Análise old-school: Pace RC200F8 1999

Nozes

Active Member
AVISO:
Neste tópico irão encontrar algumas informações erradas sobre a idade desta bicicleta,o que poderá causar alguma confusão.Depois de alguma discussão e pesquisa,chegámos à conclusão que 1999 é o ano certo. ;)

Olá malta!

dsc01065vl.jpg


Como alguns já sabem,sou proprietário há algum tempo de uma bicicleta Pace,marca histórica do btt europeu,pouco difundida no nosso país,mas com um grande culto de seguidores do movimento “old-school”,apaixonados pelas marcas e modelos históricos deste nosso desporto.
Uma bicicleta topo de gama antiga tem imensos pormenores e história que merecem ser partilhados,e é com esse fim que abri este tópico.Vamos por partes:

dsc01057h.jpg


História:

A Pace Cycles surgiu em 1987 no Yorkshire,em Inglaterra,pelas mãos de 3 amigos que praticavam motocross.Quando surgiu em Inglaterra a “moda” de usar as recém-aparecidas mountain bikes para treinar para as competições de motocross,cedo chegaram à conclusão que estas primeiras bicicletas não eram tão boas como precisavam de ser,e aproveitando os conhecimentos de engenharia de um dos membros,foram concebidos de raiz os primeiros protótipos.Muito diferentes de tudo o que o mercado tinha para oferecer na altura,as primeiras Pace RC100 tinham por exemplo travões de tambor,roda 26” à frente e 24” atrás,uma versão do (hoje omnipresente) Aheadset,que viria a ser muito mais tarde patenteado pela Dia-Compe…e os míticos tubos de secção quadrada,imagem de marca da Pace,que eram fornecidos pelos fabricantes de quadros de motos,que era quem estes jovens conheciam,uma vez que nunca tiveram ligações ao ciclismo.
Um pouco ingenuamente,os fundadores da marca imaginavam que deveriam fabricar todos os componentes para a bicicleta,e além dos quadros fizeram nos primeiros anos cubos,caixas de direcção,avanços,forquetas,entre outros componentes.

dsc01060x.jpg


O modelo RC200

O RC200 foi o sucessor do RC100 (que teve várias versões e evoluções),e penso ter sido o modelo com mais sucesso comercial da marca.
Quero desde já dizer que não consegui até agora datar com exactidão o meu quadro,a data de 1995 deve-se a uma estimativa que fiz pelos componentes que trazia da sua montagem de origem,como os cubos,centro pedaleiro ou travões.Poderá ser de 1993 a 1996,talvez…mas não mais.
Todos os tubos do quadro são de secção quadrada,com excepção de 3:Tubo de direcção,caixa da pedaleira e tubo de selim.Um olhar mais atento pode observar o trabalho a que os tubos foram sujeitos para retirar material (exteriormente),as perfeitas soldaduras e o anodizado de grande durabilidade e belo efeito.

dsc01069t.jpg


A minha Pace

Quando esta bicicleta chegou às minhas mãos (há quase 3 anos!) já tinha tido pelo menos 2 donos.Veio de Inglaterra por meio de um amigo de um amigo,e o meu amigo usou-a e bem em várias provas de resistência e aventura,incluindo uma das primeiras maratonas de Portalegre (2002,talvez).Quando a pôs à venda,nem pensei 2 vezes,esta era uma das bicicletas que me faziam perder o sono quando folheava revistas inglesas no principio dos anos 90 e sonhava com o dia…que haveria de chegar uns 16 anos mais tarde!

dsc01062hn.jpg


A montagem

Quadro: Pace RC200F8 18"
Suspensão: Pace Air Force (ar/óleo)
Direcção: Chris King
Avanço: Race Face
Guiador: Easton CT2
Man. mudanças: Sachs Power Grip Extreme 8v.
Travões: Hope C2 180/165mm
Espigão selim: FSA FR270 28.6
Selim: Selle Italia Flite Titanium
Cubos: Hope Titanium
Aros: Araya RM395/Mavic...? (pintados)
Pneus: Kenda Karma DTC 2.0
Cassete: Sram 8v. 11-30
Corrente: Sram
Caixa pedaleira: Hope Titanium
Desviador trás: Shimano XTR M900
Desviador frente: Shimano Deore XT
Pedaleira: Race Face Turbine 44-32-22
Pedais: Exustar PM25
Suporte de bidon: Lifeline Titanium

Peso: ~10,6kg

Titânio,carbono,magnésio…e estávamos em meados dos anos 90!
A suspensão é a Pace RC38 Air Force,penso ter sido a primeira suspensão a ar da Pace (posso estar errado),depois das primeiras tentavivas com elastómeros.As pernas são em fibra de carbono,a ponte em magnésio e a coluna em alumínio.Tem ajuste da pressão positiva,negativa e rebound,e bloqueio…nada mau para meados dos anos 90
Como verdadeira bike inglesa,seria impensável não usar componentes Hope.Travões (modelo D2,os segundos a saírem das máquinas da Hope),cubos e centro pedaleiro (ambos em titânio).Na caixa de direcção,a melhor da altura,de agora,e de sempre: Chris King.Impressionante é dizer pouco.Procurem saber mais sobre este componente,e o mais certo é lerem relatos de caixas de direcção que duram décadas e foram usadas em várias bikes...
Na pedaleira e avanço,Race Face.Quando se trata de material fiável e de qualidade,todas estas marcas são das primeiras a vir ao de cima,e a Pace,em vez de seguir as modas dos USA na altura,respondia à exigência do severo clima inglês,colocando no mercado uma bike capaz de aguentar.
Pormenores como roscas para um guarda lama na parte de baixo do tubo diagonal,bastante espaço nas escoras para escoamento da lama e um “anti-chainsuck device” montado de origem são prova da origem desta bike.
A transmissão da bike já não era a de origem,com excepção do pedaleiro,e tinha manípulos e desviador traseiro XTR M952,de 9 velocidades.Num primeiro impulso,troquei-os para a minha bike de DH da altura,e procurei aqui por casa até achar um desviador XTR M900 (o primeiro XTR!) e uns manípulos Sachs Power Grip de 8 velocidades.Assim a Pace estava muito mais “à época”!Depois foi procurar uma cassete decente de 8v (uma XT seria o ideial,mas pelos vistos têem imensa procura),e uma corrente também de 8 velocidades. Juntando o selim Selle Italia Flite (com uma capa nova) e uma pintura nos aros (Araya RM 395 de origem à frente,Mavic mais recente atrás),e estava quase capaz…

Para quem pensa que esta bicicleta é para ter guardada em casa,escondida da lama e do pó…

dsc00594a.jpg


Embora só saia 2 ou 3 vezes por mês,quando sai è para btt a sério,afinal foi para isso que ela foi imaginada/desenhada/construída!

Em breve mais fotos,pormenores…e mais história!
 
Last edited:

Kamoes

Active Member
Os meus parabéns Nozes!

Já sabia que tinhas essa máquina, mas agora pude ver melhor como é/ está!
Os travões são impressionantes mesmo :shock:

O material é de babar, o quadro é lindíssimo, com grandes pormenores! A suspensão, é uma Pace também!

Disfruta da máquina...

Abraço ;)
Marco Camoes.
 

tiago ferreira

New Member
Já tinha visto esta bike noutro tópico e só posso dizer que está espectacular! Quem olhar para ela nunca pensaria que fosse de 1995, porque apesar de ter 15 anos, parece ser mais recente. O quadro está brutal com os tubos quadrados e uma suspensão a ar nessa altura é obra...
Parabéns pela máquina, tens aí um exemplar "old-school" de muita boa qualidade.

P.S. Está muito bem estimada!
 

tiago ferreira

New Member
Este tópico também é a prova de que se pode utilizar frequentemente uma bike durante anos desde que se faça a correcta manutenção regularmente.

Uma dúvida: aquele cabo que sai do topo da perna esquerda da suspensão e acaba no guiador é o bloqueio remoto? Ou é outra coisa?
 

Nozes

Active Member
Olá!

Obrigado a todos pelos comentários ;)

Sim,Tiago,é o bloqueio remoto e respectivo cabo,podes vê-lo na foto de frente da bike...é muito leve e pequeno e funciona muito bem!

Algumas dúvidas que queiram tirar,força...é um prazer.

Boas pedaladas :yeah:
 

t-CH-ivalo

New Member
Fantástica! :shock:
Acredita Nozes quando te digo que é das bikes que me tira o sono!
Deus sabe as horas que passo no retrobike a ver estas beldades...ai, ai...
Onde anda o Vitorzip com as suas maluquices? :confused:
 

João Roldão

New Member
Sem duvida um excelente máquina.

De fazer inveja a qualquer um....

E quando dizes que te tirava o sono, agora percebo porque.

Parabéns
 

xbiker

New Member
Boas!
Realmente a bike está fantástica e muito bem estimada!
Eu quando vi a primeira foto da bike nunca imaginei que visse dali uma reliquia de 1995! :shock:
Parabéns e obrigado por mostrares aqui à malta a tua bike do "old-school :wink:
 

Speedcore

New Member
Antigamente quando se investia numa bicicleta cara, esperava-se qualidade e muita durablidade. As garantias não falhavam, isso era bem patente. Hoje em dia qualquer marca faz bicicletas em carbono que nem sempre correspondem ás expectativas do consumidor. Eu continuo a preferir o titânio.

Grande bicicleta, belíssima escolha! Parabéns! :)
 

Nozes

Active Member
Olá pessoal,

Lembrei-me que há tempo que não punha aqui umas fotos da Pace...não é por não andar nela!



Uploaded with ImageShack.us

Não ando muitas vezes nela,talvez 1 ou 2 vezes por mês,mas naqueles dias em que penso andar menos de 2h é a minha bike de eleição.Mais que isso já o "esqueleto" se ressente um pouco da posição de condução racing e da rigidez do quadro.



Uploaded with ImageShack.us

Ontem a voltinha foi uma dessas,curta mas intensa,fugindo a alguns lamaçais maiores mas não dispensando os trilhos que estão em bom estado...

Em breve irei abrir a suspensão para uma mudança do óleo e geral lubrificação,uma vez que neste momento está algo presa e só funciona bem em impactos grandes.
Outro componente que precisa de uma revisão são os travões,que também devem beneficiar com óleo novo. Ás vezes esqueço-me que não travam como uns actuais...e apanho uns sustos,mas também diga-se que não ando propriamente devagar,aliás a bike tem uma espectacular estabilidade que,aliada à rigidez do conjunto,garantem uma condução precisa mesmo a velocidades "desaconselháveis" :)



Uploaded with ImageShack.us

O que funcionava bem há 18 anos continua a funcionar bem hoje,e não há razão para não se disfrutar de verdadeiro btt só porque a bike é antiga...aliás,é fazer uma homenagem a esta excelente máquina,cada vez que a levamos ao seu "habitat natural"


Penso que seria engraçado organizar-se um encontro de bikes old-school,eu teria todo o gosto em estar presente com esta bike :)
 

João Marinho

New Member
Parabéns pela bike e pela review!

Essas PACE sempre me despertaram a atenção pela forma dos seus tubos.
Li muito na altura sobre essa bike e continuo a gostar dela.

Um espigão com amortecer vai te dar jeito, porque isso é um ''pau'' :)

Se me deres o nº de serie consigo te saber em que ano foi produzida ;)

Está no forno mais uma ''VELHINHA''..uma Kona King Kahuna...em breve coloca-a aqui.

Fazer o passeio é uma óptima ideia!
 

Nozes

Active Member
Obrigado rapaziada!

João,amanhã mando-te PM com o número de série do quadro,para ver se me consegues então datar a construção do mesmo ;)
Espigão amortecido? Nada disso,essas coisas só servem para dar cabo dos joelhos e acrescentar peso,e como já disse esta máquina é para voltas curtas e intensas :)

Hatred,embora pareça maior,a "talega" é de 44 dentes,por sinal também da Pace! Engraçado como o pedaleiro era Race Face e as cremalheiras são da marca da bike!
 
Top