Ajuda para escolher uma bicicleta entre os 700-800 €

#1
Olá maltinha!
Sou novo no fórum e no btt
Pretendo comprar uma bicicleta btt de carbono o melhor possível para um orçamento até cerca de 750€ Vi alguns anúncios no olx que me despertaram a atenção e necessito de ajuda de quem sabe.
Nota: tenho 1.68m

1 Quadro ELEVEN ELITE 27.5 tamanho M com pequena marca no quadro.( autocolante ) 800€
Suspensão ROCKSHOX REBA AR com Lock
Transmissão Shimano Deore XT de 3x10v
Manípulos de mudanças Shimano SLX
Travões Deore
Pedaleiro Deore
Movimento central Shimano Deore
Selin SELLE ITALIA GEL FLOW
RODAS NOVAS
DISCOS Shimano NOVOS de 180mm
Calços de resina
Pedais Duplos BTWIN

2 Specialized s-works stumpjumper carbono 26 TAM M 600€
Quadro specialized stumpjumper fact carbon 10m Travões xt shimano, desviador da frente xt, maniplus xt - m980 2/3x10velocidades mais desviador de trás deore com transmissão com pouco uso
Diz que é de 2018 e pesa 8kg

3 Eleven Edge 750€
Vendo optima bicicleta de btt roda 27.5 quandro S em carbono. Camaras antifuro novas. Pouco usada. Shimano Xt 2×10 de 2015

4 Bicicleta Btt Quer Crx Carbon 750€
Bicicleta em carbono em ótimo estado
Tamanho M
Roda 26 da para colocar 27.5
30 velocidades
Tudo SLX
Travões hidráulicos
Vários extras

5 Specialized strumpjumper ht
850 €
Specialized strumpjumper ht carbono rodas fulcrum racing 3 26"
Transmicao 1x10 suspensão axon air

6 Bicicleta Scott Scale 610/RockShox SID XX Dual Air/ Mavic Crossmax SLR 900€
Bicicleta tamanho M toda em carbono:
Quadro: Scott Scale 610
Suspensão: RockShox SID XX Dual Air
Rodas 26: Mavic Crossmax SLR
Vendo porque a tenho parada a mais de 1 ano e nao a uso. Está tudo como novo, como podem ver pelas fotos.Bicicleta em nova a custar perto de 4000 euros.

8 Também vi preços no mínimo interessantes no btmarket mas de Valencia e, não sei se será seguro comprar sem ver...
Por exemplo
https://bikemarket.pt/pt/anuncio/bicicleta-btt-scott-scale-tamanho-m-60546

Obrigado pela ajuda
 
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COU7INHO

Active Member
#2
Bem opções não te faltam estou a ver.
Antes demais. Isso vai aí uma mistura desgraçada. Roda 26'', roda 27,5''... Mas afinal queres que roda? Ou é igual ao litro?
Eu vou te dar a minha sincera opinião, com base na minha experiência. Tudo o que tenha transmissão 3x qualquer coisa eu tentava evitar. Se não houver hipótese, pronto, mas se se puder evitar melhor. 3 pratos à frente é só peso extra e, acima de tudo, complicações mecânicas e de alinhamento da corrente.

Bicicletas em carbono em 2ª mão é um negócio que merece especial atenção. Pequenas marcas podem, por vezes, ser estaladelas
que podem vir a criar problemas graves. Por isso muito cuidado com essas marcas.

Adoro alguns desses anuncios que metes aí, especialmente o nº 6 - roda 26'', mas mete no anuncio que a bicicleta nova custa perto de 4 mil euros. Tá certo. O sujeito esqueceu-se de dizer que isso era há uns largos anos.
O anuncio nº 2 também é engraçado. Uma s-works stumpjumper de 2018 com roda 26 a pesar 8kg? Mas está tudo bem com o vendedor? 2018 roda 26? 8kg?

Pessoalmente acho que não comprava nenhuma dessas. Roda 26'' descartava desde logo. E já agora, se não for indiscrição, tem mesmo de ser em carbono? É que se calhar mais vale comprar uma em alumínio com equipamento e geometria mais atuais do que uma em carbono com 6 anos, por exemplo.
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
#3
Eu começava pelos tamanhos. Procurava um S e a partir daí selecionava algumas para escolher uma.
Descartava invenções tipo roda 27.5 em quadros 26, a não ser se fossem mais baratas e dessem margem monetária para comprar umas rodas do tamanho certo.
Não punha de parte o alumínio para o quadro.
 

Nande

Well-Known Member
#4
Olá
Tenho também 168cm
Dependendo das marcas, ando entre o S e o M.
Pelo orçamento que tens, roda 26” nem pensar. 27,5”sinceramente também não. Porque não vais directamente para uma roda 29”?
Posso garantir-te que para o teu tamanho, roda 29” só tem vantagens. Se tens ideia que roda 29” poderá ser muito grande para o teu tamanho, garanto-te que não.

Como já te disseram aqui, mais vale uma bike mais recente com melhor geometria em alumínio, que uma bike com vários anos em carbono...
 
#5
Bem opções não te faltam estou a ver.
Antes demais. Isso vai aí uma mistura desgraçada. Roda 26'', roda 27,5''... Mas afinal queres que roda? Ou é igual ao litro?
Eu vou te dar a minha sincera opinião, com base na minha experiência. Tudo o que tenha transmissão 3x qualquer coisa eu tentava evitar. Se não houver hipótese, pronto, mas se se puder evitar melhor. 3 pratos à frente é só peso extra e, acima de tudo, complicações mecânicas e de alinhamento da corrente.

Bicicletas em carbono em 2ª mão é um negócio que merece especial atenção. Pequenas marcas podem, por vezes, ser estaladelas
que podem vir a criar problemas graves. Por isso muito cuidado com essas marcas.

Adoro alguns desses anuncios que metes aí, especialmente o nº 6 - roda 26'', mas mete no anuncio que a bicicleta nova custa perto de 4 mil euros. Tá certo. O sujeito esqueceu-se de dizer que isso era há uns largos anos.
O anuncio nº 2 também é engraçado. Uma s-works stumpjumper de 2018 com roda 26 a pesar 8kg? Mas está tudo bem com o vendedor? 2018 roda 26? 8kg?

Pessoalmente acho que não comprava nenhuma dessas. Roda 26'' descartava desde logo. E já agora, se não for indiscrição, tem mesmo de ser em carbono? É que se calhar mais vale comprar uma em alumínio com equipamento e geometria mais atuais do que uma em carbono com 6 anos, por exemplo.
Olá boa noite,
Obrigado pelas sugestões!
Também desconfio muito desse anúncio 2 , até porque me parece muito por pouco dinheiro ( talvez esteja enganado).
De momento, uso uma BH Zenith que comprei usada muito bem tratada ( não sei de que ano mas estou convencido que é de alumínio) 3x10, toda equipada com SLX roda 26 e acho que se porta lindamente. Estética parecida com esta:
https://bikemarket.pt/pt/anuncio/bicicleta-btt-bh-ultimate-rc-tamanho-m

No entanto, gostaria de a dar à minha esposa e de evoluir; tenho especial preferência por carbono ( mania?...)mesmo pelo peso e como tenho pouca perna, o 3x10 facilita bastante.
Estava muito interessado no anúncio 3 Eleven Edge 27.5 (equipamento e estética)
Agora depois das vossas opiniões, fico um pouco perdido.
Já agora, que acham do site Bikemarket e da Tuvalum como por ex:

https://bikemarket.pt/pt/anuncio/bicicleta-btt-scott-scale-tamanho-m-60546

Obrigado
 

COU7INHO

Active Member
#6
Olá boa noite,
Obrigado pelas sugestões!
Também desconfio muito desse anúncio 2 , até porque me parece muito por pouco dinheiro ( talvez esteja enganado).
De momento, uso uma BH Zenith que comprei usada muito bem tratada ( não sei de que ano mas estou convencido que é de alumínio) 3x10, toda equipada com SLX roda 26 e acho que se porta lindamente. Estética parecida com esta:
https://bikemarket.pt/pt/anuncio/bicicleta-btt-bh-ultimate-rc-tamanho-m

No entanto, gostaria de a dar à minha esposa e de evoluir; tenho especial preferência por carbono ( mania?...)mesmo pelo peso e como tenho pouca perna, o 3x10 facilita bastante.
Estava muito interessado no anúncio 3 Eleven Edge 27.5 (equipamento e estética)
Agora depois das vossas opiniões, fico um pouco perdido.
Já agora, que acham do site Bikemarket e da Tuvalum como por ex:

https://bikemarket.pt/pt/anuncio/bicicleta-btt-scott-scale-tamanho-m-60546

Obrigado
Ter pouca perna não implica que se tenha de ter 3 pratos à frente. 2 x 10 é pau para toda a obra. Com monoprato então não faltam velocidades leves. Com uma cassete de 50 dentes sobe-se tudo, embora se possa perder alguma velocidade de ponta.
Isso de querer carbono pelo peso e tendo em conta o orçamento não me parece um argumento lá muito interessante. Primeiro vais estar a comprar uma bicicleta antiga, com equipamento antigo, geometria antiga, etc. É prefereivel comprar uma bicicleta em alumínio mais recente que já traga uma transmissão mais recente, geometria mais recente, etc. Vai pesar mais 1,5kg? Achas que vai ser 1,5kg que te vai fazer diferença ainda para mais quando dizes que não tens muita perna!? Se quisesses competir era uma coisa, agora para lazer não te vai fazer diferença.
Mas isto é só uma opinião. Claro que se encontrares um negócio interessante de uma bicicleta em carbono minimamente recente e razoavelmente equipada há que aproveitar.
Quanto aos sites não posso opinar, nunca os usei.
 
#7
Olá pessoal!
Também estou a pensar comprar uma bike (roda 29) e a minha dúvida é relacionada com o tamanho do quadro. Para a minha altura o tamanho indicado é um S (tenho 1,61m) mas no OLX aparecem poucos S e os que aparecem ou são antigos ou têm fraco equipamento. Será que encurtando o avanço e um espigão de selim reto dá para compensar o tamanho M, uma vez que em muitas marcas o M começa no 1,65m (diferença de 4cm)?
Possivelmente já se falou disto por aqui no fórum, mas eu não encontro.
Obrigado
 

DriveMe

Well-Known Member
#8
Acho que o tamanho S ou M vai depender com a marca, modelo e ano do quadro.
O melhor que podes fazer é experimentar.

Por experiência, a GT de 98 que tenho, tamanho 18'', o M da altura, é "grande", mas é o normal tendo em conta a geometria e propósito do modelo. Tenho tb uma RCZ tamanho M (salvo erro, 17.5'') já não é tão grande e ainda assim gosto daquilo com avanço relativamente curto para a bicicleta que é. Por fim, aquela que uso mais frequentemente é um M mas o L (à partida) era o ideal.
 

edununo

Well-Known Member
#9
Para alguém com 1.61 o M será sempre grande. Não há volta a dar.
Se tivesse 1.70 ainda era naquela. Uns Ms mais pequenos talvez dessem.
 

dashskullsasq

Well-Known Member
#10
Conselho: segue o recomendado pela marca. Na canyon, com 1,73m, tive de ir para um tamanho S pois o M começa no 1,74. E não me arrependi.

Com isto, consigo imaginar o teu arrependimento se o fizesses com marcas com sistema de tamanhos como a canyon..

Não sabendo se é uma questão de orçamento, o que sugiro é que aguardes.. o mercado das bikes continua em rebuliço, mas ha de acalmar. Ou pondera uma existente com fraco equipamento mas que o quadro te agrade e faz uns upgrades
 

Nande

Well-Known Member
#11
Com 1,61 estarás no S ou mesmo XS. Não compres um tamanho acima pois nunca o poderás “encolher”.

Já agora, o mercado das bikes está ao rubro e vai continuar assim pelo menos mais um ano, com a diferença de que os preços vão subir devido ao forte aumento do preço das matérias-primas.

Se queres comprar uma bike compra assim que encontrares uma dentro do teu orçamento e principalmente correcta para o teu tamanho!
Ainda podes pagar 200€ a mais por uma bike que realmente queiras, mas não podes esticar 10cm para a usares :)
 
#12
Obrigado pela ajuda pessoal, nestas coisas não vale a pena estar a inventar.
Mas deixo aqui uma curiosidade das bikes da Decathlon. As medidas ( pelo menos as que acho mais importantes) do tamanho M do quadro de carbono da XC900 são muito parecidas com as do S de alumínio da XC500.
Por acaso acho a relação qualidade/preço da XC900 muito boa.
 

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m.r.f.

Active Member
#13
Além de o S ser o mais indicado para ti, ponderava também antes uma de roda 27,5.
Algumas marcas até só tem de roda 27,5 nos tamanhos S por algum motivo é (frente muito alta).
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
#14
O S da XC500 tem uma geometria diferente da XC900. Tem um pouco daquilo que a Mondraker apelidou de forward geometry. Toptube longo com avanços curtos.
Já a XC900 é mais clássica.
Podes ver que a XC500 S tem 602mm de tt e avanço de 60mm.
A XC900 M tem 599mm de tt e avanço de 80mm.
A testa é de 100 e 105mm.
Eu tenho 1.79m e uma Mondraker Podium M. Tem 600mm de tt e avanço de 100mm. Está no ponto. A testa é de 100mm. O avanço é de 17° negativos e mesmo assim, o selim não fica muito acima do guiador.
Tu, bem mais baixo que eu, numa bicicleta com a mesma altura de frente que a minha, vais ficar muito baixo relativamente ao guiador.

Vê aqui a minha bike.

 

m.r.f.

Active Member
#16
Por norma em geral o slim fica mais elevado do que o guiador.
Porém eu tenho ao contrário, tenho o guiador mais elevado do que o slim devido a problemas de saúde (hérnia discal) assim como também pouca flexibilidade.

Uma pessoa até pode não ter problemas registados de saúde mas é um ponto a verificar a flexibilidade (aonde se chega com os dedos das mãos com as pernas esticadas) para que a pratica desportiva em vez de benéfico não se tornar um problema no futuro.
 
#18
O S da XC500 tem uma geometria diferente da XC900. Tem um pouco daquilo que a Mondraker apelidou de forward geometry. Toptube longo com avanços curtos.
Já a XC900 é mais clássica.
Podes ver que a XC500 S tem 602mm de tt e avanço de 60mm.
A XC900 M tem 599mm de tt e avanço de 80mm.
A testa é de 100 e 105mm.
Eu tenho 1.79m e uma Mondraker Podium M. Tem 600mm de tt e avanço de 100mm. Está no ponto. A testa é de 100mm. O avanço é de 17° negativos e mesmo assim, o selim não fica muito acima do guiador.
Tu, bem mais baixo que eu, numa bicicleta com a mesma altura de frente que a minha, vais ficar muito baixo relativamente ao guiador.

Vê aqui a minha bike.

A geometria da xc500 é mais eficiente?
 

edununo

Well-Known Member
#19
Se é mais ou menos eficiente, não te sei dizer. Não tenho experiência nesse sentido. Quanto muito está a seguir as tendencias mais actuais.