8ª Maratona BTT Póvoa de Varzim

Sergio82

New Member
Boa tarde. Decorreu esta manhã a 8.ª edição da Maratona da Póvoa de Varzim. A grande novidade prendeu-se com a mudança na organização do evento (passou a estar a cargo da Bike Service). A grande diferença fez-se, desde logo, no nível de participantes (cerca de 440 o ano passado, e à volta de 1000 este ano); outras novidades foram o local de partida (ao lado da Praia da Lagoa) e a separação dos participantes em várias boxes.
A meu ver, os aspetos mais positivos:
- boas marcações;
- bom abastecimento;
- valor da inscrição razoável (entre 10 a 15€...; o ano passado, com a School Eventos, era 15, 20 ou 30€ - incluía jersey e almoço);
- ótimo kit de participante (apesar de não ter ficado fã das meias de compressão);
- principais cruzamentos com boa vigilância;
Aspetos menos conseguidos:
- um ligeiro atraso na partida (5 min), que se deveu à chegada de alguns ciclistas em cima da hora;
- muitos single tracks entre o km 8 e o km 16, que levaram a muitos engarrafamentos (pelos meus cálculos fiquei cerca de 15 minutos parado em filas);
- infelizmente, o track não foi disponibilizado devido a algumas alterações de última hora no percurso;
- estavam anunciados 40km para a meia maratona, mas o meu conta-quilómetros registou 47,93km;
- a zona da lavagem de bicicletas tinha 5 ou 6 mangueiras, mas com muito pouca pressão.

Balanço globalmente positivo; havia claramente a intenção de relançar a Maratona da Póvoa (que estava a perder participantes de ano para ano) e esse objetivo foi, a meu ver, cumprido. Até para o ano!
 

abelha2

Active Member
Apesar dos esforços da organização, houve muito congestionamento. Talvez maior espaçamento entre cada saída de box.

De resto nada a apontar demais, só 3 sugestões:
-Aquele primeiro autentico mar de lama, talvez colocar um pouco de terra/pedra de um dos lados, ou umas paletes, para permitir uma maior fluidez de passagem;

-numa zona em que andavam a colocar paralelos, devia ter sido aberto um corredor mais largo. Quando passei, mesmo a pe era complicado e tendo em conta a inclinação não era difícil uma pessoa aleijar-se gravemente ali.

-na zona das escadas gostei do pormenor do tapete ou alcatifa numa as curvas para evitar quedas. Mas deveriam ter feito o mesmo nas rampas de subida e descida na mesma zona.

A zona de lavagem de bicicletas, a agua não tinha pressão nenhuma, e nem se podia levantar a mangueira senão já não saía.

Os pontos que referi são apenas sugestões de melhoria, não uma "critica". Não costumo participar neste tipo de eventos pois gosto de menos confusão, no entanto o balanço global é bastante positivo
 

gteles

Member
Este ano foi top, nem vale a pena comparar com as edições anteriores... Desde as marcações, abastecimentos, etc.
Existem alguns melhoramentos a fazer para o proximo ano mas nada de extraordinário.
Ficam os parabéns a organização :)
 
O

oliveirinha

Guest
Fotos do evento.

h**ps://www.facebook.com/antonio.oliveira.942/media_set?set=a.869055819793956.1073741850.100000686380955&type=1

h**ps://www.facebook.com/antonio.oliveira.942/media_set?set=a.869073386458866.1073741851.100000686380955&type=1

h**ps://www.facebook.com/antonio.oliveira.942/media_set?set=a.869085703124301.1073741852.100000686380955&type=1

h**ps://www.facebook.com/antonio.oliveira.942/media_set?set=a.869100743122797.1073741853.100000686380955&type=1
 

rmpcunha

Member
Boa tarde,

Participei na distância dos 40 km e acho que correu muito bem. Alguns aspectos a melhorar mas existirá sempre espaço para melhorias...

Confesso que não gostei muito dos engarrafamentos mas estes não foram só responsabilidade do percurso mas em grande parte dos participantes.

Cumprimentos
 

gacomosi

Member
Prova a repetir em 2015!
Tudo 5* por parte da organização, apesar de algumas pequenas falhas normais mas sem importância maior.
Deixo uma sugestão à organização deste e de outros eventos: Colocar voluntários nas zonas de afunilamento para irem apontando o numero de dorsais que atalham caminho... era um bom castigo para estes serem desclassificados no final.
Até para o ano e boas pedaladas!
 

abelha2

Active Member
A mim irrita mais os que ultrapassam o pessoal que esta parado à espera para passar num single, ou que forçam a passagem em locais perigosos, como aconteceu comigo, em que quase caíamos os dois..
Nota: Estou a falar de pessoal que estava a fazer os 40km e que ia mais atrasado que eu já depois do reabastecimento (e olhem que fiquei no ultimo terço da tabela), os que vinham dos 70 é diferente, cheguei mesmo a desmontar para os deixar passar.

Eu próprio num desses singles a descer em que muita gente ía a pé, "atalhei" por uma descida engraçada e não congestionada, mas apenas para me "divertir" pois no fim esperei pelo meu colega que fez i percurso normal.
 

pedrovizela

New Member
Bom dia

Este ano sim, a organização (BIKESERVICE) da Maratona da Povoa de Varzim está de parabéns. Claro que há pontos que podem ser melhorados, mesmo alguns não serem facilmente controláveis pela organização.
A lavagem das bicicletas foi um ponto menos positivo. A técnica para conseguir lavar as bikes era só abrir uma mangueira de cada vez :)

Sei que a maior parte dos bttistas que participam neste tipo de evento encaram a prova com algum aspecto competitivo. Eu próprio o encarei, e estabeleci como objectivo terminar a maratona 70 km abaixo das 4h, não o consegui porque rasguei um pneu, e graças ao espírito que move este desporto, a atleta Alice Sousa da Bikemania (2ª classificada na maratona), prontamente me emprestou a sua bomba de ar para que que pudesse continuar em prova. Mal passei a linha de meta a minha preocupação focou-se em encontrar a Alice para lhe devolver a bomba.

O que mais me desagradou e sei que a organização quanto a isso não consegue fazer nada, é o facto de vários bttistas se armarem em ciclistas profissionais e pensam que estão a participar no Tour de França... quando comem uma barra, ingerem um gel, a mesma mão que o tirou do bolso do jersey não é capaz de voltar a colocar lá a embalagem vazia???? dar um ar mais Pro deixar o lixo cair ao chão, tal e qual como no Tour eles atiram os bidões estrada fora...

Relativamente ao percurso da maratona, mesmo não sendo da Póvoa de Varzim, poucos foram os locais por onde passei a primeira vez. A nível de marcação estava top, só se perdia quem queria :) Um pequeno reparo a seguir ao Rates Park, onde encontravamos uma rua em paralelo. Aquele paralelo solto não era necessário, podiam com extrema facilidade criar um pequeno espaço para se puder passar sem desmontar (é que aquilo parte rodas) :)

Por último deixar uma palavra a alguns bttistas que participaram na meia maratona.... a partir do km 50 (maratona e km 20 meia) o percurso até à meta era comum... nestes últimos kms ultrapassei alguns bttistas que estavam a fazer a meia. Ora bem, cada um anda à velocidade que quer, quer lhe apetece, que pode, etc... Mas não precisam de ficar fo$%&//()( quando ouvem esquerda ou direita.... Alguns dos quais seguiam a par não deixando espaço espaço para os ultrapassar, fazendo de conta que não ouvem...

Parabéns à organização
 
Top