Berg Vertex 9.0 - Sub 9KG

G1zm0

New Member
Ora viva,

Venho cá apresentar a minha burra de supermercado. :D
Foi sendo montada aos poucos e seguindo muitas dicas espalhadas por essa net fora e em grande parte aqui pelo belo forumBTT.
A montada esta com 8.84Kg com um custo relativamente reduzido, aproveitando negócios usados e promoções online.
Peso com suporte garmin e grade bidon :cool:



Neste momento esta numa fase em que para baixar mais, os investimentos já serão altos para as poucas gramas que possam sair mas gostava de ouvir as vossas dicas e opiniões.

Material:
Quadro: BERG Vertex 9.0 carbon 20''
Suspensão: Magura Durin Race 100mm 1.1/8"
Guiador: Chino Carbon 640mm
Avanço: UNO 6 - 100mm
Punhos: ESI Race
Desviador de trás: SRAM Force
Desviador da frente: Shimano CX70T Clamp Carbono
Shifters: SRAM XX
Travões: Formula R1
Discos: Quaxar Axim 160mm
Eixo Pedaleiro: First Ceramic
Pedaleira: SRAM X0 24x38
Cassete: SRAM 1070 11-32
Corrente: Yaban SFL-H10-TI
Rodas: Roval Control SL
Valvulas: Fun Works
Apertos Rodas: AEST TITANIUM
Pneu frt: Maxxis Ignitor 2.1
Pneu trz: IRC Mythos XC II 2.1
Pedais: Crank Brothers EGG BEATER 2
Selim: Selle Italia SLR 135g CarbonTi
Espigão de selim:
Carbon 3K - 31.6mm X 400mm
Aperto de espigão: Kompressor























Digam de vossa justiça :)
 

daSilva15

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Muito bom material sim senhora, e gosto do Force atras...
So penso que aquele espigao nas alturas estrague a fotografia da bike... Mas tambem nao posso falar muito lol
De resto so mudava os pneus e tava Top ;)
 

essence_s

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Muitos bons pormenores e truques para o peso.
N consigo gostar desses espigões, mas isso sou eu e acho que a bike tem cores a mais...
 

G1zm0

New Member
daSilva15
O espigão nas alturas deve-se ao facto de eu ser uma torre =)
Mudarias os pneus porque?
Em termos de tracção estou contente, de peso não acho que seja muito grave.

essence_s
Quanto às cores tens razão, principalmente os R1 azuis foi um negocio que não podia deixar para trás, a cor teve de passar para segundo plano.
Entretanto entranhou-se e agora até gosto de ver o destaque em azul :)
 

G1zm0

New Member
Deixo a lista com os pesos, para ser escrutinada =)

Quadro: BERG Vertex 9.0 carbon 20'' - 1.175gr
Suspensão: Magura Durin Race 100mm - 1.322gr
Guiador: Chino Carbon 640mm - 0.120gr
Avanço: UNO 6 - 100mm - 0.104gr
Punhos: ESI Race - 0.047gr
Desviador trás: SRAM Force - 0.188gr
Desviador frente: Shimano CX70T - 0.095gr
Shifters: SRAM XX c/clamps - 0.210gr
Travões: Formula R1 - 0.416gr
Disco frente: Quaxar Axim 160mm - 0.071gr
Disco trás: Quaxar Axim 160mm - 0.071gr
Eixo Pedaleiro: First Ceramic - 0.101gr
Pedaleira: SRAM X0 24x38 - 0.655gr
Cassete: SRAM 1070 11-32 - 0.292gr
Corrente: Yaban SFL-H10-TI - 0.262gr
Rodas: Roval Control SL convertidas - 1.519gr
Pneu frente: Maxxis Ignitor 2.1 - 0.575gr
Pneu trás: IRC Mythos XC II 2.1 - 0.534gr
Pedais: Crank Brothers EGG BEATER 2 - 0.277gr
Selim: Selle Italia SLR 135g CarbonTi - 0.143gr
Espigão de selim: Carbon 31.6mm.400mm - 0.200gr
Aperto de espigão: Kompressor - 0.008gr

TOTAL - 8.849gr
 

essence_s

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Sim, n é que fique mal, e os R1, são sempre uma mais valia!
Agora está ai alguma coisa estranha, ou o selim muito recuado ou as manetes dos travões muito para baixo...vê lá isso melhor!
 

G1zm0

New Member
Agora que falas nisso, realmente as manetes ficam algo estranhas...
Até tenho andado confortável assim, mas vou rever isso. Obrigado.

Quanto ao selim, tenho interesse em mudar por um sem recuo... mas não queria investir muito para já.
Algo abaixo das 200gr vai para os 100€ certo? exemplo?
 

xmeiro

Member
Suadações.

A bike está um espectáculo.
Mas tenho de meter a colher - trocar o espigão por um sem recuo porquê?
Se o fizeres ou avanças o selim e mantens o selim preso pela zona adequada dos carris - se o fizeres o selim fica com um alinhamento correcto para ti? - ou metes o selim preso muito à frente nos carris e isso poderá vir a destruir os carris ou a totalidade do selim.
Cuidado com as alterações estéticas que mudam a ergonomia.

Desejos de muitas e boas pedaladas.
 

G1zm0

New Member
Obrigado xmeiro :)
O selim até esta bem chegado para a frente, o que me faz parecer que se meter um espigão sem recuo os carris continuam numa zona normal de aperto.

Algumas ideias de espigões?
 

essence_s

New Member
Espigão sem recuo , tens os kcnc, já se arranjam usados, basta procurar.
Eu defendo sempre os espigões sem recuo, pois com os outros imagino sempre o rider a pedalar muito mais em cima da roda, o que n está correcto, nem eficaz na pedalada.
 

G1zm0

New Member
Tens razão, tenho a mesma ideia que tu, e sinto isso mesmo...

Procurava algo em carbono, alguma ideia??
 

essence_s

New Member
Em carbono...há umas coisas que são caras e há uns hylix que acho que vêm da china.
Sinceramente, com um kcnc ficas bem servido e é bastante leve para o preço que tem.
 

G1zm0

New Member
Queria mesmo era continuar com o carbono, mas tenho receio das gramas vs o meu peso.
O meu espigão tem 200gr e aguenta bem com os meus 80kg+equipamento, no entanto se passar a um de carbono com 160gr não estarei a abusar da sorte?
Alguns ainda se encontra um limite de peso, o qual eu ultrapasso, outros não referem nada.

E agora? :)
 

Baba

Member
Por acaso tenho espigão de carbono da hylix, quer na de btt quer na fininha, e peso neste momento um bom bocado mais que isso e ainda não tive problemas.
Posso inclusivé dizer que tive um incidente a estacionar numa estação de serviço com a bicicleta em cima do carro em que o espigão/selim bateu na cobertura do estacionamento e recuou-me o suporte da bicicleta nas barras, arrancou a bicicleta do suporte, inclusivé entortou o suporte da bicicleta e o espigão apenas ficou com uma marcazinha de nada...
 

daSilva15

New Member
Eu tenho um Hylix decapado e 5 estrelas, para nao dizer o preço que consegui por ele... Procura com calma e tempo que tudo se arranja
 

nelfox

Member
Amigo eu tenho uma vertex igual a tua com 9,90kg mas com roda 27,5 e estou juntar € para comprar um kcnc porque sinto que em subidas ela tem a tendência de levantar um pouco, tenho colegas com 80kg com kcnc e não tem problemas ;)
 

pimentoski

New Member
a teoria do recuo ou não do espigão de selim não é uma coisa que se possa falar só porque achamos que é assim ou assado...

cada quadro tem a sua geometria e cada ciclista tem a sua posição de pedalada e a sua proporção entre tronco e pernas. Há quadros que o tubo da pedaleira para o selim é quase direito, há outros que o tubo é inclinado para trás. com os pedais paralelos ao chão a cabeça do joelho deve fazer um linha recta alinhada pela ponta do crank... e essa afinação consegue-se com a afinação do selim, se andamos muito para trás o quadro é pequeno para nós...

a olho e vendo as fotografias das bicicletas dos "campeões" que de certeza que fizeram os melhores bike-fit's que existem dá para perceber que o centro do selim fica quase sempre alinhado pelo centro da escora entre a pedaleira e a roda de trás ou perto disso. No caso desta berg essa linha está mais para trás, mas sem um bike-fit e sem conhecer a pessoa que anda na bicicleta não posso dizer se está bem ou mal.

em relação à bike é uma mistura de muita coisa, mas quando se "joga" com material usado e com um low-budget não podemos escolher tudo, os travões azuis ficam fora de tudo mas depois de se habituar é capaz de não ficar assim tão mal. Gosto da solução de desviadores de estrada, o force com essa perna mais comprida é sem dúvida uma boa relação preço/qualidade/peso por acaso tenho pena de não ter tido a mesma ideia quando mudei de desviador.
 

pimentoski

New Member
bike do schurter como exemplo:
Nino-Schurter-650b.jpeg
 
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