Andar com os Pézinhos presos.

Bravellir

New Member
exacto.. também não entendo. Quanto mais técnico mais segurança me dá os pés encaixados.. Com eles desencaixados parece que não sei andar de bike...
 

A.M.F

New Member
Quando conhecemos os trilhos é muito fácil,porque já o conhecemos bem,mas quando não se conhece,vamos à sorte do que nos pode esperar,quando descemos muito rápido e depois aparece areia solta pode ser logo queda imediata.É que nem temos tempo para desencaixar.Só se descer devagar que não é o meu caso.
 

Bravellir

New Member
Se calhar fui demasiado rápido na resposta.

Para um bttista habituado a andar encaixado, com uns SPD correctamente afinados, é quase impossível cair encaixado.

Entendo que quem se está a iniciar com pedais de encaixe se sinta inseguro em pisos mais técnicos. O que quero dizer é que com mais quilómetros, toda a gente atinge um nível de habituação que torna quase impossível pedalar sem eles. E atingimos a um ponto em que é nos pisos mais técnicos que mais se sente a falta dos pedais de encaixe.
No outro dia desci o trilho das sombras e o piso era tão irregular que em muitos casos não consegui encaixar. Mal arrancava, já a bike estava aos saltos nas pedras e acertar com os encaixes era quase impossível. O resultado, tornozelos todos pisados e muitas paragens que não tinham de ser se estivesse encaixado. Muito menos divertido do que podia ser..

Não se retraiam de fazer pisos técnicos encaixados. Não pensem que nunca na vida vão fazer aquele bocado encaixado. Continuem a tentar e insistir. Rapidamente vão descobrir que descem qualquer coisa encaixados. Desencaixados é que já não vão conseguir. Vão descobrir que vão passar a descer coisas que apenas conseguiam descer à mão com os pedais de plataformas.


P.S. óbvio que estou a falar de gajos normais, não dos artistas que descem qualquer coisa nem que seja de triciclo :mrgreen:
 

klaudio_f

Member
Acho que o Bravellir tem razão, com o andar vamo-nos habituabdo aos pedais.
Já ando há cerca de 8 meses com pedais de encaixe e estou satisfeito, já cai com eles mas por burriçe ( foi no inicio, a tipica queda parada em que só se desncaixa um pé e tufas cai para o lado do pé encaixado),em andamento, há bem pouco tempo mandei duas quedas, tipo passar por cima do guiador :mrgreen: e quem viu diz que automaticamente fiz o gesto de descaixar e graças ao meu "kit de unhas :mrgreen:" safei-me sem nenhum arranhão.
Mas continuo com medo dos pedais, mas descidas com terra e pedra solta :mrgreen:, de resto já me oriento +/- bem
 

MK

New Member
tive ontem uma "prova de fogo" comm pedais de encaixe.
foi a 2ª vez que andei e em cerca de 60 km quase caí apenas uma vez (percurso de monte e estrada).
de facto é outra coisa e uma pessoa até se esquece que vai "encaixado".

gostei do novo upgrade à minha maneira de andar :D
 

Cubic

New Member
Uma das principais razões por ter optado por pedais de encaixe, foi precisamente os trilhos irregulares e cheios de pedras. Antes andava de plataforma e às tantas ia com o cu a bater no selim :D
 
eu:

Uma das principais razões por ter optado por pedais de encaixe, foi precisamente ter dado cabo dos calcanhares porque andava de plataforma e os pés iam como lhes apetecia, um a fazer força na ponta do pé, outro a fazer força no calcanhar, assim encaixados vão no sitio certinho... nunca mais tive problemas...
 

Jorge S

Member
Ando encaixado há 3 meses e já não prescindo. Até já comprei outros sapatos para quando os outros estão molhados :mrgreen:
Mas em travessias de zonas muito técnicas (normalmente zonas com muita pedra) em que as reacções do pneu da frente não são muito previsíveis ainda desencaixo (estou usando os que têm plataforma do outro lado). O receio de não conseguir desencaixar com a rapidez necessária tira um pouco da concentração necessária para ultrapassar esse tipo de obstáculos.
Até agora só fui ao chão 2 vezes: uma numa zona onde havia paus de eucalipto recém cortados e húmidos, em que não vi um que estava por baixo das folhas e na diagonal. Ainda ensaiei o gesto de desencaixar mas o chão veio ao meu encontro muito rapidamente :mrgreen: ( não me apercebi na altura que o telemóvel caiu-me do bolso e tive que voltar lá horas depois de jipe para encontra-lo antes de começar uma valente trovoada).
A segunda foi mesmo estúpida: Num single track difícil desencaixei ao aproximar de um troço impossível de passar montado, e quando fui desmontar caí para o lado. Afinal o sapato desse lado tinha voltado a encaixar. Acertei com a anca numa pedra pontiaguda e passado quase um mês ainda me dói. :s
 

pre_historico

New Member
há um ponto comum a todas as respostas: os pedais de encaixe primeiro estranham-se depois entranham-se

nunca mais consegues andar sem os pés encaixados, principalmente nos trilhos técnicos. já perdi a conta às quedas que evitei por causa dos pedais de encaixe. já para não falar na eficiência da pedalada
 

Tabanez

New Member
Boas.
Eu não cheguei a ler, o tópico na totalidade, mas vou deixar o meu relato sobre os pedais de encaixe.
Andei cerca de 4000 e tal quilometros com pedais de plantaforma e aquilo em trilhos mais técnicos era uma beleza, faz-se "sem medo" cair, mas depois com a "pressão" de alguns colegas de equipa, que me falavam que o rendimento com os pedais de encaixe era outro (é muito melhor), lá comprei uns da Shimano (SPD M520) e uns sapatos também da shimano.
Logo á primeira vista não parecia ser nada de mais, em termos de dificuldade em desencaixar, mas só há aqueles percursos assim mais técnicos a descer que prefiro faze-los a pé e em termos de rendimento a pedalar, são um espectaculo, principalmente nas subidas que é sempre a dar sem correr o risco de o pé escorregar do pedal perdendo o ritmo como acontecia algumas vezes, com os pedais de plantaforma.
Já tive quedas do tipo, parar e esquecer-me de desencaixar os pés.

De resto está a ser uma experiência muito positiva!!
 

nu_ca4

New Member
Boas.
Já ando há 5 anos com os pés presos, e o máximo que fiz foi estalar um osso (não foi partir) por causa de um carro que passou bem perto de mim, e eu desequilibrei-me, mas tambem isso foi com pedais de estrada, que diga-se de passagem, são um bocadinho mais "duros" de soltar.

Quanto aos encaixes para Btt que é o que se fala aqui, não sei porque falam em descer com eles desencaixados... a segurança nem se compara, um dominio da bike sem igual... :hehe:
 
eu desencaixo quando sei que há a hipotese de dar uma pedalada em falso...

imaginem, parede (subida a pique) em paralelos com piso molhado... ou então, parte tecnica com pedras cheias de musgo e tempo humido...

desencaixo, meto em cima das plataformas e puxo, ja aconteceu o pneu traseiro derrapar e vou com o pé directamente ao chão.

Encaixado duvido que não caia numa situação similar... como fazem quando aparece uma situação destas ?

A - Nem tentam e mandam-se abaixo ?
B - Arriscam encaixados cheios de confiança ?
C - Desencaixam e fazem força sobre os pedais na mesma (o que não me deu grande jeito qd experimentei visto que os pedais escorregam, entao humidos é logo) ?
 

nu_ca4

New Member
Tenta-se sempre... claro que ás vezes se patina, mas o desencaixe é tão rápido e intuitivo, que é quase como se fosse plataformas... e claro que tambem acontecem quedas... Mas eu pessoalmente acho que é nas subidas técnicas e complicadas que eles realmente valem, pois é aí que te dão mais dominio sobre a bike...

Mas se ainda não tem grande à vontade com eles, o melhor é ir experimentando só de vês em quando... quando se habituar não quer outra coisa :wink:

Boas pedaladas.
 

JoãoLopes

New Member
Eu só ando encaixado faz amanhã 2 semanas e nessa situação arrisco subir encaixado, com mais cuidado mas vou encaixado.. Ainda no ultimo fim de semana fui dar um passeio pela serra do Socorro e subi caminhos com bastante pedra molhada e correu bem... Bem melhor do que quando usava plataforma, que desmontava logo da bike!
Por experiencia propria pedalar com o pedal desencaixado não dá muito bom resultado, porque pelo menos os meus escorregam que se farta e parece que tenho tendência para encaixar sem notar e depois ai dá tralho certo! :roll:
 

bguerreiro

New Member
Ricardoliveira said:
B - Arriscam encaixados cheios de confiança ?
Boas.
Arrisco com "alguma" confiança. E tal com ojá foi dito ao fim de algum tempo o desencaixar torna-se intuivo. Claro que mesmo intuitivo, e mesmo que se demore apenas mais algumas décimas de segundo, essas décimas podem fazer a diferença entre apenas desmontar à pressa ou cair todo junto.
Por outro lado ao fazeres encaixado "seguras" melhor a bike, e podes aplicar mais técnica.
Mas isto é a minha forma de ver as coisas. Se não se sentir confiança, mais vale não arriscar pois se correr mal ainda se torna mais dificil ganhar confiança. Conforme se vai ganhando hábito/prática arrisca-se um pouco mais. Qd se cai, durante uns dias arrisca-se menos, mas depois lá vamos nós outra vez :)

Cumps.
BG
 

nu_ca4

New Member
JoãoLopes said:
Eu só ando encaixado faz amanhã 2 semanas e nessa situação arrisco subir encaixado, com mais cuidado mas vou encaixado.. Ainda no ultimo fim de semana fui dar um passeio pela serra do Socorro e subi caminhos com bastante pedra molhada e correu bem... Bem melhor do que quando usava plataforma, que desmontava logo da bike!
Por experiencia propria pedalar com o pedal desencaixado não dá muito bom resultado, porque pelo menos os meus escorregam que se farta e parece que tenho tendência para encaixar sem notar e depois ai dá tralho certo! :roll:

Pois é, a serra do socorro tem umas subidas que são bom exemplo para esta situação, e arrisco dizer que se não for os pedais de encaixe, algumas são quase impossiveis de fazer....
 
Este fds tb vi pessoal a desmontar, era pedra com musgo, bastante ingreme... eu desencaixei, virei para as plataformas, levantei o rabo e haja força... cheio de confiança subi e passei, mesmo com a roda de trás a poliçar... encaixado acho que nao ia conseguir pelo facto de saber que se desse em falso ia tombar ou ia a medo sentado...

o meu lado plataforma é em aluminio com dentes, não são em plastico, com os sapatos de encaixe massi, com sola tipo sapatilha de trekking nao tenho tido problemas...

(link moderado de acordo com as novas regras de publicidade)
 

Songo

New Member
engraçado, eu é ao contrario. Por saber que estou encaixado (e com possibilidade de malho se parar) ainda me esforço mais para subir. Ja aconteceu foi tombar para o lado numa, mas foi só uma x :oops:
 
Top