Andar com os Pézinhos presos.

no principio com a mola no minimo ate desencaixava a tirar o pe para a frente, nao era preciso tirar de lado... deu jeito, porque no porto é sempre a parar em semaforos... e eu esquecia-me !

claro que cada tipo de pedal tem a sua afinação, os meus abrem mesmo todos !!!
 

MK

New Member
também já experimentei, mas acho que ainda não desfrutei realmente da vantagem dos pedais de encaixe, pois estive mais concentrado em ter de desencaixar, do que propriamente em pedalar. :eek:mg:

mas isto vai lá :mrgreen:
 

i_mendes

New Member
Não sei se já aqui foi referido ou não, mas existem um cleats da Shimano que são multi-direccionais. Têm a letra M nos cleats. Um primo meu comprou uns, sem saber o que seria esse M. Pensou que fosse algum tamanho, ou coisa parecida. Comprou também os pedias M540, iguais aos meus.

O facto é que ele tinha de colocar a mola dos pedais no máximo da força, e mesmo assim, os cleats saiam com alguma facilidade. Quanto fui testar os pedais dele com os meu cleats, tinha de fazer uma força brutal para os encaixar e outra tanta para os desencaixar. Foi então que descobrimos o que significava o M nos cleats. Ele acabou por comprar uns cleats normais.

Os cleats multi-direccionais penso que serão indicados para o pessoal que quer começar a andar com pedais de encaixe. Com a mola no mínimo, aquilo desencaixa de qualquer maneira. Basta puxar o pé para cima e já está. Não é necessário fazer movimentos específicos para desencaixar. É quase como se não tivessemos pedais de encaixe. A única coisa que realmente é uma vantagem é nas subidas, dado que o pé não escorrega, pois de qualquer maneira o téni está encaixado.

Depois, basta regular a mola conforme a necessidade. Mas como disse, mesmo com a mola no máximo o pé desencaixa com mais facilidade que com os cleats normais com a mola no mínimo.
Com os cleats normais, mesmo com a mola no mínimo, temos de fazer o tal movimento para tirar o pé.
 
P

Paulo.Rodrigues

Guest
:( :(Efectivamente os pedais de encaiche são um acessorio essencial para quem gosta de tirar todo o proveito da força quem impoê na bike.
Quanto ao encaixar ou desencaixar posso dizer-mos que ao fim de algum tempo torna-se facilimo, e ai começamos a facilitar ao ponto de desencaixarmos no ultimo momento e lá chegam as quedas.
Depois de me adaptar e já com muitos km's surgiu a queda simples e eficás um tornozelo partido gesso até ao joelho e arranhões zero ainda recupero e falta cerca de um mês para tirar o gessso.
Tudo aconteceu nuna curva com um rego atravessar a roda da fente escorrega e eu já estou deitado só bateu o pé.
Tenhão muita prudência pois a vida não é só BTT.
Um abraço
 

pintox

Member
Experimentei hoje no passeio do Marco de Canavezes, um tombo em seco e outro numa poça de lama enorme !
No inicio até estava confiante, mas nos kms finais comecei a desencaixar nas descidas mais complicadas.
Acho que tinha mais dominio e arriiscava mais com pedais normais com ganchos...vamos ver nas proximas voltas.
 

Artur Rodinhas

New Member
É como quando se começa a andar de bicicleta
no principio é novidade depois de se estar abituado
é deixar andar...
Não tem comparação possivel
Tem se muito mais dominio com os encaixes.
Fala vos alguem que só tem pedais á dois meses
Não quero mais mudar.
 

Ftasa

New Member
Comecei esta semana a andar com pés presos.

Para já ainda não usei nenhum dos tombos do kit Shimano :)....
Sinto que aproveito melhor a pedalada, mas como alguem já referiu, ando mais atento ao engatar e desengatar do que propriamente ao BTT.
Com o tempo e experiência vai ao normal.

Para já recomendo este "upgrade"...
 

pintox

Member
Pois...o meu problema foi o contrário entusiasmei-me mais com o Btt e esqueci-me um pouco do encaixa-desencaixa...
Mas a diferença no rendimento é notória.
 

Fortes

New Member
Eu apenas agora comecei a usar pedais de encaixe, para alem do rendimento, o que eu gosto mais é da sensação de segurança!
Habituei-me facilmente e nunca me esqueci de desencaixar, nas descidas ou em terrenos mais atribulados é só pedalar, já passei por sitios que nunca o teria feito sem os pedais de encaixe pois seria muito dificil manter os pés nos pedais e quase impossivel pedalar!
 

JoaoMCO

New Member
Boas por incrível que pareça só agora 3 ou 4 meses depois de me meter nesta vida dos pes presos é que comecei a gastar as quedas do meu kit de quedas que vinha com os pedais....
Uma queda completamente estúpida em câmara lenta para o lado...
Mas primeiro estranha-se e depois entranha-se e agora nunca mais os largo... Até para as voltinhas mais pequenas não prescindo dos pedais de encaixe....




JM
 

pablo rodrigues

New Member
Na minha opnião, é simplesmente impossível deixar de usar os pedais "presos"!!!
Eu penso que só há fatores positivos; melhor postura na pedalada, segurança na pilotagem!!!

SPD Rulles!!!!!!!!!!!
 

BikeBrother

New Member
Pessoal, estou farto de fazer afinações nos cleats, verificar altura do selim entre outros aspectos que penso que podem condicionar o facto de sentir dores nos joelhos ao pedalar.

Aquilo que venho aqui perguntar-vos é que já recuei os cleats ao máximo nos sapatos e o que é certo é que agora quando pedalo já não me doiem tanto os joelhos.Porém há uma coisa que estou a sentir que talvez seja uma pista para quer alguém me possa auxiliar, é que agora quando pedalo, sinto mais esforço na zona do joelho do que antigamente com os pedais de plataforma.

Alguém sabe o que posso fazer para corrigir isto? Ou alguém me pode dar algum conselho...é que a continuar assim tenho que tirar os pedais de encaixe porque não quero contrair lesões no joelho.

Desde já obrigado

BB
 

Bravellir

New Member
Não somos todos iguais, cada um de nós tem as suas pequenas diferenças que nos tornam únicos.

Quando estamos em cima de uma bicicleta, estamos "ancorados" em três pontos, mãos, rabo e pés. Em cada um destes pontos temos zonas de ajuste para variar a posição do corpo. Nos punhos temos várias maneiras de os segurar e mais para dentro ou fora. Quem é que nunca se sentou de lado no selim :lol:? E sentar mais à frente ou atrás é vulgaríssimo.
Com os pés soltos temos também uns bons centímetros para os ajustar para a frente e para trás e até para os lados.

A dor é uma maneira de o nosso corpo nos avisar que estamos a ultrapassar os limites. Muitas vezes, quando a dor é provocada por se estar muito tempo na mesma posição ou a fazer o mesmo esforço, basta movermos estes pontos de apoio do corpo na bicicleta e a dor desaparece.

O teu caso pode ser mesmo esse, apenas o estares demasiado habituado a te "mexeres" em cima da bike, e agora em que os pés estão imóveis, não consegues aliviar o stress sobre a zona mais frágil e sentes dores. Mas isso também seria estranho porque se a bicicleta tem o tamanho certo e está ajustada a ti de modo correcto, não deverias sentir dores, com os pés presos ou soltos.

Mas pode ser outra coisa. E volto à minha primeira frase. Pelo facto de a maioria dos bttistas se dar bem com a posição que os pedais presos obrigam ( pés paralelos ou quase paralelos por exemplo ) isso não quer dizer que toda a gente se dê bem. Tu podes ter uma qualquer particularidade, que faça com que com os pés nessa posição, a zona do joelho fique a funcionar em excesso de stress.

O meu conselho é: Pede ajuda a alguém que perceba ou tenha bastante experiência. Um treinador de um clube de ciclismo seria a minha aposta. Alguém que analise o teu corpo, a tua bike e verifique se está tudo como deve ser. Também deverias falar com um médico para verificar ( radiografar se necessário ) os joelhos para ver se não tens nenhuma mazela para lá escondida.
Se mesmo assim continuares a sentir dores, larga os pedais de encaixe. Não arranjas joelhos para fazer upgrade, por isso trata bem desses.. A vantagem que os pedais presos te dão não compensam uma lesão.
 

bguerreiro

New Member
Bravellir said:
. Pelo facto de a maioria dos bttistas se dar bem com a posição que os pedais presos obrigam ( pés paralelos ou quase paralelos por exemplo ) isso não quer dizer que toda a gente se dê bem. Tu podes ter uma qualquer particularidade, que faça com que com os pés nessa posição, a zona do joelho fique a funcionar em excesso de stress.
Boas.
Atenção que a posição "natural" dos nossos pés não é a paralelam as sim com os dedos a apontar ligeiramente para fora. Basta estares de pé, numa posição natural, e se olhares para os pés verificas isso mesmo.
Por isso os cleats tb devem ser ajustados levando em conta dois factores:
1) A localização sob o pé: Devem ficar sob a parte do pé, onde os dedos se juntam ao pé.
2) O angulo do pé em relação ao cleat: tal como referi há pouco os pés devem apontar ligeiramente para fora, ou seja o cleat fica um pouco torto em relação à sola do sapato.

Espero que isto ajude, e se de facto as dores nos joelhos se mantiverem , mais vale encostar os encaixes, pq com ou sem eles o que interessa é sentir-se prazer no pedalar e não dor.

Cumps.
BG
 

rucaf3

New Member
BikeBrother said:
Pessoal, estou farto de fazer afinações nos cleats, verificar altura do selim entre outros aspectos que penso que podem condicionar o facto de sentir dores nos joelhos ao pedalar.

Aquilo que venho aqui perguntar-vos é que já recuei os cleats ao máximo nos sapatos e o que é certo é que agora quando pedalo já não me doiem tanto os joelhos.Porém há uma coisa que estou a sentir que talvez seja uma pista para quer alguém me possa auxiliar, é que agora quando pedalo, sinto mais esforço na zona do joelho do que antigamente com os pedais de plataforma.

Alguém sabe o que posso fazer para corrigir isto? Ou alguém me pode dar algum conselho...é que a continuar assim tenho que tirar os pedais de encaixe porque não quero contrair lesões no joelho.

Desde já obrigado

BB

O que não verificas-te se calhar foi a posição do selim, mas não em altura mas sim em recuo, pois se dizes que recuaste os cleats e não doeu é por que tens o selim muito para a frente o que faz o joelho passar do alinhamento "joelho eixo pedaleiro" e ao recuar isso passou, o que deves fazer é pores os cleats na posição correta que é entre os dedos e o pé e recuares um pouco o selim de modo a que os joelhos fiquem alinhados com o eixo pedaleiro.
 

BikeBrother

New Member
Obrigado companheiros pela vossa atenção, é que já ando mesmo desesperar com isto, porque quero pedalar e tenho um grande receio de estar a provocar lesões nos joelhos.

Quanto a arranjar um treinador ou alguém dentro destes assuntos é complicado porque não tenho conhecimentos a esse nivel, no entanto vou perguntar ao pessoal na loja onde costumo levar a bike, pode ser que eles me possam ajudar.

Antigamente com os pedais de plataforma, sentia o esforço nas coxas e um pouco nos gemeos, neste momento parece que esse esforço fica todo concentrado na zona dos joelhos. Aqui acho que está o cerne da questão e que se calhar pode ter a ver com o deslocamento do selim. Só que aqui também há um aspecto a salientar, já tenho o selim totalmente recuado, era assim que conseguia andar confortavel na bike antes dos encaixes. E parece -me que se o mover para a frente, vou perder no conforto da posiçao.

Vou ver que mais posso fazer, inclusive peguei noutra bike que tenho cá em casa com pedais de plataforma e andei a verificar como ficava o pé nesses pedais.E o pé fica direito pelo menos a olho nu, nem muito próximo do pedal nem afastado e faço maior tensão a meio do pé para a frente..:wink:...

Enfim pessoal, vou fazer mais uma tentativa senão resultar fora com os pedais, porque já ando a sentir dores nos joelhos e já estou a ficar receoso com isso.

Boas pedaladas

BB
 

rucaf3

New Member
Então provavelmente centra-se no tamanho da bike, pois se tens de o chegar para trás quer dizer que o quadro é pequeno para ti...
Verifica o que te disse, alinha o joelho com o eixo pedaleiro, o joelho não pode nem adiantar nem ficar recuado face ao eixo, mas não esqueças de acertar primeiro os cleats, faz isso, experimenta e depois conta como foi. :wink:
 

Cubic

New Member
Como é que alguns de vocês conseguem andar com um pé solto em trilhos mais técnicos? Não me dá segurança nenhuma, ter só um pé em contacto com o pedal (sim, porque se eu andar com um pé solto em cima de um pedal de encaixe não dá apoio nenhum).

Boas pedaladas :D
 

A.M.F

New Member
Eu nos trilhos mais técnicos,a descer tipo rampa .Não faço com os pés presos,depois para os encaixar é 1 segundo.Desço mais rápido com os pés soltos,tenho mais confiança,embora seja rápido a desencaixar.
 
Top