Ajuda - O que devo alterar

dand25

Active Member
Boas pessoal, venho aqui colocar uma duvida uma vez que nao sou muito entendido na materia, na minha bike noto que na ultima mudança, 24ª, esgota muito rapido a descer, em alcatrao claro, tornando-se ate perigoso. Como eu quando apanho bocados de alcatrao gosto de fazer o gosto ao pé, principalmente e descer torna-se demasiado mau, o que acham que devo alterar?

Os componentes que tem são:

manipulos 8v Alivio
pedaleira nova alivio prato maior 44 dentes
desviador traseiro alivio
cassete 8 v carreto pequeno de 12 dentes

cumprimentos e boas pedaladas
 

elv1s

Member
Acho que aí o mais importante e que não está escrito, são os travões e pneus, que o problema de embalar nas descidas é depois conseguir parar em segurança.

Se achas que esgotas a descer, diz lá a velocidade?

Para velocidades superiores, só em bike de estrada.... mas cuidado com as paragens súbitas....:)
 

dand25

Active Member
a 60 km/h vai mais que esgotado. E so o faço em sitios controlados para depois travar, se a cassete tiver 11 dentes em vez dos 12 é melhor ou pior?
 

MegaMarrocos

New Member
Só te pergunto uma coisa, sentes-te bem com a transmissão que tens na tua bike a andar pelo mato?
Se sim deixa estar como está, porque pelo que disseste dá me a sensação que fazes mais mato, por isso.

Claro que 11 dentes fica mais ''pesado'' e um prato maior a frente melhor.
 

elv1s

Member
O máximo normal para BTT é 44 no prato grande logo aí não há necessidade. Nas cassetes o carreto mais pequeno é de 11. E a diferença é mínima. Mas no futuro quando essa cassete for trocada, em vez de 12-.. podes comprar uma de 11-...
Procura aqui no fórum que há tópicos com o rácio das transmissões por causa do pessoal que mudou para ter pratos mais compactos e apenas dois no pedaleiro, e vais encontrar essas tabelas.
O problema é que depois ficas com uma transmissão que pode ficar "curta" para as mesmas descidas, mas a subir :) e depois só a pé.

Experimenta uma bike de estrada, com prato grande 53 e carreto pequeno 11. A ver se é isso que pretendes.

Existe um conceito interessante que pode ser o meio dos dois mundos que é o ciclocross.
 

dand25

Active Member
a questao esta ai, a minha transmissao no mato tambem deixa algo a desejar, esta sempre a desafinar e la tenho eu de andar de volta da bike a afinar, e sempre que andamoas andamos sempre um pouco por alcatrao tambem, ou seja por ex em 40 km´s, entre 5 a 10 acabam por ser alcatrao.

Quanto aos 11 dentes iria notar muita diferença? na pedaleira nao queria mexer para ja porque é nova, foi colocada ao abrigo da garantia. isto nao é uma coisa que iria querer trocar ja so que como nao percebo muita da materia aproveito e fico com mais conhecimentos, apesar de que por este andar o desviador traseiro qualquer dia vai ver o tejo.
 

elv1s

Member
Não, de 11 para 12 mal se nota. E descer a 60, nem é bom estar com ideias de embalar ainda mais... Pois já deve ser uma descida bem inclinada. Agora se me dissesses que andavas a 50 a direito, e sentias que ias a esgotar, aí valia a pena alguma troca.

Haja pernas e fazes mais rotação de pernas :)
 

dand25

Active Member
a 50 a direito tambem ja nao da para dar muito mais, ja vai quase a esgotar tambem.

Pois tambem nao quero ficar sem transmissao para subir que faz falta e bem.

Quanto á corrente a mesma nao tem qualquer tipo de influencia sobre isto pois nao?
Ou seja se eu mudasse para 3x9 ou ate mesmo para 3x10 nao iria notar diferença entao certo?
 

bakano

New Member
50 km/h a direito numa de btt?!

Ou andas com pneus de estrada ou devias pensar seriamente em entrar para uma equipa de ciclismo.
 

dand25

Active Member
entao?nao considero nenhum fenomeno, passar dai é que é complicado, se se for embalado, mas eu gosto de apertar é nas descidas, numa aqui perto de casa ja la dei 78 km/h mas hade passar a marca dos 80 para breve.
 
Last edited:

Baba

Member
Mesmo com pneus de estrada..... em recta mais que 35 já é um muito bom ritmo. Ou então sou eu que ando muito fraquinho. Mas ainda hoje a esse ritmo ia a acompanhar bicicletas de ciclismo.
 

Baba

Member
pois.... eu essas velocidades (o máximo que tenho marcado no conta km é 73km/h) só mesmo a descer, a direito mais que 40km/h não é para mim.....
 

dand25

Active Member
eu quando disse 50 ja é so uma vez por outra, e nao é velocidade que se mantenha, ate porque nao é facil, 30/35 ainda va que nao va. agora 64 a direito ui ui, isso so a descer e ja a fundo.

entao ja to a ver que nao ha muito a fazer em relação ao que questionei.
 
Last edited:

Baba

Member
podes smp tentar colocar uma cassete de estrada, mas isso não te vai dar mais velocidade, torna-te é mais fácil a manutenção da cadência porque as diferenças entre os carretos é mais reduzida. mas vais perder as relações mais leves. por exemplo uma 11-28 a mudança mais leve vai ser de 28 contra os 32 da tua cassete neste momento. Sinceramente acho que deixava isso estar como está.

Abraços
 
Last edited:
Top