4º Raid Oeste/3ª Maratona de Óbidos - Óbidos - 14 Setembro 2008

PMac

New Member
Boa noite,


Foi a primeira vez que participei neste evento, e foi a minha estreia em distâncias da maratona (acima dos 80kms).
De realçar o excelente trabalho de sinalização do percurso, que só dava para enganar se fossemos de olhos fechados. Em todos os eventos que já participei foi a melhor sinalização que vi, e ainda para mais ecológica, pois usaram bastantes inertes (tipo areia ou pó de giz acizentado) para marcar o percurso. O dois em um da sinalização perfeita, máxima eficiência e mínimo impacto ambiental.
A partida também não atrasou muito (só sete minutos, segundo o animador do evento que se encontrava na partida)!
Isto da partida a horas é essencial, pois os mais lentos e que vão fazer mais quilómetros (maratona), quanto mais esperam, mais calor levam no "totiço", falo por experiência própria, pois já estive em eventos com atrasos de 45 minutos para partir.

A partida podia ter sido feita de outro modo, ao jeito de Portalegre, roda-se uns quilómetros em alcatrão e/ou largos estradões de terra batida, e depois passa-se pelo interior da cidade, (ou Vila no caso de Óbidos) e todos ficam contentes. Os participantes porque nesses quilómetros iniciais diferenciam-se nos seus diversos andamentos (para quem quer ganhar a dianteira e não entrar em filas), e os locais têm oportunidade de ver passar a "caravana" no interior da urbe.
Eu sou daqueles que apesar de não ir para ganhar, por não ter aptidão para isso, gosto sempre de ir no meu máximo e de ter caminho livre à minha frente. Desta forma logo ao início anda-se em ritmo de procissão!

O traçado na minha opinião também foi muito bem escolhido, bonito, e embora com pouco acumulado altimétrico, este estava no local certo.

Quanto ao resto, só lamento o que aqui toda o pessoal lamenta, o almoço e a sua localização. Como estava sozinho, e depois de ter perguntado a quem não sabia onde era o local mas sabia dar indicações (valeu a boa vontade), lá me perdi, Óbidos acima, Óbidos abaixo, e resolvo parar o carro e ir consultar o frontal da bicicleta onde estava um número de telefone da organização. Lá liguei e deram-me as indicações correctamente do local. O meu obrigado.
Quanto ao local e ao almoço, meu Deus, não espera um hotel de 4 estrelas, mas um espaço mais condigno e/ou mais bem arranjado não faria mal a ninguém. Do almoço propriamente dito realmente nem vou falar. Deixo só aqui o primeiro comentário que tive com a minha mulher quando cheguei a casa. "Querida, agora já sei como se come nas prisões em Portugal"!!!???


Um abraço

PMac
 

Artur Rodinhas

New Member
Caros bttistas parece que não custa a dar 20 euros ,conseguem
deixar de lado até o proprio almoço depois de terem pedalado Km
nada tem importância ,só correu mal.
Então comecem a fazer provas sem qualquer custo para quem pratica
este desporto.
Será uma forma de ninguem criticar,porque já não pagaram.
Parece-me que esta de pagar para andar e a correr desta maneira como
se tem lido não será forma de levar o btt para algun lado,até
referem o lucro que dá ou vai dar...
Eu não vejo esta modalidade desta forma,lucrativa...
Isto não passa de desporto ou algo de lazer...
 

BTTeco

New Member
Boas,

Eu até não ia escrever nada sobre este evento, pois achei que de um modo geral, excepto o almoço, estve melhor que o ano passado.
O almoço, encarei como um acidente de percurso (podia ter caído, tido uma avaria despendiosa na bike, mas não, foi mesmo o almoço que não prestou).
Esperei pacientemente com o meu colega na fila, e lá metemos no estomago o esparguete, e a suposta sopa de feijão ..seim de feijhão pois eu consegui encontrar 3 feijões no prato :D

Depois, como era Domingo e a malta tinha ido para se divertir e não para se chatear, esquecemos a cena do almoço e fomos ás muralhas beber um cafézinho e beber a bela da Ginginha.

No entanto o comunicado do BTT Caldas, que começa bem e depois descamba totalmente, e é isso que me faz vir aqui escrivinhar.

Como já foi dito, não passa pela mente de ninguem (digo eu) que até faz BTT e portanto anda por esse país fora e vê e sente muitas organizações, entregar um serviço tão importante a "curiosos" que por mais boa vontade que tenham (e acredito que a tenham tido) não são profissionais do ramo, e mais, a maior parte são miúdas e miudos. Nem tão pouco seriam membros do BTT Caldas a fazer,p or exemplo um belo churrasco, como tambem se vê noutros sitios. Não eram pessoas de fora do BTT Caldas, e não supervisionadas.

Se alguem do BTT Caldas (ou um de nós) for baptizar um filho, casar, entrega o catering aos escuteiros, ou a sr. Zé que tem a oficina na esquina ?????

Para sabermos então se os escuteiros, mesmo assim meteram a mão na guita e raparam nos almoços, teriamos então que saber quanto é que o BTT CAldas enteegou aos escuteiros por cada participante, para depois então tirar conclusões.

Assim é apenas um exercicio de desresponsabilização (sim porque não basta dizer assumimos a culpa, mas afinal a culpa foi dos outros, ou seja responsabilizam-se, desresponsabilizando-se).

Por fim, parece-me que em edições futuras, quer deste quer de outras organizações, quando chamarem (mesmo pagando) os escuteiros para estrem nos abastecimentos e cruzamentos, vão levar um valente mang.... ups, não isso não é boa acção..bom voces sabem do que é que eu estou a falar...( :roll: já ouvi isto em qualquer lado.

Resumindo e concluindo : Para o ano devo voltam quase de certeza. Amigo do BTT Caldas (ou há condições para almoço, ou então baixem o preço significativamente e cada um vai almoçar onde lhe apetecer. Depois de 4 eventos, em que pelo menos dois correram mal, começa a não haver desculpa.

BTTemos....
 

aalmeida

New Member
Boas,

O comunicado é aquilo a que se chama "muita parra e pouca uva"... e não convence!!!
Almoço: É DA VOSSA RESPONSABILIDADE! Deveriam ter "fiscalizado" (palavra feia...)
Repetição de trilhos: Aí é mais difícil culpar os escuteiros... Adiante!!! Acho que o BttCaldas já percebeu.

Mudando de assunto, vi pelos menos duas Bikes com câmaras instaladas. Provavelmente gravaram o passeio. Será que alguns dos membros tem, ou sabe, de algum local onde se possam ver estes videos?

Seria interessante, especialmente para quem participou, poder rever o passeio.

Cumprimentos.
 

aalmeida

New Member
nuno_amaral, agradeço a tua sugestão mas já vi. Está 5* como já é habitual!

No entanto, o que eu solicitei foi imagens do percurso na perspectiva "first-person". Acho extraordinário poder rever um passeio exactamente da forma como o fiz e/ou vi. Por melhor que esteja a reportagem da BTT-TV, só vez aquilo que os outros podem ver (o que também é interessante!) mas nunca mostra aquilo que o participante vê, daí o meu pedido.

Já agora, aproveito para dizer que não pretendo fazer divulgação sendo apenas para meu prazer pessoal como participante.
Podem responder por PM, se desejarem.

Agradeço.
 

Bomber team

New Member
Não fosse a paisagem ser apelativa ia mm dizer k n voltava lá!
Tudo começou bem e a partida embora um pouco atrasada decorreu sem problemas...
Mas ao km 15 encontrei o meu colega Flávio k se estava a sentir mal...
Visto estar cada vez pior decidimos k seria melhor chamar a ambulancia e seguir para o hospital das Caldas da Rainha.
Deixamos assim as nossas bikes á guarda de uma moça dos escuteiros k se encontrava no local, e k nos disse k alguém da organisação as deveria ir buscar.
Não posso deixar de dizer k fiquei surpreendida pelo facto do seguro supostamente existente não cubrir este tipo de incidentes...
Uma vez k ele não caiu o segura não cobre as despesas, portato nunca se sintam mal durante as provas...
Depois de uma manhã passada no hospital e depois do Flávio ter tido alta voltamos ao local da partida para irmos buscar as nossas bikes, k supostamente teriam sido recolhidas pela organisação.
Acontece k ninguém sabia onde elas estavam e entretanda a moça dos escuteiros k as tinha ficado a guardar já tinha sido recolhida do local!!!
Concluimos então k as nossas bikes se encontravam sozinhas no meio do mato desde as 10 h da manhã até ás 3 horas da tarde...
Depois de muito precionar-mos os elementos da organisação lá ouve alguém k as conseguiu localisar e trazer de volta...
Caros colegas não estamos a falar de bicicletas k valem 50 euros, estamos a falar de uma Scott Contessa e uma GT Avalanche, k têm muito valor investido nelas!!!
Achei uma enorme falta de organisação ninguém ter previsto k este tipo de incidente pode-se acontecer!
Depois do pesadelo acabado, vamos tomar banho, k infelizmente foi de água fria, o k não melhorou em nada a nossa opinião sobre a organisação!
E depois vem o final da história, k é o almoço, depois de uma boa dose de nervos e horas á espera das nossas bikes, acrescentamos mais uma hora na fila de almoço.
Mais grave é k quando chega a nossa vez de ir almoçar a massa tinha acabado e tivemos mais um quarto de hora á espera na fila k a comida chega-se...
Um dia para esquecer sem duvida...
Chama-mos a atenção desta organisação para se esforçar bastante mais da proxima vez, pois caso contrário é possivel k o num de participantes se redusa para metade no proximo ano!
 
Top