Aspirina depois do treino, ajuda a recuperação ??

carh

New Member
Boas , tenho lido e houvido dizer que tomar uma Aspirina a seguir ao treino è muito benefico para a recuperação, na medida em que ajuda a eliminar as toxinas mais rapidamente e fluidifica o sangue.
Já por ai alguem experimentou ou tem mais informações acerca deste tópico?
 
O único efeito que a Aspirina tem é diluir o sangue tornando-o menos expeço... não sei se isso terá alguma relação directa com a eliminação de toxinas. Parece-me que seria mais benéfico beber chá verde que tem efeito diurético.
 

mycu

New Member
o meu trabalho é fazer medicamentos e diz-se nos meandros do doping que a aspirina é muito "boa" para despistar resultados e mais não digo......................................
 

MrOrbea

New Member
Andei a tomar isso por causa das dores do pulso quando cai á uns tempos e o resultado foi uma valente diarreia :| :| :|
 

pedro25martins

New Member
Eu tomo aspirina para combater as dores, inflamações e febre... Se a formação de lactato ou lá o que é, for considerado como um processo inflamatório, então assim já percebo o pq de a aspirina fazer bem na recuperação. É preciso ver...
 

jginja

New Member
viva,
o meu pai tomava-a por causa da tensão alta e depois passou para o aspegic, pois como já foi dito torna o sangue menos espesso facilitanto o trabalho da bomba. correcto?
o sangue estando mais fluído torna a circulação em toda a "canalização" mais rápida e assim as toxinas são mais rapidamente eliminadas. parece fazer sentido.
como anti-inflamatório também deve ajudar.

boas pedaladas
 

ByDeR

New Member
Cuidado com o tomar aspirina sem ser necessário, porque embora em baixas doses seja benéfico para algumas patologias cardiovasculares, a aspirina é um factor de risco enorme para hemorragias gastrointestinais. Essa acção é potenciada pelo álcool, e grande parte de nós bebe sempre alguma coisa.

A eliminação do lactato não é aumentada pela acção da aspirina, o processo inflamatório é que é reduzido. Mas isso tem a ver com o mecanismo de acção da aspirina, que é pela diminuição da produção das prostanglandinas e tromboxanos, por inactivação das COX [Ciclooxigenases]. No fundo as prostaglandinas são mediadores inflamatórios, entram no mecanismo da dor, aumento do fluxo sanguíneo para a área, etc. É complicado explicar, pois a acção é algo extensa e depende dos receptores.

Também para os asmáticos, cuidado com o uso da aspirina.

Sinceramente não consigo perceber a utilidade da Aspirina na recuperação, mas acredito que tenha a ver com o efeito anti-coagulante, e eventualmente para aliviar mais as dores pós-treino, a eliminação das toxinas deve se manter inalterada em principio. Acredito que o Absalon a tome, mas tem uma equipa de médicos por trás que regula as doses e monitoriza os efeitos.

Cuidado com o tomar aspirina normal só por rotina, pois acabam com uma úlcera péptica com quase 100% de certeza. As doses dadas aos doentes cardiovasculares geralmente até são as pediatricas, cerca de 80mg comparadas com as normais de 325mg, e mesmo nesses doentes, quando existe queixas de dor/azia, conjuga-se com um inibidor da bomba de protões [e diminuir a acidez] para evitar as úlceras pépticas.

Cumps
 

Dave

Member
Tomo aspirina antes dos treinos e maratonas...

Para ajudar o coração, apos dos treinos nao conheço os beneficos....

Nem tudo o que os prós fazem esta correcto.... :oops:
 

andrextr

Active Member
Aquilo que o ByDeR disse está correctíssimo.

Ao contrário do que toda a gente pensa, a aspira não torna o sangue mais "fluído", apenas inibe a formação de coagulos sanguinios, porque diminui a formação de tromboxanos.
Portanto, a aspirina é util (em pequenas doses diárias) para pessoas com risco de doença cardiovascular, como hipertensos e hipercolestrolémicos ou lipidémicos, uma vez que evita a formação de coagulos sanguíneos e posterior formação de trombos que "entopem" as artérias e dão origem a tromboses, AVCs ou enfartes agudos do miocárdio. Portanto, a coagulação das plaquetas é que fica inibida, o que não significa que o sangue fique mais liquido... A desvantagem disto é que no caso de fazerem uma ferida (tipo um tralho) vai demorar muito mais tempo a coagular e a parar a hemorragia.

E tal como o ByDeR disse, não tomem doses elevadas de aspirina diariamente porque provoca ulceras peptidicas.

O único beneficio que eu vejo no uso da aspirina, para a recuperação, talvez seja o potencial facto de ela poder actuar como anti-oxidante. Mas para isso existem outras coisas com menos efeitos secundários. Tal como Vit-C, fruta, legumes, bla bla bla (existe + que um tópico a falar disso).

Como ultimo, queria só dizer para evitarem essas "modas" alimentares e suplementares... Como já dizia o outro, o que é natural é bom.. Não inventem muito e bom natal :D
 

ByDeR

New Member
Obrigado :) Sempre que possa, tento esclarecer as dúvidas. Nestes assuntos que parecem banais, às vezes podem gerar algumas situações mais complicadas. A aspirina, como muitos fármacos cujo uso foi sendo banalizado, parecendo uma coisa inofensiva, tomada de maneira errada, faz mais mal que bem. Daí reforçar a necessidade, de nestes casos, consultar-se alguem mais experiente, treinadores, médicos, farmaceuticos.

Cumps
 

BigFoot

New Member
Normalmente à que evitar tomar medicação por "dá cá aquela palha".. embora que no caso da aspirina os efeitos secundarios e o factor abituação sejam praticamente nulos. O motivo mais comum para a tomar é para as simples dores de cabeça, tambem é frequente para pessoas que sofrem de tensao alta, para evitar avc etc, etc..
A uns tempos em conversa com o meu irmao, (ele que esta ligado às analises clinicas) referiu me que a aspirina pode ser usada para ajudar na dispistagem de doping, tal como dioreticos.. etc.. e como tal nas testes anti doping isso tambem é quantificado.. não faço idea dos valores que sejam necessarios, mas para quem estiver exposto a testes anti doping pode não ser o mais indicado se não for de uma forma regulada..

Cumps.

Bruno Atalaia
 
C

cunha

Guest
Para recuperar do treino, o melhor é uma refeição muito nutriente e uma bom soninho :D...

cumps

cunha
 

iLucena

New Member
folgo em ver que pelo menos o bom senso corre nas cabeças de muitos de vos :p tomar medicamentos para aumentar a performance fisica sem ser a um nivel de alta competição é total irresponsabilidade (e mesmo sendo...). principalmente pq como repararam foram enumeradas uma carrada de efeitos secundarios que não sao brincandeira. é sempre preferivel treinarem um pouco mais e esforçarem-se mais um pouco q tomar cenas que para alem de mal so vao ter efeito placebo. mais saudavel e melhores resultados. como o andrext disse e gostei mto de ouvir, natural é saudavel ;)

em relaçao aqueles q fazem do desporto uma profissao, nc ng disse que o desporto de alta competição é saudavel! :roll: mas sendo uma profissao e estando os atletas normalmente nos seus limiares de performance é natural que arranjam essas artimanhas para evoluirem mais um pouco. correm riscos é certo mas tem normalmente equipes medicas dedicadas a eles ( e mm assim as vezes da pr o torto..)

para aqueles que fazem desporto pelo prazer que lhes dá e como forma de se manterem activos e em forma sigam o conselho do cunha

cunha said:
Para recuperar do treino, o melhor é uma refeição muito nutriente e uma bom soninho :D...

e rigor no treino =P

cumps e boas pedaladas
 

pedro25martins

New Member
Pois, mas é bem mais fácil tomar um comprimido, na ilusão de que vai fazer bem (e pode até fazer, a curto prazo), do que tentar dormir 8 ou 9 horas, comer umas 4 peças de fruta por dia, comer as horas certas, treinar metodicamente... O pessoal que resultados bons e rápidos, sem fazer sacrifícios. Muitos chegam a um ponto que não conseguem evoluir mais e se não for a adquirir estes pequenos hábitos, começam logo nos químicos... é triste.
 

sniper_pt

New Member
Parece-me uma ideia descabida tomar xenobióticos, vulgo medicamentos, sem uma forte razão para tal. A saúde acima de tudo. Tomem medicamentos apenas quando precisam. Não os tomem de ânimo leve. O medicamente é uma substância estranha ao organismo.
 

WebMonkey

New Member
A aspirina, como muitos fármacos cujo uso foi sendo banalizado, parecendo uma coisa inofensiva,

Pois, acho que é mesmo isto. Muitas pessoas não sabe que uma das maneiras mais "fáceis/rápidas" de irem desta para melhor, é tomar uma caixa de Ben-U-Ron. Os rins param que é um instante.
 
Top