29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

zanetti

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Dizes bem ,nao creio ,ate exprimentares ,no caso do tmpcorreia ,o que se passa por vezes e que o ciclista e que nao se adapta as 29er ,malta curta de perna ,com menor potencia muscular e claro acarreta rotinas de pedalar numa 29er ,agora a descer ,a rolar sao imbativeis ,em circuitos de xc com muito single sao mais lentas de reaçao no para arranca,obviamente que os atletas profisionais nao sao aqui referencia porque puxam a serio com roda 26 ou 29 ,a geometria ,a posiçao de conduçao sao algo diferentes ,requer kms para tirar ilaçoes ,para riders menos tecnicos a 29er traz vantagens porque esbate uma certa falta de tecnica porque por onde passa limpa tudo .
 

Medroso#78

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....No meu post aterior enganei-me quendo digo: "Qualquer um de nós tem essa dúvida (se uma 29er HT, é tão, ou mais confortavel do que uma 26er HT)" Quando o escrevi, estava convicto que teria escrito: "Qualquer um de nós tem essa dúvida (se uma 29er HT, é tão, ou mais confortavel do que uma 26er FS). Peço desculpa. :)

Nosso amigo "zanetti", não dúvido do que diz. E faço questão de experimentar uma flash 29er em carbono antes de partir para a compra. :)

Por acaso já cá temos uma flash no nosso team (ainda não a vi), mas é em alumínio (o colega está de férias, por isso a máquina ainda se encontra na loja).
.....Em carbono gostava mesmo de andar numa......... vai ter de ser, não comprarei uma 29er antes de a experimentar a nova flash em carbono.... nem que para isso tenha que me deslocar ao sul do país. :D

ps: a bike 29er em que andei, o colega começou a pedalar há "meia dúzia" de dias, está maravilhado. Só diz maravilhas da mesma. Tem duas 26 (uma HT e outra FS) paradas desde que comprou esta. Melhorou a olhos vistos (e muito) o seu andamento. Rola e desce muito melhor. Diz que se sente bem mais confiante. A subir, sobe como subia..... E olhem que é um homem "rasteirinho" (perna curta), poderia ser meu pai (50 e tais anos). "Hóme" duro!!!!! :D
 
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Vhl

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Boa tarde,
Estando com bastantes dúvidas quanto ao tipo de compra, entre uma 26 ou uma 29, para a minha mulher. Ela andou até termos a nossa filha e agora irá voltar a andar.
Ela teve uma 26 que vendemos. Agora, estamos a pensar numa 29, uma Curve Pro (29) ou uma Scott Scale 50 (26). Tamanhos S.
Dado que eu possuo uma 26, não tenho qualquer experiência em 29er.
O problema para experimentar uma bike 29 é o tamanho das mesmas. É dificil encontrar em lojas tamanhos S.
A bike será para fazer uns passeios e eventualmente fazer umas meias maratonas, mas sem grandes expectativas de "competição"
Qual a vossa opinião, quanto à bike a comprar e o porquê. 26 ou 29
Obrigado desde já pela vossa atenção.
 

Medroso#78

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Boas caro amigo "vhl" :)

....O ideal será o nosso amigo dar uma vista de olhos nas páginas anteriortes deste mesmo tópico, irá certamente encontrar a resposta (prós e contras nas 29er). O ideal sería a esposa, e até mesmo voce experimentarem uma bike 29er (nem que seja um tamanho acima). :)

obs: Tenho amigos "baixinhos" que pedalam bem nas 29er. Afirmam que lhes dá uma "confiança extra" na sua condução, em todos os sentidos (rolar, descer, e até mesmo mais tração a subir). Mas como é para uma senhora (há senhoras que pedalam mais que eu lol) mas...... se calhar uma 26 seria mais indicada (digo eu)! Terá que avaliar bem a estatura/condição física da sua esposa.
 

korreya

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Estou super satisfeito com a minha 29er,para mim é só vantagens...qualquer desvantagem penso que será ultrapassada com ganho de experiência e kms nas pernas...26...Jamais!Muito confortável e óptimo controlo em descida...daqui a uns 2/3 anos e muitos kms só penso trocá-la por carbono.
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Patitos

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Após sensivelmente 5 meses da ultima experiência, e com treinos bidiarios ( 6.30--9.30), (19h--22.30), e com 13 kg a menos neste momento posso dar um feedback ligeiramente diferente.
Para começar utilizei uma flash ultimate 29" com material AX (rodas, guiador, avanço), clavicula com rolamentos em ceramica , espigão MCFK, travões R1 Racing com upgrade Bk composites e manetes carbono, etc consegui baixar muito o peso da bike. A GRANDE DIFERENÇA que se nota realmente , são os treinos e horas que temos nas pernas, pois qd antes custava a subir com a 29, agora já não custa, a descer parece uma autoestrada por debaixo, no entanto com os mesmos treinos a roda 26" tb tem as suas vantagens , pois o seu poder se aceleração é brutal, mas meus amigos tudo depende das horas de treino que temos, e do uso que lhe damos .
Abraço
 

Ki23ko

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Caríssimos adeptos do pedal,

A maior parte das opiniões que aqui se encontram, vão de encontro ao que eu penso. A maior dificuldade das 29'' na minha opinião é quebrar a maior inércia em subidas com inclinações.
Convém dizer que não gostava mesmo nada da estética das 29'' e que a minha opinião tem vindo a mudar, a nível de prestação da mesma, por muito que me custe fiquei agradavelmente surpreendido!

Fiz uma análise ao meu primeiro contacto aqui!





Deixo ainda uma foto para que vejam a diferença na geometria...
 

F355

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Boas, mas vão deixar de fabricar bicicletas de 26"?
Eu não estou interessado em comprar um bicicleta nova porque a que tenho neste momento satisfaz-me por completo, mas imaginem que preciso de comprar duas jantes de 26"?

Obrigado
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)

..Nosso amigo "F355", quem faz bikes "não faz rodas"! Logo, quem faz rodas sempre fará o que o que o cliente quer. Não faltam rodas 26 novas em stock. E usadas também "nunca deixará de haver". Por isso nada de stress antecipado ok (não é saudável)!!!!! :D
 

zedaspedras

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Eu juro que não percebo o hype todo em volta do assunto das 29". Há aqui alguém no fórum que saiba o conceito de inércia? Para aqueles que não sabem é a "tendência" que todos os corpos dotados de massa (peso) têm para manter o seu estado de repouso ou movimento caso não lhe sejam aplicadas forças. Posto isto a inércia não "aparece" só na aceleração mas também na travagem e em deslocamentos do estilo da absorção de pancadas.
Se durante anos os fabricantes de pneus andaram a reduzir os pesos dos mesmos, inventou-se o tubeless, furaram-se milhões de câmaras de ar ultra finas tudo em prol dum aumento de rendimento a pedalar como é que o Cromo do Gary Fisher consegue dar uma golpada do tamanho desta e convencer toda a gente de que a roda 29 é que é?
A inércia de rotação de uma roda é calculada pelo produto da massa que gira (pneus, aros, câmaras de ar, raios e cabeças de raio) pelo quadrado da distância dessas massas ao eixo de rotação: I=m*r^2
Toda a gente aqui sabe que o peso nas rodas é o mais prejudicial de todos no que toca ao rendimento da pedalada e isso está certíssimo. Como podem ver da fórmula de cima a única maneira de reduzir a inercia (logo baixar a resistência de rotação) é diminuindo o peso (massa) ou reduzindo a distância ao eixo de rotação (na expressão o raio está ao quadrado logo um aumento do raio é mais prejudicial ainda que um aumento da massa). Como é possível então que uma roda 29" com um pneu que vai pesar mais do que o mesmo pneu na sua versão de 26" e ainda por cima está mais afastado do seu eixo de rotação renda mais?? A resposta a isso é NUNCA!!! Só se as leis da física estiverem erradas.
Posto isto como é possível que me tentem impingir um conceito que que de positivo só tem o facto de as rodas de facto passarem por cima das coisas mais facilmente. (Já ouviram falar de suspensões???)
Quanto ao argumento da 29" ser melhor a descer, eu coloco a seguinte observação: porque é que os downhillers continuam a descer com 26"? A resposta é que as rodas 26 chegam e sobram para passar por cima de TUDO e o aumento de tamanho das bicicletas tira-lhes maneabilidade nos singletracks que diga-se de passagem é o que este deporto tem de melhor.
Na realidade as rodas 29" surgem como uma escapatória de uma industria que estava em risco de estagnar há muitos anos, visto já não haver muitos mais sítios por onde os produtos evoluírem. Pensem só que já é difícil fazer suspensões ou travões revolucionariamente melhores do que tudo o que nós já experimentámos. Uma prova disso é que agora surgem as 27,5"=(26+29)/2. Outro exemplo dessa necessidade de "inventar" é estarem a evoluir as transmissões que durante anos tiveram as 7v 8v 9v para as 10v ou 11v (já nem sei em quantas vai) e de três para Dois pratos e agora um prato. Já não há assim tanto para inventar.
Decidi escrever este texto porque um amigo trouxe a minha casa a sua Specialized rockhopper 29 e ele está maravilhado com aquilo, mas ele também só experimentou uma bicicleta nos trilhos pela 1ª vez há 3 meses por isso é normal. Eu peguei na bike dele e fui dar uma voltita e fiquei com a sensação de estar a conduzir um tractor que era lento a mudar de direcção e que custava a arrancar logo não fiquei muito bem impressionado. A única coisa em que notei imediatamente uma diferença para melhor foi num lance de escadas que desci, mas esse não é um teste relevante porque nós não descemos só escadas.
Para finalizar fico com a minha opinião de que a roda 29 leva uma nota negativa, embora ache que este tipo de bikes são a melhor maneira de pessoas com estaturas mais elevadas terem bicicletas com geometrias mais equilibradas.
Desculpem lá o testamento mas para paleio de vendedor já me chega o nosso governo.
 

bala

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Posso dizer que passei a uma semana de 26 para 29 e ja com mais de 100 km em mato estou maravilhado para mim o único contra e mesmo os singls porque de resto e sempre a rolar .
 

BV

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Caro zedaspedras,

Não contraponho as leis da física como é obvio, mas só te posso dizer que troquei a minha 26 por uma 29 e não foi uma questão de modas, até porque os euros são escassos.
Tinha uma Ibis mojo que foi, e é a minha bicicleta de sonho, só que fiz asneira de fazer um teste durante um fim‑de‑semana a uma 29, e só posso dizer que me sinto melhor na 29. Isto de gostos e sensações tem muito que lhe diga e aí a física conta pouco.
 

korreya

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Não vejo qualquer desvantagem nos singles,antes pelo contrário,há um ganho no que respeita ao controlo e segurança que a bicicleta nos transmite...na minha pessoal e modesta opinião só perde mesmo em ganchos apertados,só mesmo aí é que perde em mobilidade.É engraçado recordar as voltas que dava na 26,em que pegava na bicicleta e sentir que ela era uma extensão do meu corpo.Recentemente numa volta que dei com alguém menos batido nisto a quem emprestei a 26,mas que a certo ponto passei-lhe a minha 29,as palavras dele foram:"Agora percebo porque andavas aí todo pimpão para trás e para a frente!"Ao invés pensei eu...como é que eu andava nisto?!...Instabilidade sentida pelo tamanho reduzido do volante...e lá acabei a volta a sentir algo que não sentia algum tempo...dores no dito cujo...pois ele já não largou a 29.De modos que já não me vejo sem a minha 29er.
 

BV

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A maior desvantagem que eu sinto é na maior dificuldade em passar em sitios mais estreitos ( guiador com 680mm). Já lá vão duas tampas de guiador!
Tambem tenho emprestado a minha 29 e quando volto a pegar nela fico com a ideia que o Korreya transmitiu.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
zedaspedras, já que segues os argumentos da Física, vou fazer o mesmo.

Tudo o que disseste está certo em relação à inércia, é essa a grande desvantagem das 29er. Essa expressão para a inércia rotacional está correcta, não é tão linear quanto isso porque só é válida para cada partícula da roda e é preciso fazer o somatório de todas as partículas, mas o efeito é esse sim.
Mas não é só a inércia que podemos considerar numa análise física ás rodas maiores, e não é só esse o efeito da inércia rotacional.

A inércia rotacional maior aumentará o equilíbrio da bicicleta.
O atrito de rolamento será menor numa roda maior, quanto mais acidentado for o terreno maior será essa diferença, o que torna a bicicleta mais rápida.
O atrito estático será maior, pois a roda maior terá maior área de contacto entre o pneu e o chão, o que significa que os pneus vão ter mais tracção, o que nos permite fazer subidas mais inclinadas sem a roda de trás patinar e abusar mais a curvar e a travar.
Como a roda é maior, o eixo da roda vai ter menos oscilações verticais à medida que a roda roda sobre o terreno acidentado, o eixo da roda está fixo à bicicleta, logo toda a bicicleta vai oscilar menos verticalmente, logo a roda maior será mais confortável.
Como o eixo da roda está mais alto, a diferença entre a altura de um obstáculo e a altura do eixo é maior, o que significa que é necessária menos força para conseguir o mesmo binário, ou seja, é mais fácil transpor obstáculos.

Pelas leis da Física, temos uma desvantagem e algumas vantagens para o aumento do tamanho da roda.
 

Ki23ko

New Member
Subscrevo o que o zédaspedras diz e reforço o que já tenho vindo a dizer:

Se só houvesse 29" e tivessem agora inventado as 26" aposto que o Boom era muitíssimo maior e as 29" seriam conotadas como tractores pesados sem agilidade nenhuma, por sua vez as 26" seriam umas penas e umas flechas nas acelerações.

Ou seja, como foi dito, por vezes o mercado precisa de ser reinventado! :D
 

Paulino.Sa

New Member
Bom dia,

eu respeito a opinião de todos, mas estou em pleno com o Zédaspedras...

não sendo nenhum expert em física, mas sei bem aquilo que gosto...
obviamente as 29 tem algumas vantagens e desvantagens, que no meu ponto de vista não justificam a troca, mas tudo vai do gosto de cada um.

se tem alguma vantagem nisso da inercia em pequenos obstáculos e pequenas subidas, já nas longas essa vantagem traduz-se numa enorme desvantagem,
agora sim ultrapassa pequenos obstáculos com mais facilidade, mas...
por essa mesma razão torna a bike muito mais "estática", menos "nervosa"...
e agora pergunto eu, no btt qual é a melhor parte?
não serão as descidas cheias rápidas em single-tracks, cheias de adrenalina, com curvas, contra-curvas, obstáculos, lombas, penedos, e tudo o que aparece a frente?
para mim é, e aí prefiro toda a agilidade, toda a rapidez, todo aquele nervozinho na barriga, em vez da estabilidade de uma 29.

mas isto é o meu gosto e a minha opinião, e lá está o Downhill ok que é um extremo do btt, mas são as 26 que lá imperam, e não vejo outra coisa que não
obstáculos...

mas repito mais uma vez, cada um é como é, e obviamente se eu me sinto como o peixe na água numa 26, há-de haver quem se sinta assim numa 29...

abraço
 

klaser

Well-Known Member
O mais "engraçado" é que dantes das 29 a guerra era outra,era HT x FS...rios de tinta correram acerca disto...agora quanto se fala em 29 nem se distingue se são FS ou HTs..é tudo igual,acabou essa guerra....
Quando se compra uma coisa nova,mesmo inconscientemente,começa-se a "defender" a todo custo a nossa escolha,fica difícil fazer uma análise 100% imparcial....Falo por mim...e acredito que aconteça há muitos também...
 

Lanwolve

New Member
Quando se compra uma coisa nova,mesmo inconscientemente,começa-se a "defender" a todo custo a nossa escolha,fica difícil fazer uma análise 100% imparcial....Falo por mim...e acredito que aconteça há muitos também...

:exacto:

Por isso é que eu fujo deste tipo de discussões... :xau:
 

CANSADO

New Member
"Ao invés pensei eu...como é que eu andava nisto?!...Instabilidade sentida pelo tamanho reduzido do volante..."


E porque carga de água não colocam os guiadores mais largos nas 26 para voltar a ter essa estabilidade perdida!?!?!
 
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