Berg Xpro 9

BAT

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:) Olá a todos!
Comprei recentemente uma Berg Xpro 9, e devo dizer que estou bastante satisfeitoprincipalmente na relação qualidade/preço. A bike é robusta e vem com componentes muito bons, caso dos desviadores X9 e pedaleira Truvativ Firex. A suspensão é razoável e porta-se bem SrSuntour xcr lo 60/120. Os travões são hidráulicos shimano.
Estou a pensar fazer uns upgrades em carbono um avanço 110 mm, guiador e espigão.
Segundo a marca pesa cerca de 12 kg. A subir é muito boa e a descer porta-se bem, requer um pouco de técnica quando se vai mais a fundo.
Como tem pouco tempo ainda não ainda não posso adiantar mais, mas assim que tiver mais km cá estarei para dizer o veredicto.
Agradecia todos os que têm uma bike deste modelo se tivessem mais informações que as partilhassem.
Obrigado e boas pedaladas.
 

Alf

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De acordo com as regras desta secção (elas existem, praticamente toda a gente as ignora mas, enfim) a análise deve ser minimamente aprofundada, caso contrário deve ser removida.

O tópico ficará aberto, pois espero que a análise seja complementada. Se tal não acontecer, o tópico será apagado numa próxima limpeza. :wink:
 

BAT

New Member
Então aqui vão as caracteristicas da minha bike:


Marca : Berg
Modelo : Xpro 9
Quadro : Alumínio 7050
Suspensão : Suntour XCR 60/120
Mudanças F/T : Sram X9
Manipulos Mudanças : Sram X9
Travões : Hidráulicos Shimano Deore
Manipulos Travões : Shimano Deore
Caixa de Direcção : A-Head
Pedaleiro : Truvativ Firex
Cubos : Shimano Deore
Aros : Weinmann Alumínio Dupla Parede
Pneus : Tioga Extreme XC 26/2.18
Espigão : Berg
Selim : Berg
Peso : 12 kg

Hoje fui rolar um bocado com a bike cerca de 20 km com muitas subidas e uma descida de cerca de 6km em terra com algumas pedras soltas e bastantes buracos. A subir a bike é um espetáculo.A descer bike esteve muito bem sempre com uma boa precisão e uma frente segura. A traseira um pouco solta, como eu gosto a derrapar nas curvas. Ainda tempo para uma pequena queda num atascamento em lama devido aos pedais de encaixe (ainda me estou a habituar a eles). Sem mais de momento desejo a todos um bom fim de semana e muitas pedaladas.

 
F

fnlac

Guest
:) Eu também comprei uma e estou satisfeito, mas há uma coisa que ainda não percebi bem que é o funcionamento da suspensão, pois parece que trabalha ao contrario das outras ou seja parece que esta sempre bloqueada. Ou será que os 230km que fiz nela ainda não deram para a soltar?
Mas quanto ao resto ***** pois ainda não me deixou ficar mal mesmo quando acompanhada por aquelas que custam umas largas centenas de € a mais.
 

BAT

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A suspensão apenas tem regulação de curso e não bloqueia. A regulação varia entre os 60 e 0s 120 mm de curso. A dureza regula-se no lado direito da suspensão no mais ou no menos. Dá para por mais alta ou mais baixa. E também acho que é uma boa bike atendendo ao preço, pois um desviador X9 só vem em bikes de topo.


:) Eu também comprei uma e estou satisfeito, mas há uma coisa que ainda não percebi bem que é o funcionamento da suspensão, pois parece que trabalha ao contrario das outras ou seja parece que esta sempre bloqueada. Ou será que os 230km que fiz nela ainda não deram para a soltar?
Mas quanto ao resto ***** pois ainda não me deixou ficar mal mesmo quando acompanhada por aquelas que custam umas largas centenas de € a mais.
 

BAT

New Member
Sou de Lamego no norte aqui estamos numa zona montanhosa e há muitas subidas e bons singletraks. Apesar de a bike ser de xc gosto de abusar um pouco a descer. Temos umas descidas na serra das Meadas e uns singletraks exelentes num parque da N Sra dos Remédios.
 

BAT

New Member
As fotos vão estar disponiveis em breve... Fotos da bike parada mas também em acção e os trilhos e singletraks por onde ando.

Ontem fui dar uma ride e prestei atenção ao comportamento dos pneus Tioga Extreme XC 26/2.10.
Os pneus portam-se bem, com uma boa aderência quer em terra, quer em asfalto. A curvar na terra em descidas, conseguem um bom apoio lateral escorregando um pouco mas com um pouco mais de técnica consegue-se compensar as escorregadelas. Como os pneus são largos, logo são um pouco pesados e criam mais atrito o que faz com que a subir seja necessário puxar mais um pouco, mas nada de grave para quem apenas gosta de rolar.
 
B

Bec

Guest
Bat

Antes de tudo peço desculpas por te-lo adicionado no meu msn Costa-Neco@hotmail.com antes de consulta-lo. Fique a vontade para rejeita-lo se achares por bem. Teclo do Brasil e estiive em Portugal em junho de 2008. Comprei uma X Pro 9 para meu filho e troxe a bike para o Brasil. Antes de compra-la consultei uns primos meus ai em Portugal ( pé do negro visite a página deles) que me passaram a mesma impressão sua (custo x beneficio). Bem vamos ao que interessa. Meu filho Breno tem 13 anos e pode-se dizer que esta é a primeira bike dele. Ta empolgado fazendo cross country aqui no Brasil com os amigos mas ele esta tendo difiuldade em entender as regulagens da suspensão. Ja vi que fizeste alguns comentários sobre este assunto mas se puderes ser um pouco mais minucioso ficarei muito agradecido.

Boas pedalas e um forte abraço

Neco
 

BAT

New Member
[Antes de tudo peço desculpas por te-lo adicionado no meu msn Costa-Neco@hotmail.com antes de consulta-lo. Fique a vontade para rejeita-lo se achares por bem. Teclo do Brasil e estiive em Portugal em junho de 2008. Comprei uma X Pro 9 para meu filho e troxe a bike para o Brasil. Antes de compra-la consultei uns primos meus ai em Portugal ( pé do negro visite a página deles) que me passaram a mesma impressão sua (custo x beneficio). Bem vamos ao que interessa. Meu filho Breno tem 13 anos e pode-se dizer que esta é a primeira bike dele. Ta empolgado fazendo cross country aqui no Brasil com os amigos mas ele esta tendo difiuldade em entender as regulagens da suspensão. Ja vi que fizeste alguns comentários sobre este assunto mas se puderes ser um pouco mais minucioso ficarei muito agradecido.

Boas Bec !
Quanto ao mail, no prob. Em relação á suspensão vou tentar ser o mais esclarescedor possível.

A suspensão SR Suntour XCR 60/120 TA.
Esta suspensão, não bloqueia estando portanto sempre activa. Mas tem regulação de curso (TA travel adjust), ou seja dá para por com maior ou menor curso. E regulação de "dureza ".

Com maior curso a suspensão amortece mais aconselhável quando se desce ou em terreno de terra plano.
Com menor curso amortece menos, aconselhável nas subidas ou quando se roda em asfalto.

A regulação de curso, é feita da seguinte forma :

Com a bike parada, é necessário empurrar o manípulo TA (encontra-se no lado direito do volante) para a frente, deixando o dedo.
Em seguida, é necessário fazer pressão sobre a suspensão, empurrando o volante para baixo, até encontrar o curso desejado.
Por último, é só largar o manípulo TA e depois deixar de fazer pressão no volante.
Verificará que a suspensão está mais encolhida, mas mantém o amortecimento.
Para voltar ao curso inicial que é de 120mm máximo é só pressionar o manípulo TA.

A regulação de dureza é efectuada no botão rotativo que se encontra em cima da "perna" direita da suspensão :

O botão tem inscrito + e - rodando o botão para o sentido + (direita) a suspensão fica mais dura (menos amortecimento). Rodando para o sentido - (esquerda) a suspensão fica menos dura (mais amortecimento).


Espero ter sido esclarescedor e ter podido ajudar, com o pouco que sei. Com fotos teria sido melhor explicar e mais facíl de entender, mas estou a ter problemas para por fotos. Mas quando conseguir por as fotos faço uma demonstração.

Uma dica :
Quando se arruma a bike, nem que seja por um dia costumo deixar a corrente nos carretos mais pequenos tanto á frente como atrás ajuda a uma maior conservação das molas dos desviadores. E uns desviadores como os que a bike tráz SRam X9 são carotes.

Grande abraço.
BAT :)

Grande abraço e boas pedaladas.
 

emparlace

Member
BAT said:
Sou de Lamego no norte aqui estamos numa zona montanhosa e há muitas subidas e bons singletraks. Apesar de a bike ser de xc gosto de abusar um pouco a descer. Temos umas descidas na serra das Meadas e uns singletraks exelentes num parque da N Sra dos Remédios.
Boas antes de mais desculpa o :eek:fftopic: mas tinha de dizer que sou de Resende embora more no algarve. Por vezes vou aí ao norte de férias e gostava de dar umas voltas de bike por aí para conhecer uns trilhos novos. Quando andar por aí posso contactar-te?
 

poliveira.eng

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Pois eu tb sou o proprietário de uma BERG XPRO 9
Actualmente ja não a tenho montada, mas garanto que foram uns 2500km muito bem passados!
Tive-a durante cerca de 1 ano.

O setup não vou colocar porque é similar ao já colocado.

Transmissão:
A razão porque comprei esta bicicleta foi pelo seu equipamento, em especial os desviadores e shifters SRAM X9, a cassete PG-980 de 32 dentes e a pedaleira Truvativ Firex. A transição de mudanças sempre se deu sem problemas, apenas registando algumas desafinações quando foi sujeita a esforços mais brutais. Fiz uma série de provas onde a lama foi rainha, o que resultou num movimento pedaleiro subtituido apos 2000km. A transmissão levou um rude golpe quando numa prova de roadbook dei um tralho e parti o dropout, mas pior que isso, entortei o desviador traseiro.

Travagem:
Os travões não eram os melhores mas serviam (e servem) perfeitamente. Nunca me deixaram na mão, e só mesmo em condições muito más, sempre foram capaz de parar a Berg X-Pro 9. Apenas quando se lhes trocou as pastilhas é que tinham um funcionamento errático até que estas acamavam.

Rodas/Pneus:
As rodas é que não eram das mais leves, contudo aguentaram bem os maus tratos, apenas tiveram de levar um cubo traseiro novo e uns apertos de raios aqui e ali.
Os pneus de origem é que eram bastante jeitosos. A minha de origem trazia um Tioga ExtremeXC de 2.1 à frente e um Tioga FactoryXC 1.95 atrás. Como é do conhecimento geral os pneus Tioga são "gordos", largos. Este facto revestia-se de duas faces: por um lado um pneu larguinho dá outra estabilidade e muiito conforto; Por outro é um pneus que tem muito atrito. Mas pior mesmo foi eu ter uns suportes MontBlan Barracuda no carro, que só aceitam pneus até 2.1. Resultado, enchi-me de ter de tirar o ar ao pneu da frente sempre que queria meter a bicla no carro (um tioga 2.1 é praí um 2.3 doutra marca). Daí que quando o pneus de trás cumpriu a sua função, mudei os dois para uns Tioga FactoryXC 1.95 - equivalem a um 2.1! Estes com a pressão certa eram muito confortáveis, mas mantinha-se o problema do atrito.

Quadro:
O meu quadro era um 17'. Tem um centro de gravidade baixinho o que favorece sempre a condução de uma MTB (pelo menos para o meus estilo e tipo de condução). Maneavel, leve, bom nas subidas e razoavel nas descidas. Como era um quadro 17 e eu meço 1.83m tive de trocar o espigão, pois o de origem era muito curto. Ainda assim não evitem que ao fim de 2500km o quadro rachasse abaixo do aperto. Accionada a Garantia/Assistência o quadro foi trocado (mas muito lentamente!!!!).

Suspensão:
A Suntour XCR é que sempre me deixou um pouco na mão. Nunca vi grandes diferenças na regulação, nunca funcinei muito bem com o ajuste do curso, e sempre a achei extremamente dura. Acabei por trocar para uma Marzochi Mx Pro Lo

Os restantes componentes não comprometem! aguentaram muito bem os maus tratos recebidos e muitos deles ainda hoje se mantêm ao serviço na minha actual bike.

Em suma: A Berg X-Pro 9 é uma excelente bicicleta de montanha, já destinada a um uso mais intensivo. considero-a uma bela maquina de fazer kms em fora de estrada, e que com uma afinação a gosto, aqui e ali, nos dá muito prazer em pedalar/pilotar. Fiz com ela provas de resistência, maratonas e provas de roadbook, sempre rebentei antes dela, a não ser uma única vez!
Para terem uma ideia do quão satisfeito estou, apesar de ja ter uma nova bike, não deve faltar muito para voltar a montar a Berg X-Pro9 e a colocar a rolar!

Já agora deixo umas fotos da minha máquina:

Aqui na sua versão quase original, com 1000km
img268ah2.jpg


Versão Paseio de Inverno com muita lama
p1060005gh4.jpg


Versão na falésia, à beira mar
bttvilamoura22mj9.jpg


Versão furada
img300wk2.jpg


Versão Maratona
beselgaimg479ih7.jpg



E pronto! qq dia meto uma foto da versão actual: versão encaixotada!
 

BAT

New Member
Boas poliveira!

Bela descrição da bike. Assim já sei com o que posso contar. Comprei esta bike para iniciação em passeios e maratonas. O que mais me chamou a atenção foram os desviadores Sram X9. Quanto aos pneus também os acho "gordos " e pesados mas vão rolar até ao arame...
O meu quadro também é um 17" e como tenho 1,75m encaixa na perfeição pois gosto de descer rápido, é só baixar o espigão e ai vou eu!
Os travões ainda não estão no ponto e são um ppouco esponjosos mas como gosto de deixar a roda traseira derrapar, consigo manter a bike no sítio.
Acho a bike um pouco pesada á frente na zona do avanço e guiador, mas estou a pensar em substitui-los por uns mais leves talvez em carbono.
A suspensão dá para as curvas mas uma Marzochi Mx é bem melhor e acho uma boa escolha.
A garantia é de 10 anos para o quadro e 2 para os componentes e embora tenham demorado, vejo que substituiram o quadro o que é uma mais valia para uma bike deste preço no meu caso 590€.
Agadeço o tópico pois é uma boa ajuda para ficar a conhecer melhor a bike e para ficar precavido para o futuro.

Gande abraço BAT
 

RicardoCupra

New Member
Boas tardes.

Estou bastante inclinado a comprar uma Xpro9, o budjet que disponho será dentro da casa dos 700euros.

Será a melhor aposta ou escolheriam outra dentro das rígidas?

Peço desculpa se não for o local ideal para colocar a minha duvida.

abraços e bons passeios.
 

poliveira.eng

New Member
RicardoCupra said:
Estou bastante inclinado a comprar uma Xpro9, o budjet que disponho será dentro da casa dos 700euros.
Será a melhor aposta ou escolheriam outra dentro das rígidas?

Dentro desse teu budget parece-me que a Berg x-pro 9 se enquadra muito bem!
Contudo e como não quero parecer faccioso posso-te recomendar outras opções:
Por exemplo a Scott Scale 80 (o quadro é o mesmo da scale 35) tem uma boa selecção de equipamento e está dentro da tua gama de preços!
(em relação à berg ganha na suspensão, quadro, design, mas perde nos travões e transmissão)
Tens também as Specialized Hardrock que ate estão em promoção agora, mas todas elas têm um equipamento inferior à BERG.
Eu sei que é dificil estar na tua posição!! Mas olha, dou-te o meu exemplo: Comprei a berg, andei com ela gostei muito, depois comprei um quadro e uma suspensão. Migrei as coisas da berg para lá e ficou bem bom, e agora é evoluir devagarinha mediante o que a nossa carteira nos deixar!
Espero que te tenha ajudado!

Encontrei este post: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,42149.msg398663/topicseen.html#msg398663
Este utilizador está com o mesmo problema que tu! Entretem-te!

Um abraço!
 

RicardoCupra

New Member
poliveira.eng


Desde já agradeço a tua resposta.

Realmente a medida que fui lendo alguns tópicos pelo fórum (e tenho lido mais do que postado) fui-me apercebendo que a malta não é muito "berg addicted" :) secalhar pelos quadros ou pela Assistência que esta marca tem.

Realmente a Xpro é bastante boa em termos de Transmissão (dentro do orçamento) todo o material da Sram X9, a truvativ firex também me parece boa escolha etc... acho que os Deore hidráulicos não deixam a desejar, seriam os meus primeiros travões hidráulicos. No entanto, o quadro não sei se seria o mais acertado para futuramente fazer uns upgrade's (mas também penso que em relação a xpro, só faria decerto upgrade na suspensão, e porventura este quadro aguentaria com ela).

em relação a scott, realmente é um grande quadro, e é uma marca com provas dadas, mas será que iria mesmo notar tanta diferença em termos de suspensões da SR que equipa a Berg para a Rock shock dart2 da Scott? é que depois para meter la uns hidráulicos, é mais um "estalo" lol

Secalhar não é mesmo o melhor tópico para tanto comparativo, mas ja ando a mastigar bastante informação de há uns dias para cá, e sou uma pessoa com calma nas compras, gosto de me inteirar do que vou comprar e perceber as coisas, é natural que só compre a bicicleta daqui a 3/4/5 meses (ou se aparecer algo inédito antes) quando saem as novas colecções, no entanto e como já referi, gosto de perceber minimamente da coisa e ver as opções mais viáveis no ramo.


Mais uma vez obrigado pela resposta, Um fórum é sempre um poço de informação, obrigado pela partilha. E já agora se precisarem de ajuda em relação a foruns de bodyboard, dicas, etc etc...disponham... de momento BTT é o desporto que vai complementar a minha grande paixao, o mar e o bodyboard.

abraços
 
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