Ajuste do Selim - limites do avanço e recuo

Joseelias

Well-Known Member
Olá

Alguém me consegue esclarecer uma dúvida relativamente aos limites do ajuste do selim no avanço e recuo?

Coloco aqui duas fotos para me dizerem até onde se pode avançar o selim, pois se os limites da escala indicarem o ponto até onde o "grampo" do espigão pode avançar então isso significa que no caso exemplificado apenas se pode regular o selim cerca de 1cm para a frente ou para trás a partir do centro da escala, e isso parece-me muito pouco.



Ou poderá o selim ser avançado até o limite da escala ficar no centro do centro do "grampo" como se vê na segunda foto? Isso já dava uma margem de ajuste maior.



Eu já sei da regra da rotula relativamente ao eixo do pedal, e se pudesse avançar o selim um pouco mais conseguiria atingir a posição ideal e melhor conforto.

Fartei-me de procurar esta informação mas não encontrei nada.

Obrigado!
 
Boas segundo o que sei e o que os mecânicos e não só as próprias lojas que vendem as bikes e outro tipo de material não se deve outra passar os limites recomendados pelas marcas nos selins, eu não faço isso
 

matz

Member
Não se deve passar o limite (como está na primeira foto).

No teu caso, pelo que vejo, porque não mudar o espigão para um sem recuo? Ganhavas logo bastante margem ;)
 
Não estou interessado em comprar pois tenho um smp e o mesmo esta ao meu jeito, mas cada selim tem as suas marcas 'por isso digo que não devemos ultrapassar, já tive também um sella italia e era muito bom e só troquei por o sella já estar todo estoirado e qu8ando o montaram o smp na loja disseram logo que não deveria ultrapassar as marcas e foi testado varias vezes ate me sentir confortavel
 
Last edited:

Lanwolve

New Member
O Ideal é realmente trocares de espigão por um sem recuo.

O meu selim anda fora das marcas, mas não tanto com o da segunda foto. Anda lá há anos e nunca tive problemas!!
 

Pedro MM

Member
Ah sim, como diz o Lanwolve e muito bem, ou espigão recto ou avanço mais curto! Mas sem ser nada de exageros, senão depois não consegues controlar a frente!
 

Joseelias

Well-Known Member
Obrigado pelas respostas. Eu nunca coloquei um selim fora das marcas. Sempre andaram como na primeira foto.

Só que levantaram-se-me estas dúvidas pois vi umas imagens na net e como achei o ajuste deste muito limitado fiquei a pensar se as margens de seriam outras que aquelas que pensava (correctamente ) serem.

Cptos.,
José Elias
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Caro camarada "Joseelias", já experimentou "inverter" o espigão?! Se nesse após a inversão, for possível ajustar o selim (subir descer o "bico"), já poderá apertar o selim dentro da margem recumendada, e ficará com a posição de condução que pretende, sem ser necassária compra de um espigão recto. O selim estando apertado ao centro, dá sempre mais conforto, pois o centro dos carris cedem sempre qualquer coisa. ;)
 

red46

Member
Boas.

Luis França, na página que deixo, tem essa questão na "Altura do Selim".

image008.jpg


image010.jpg


http://monsantobtt.web.simplesnet.pt/Dicas/ajustar%20a%20bike%20ao%20ciclista.htm

Cumprimentos
 

Joseelias

Well-Known Member
Segundo o que tenho lido ajustas o avanço ou recuo do selim de forma a que, depois de colocar o pedal à 3 horas (alavanca na horizontal e à frente), se usares um fio de prumo muito ligeiramente atrás da parte mais à frente da rotula este deve de passar pelo eixo do pedal.

Caso não consigas acertar na posição apenas com a movimentação do selim podes comprar uma pedaleira com as alavancas (ou mesmo só as alavancas) mais curtas ou longas para acertar a posição.

Se quisermos complicar as coisas, tens que considerar que ao avançar ou atrasar o selim estás a alterar a tua distância ao guiador, e sentires-te mais apertado ou esticado se fores sensível a estas variações.

 
Top