isotónico tipo "Isostar" pois estão perfeitamente testadas e são seguras. Se alguns países (e não se está a falar na república das bananas) a proibem, ou não autorizam, devem de ter as suas motivações.

Penso eu de que!
 

zykon

Super Moderador
doc said:
Boas,
...
....
Em quem é que vamos acreditar? Vamos ter que aguardar pelos desenvolvimentos.
Eu, pelo sim e pelo não, vou continuar com a bela da mini e o vinho verde.

:exacto:
Não há coisa que dê mais power, estes sim libertam o corpo e a mente :twisted: :twisted: :mrgreen: :lol:
 

Djinha

New Member
Eu não sou cliente Red Bull porque nas maratonas só se veêm meninas e não homes Red bull...tá máli!!! :afro:

Sinceramente...
 

LenaP_Bike

New Member
Olá!!!
O RedBull só faz mal. Não bebam isso, ele só serve para acelerar o coração, fazendo com que no dia seguinte ainda se sintam ainda mais esgotados do que se não ingerissem.

cumps
 
Não, o RedBull é bom! Senão quem é que pagava ao Hélder Rodrigues, ao Carlos Sainz, o Flugtag em Lisboa, todas as provas de Downhill, as meninas nas maratonas/provas/acontecimentos e tudo mais??? :twisted:


Agora a sério, apesar de gostar do sabor não é comum beber redbull. Bebidas energeticas como redbull e similares geralmente alteram-me o sistema nervoso, talvez devido á cafeína que contêm.
E durante o desporto, como não são isotónicas logo não contribuem para a hidratação e reposição de todos os sais minerais perdidos durante o exercicio. Contribuem sim para uma maior desidratação, pois estimulam o corpo, fazendo com que aparentemente o cansaço diminua. Na verdade o cansaço é apenas ocultado, notando-se apenas horas depois os niveis de desgaste, devido á desidratação.

E viva o vodka-redbull :cheers:
 

MTS

New Member
Não sou consumidor de Red Bul e sempre suscitou-me algumas dúvidas. Depois de ler isto tudo descaradamente que não vou beber, prefiro antes um boa bebida isotónica ou então a vinhaça caseira do meu avô. :mrgreen:
 

MrOrbea

New Member
Nao se deve misturar red bull com bebidas alcoolicas?hummm ja o fiz e nao notei nada, apenas que fiquei menos bebedo :lol:

quanto ao aumento das prestaçoes desportivas é mesmo verdade que dá asas...so nao sei se é a bebida ou as meninas que a estao a dar :mrgreen:

que eu saiba ate agora nao ouve nenhum falecimento relatado devido ao consumo de red bull.

pode atacar o coraçao talvez devido á elevada quantidade de cafeina presente numa lata, mas isso ja é da responsabilidade de cada um...

eu vou continuar a tomar, se algum dia deixar de postar nop forum ja sabem que ganhei asas e fui teclar pra outro lado :lol:
 

HR

New Member
Boas,

Acerca do Red Bull, vivi uma experiência com um amigo numa noite de farra em Vigo que acabou bastante mal... após beber durante a noite 4 vodka-Red Bull este foi parar ao Hospital com arritmias cardiacas e os médicos avisaram contra alguns perigos desta bebida, que, principalmente quando consumida em excesso pode ter consequencias desastrosas...
 

margarett

New Member
Eu trabalhei na noite uma série de anos, e em determinada altura de muito trabalho bebia meia duzia deles.
Nunca me fez mal nenhum.
Tivemos lá também umas meninas Red Bull a explicar os malefícios da bebida em excesso. Vale a pena dizer que os rapazes, nenhum ouviu um boi do que elas disseram, porque a atenção estava noutro lado ehehehe

Enfim, é um bocado como tudo... Se eu beber meia duzia de cafés durante 1 noite também posso ter problemas.

O problema é que se banalizou a bebida... Ninguém mistura vodka em Isostar pois não?
 

VeraTiago

New Member
Bem... que o RedBull faz efeito... isso faz! Mas acho um bocado "incompativel" com o desporto, principalmente quando há grande actividade física! É verdade que nos dá "mais pica", energia e até confiança... mas quando se fala em submeter o nosso corpo a condições extremas, tudo o que é quimicos, para mim, não são bem vindos! Sou adepta sim da bela da maçã, da sandocha e da aguinha ... cocacola sem gas tb costuma dar resultado :oops: ... Para finalisar, se o objectivo é ter um bom desempenho numa prova, um bom treino é sempre uma boa opção :D...eu disse BOM TREINO... sim porque treinar todos os dias nem sempre é sinónimo de quanlidade :roll:
 

pepebapty

New Member
É curioso que a primeira vez que bebi um Red-Bull foi talvez há uns 11 anos para curar uma "ressaca" :cry: de uma noite de copos na minha última Queima das Fitas de Coimbra como estudante. E de facto aquela m***** caiu-me tão mal :oops:( taquicardia, palpitações e mau estar geral ) que nunca mais bebi nada parecido ( a seguir fui logo beber uma bejeca! 8)) Até que em Abril do ano passado no Caminho Francês de Santiago bebi 2 latas durante a subida ao Cebreiro e senti uma força diferente :twisted:... Desta vez caiu-me muito bem! Mas normalmente uso água e Isostar ou Powerade/Gatorade ou o isotónico da Decathlon. Esses mails são de pessoal pago pela concorrência para derrubar marcas!

Boas pedaladas
 
Top