Almeirim / Troia a solo

Rui Loureiro

New Member
Boas,

Ontem 1 de Agosto pensei ir com a família à praia para comemorar o primeiro dia de férias, mas troquei a comodidade do carro pela minha bicicleta KTM Ultra Flite, tirei-lhe os pneus cardados maxxis larsen TT e coloquei uns velhos que não tem rasto 1.75.

Assim foi às 6.00 da manha lá foi eu, saí de Almeirim com direcção de Marinhais, Benavente e Porto Alto, chegado a Porto Alto era hora do petisco e de informar a família como estava a correr esta pequena aventura.

Com a banana e um cubo de marmelada comidos e a família informada, lá pûs as pernas ao caminho em direcção ao campo de tiro de Alcochete, a partir daqui já não conhecia o caminho pela nacional e como não podemos circular no IC3, procurei no Google maps caminhos alternativos, e memorizei alguns pontos de viragem.

Pouco antes de entrar no IC3 há uma entrada para a antiga estrada nacional que passa por cima da Rib. Pegos Claros, ponte essa que no meio está arranjada com uns barrotes e com barro por cima, à boa maneira portuguesa.

Continuei pela estrada nacional como destino Atalaia, chegado a Atalaia fiz outra paragem para tirar outra banana do camel bag podia - me dar a fome no resto do caminho que faltava e para saber onde vinha a família e ainda estavam em Salvaterra de Magos, continuei logo de seguida com direcção à zona industrial do Alto do Estanqueiro, tomando a direcção do Pinhal Novo.

No Pinhal Novo tive um problema com a sinalização, e fiz um percurso um bocado diferente do que tinha memorizado do Google maps, e em vez de passar ao lado de Palmela tive de subir para Palmela, mas como quem sobe também desce a partir daí basicamente foi sempre a descer até ao porto de Setúbal para apanhar o ferry.
Conclusão ainda cheguei primeiro a Setúbal que a minha esposa e filha de carro.

Quanto à viagem foi basicamente plana só com uma subida para Palmela, e já com 90 kms nas pernas este tipo de subidas já se sentem, de resto só há mais uma coisa a salientar desta aventura o desrespeito que os automobilistas demonstram pelos ciclistas, que mesmo tendo imenso espaço para nos ultrapassar fazem tangentes podendo assim originar acidentes, mas tenho esperança que esta mentalidade dos Portugueses em relação aos ciclistas mude.

Nesta aventura fiz 109,42 kms em 4h e 02m com uma média de 27 km/h.

Espero não ter sido muito maçador, com a descrição desta aventura porque é a primeira vez que venho descrever aqui uma pequena aventura.


Saudações BTTistas
 

kaikedas

Member
muito fixe, e fotos tens? sou de abrantes e ja a muito tempo que tenciono ir visitar a familia ao barreiro...de bike.. o problema é mesmo esse de nao poder andar no ic3, tenho de expreitar o google map para ver se me oriento...
entratanto se tiveres fotos, coloca ai para o pessoal ver..

abraço
 

Rui Loureiro

New Member
Boas,

Não tirei fotos, pois a minha máquina não é muito indicada para estas situações, mas fica a promessa da proxima aventura tirar uns retratos, com com mais terra do que alcatrão.

Quanto ao caminho só tens de ter atenção, pois quando passas o campo de tiro de Alcochete vais apanhar as salinas, antes de entar no IC3 e sair á direita pela estrada antiga e seguires na mesma aí 1 km e virares á esquerda logo na primeira que vai dar a uma retonda grande onde é a repsol, e depois é só seguir as indicações para a Moita e Barreiro.

Bom passeio

Cumprs Abraço
 
Top