Aperto de roda traseira.

claudio vieira

New Member
Boas pessoal.


Ando com um problema com a roda de trás, por muito que aperte a chaveta de trás ou que afine os travões ou que mande afinar a roda...ela em andamento mesmo estando apertada quase à martelada, sai do sitio, o que a leva a fugir contra o quadro.
alguém aqui pode me dar uma oipinião do que se deve estar a passar?
com os meus cumpriments.
 

JorgeSantos

New Member
Qual a bike e modelo?

Assim num primeiro palpite, atiro como provável escoras/triângulo traseiro Empenado,descentrado.

De certeza que a chaveta está a funcionar bem?
 

claudio vieira

New Member
é uma corratec revolution de 2009, roda 26 e quadro em carbono.

a cahaveta já a troquei e nada...empeno talvez...mas penso que quadro em carbono não empena.
 

fudji

New Member
eu tenho esse mesmo problema com a minha focus raven, por mais que aperte a chaveta ao subir qualquer coisa numa mudança mais pesada a roda sai do sitio e até já cai uma vez já falei na loja que comprei a bicicleta e ele diz se volta-se a acontecer me trocava a chaveta, mas não me parece problemas na chaveta mas também não sei dizer o que é
 

claudio vieira

New Member
é algo que me irrita bastante...estou eu a pedalar à uns bons km e taruz sai do sitio, passo o passeio a montar e a desmontar dela, para a colocar no sitio.
lá terei de a levar ao mecanico.
 

JorgeSantos

New Member
Então ou é da chaveta ou do quadro. Existem casos de triângulos traseiros descentralizados.
Mas se o quadro é de 2009, só agora surgiu o problema? Ou adquiriste agora o mesmo?
 

malagueta

Member
uma coisa que me lembrei, será que a chaveta não escorrega nos dropouts por estes estarem ligeiramente empenados....se calhar não faz muito sentido mas podias fazer um teste rápido por um bocadinho de lixa como se fossem umas anilhas para fazer mais fricção na zona de aperto...achas que faz algum sentido ou não?foi só uma coisa que me lembrei agora...
 

claudio vieira

New Member
pois realmente é a ultima coisa que me falta ver, os dropouts estão um bocado amassados, vou ter de ir com a bike ao mecanico, para ver o que se pode fazer.
 

luis.andrade

New Member
Boas pessoal, deixo aqui os meus 5 cêntimos sobre este assunto:

Na verdade já me aconteceu exactamente o mesmo e primeiro que descobrisse o que se passava, foi uma carga de trabalhos. Mecânicos, amigos, toda a gente opinou e afinal não era nenhum problema da roda, nem das chavetas, nem do quadro.

Era uma coisa bem simples, mas que por muito que se olhasse, descobri por mero acaso e já depois de muito desespero.

No meu caso, o aperto da chaveta que aperta em cima do dropout assenta sobre um dos parafusos do dropout.
Reparei que esse parafuso do dropout estava ligeiramente comprido e ficava "meio milímetro" saliente em relação ao dropout e graças a isso, por mais que apertasse a chaveta (mesmo quase à martelada exactamente como referes), a parte roscada da chaveta ficava sempre torcida pois apertava em cima desse parafuso em vez de apertar em cima duma base direita.
Era quase imperceptível esta situação, mas depois de detectada, foi muito fácil de resolver:

Tirei a roda, desapertei o parafuso em causa (nem precisei desmontar o dropout, pois o outro parafuso ficou lá), limei a ponta do parafuso para lhe retirar o excesso de comprimento e voltei a colocar no local.
De seguida apertei tudo e voilá, a porca da chaveta já assentava que nem uma luva.

Mais tarde reparei que voltava a sair do lugar pois o aperto desse lado da chaveta já estava torcida de tanto apertar em cima desse excedente do parafuso.
Substituí esse lado do aperto da chaveta (nem precisei substituir a chaveta toda) e o assunto ficou resolvido de vez. A roda nunca mais saiu do sítio.

Vê isso bem, pode ser que seja uma coisa tão simples como foi no meu caso.

Cumprimentos,
 

claudio vieira

New Member
Luis Andrade, afinal a coisa é mais grave.
o encaixe no quadro está partido...ou seja a peça de aluminio que está a seperar o carbono do quadro e a parte do eixo já não existe...agora não sei como fazer para a substituir.
 

luis.andrade

New Member
claudio vieira said:
o encaixe no quadro está partido...ou seja a peça de aluminio que está a seperar o carbono do quadro e a parte do eixo já não existe...agora não sei como fazer para a substituir.

Estás a referir-te ao drop-out? É isso que está partido?
Se for isso não é grave.
Vai à loja onde compraste a bike (ou a qualquer outra) e compra outro compatível com a tua bicicleta. A maioria custa entre 10€ e 20€.

Se puderes tira uma fotografia e deixa aqui no fórum para percebermos melhor o que se passa e assim podermos ajudar de forma mais concreta.
 
Top