8, 9 ou 10 velocidades??

Joao_Marques

New Member
É mesmo essa pergunta, gostava de adquirir uns componentes para fazer uns upgrdes, mas estou indeciso entre principalmente desviadores de 9 ou 10 velocidades...alguem me ajuda??
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Antes de mais; o que tens instalado?

Sem esta informação a nossa ajuda é sempre limitada.

Um abraço

ny12xx
 

Joao_Marques

New Member
Neste momento tenho instalado na minha Breg Torah 4.0 Disc um desviador Traseiro shimano acera de 8 velocidades, ele nao me tem falhado, mas gostava de trocar por um de gama mais alta (tipo XT ou Sram X7). Para isso tambem devia trocar manetes , desviador frontal e pedaleira não??
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Basta-te trocar o Shifter direito, a cassete, o desviador e a corrente (tudo de 9v).

A Shimano e a SRAM têm funcionamentos "diferentes": Shimano = suave / SRAM = mais brusco/mecânico (mas ambos funcionam na perfeição).

Podes optar por um shifter SLX + corrente Deore + cassete Deore + desviador SLX ou XT.

Espero ter ajudado

Um abraço

ny12xx
 

froids

Active Member
Eu quando trocar agora de transmissão será para 2x10...
Não esquecer também que o "ratio" de funcionamento entre Shimano e Sram que os torna em algumas circunstâncias, incompativeis.


Abraços
:xau:
 

FMCurto

Active Member
Não e sim.Estou no mesmo barco que tu...estou gradualmente a mudar de 8 velocidades para 9.Como tenho os travões integrados com os shifters (Shimano) e para a despesa não ser muita de uma só vez fui por partes:

Comprei a um user aqui do forum um XT shadow traseiro de 9v,ao principio ainda pensei que tinha feito asneira mas depois percebi que estes têm o caminho da bicha muito mais direto e foi só cortar um bocado da mesma e ficou a funcionar na perfeição, entretanto e pq era mais barato comprei tb novo um XT frontal MD770 e tb funciona na perfeiçao com corrente e pedaleira de 8v.O passo seguinte vai ser encontrar uns shifters SLX ou XT em segunda mão assim como uma manete para v-brakes mas que ficam em hold até comprar a cassete + corrente de 9v.
 

FMCurto

Active Member
Já não consigo editar,esqueci-me de uma coisa que pareçe obvia mas... : se mudares para 10v tens de mudar tudo de uma só vez.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

"Acho" que já não há desviadores invertidos (estamos a falar da Shimano).

Na minha opinião deverias optar por um de "caixa média".

Vais para este setting?
Podes optar por um shifter SLX + corrente Deore + cassete Deore + desviador SLX ou XT.

Um abraço

ny12xx
 

FMCurto

Active Member
Sim,pedaleira,cassete e corrente de 8..desviadores de 9.Funciona bem.Por razoes de desgaste quando mudar um dos outros componentes comvem ser ao mesmo tempo: cassete,corrente e pedaleira.A pedaleira até podia ficar para mais tarde e mudava só corrente+cassete de 9v mais shifters mas como já leva 6k no meu caso prefiro fazer tudo de uma só vez.Se o teu material tiver em bom estado sem muito quilometros podes até mudar só cassete+shifter+desviador traseiro e guardar o resto para depois.
O desviador se for para 3x9 tem de ser caixa longa.Invertido?Estas a referir-te ao cabo puxar por cima/baixo ou ao desviador da frente oscilar por baixo ou por cima?Se for o cabo opta por um dual-pull se estiveres a falar da oscilação compra igual ao que já tens.
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Engano: fui verificar e enganei-me,pode ser média mas tens de ter mais cuidado para não cruzar a corrente.

Shimano long cage: 45T
Shimano medium cage: 33T

A combinação de mudança em que estás (frente+tras)não pode exceder o número do desviador.

derailleur-capacity.gif
 
Last edited:

abelha2

Active Member
O ser invertido é outra coisa. Significa que quando puxas o cabo em vez de a corrente subir para uma roda maior, desce, e vice-versa.

Não sei se isso ainda existe, mas a meu ver não faz la muito sentido....
 

Joao_Marques

New Member
Malta como tenho os desviadores de 8 mudanças, estava a planear fazer os upgrades aos poucos. Tava a pensar comprar primeiro os desviadores, a cassete e a corrente, só depois comprava os shifters, pedaleira, etc...

A minha duvida é se há algum problema se andar com desviadores e cassete de 9 velocidades com shifters de 8 velocidades.....
 

nlconcept

New Member
O ser invertido é outra coisa. Significa que quando puxas o cabo em vez de a corrente subir para uma roda maior, desce, e vice-versa.

Não sei se isso ainda existe, mas a meu ver não faz la muito sentido....

Quando os desviadores traseiros invertidos sairam, a Shimano afirmava que este sistema era melhor em relação ao "normal" por causa da força que a mola fazia. ou seja, no desviador invertido, ao "carregar" no shifter, a mola estica e desce uma mudança. Quando "soltamos" no shifter, a mudança sobe. A meu ver, é um sistema que funciona melhor pois temos muita tendência de subir de velocidade/mudança quando nos aparece uma subida. Este sistema poupa um pouco mais o desviador pois está a soltar a mola para subir de mudança o que é mais rápido e menos brusco. Esta é apenas a minha opinião pois tenho um desviador XTR invertido....
 

FMCurto

Active Member
@Joao

Tb fui por ai...desviadores de 9v (Shimano XT) e o resto de 8v para já.A unica coisa que noto é que o limite do desviador frontal podia ir só 1 ou 2 mm mais para dentro, no máximo do ajuste inferior tenho de mudar para o segundo prato ou a corrente começa a roçar o desviador frontal na 3a mudança de tras.Mas funciona bem.
Mas uma cassete de 9v com shifters de 8v à primeira vista pareçe que poderá causar problemas, shifters+corrente+cassete como segundo upgrade seria mais seguro.
 

Jomisima

New Member
Amigo, agora secalhar já é tarde para isso, mas acho que se estás a mudar, devias mudar logo para 10v... Porque transmissão de 9v vão deixar de se fabricar... Da shimano penso que só a gama Deore é que ainda faz de 9v, porque de resto já só se fazem de 10v... Eu acabei de montar uma bike à pouco tempo e aconselhara-me logo a pôr 10v, até para futuros upgrades vai ser muito mais facil arranjar material de 10v do que de 9v, visto que já não se vão fabricar mais...
 

MRocha

New Member
Para estar na moda e gastar dinheiro:10v
Bom e barato: manípulos sram x4 8v-10eur cada, desviador x3(210gramas) -20eur, qualquer corrente 8v-a partir de 4eur, qualquer cassete de 8v que se adeque à forma física e percursos habituais-10eur... Tenho pena é que a shimano não comercialize manípulos 8v decentes, senão até o desviador shadow slx que tenho na outra bicicleta punha a passar 8v

Mais vale 8v com uma gama de relações bem escolhida que 10v com relações escolhidas ao acaso e poupa-se dinheiro:ideia:
 
Top