Basta de Atropelamentos! Manifestação Nacional - 19 Janeiro 2013

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
25206748971781107092715.jpg


A FPCUB tem vindo a promover uma manifestação nacional para o próximo dia 19 de Janeiro (Sábado) às 15h, pelo respeito para todos os que utilizam vias públicas!!
Não está confinada a ciclistas e utilizadores de bicicleta, por isso apareçam e tragam familiares e amigos!

Não poderíamos deixar de nos associar a esta iniciativa e a incentivar-vos que se juntem a este causa, e/ou que se organizem no sentido de promover a mesma na vossa localidade.
Quantos mais formos, maior a notoriedade e o potencial de sensibilização da sociedade em geral para esta questão!

Deixamos a mensagem de repto da FPCUB:

Trata-se de uma manifestação pacífica, não dirigida a ninguém em particular, mas sim à sociedade em geral. Para que se pense qual o caminho a seguir, para que se escolha um futuro mais promissor, onde as pessoas possam usufruir do espaço público sem medo, e onde as crianças possam brincar na rua com mais segurança. São todos bem vindos, a pé ou de bicicleta ou de outro modo qualquer - o que interessa é que sejamos muitos e unidos!

Juntos podemos fazer diferença - vamos mudar consciências.

Para quem quiser organizar a Manifestação na sua cidade (e a mesma ainda não tenha sido anunciada), por favor entre em contacto connosco para fpcub@fpcub.pt


Localização de concentrações, 19 Janeiro Sábado às 15h:

Lisboa - Terreiro do Paço
Porto - Avenida dos Aliados
Faro - Jardim Manuel Bivar
Guarda - Largo da Sé
Barcelos - Largo da Porta Nova
Braga - Chafariz da Arcada
Coimbra - Praça da República
Leiria - Praça Rodrigo Lobo
Machico - Praça Fórum Machico
Seia - Largo da Câmara Municipal
Vila Nova de Famalicão - Praça D. Maria II
Vila Real de Santo António - Praça Marques de Pombal
Tavira - Praça da República
Póvoa do Varzim - Praça do Almada
Aveiro - Praça do Peixe
Setúbal - Praça do Bocage
Peso da Régua - Parque Multiusos

+ Informações em http://www.fpcub.pt/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=749
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Caros amigos,

Nos últimos tempos temos vindo a ser cada vez mais sensibilizados para esta questão que habitualmente nas pedaladas nos trilhos não nos levanta problemas.
Num curto espaço de tempo faleceram dois atletas de gabarito em países completamente distintos. Por cá por esta altura também houve atropelos, dois deles resultaram em vitimas mortais, e muitos mais existirão de absolutos anónimos qu nunca chegam às noticias.

É impossível ficar indiferente a estas situações, e por fazermos parte de um grupo de utilizadores que utiliza estas vias com regularidade, temos o dever de ser pro-activos nestas questões.

Assim, decidimos dar destaque e ênfase a esta manifestação social, quantos mais participantes formos e mais localidades conseguirmos cobrir, maior o potencial de visibilidade/notoriedade e sensibilização para esta questão dos atropelos.

A FPCUB lançou o repto e nós apoiamos!
Todavia não basta apenas aparecermos e pedalar, há-que sabermos porque é que nos manifestamos, que argumentos temos, o que advogamos, e há-que saber dar nas vistas.
Não tenho experiência de participação em manifestações, mas nos tempos conturbados que vivemos acredito que hajam frequentadores deste espaço que tenham feito parte das recentes manifestações contra o governo e a troika que poderão dar algumas ideias de como nos manifestarmos.

Na minha ideia (vale o que vale), cartazes com mensagens curtas, como aquelas da distâncias de segurança de 1,5m, são bem-vindos. Equipados, nas bicicletas, ou mascarados (alguém com uma capa preta e uma foice), tudo o que sejam ideias que contribuam para para destacar e evidenciar as nossas mensagens, desde que pacificamente, são bem vindas.

Levem máquinas fotográficas, tirem fotos, façam videos, usem as redes sociais, partilhem e aproveitem esta oportunidade para dar corpo a uma manifestação que tenha impacto e visibilidade. Falem com os amigos dos amigos que estão ligados aos meios de comunicação social, jornais, canais webtv locais, regionais, blogs, rádio, televisão, passem a palavra, troquem ideias aqui e organizem-se!!

Seria hipocrisia da minha parte deixar-vos esta mensagem de incentivo aqui e não participar de forma pro-activa num destes acontecimentos, por isso enviei há instantes um e-mail para a FPCUB a voluntariar-me para promover esta manifestação em Setúbal, Praça do Bocage.
 

MrOverclock

New Member
Pelo movimento que este tópico está a ter cheira-me que isto não vai dar em nada... :\

Mas ainda assim, nesse fim de semana sou capaz de ficar por coimbra para comparecer, embora esteja já com medo de ser o único!
 

brunors

New Member
MrOverclock Realmente tens razão, o movimento neste topico está nulo.
Contudo ele foi criado na sequencia deste:
http://www.forumbtt.net/showthread....STRADA!-Precisamos-de-acabar-com-este-inferno!

Que teve como principio a criação de ideias e acções para minimizar esta tragédia que tem acontecido por todo o lado e que nunca sabemos quando nos poderá tocar a nós proprios.

Por isso pessoal, não deixem esta questão morrer aqui, vamos lá a dar ideias e contribuir para acabar com este flagelo.
Acho que pela primeira vez temos a oportunidade unica de fazer algo mais do que simplesmente criticar.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Pois, o feedback a este tópico deixa a antevisão de algo pouco animador, isto mesmo com o destaque que está no topo do fórum para esta questão.

MrOverclock said:
Mas ainda assim, nesse fim de semana sou capaz de ficar por coimbra para comparecer, embora esteja já com medo de ser o único!

Espero que não e que sejas surpreendido pela positiva, mas...

Isto é entristecedor porque a partilhar coisas no facebook e a mandar bitaites na net, no conforto do sofá somos os maiores. Se é para sair à rua e fazer alguma coisa já a malta tem uma agenda muito preenchida!

Se nós, que somos os maiores interessados e os que têm maior potencial de risco nada fizermos, garantidamente não são os outros que vão fazer por nós.

bruno_rockrider_6.3 said:
e em setúbal??? também houve uma morte recente aqui no distrito!

Já contactei a FPCUB afim de orientar esta iniciativa em Setúbal, como não tenho qualquer experiência nem conhecimento, aguardo as instruções deles.
No pior dos cenários espero arrastar alguns amigos comigo...
 

klaser

Well-Known Member
Não dá para mudar o título de "atropelos" para atropelamentos...como está no forum ciclismo ?
Acho que quem tiver disponibilidade deve participar,se eu puder vou ao de Braga....
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
klaser atropelos ou atropelamentos é igual, são sinónimos. Porquê a alteração?

Vamos a isso Paulo986 :) Praça do Bocage!
 

klaser

Well-Known Member
São sinónimos mas atropelamentos remete mais a ideia em causa defendida por nós..aliás está em todo lado atropelamentos.....Mas se querem teimar só pq se enganaram a escrever tudo bem....
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
klaser está feita a alteração, até fica mais consistente com com os cartazes que a FPCUB tem produzido!
 

Paulo986

New Member
A sério Ludos? sempre é para a malta se encontrar na Praça do Bocage?

E que tal criar um "evento" no facebook para angariar mais pessoal?
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Paulo, sim, 15h00 na praça do Bocage. Já falei com o pessoal da FPCUB, temos de arranjar um trajecto relativamente curto (20/30min) para fazer uma marcha lenta em silêncio.
Haverá um manifesto para fazer chegar às pessoas no dia, e até ao fim-de-semana eles contam também disponibilizar imagens e recursos para o pessoal fazer cartazes.

Se alguém quiser preparar um discurso é bem-vindo, sobretudo mensagens positivas e não de ódio contra os automobilistas, o objectivo é sensibilizar as pessoas e não hostilizá-las!

Relativamente ao evento no fb, concordo, dá para convidar os amigos directamente, criei o de Setúbal: http://www.facebook.com/events/528912267128530

Com jeitinho ainda combinamos umas pedaladas antes para combinar a coordenação disto no dia 19 :wink:
 

Paulo986

New Member
Ludos,

já convidei amigos aqui da zona de Setúbal e arredores :)

o percurso poderia ser fazer a avenida luisa todi, depois seguir para a 5 de outubro e descer novamente para a avenida luisa todi. o que achas?
 

Jocas22

Active Member
se dia 19 já tiver a roda, estou lá. E vou convidar mais gente.

Façam ai um cartaz pra setubal pra divulgar no Facebook, se faz favor, claro ;)
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Paulo, parece-me bem, fiquei de informar a FPCUB qual o itinerário. para eles oficializarem a iniciativa junto da CM Setúbal afim de providenciarem meios de segurança e escolta à marcha lenta.
Temos que ver que percurso é que se faz em 20/30min.

Também já convidei o pessoal amigo.

Jocas22 O pessoal da FPCUB disse-me que ainda hoje faziam o cartaz e disponibilizavam, logo que esteja disponível actualizo.
 
Top