ajuda como fazer durar uma corrente mais algum tempo

hc

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boas.
aproveito para vos ensinar um truque que qualquer um pode fazer para que uma corrente dure mais tempo.
bem comeco por vos dizer que depois de uma volta longa ou menos longas devemos ter em atencao se ainda temos ou nao a corrente com oleo.
nos dias de chuva e muito normal chegar mos a casa com a corrente seca,depois de uma volta com agua,lama,.....nessa altura o melhor e termos na corrente elos rapidos(ha venda em qualquer loja de bikes),desmontamos a corrente e lavamos bem ou deixamos de molho num recepiente com produto antigordura (tipo usado nas cozinhas) uns minutos,depois passamos a corrente por agua limpa e deixamos secar bem.
agora sim a tal ajuda de que vos falei: eu arranjei uma lata velha daquelas que trazem ananas enlatado e coloquei la dentro wd40 liquido e deixo de molho ate ha proxima saida.digos vos que o wd40 reduz o desgaste ate 80%,se possivel e alguem tiver uma corrente ja usada o melhor e ir trocando de vez em quando assim nao usam tanto a mesma.
se houver alguma duvida e so perguntar(.....)
ass: helder calado
 

FDR

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hc,

Epá WD40 na corrente?? Esse óleo é muito fino e acaba por não fazer a sua função de lubrificação da corrente...

Eu só ponho óleo aconselhado para bicicletas e mudo a corrente aos 600/800 kms, para evitar ter que trocar cassete, pratos...

Não sabia desse truque mas se dizes que resulta tudo bem...

Quanto ao desengordurante das cozinhas (limpa fornos) também não sou adepto porque sei de casos que usaram e até a tinta tirou aos pratos pedaleiros, para não falar que oxida a cassete e a corrente...

Boas pedaladas!!
 

MrOverclock

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600? 800km? :s

eu cheguei a fazer 6.000km com uma corrente que levava com terra e areia com fartura, oleo era um luxo que só tinha de vez em quando :s

Também é certo que não passava a vida a subir montes, era mais para andar na cidade e sacar cavaladas e descer escadas. Essa corrente durou a minha infância :shock:

A minha actual bike (agora já subo montes e é sempre a puxar) está prestes a fazer os 600km e a corrente não tem qualquer marca de desgaste, sinto como se ainda lhe estivesse a fazer a rodagem :wink:
A menos que eu seja mesmo fraquinho e não puxe o suficiente :mrgreen:

Por isso a dica que eu dou é manter sempre a corrente limpinha e oleada, mesmo quando a bike está parada alguns dias. A 2ª dica que posso dar é: Não façam muita força nos pedais :mrgreen:
 

andre_ktm

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Pois... mudar a corrente aos 600 km parece-me um pouco cedo.
A minha bike tem +-1800 km e a corrente ainda nao foi mudada, mas tou a pensar fazer isso em breve, ja que se torma mais €conomico mudar a corrente do que a cassete.
A corrente da minha bike esta sempre suja, é que aquilo nem vale a pena lavar, pois fica logo suja, ate aborrece... sempre que vou andar ponho-lhe um pouco de oleo com teflon (teflon que nao faz efeito nenhum, ate parece que atrai o pó e a lama).
Boas pedaladas.
 

nelsonasp

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Saudações

Para fazer uma corrente durar só é preciso manter a mesma limpa e lubrificada... Cada vez que vou dar uma voltinha coloco um pouco de óleo...

Este aqui...
pedros_icewax2oz_05_p.jpg


E de tempos a tempos limpo a cassete e a corrente, às vezes só com uma escova para tirar a terra, outras lavo com Sonasol...

A minha corrente já leva 1400Km e tanto a mesma como a cassete estão impecaveis...

Abraço
 

Nuno Prazeres

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O "desgaste" natural da corrente é mensurável.

Com o uso, a distância entre os elos aumenta pouco e pouco e os pratos pedaleiros e cassette (e mesmo os roletes do desviador) vão sendo "limados" no processo.

É por isso que quando se muda uma corrente velha, não é raro a transmissão ficar a funcionar pior. As distâncias entre dentes aumentaram e os elos da corrente nova não assentam devidamente. A ideia de trocar de corrente aparentemente cedo de mais é evitar que tal venha a acontecer.

Como diz o povo, o barato sai caro e isso aplica-se a este caso. Vale mais trocar a corrente aos 1000, a cassette aos 2000 e os pedaleiros aos 3000 do que ter que trocar tudo a cada 2000. Eu tenho um pedaleiro XTR e dado o custo inacreditável dos pratos, mesmo que troque a corrente a cada 500k, fico a ganhar.

O uso dos kms como referência também é discutível. O melhor mesmo é ter uma ferramenta que meça o desgaste. Ao primeiro sinal de que já começa a esticar excessivamente, há que mudar para bem do resto da transmissão.

Quanto a limpeza e lubrificação é incontornável que prolonga a vida da corrente (e restante transmissão) mas mais no que diz respeito à corrosão e funcionamento mecânico propriamente dito.

Posso estar enganado mas não há limpezas, óleo, WD40, cêra, que consigam contrariar o efeito de alargamento dos elos. Eventualmente poderão diminuir ligeiramente o seu ritmo pelo seu efeito distribuidor de forças mas pouco mais. Não é o óleo que interfere com as propriedades mecânicas do próprio metal, penso eu...
 

sniper_pt

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Eu quando quero limpar a corrente, arranjo uma garafa de água de litro e meio, e enfio a corrente lá dentro. Não corto a garrafa, enfio mesmo pelo gargalo. Depois coloco lá dentro petróleo ou um líquido solvente forte e que arranque a gordura e com ela traga as pedrinhas que ficam coladas por dentro dos elos. Seguidamente fecho a garraga e agito como se fosse uma garrafa de champagne e tivesse ganho uma prova de F1. Faço isto umas 3 ou 4 vezes e deixo o conjunto de molho de um dia para o outro. No dia seguinte passo por água a corrente, seco-a e ponho na bike. Besunto com óleo das bikes e tá feito.
Uso o solvente várias vezes, não é necessário deitá-lo fora. A corrente também não precisa de ficar totalmente imersa. Já o fiz e não melhora a limpeza.

abraço
 

nelsonasp

New Member
Nuno Prazeres said:
Posso estar enganado mas não há limpezas, óleo, WD40, cêra, que consigam contrariar o efeito de alargamento dos elos. Eventualmente poderão diminuir ligeiramente o seu ritmo pelo seu efeito distribuidor de forças mas pouco mais. Não é o óleo que interfere com as propriedades mecânicas do próprio metal, penso eu...

Saudações

Mas o facto de teres a corrente limpa e oleada faz com que o contacto entre os elos e os dentes da cassete e da pedaleira seja menos agressivo e por isso menos desgastante na corrente...

Concordo contigo em relação ao uso da quilometragem para avaliar o desgaste da corrente... se andar sempre por alcatrão ou em pisos com pouca terra a corrente durará mais do que se andar sempre com muita lama... além disso este desgaste também varia de corrente para corrente e estas não se estragam só com o desgaste, também ganham folgas...

Abraço
 

Override

Member
Eu se mudasse de corrente de 800 em 800 km teria de trocar de corrente de 2 em 2 semanas :mrgreen:
É normal o desgaste, deve-se limpar a corrente muito regulamente. Eu limpo a corrente sempre depois de um treino, nem que seja de 30km. Geralmente limpo-a a seco porque como a limpo regularmente ela nao acumula muita sujidade mas, mais ou menos uma vez por mes limpo-a com detergentes de lavar a bike. Borrifo a corrente com o detergente desengurdurante, esfrego-a com uma escova de dentes :mrgreen:, depois é so deixar acturar o produto durante 5 minutos e passar por agua. Ah e no final uma pequena gota de finish line (tampa verde) Ao final de 3000/3500km mudo a corrente, a segunda tambem dura ai uns 3000km e a terceira ai uns 7000, depois da 3ª corrente gasta troco a k7 e claro, a corrente.
 

T. Santos

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Serei eu o único que uso 2 correntes de cada vez?
Passo a explicar, eu faço cerca de 900 km com uma corrente, depois troco por uma nova, mas mantenho a velha em casa, ao fim de outros 900 km volto a troca-las. Consigo usar cada corrente 2 ou 3 vezes e depois mudo k7 e pratos, é mias vezes o do meio.

Ao fim de cada volta lavo bem a corrente e lubrifico (com um óleo pa correntes da Faher), e para evitar o desgaste nos passeios optei por começar a levar um frasquito de oleo na mala.

Faço isto erradamente ou há mais pessoas que façam o mesmo?

Abraços
 

FDR

New Member
Calma aí ó pessoal,

Eu sei que as correntes fazem mais kms... mas se andarem muito mais que isto vão ter que trocar a cassete e provavelmente algum prato pedaleiro... porque ficam "acamados" á corrente antiga...

Se fizerem cerda de 800 kms e trocarem não terão mais despesas...

Claro que se a corrente for bem tratada dura um pouco mais...

Tal como diz o Nuno existe uma chave para medir o desgaste.

Nelsonasp experimenta meter uma corrente nova nessa cassete e depois vem-me dizer que está impecável...

Boas pedaladas!!!!
 

FDR

New Member
Override,

Diz-me lá qual a corrente com que fazes 3000 kms em btt e não te desgasta a cassete que eu também quero uma...
 

Pedro Marques

New Member
possas vou começar a usar os vossos conselhos para ver se aminha corrente dura mais tempo.
não é que ela já se tenha partido, mas aos 300Km já havia L´s encravados :mrgreen:

tive que por um L de encaixe no lugar desse
 

jpsantos

New Member
FDR,

A questão não é dizer que corrente têm, mas que tipo de BTT praticam e em que condições, eventualmente os Km's que o Override disse são de BTT de estrada ou mesmo numa bicicleta de estrada.

Eu faço uma salada russa :lol: de alcatrão, lama, areia, um pouco de tudo, cai no erro da última vez de não trocar a correte por volta dos 1000Km's, resultado, aos 3000 e tal troca corrente, cassete e prato, toma que é para aprender... :tungas:


João Santos
 

FDura

Utilizador Banido
Citação de “Override”
Eu se mudasse de corrente de 800 em 800 km teria de trocar de corrente de 2 em 2 semanas
É normal o desgaste, deve-se limpar a corrente muito regulamente. Eu limpo a corrente sempre depois de um treino, nem que seja de 30km. Geralmente limpo-a a seco porque como a limpo regularmente ela nao acumula muita sujidade mas, mais ou menos uma vez por mes limpo-a com detergentes de lavar a bike. Borrifo a corrente com o detergente desengurdurante, esfrego-a com uma escova de dentes , depois é so deixar acturar o produto durante 5 minutos e passar por agua. Ah e no final uma pequena gota de finish line (tampa verde) Ao final de 3000/3500km mudo a corrente, a segunda tambem dura ai uns 3000km e a terceira ai uns 7000, depois da 3ª corrente gasta troco a k7 e claro, a corrente.



Eu não faço 800 km por semana :shock:, mas as minhas correntes duram 3.000 km + 3.000 km + 3.000 km = 7.000 km e aí mudo a cassete e os pratos pedaleiros.

Depois de cada volta seja ela poucos ou muitos km tenho um cuidado muito especial a limpar secar e lubrificar toda a transmissão.

Cada vez que mudo de corrente tenho que fazer cerca de 250/300 km :s sem puxar em mudanças pesadas a fim da corrente acamar e a partir daí é sempre a bombar. :D

Sempre que vou a um passeio ou maratona longe de casa e a corrente tenha apanhado muita água tenho o cuidado de a tirar e coloca-la numa garrafa com “bala” e quando chego a casa limpo-a muito bem assim como á cassete e á pedaleira.

Utilizo correntes da SRAM 971 e só faço monte com tudo o que o mesmo contem ou seja terra, pedras, areia, lama e água.

Com este processo tenho-me dado muito bem.
 

MrOverclock

New Member
Eu como sou utilizador de k7 e pedaleiras baratas não me preocupo com isso... devo demorar uns 2 anos a fazer os 4000km... se tiver que a trocar aí troca-se tudo. Se calhar pago tanto ou menos pelo conjunto dos 3 do que a maioria de vocês por apenas uma K7 :mrgreen:

Quando fiz os 6000km com uma transmição era tudo SIS 8) Mas como disse era puto, não fazia terra e era sempre em passeio :mrgreen:
 

Jorgex

New Member
Eu já disse isto algures no fórum mas volto a dizer o meu planeamento para um obeso de anda na Liga BTT One Hundred (eu peso 100kg).

Com tudo novo (cassete XT e pratos Race Face ou FSA ou TISO):
1ª corrente =+/- 1500km (até atingir uma distensão de 1%)
2ª corrente =+/- 1500km
3ª corrente =+/- 1500km
4ª corrente = >5000km (última corrente e talvez seja preciso trocar o prato do meio. A transmissão pode estrebuchar um pouco. Recomendo uma boa corrente para um último estoiro!)
----------------------------------------
Total +/- 9500km com uma cassete e pratos 22t e 44t


P.S. - O nº de rpm's tem influencia na pedalada e andar em estrada chega a triplicar a longevidade da corrente! :shock:
 

hc

New Member
boas pessoal e obrido por terem respondido.
ja vi que existem muitos criterios diferentes a respeito da manunteçao duma bike de btt,mas uma coisa vos digo a limpeza prolonga a vida da mesma(corrente).
eu ja faco competiçao a 10anos e desde ja vos digo que a bina sofre bastante.desde lama,areia,etc.....
agora o processo de que vos falei resulta sim se tivermos o cuidado de lavar bem a corrente depois de cada volta,seja com muitos ou poucos kms. agora se alguem nao sabia que a pior coisa para lavar a corrente e o petroleo e o diluente(celuloso) pois dilatao a corrente.
tb vos digo que oleo a mais tb e prujudicial,e logico que existe mt tipos de oleo.tems que ter em atençao as condicoes do terreno.se chouve usamos oleos sintecticos,se nao apanahr mos agua usamos oleos com teflon ou resina.
quanto ao mudar de corrente eu sou da opiniao que se tiver que mudar levo tudo ate aos limites pois o preco a pagar vai ser o mesmo.
pois eu em media faco uma epoca inteira com o mesmo material,isso anda na ordem dos 6000kms epoca.nessa altura mudo cassete,corrente,prato do meio.-(so mudo mais vezs as roldanas),tem um pouco a ver com os andamentos e o sitio das provas.....
nunca se esquecam que a pior coisa para lavar a bike sao as maquinas ha pressao,tenham atençao aos cubos,eixos pedaleiros,e mt importante o cepo da roda.
bem por agora e tudo espero ter ajudado alguem mais `curioso´
 

Bruno Malheiro

New Member
Prestem bem atenção no que o hc disse pois este artista sabe o que diz :wink:

Praticar btt durante 10 anos em competição,não é para qualquer um :shock:
Para conseguir praticar todos esses anos em competição tem de se sofrer e amar este desporto que é o btt como ninguém :D
Espero que ele nos partilhe aqui os seus conhecimentos mais vezes pois de certeza que este forum só teria a ganhar com a partilha de informação deste grande senhor do btt Helder Calado

Um abraço e espero que nos continues a dar os teus critérios e a partilhar a tua sabedoria neste forum :yeah:
 
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