Análise de Treinos

gacomosi

Member
Boas noites!

Abri este tópico pois tenho registado os meus treinos de BTT através de um equipamento Garmin. Na plataforma da marca para PC (Garmin connect) consigo visualizar um quadro-resumo de todas as atividades.
Os dados de registo são: Tempo, Distância, Ganho de Elevação, Velocidade Média, Velocidade Máxima, Ritmo Cardiaco Médio, Ritmo Cardiaco Máximo e Calorias.

A minha questão é apenas uma: Existe algum modelo/fórmula que permita saber o grau de dificuldade do treino?! Por outras palavras um treino rolante com média de 20Km/h durante 1h30 sem acumulado é mais "dificil" que um treino de 3h com médias de 13Km/h e acumulado de 600m?

Não sei se fui bem explicito, mas cá estou para as vossas ajudas!

Boas pedaladas!
 

Joseelias

Well-Known Member
Penso que elemento mais importante para verificar isso a nível físico e pessoal serão os registos cardíacos, não a média de velocidade. Uma saída plana pode ser mais dura que uma com mais acumulado de subida. Depende da distância e qual o esforço que investes nela, e até das condições de vento e tipo de piso, por exemplo.

Mas puramente em termos de distância e elevação, há sites como o Gpsies em que apresentam várias escalas de dificuldade para os percursos lá guardados. Por isso há fórmulas que fazem esse cálculo apesar de não tomarem em consideração factores como o tipo de piso e condições atmosféricas. Pessoalmente não conheço nenhuma fórmula que possa usar em casa mas é uma questão interessante.
 

gcaetano

Member
Há um ficheiro excel desenvolvido por um colega do fórum que, através da análise do ficheiro GPX gerado, dá uma enorme quantidade de informação sobre a mesma. Para além disso, faz um cálculo da "dificuldade" dessa volta, com base nos vários indicadores que várias aplicações usam. Ou seja, nesse tal programa é possível ver qual o grau de dificuldade que essa volta teria se fosse carregada no strava, no gpsies, no climb by bike, entre outros indicadores.

É uma questão de descarregar e experimentar. Eu uso e não quero outra coisa. ;)

Veja aqui e procure a versão mais recente. http://www.forumbtt.net/showthread....-possibilidade-de-leitura-autom%E1tica-de-GPX
 

jopedru

New Member
Os treinos baseados em tempo e quilometros ficaram no seculo passado! Os treinos são "medidos" em tempo intensidade e para analisares isso deves no minimo ter realizado um teste que te permita saber quais os teus niveis/zonas de intensidade.

Folhas de excel e outros programas dificilmente te dizem algo de concreto.
 

gcaetano

Member
A aplicação que referi funciona com base nisso mesmo: análise das intensidades cardíacas registadas durante o treino cruzadas com os parâmetros de base (ppm em descanso, ppm máximas, entre outros...). É um ficheiro bastante completo e, acima de tudo, funcional.
 

gacomosi

Member
Ainda não tive tempo para analisar e testar o programa, mas penso que irá ao encontro do que pretendo.
Obrigado pela dica!
 
Top