Ajuda Pedal Bloqueado

filourenco

New Member
Bom dia pessoal,

Tenho uma bicicleta antiga que uso nos rolos.
Acontece que o pedal direito ficou preso, ao rodar o pedal sobre o seu eixo dá uns estalos e tenho de fazer força para ele rodar.
Já consegui retirar o pedal fora, mas não me parece que consiga abrir o pedal para ver/mexer no eixo.
Isto dá para resolver? Ou é preciso comprar um pedal novo?
 

Nozes

Active Member
Boas.

Pelo que referes,parece-me que sejam as esferas do pedal que saíram do sítio,devido a alguma folga ou um rolamento estragado.
Para saber ao certo,só vendo que pedal é. A maioria dos pedais têem uma porca na ponta do eixo,acessível pelo lado de fora do pedal (deverá ter uma tampa a tapar a porca). Atenção que a rosca dos pedais do lado esquerdo é contra os ponteiros do relógio.
 

Joseelias

Well-Known Member
As esferas podem ser substituídas com muita facilidade, não são apenas os rolamentos selados que isso se faz. Cada uma custa cêntimos e basta levar uma das que está em condições para na loja verem as medidas.

Muito provavelmente na mesma loja onde vendem os rolamentos selados também têm esferas. Eu comprei esferas para o meu cubo de trás porque houve duas que evaporaram e ficou a funcionar na perfeição. Fui a uma loja de acessórios industriais. Se não conheceres nenhuma na tua zona, vai a uma loja de peças para automóveis ou até a uma oficina que eles possivelmente saberão te indicar onde isso se vende.

O problema com os eixos que usam esferas e cones, como os cubos shimano, é se o cone e/ou a caixa onde se alojam as esferas começarem a ficar picadas. Aí é grave pois darão cabo das esferas em pouco tempo. O cone ainda podes conseguir substituir, mas a caixa que estão no corpo do pedal, acho que já não. O mesmo se passa com o pedal.
 
Top