4ª resistÊncia nocturna urbana de abrantes- 20-06-2015

LIMITADO A 200 PARTICIPANTES
INDIVIDUAL ou em DUPLAS
PERCURSO: 5,5 KM APROXIMADAMENTE
100 D+por volta
12,5 PEDALADAS
NIB 0045 5390 40270729109 57 CCA
Inscrições só validadas com envio de comprovativo para acbttfojo@gmail.com


Passagem no interior do Castelo de Abrantes e percurso maioritariamente urbano.
CRONOMETRAGEM: Por chip pela empresa SPORTCHIP
Com direito a participação no evento com abastecimentos liquidos e sólidos
Brindes
Seguro de acidentes pessoais
Banhos com todas as condições no Estádio Municipal de Abrantes
PRÉMIOS PARA OS 3 PRIMEIROS GERAL MASCULINOS E FEMININOS e DUPLAS (não interessando o género)
e nos seguintes ESCALÕES:
SUB-23/ELITES
MASTERS 30
MASTERS 40
MASTERS 50
No final direito a caldo verde e pão com chouriço

INSCRIÇÕES E TODAS AS INFORMAÇÕES EM http://acbttfojo.blogspot.pt duvidas acbttfojo@gmail.com
 
Boas amigo FFFaria, se benvindo, não fazia sentido termos a resistencia no mesmo dia de Coruche, assim podem participar em 2 formatos diferentes em fins de semana diferentes de 2 grandes Resistências no Ribatejo.
Adiantamos que o percurso vai ter cerca de 5,4km com 100 D+ por volta, boas pedaladas
 
Video Promocional do Evento

[video=youtube;Xh36DpOR7ag]https://www.youtube.com/watch?v=Xh36DpOR7ag&feature=youtu.be[/video]
 
Last edited:

Skyforger

New Member
Participei na primeira edição e fiquei com vontade de voltar. Confirmem-me só uma coisa, o percurso inclui escadarias?
 
Boas "Skyforger" o percurso como tem sido habito não inclui escadarias e este ano não é exceção, espero que regresses novamente este ano e que te divirtas. "Froids" vai ser mesmo dia de festa! :D e com esse espirito ainda vai animar mais as ruas de Abrantes, boas pedaladas
inscrições e informações http://acbttfojo.blogspot.pt
 

RTC

Super Moderador
Sinceramente, não sei se participei na 1ª ou 2ª edição mas sei que foi um evento que me marcou. Tanto pelo percurso, pelo ambiente e pela qualidade organizativa. Foi espectacular. Recomendo!

Um grande abraço ao pessoal do BTT Fojo.
 

Skyforger

New Member
Boas "Skyforger" o percurso como tem sido habito não inclui escadarias e este ano não é exceção, espero que regresses novamente este ano e que te divirtas. "Froids" vai ser mesmo dia de festa! :D e com esse espirito ainda vai animar mais as ruas de Abrantes, boas pedaladas
inscrições e informações http://acbttfojo.blogspot.pt


Ok, obrigado pelo esclarecimento! Só perguntei porque eu, escadas e bicicletas é uma conjugação que não resulta muito bem :) Uma das coisas que me fez gostar bastante da minha participação na primeira edição foi precisamente o facto de terem conseguido idealizar um percurso divertido e desafiante sem, no entanto, ser desnecessariamente perigoso. Lá estarei!
 
Boas "RTC" é sempre uma motivação para a organização quando o nosso esforço é reconhecido e tudo corre bem, aguardamos então pelo teu regresso a cidade de Abrantes.
"Skyforger" a nossa ideia deste o inicio é apresentar um percurso sempre ciclavel a todos os bttistas com muita ou pouca tecnica e que no final todos se divirtam e ninguém se magoe , boas pedaladas :wlcm:
 
Praça do Jardim da Republica, onde vai ficar a zona de Abastecimentos de equipas ou individuais (devem contatar a organização para cedermos o espaço) este ano com algumas novidades na passagem por este local.

 
A sempre inesquecível e bela passagem dentro do Castelo de Abrantes
O Castelo de Abrantes, também referido como Fortaleza de Abrantes, Alguns autores acreditam que o seu sítio tenha sido ocupado desde a pré-história por um castro, conquistado, no âmbito da Invasão romana da Península Ibérica, no ano de 130 a.C., pelo cônsul Decimus Junius Brutus e ocupado posteriormente por Visigodos e Muçulmanos, argumentando que o sítio se constituía em uma encruzilhada de vias terrestres,justificando a sua ocupação e guarnição militar. Outros autores, ao contrário, compreendem que o médio curso do rio Tejo não possuiu, a rigor, qualquer organização ligada aos principais poderes peninsulares até ao século XII.À época da Reconquista cristã da península Ibérica, em 1118 ou 1148, a povoação foi conquistada aos mouros pelas forças de D. Afonso Henriques (1112-1185), que lhe determinou a reconstrução das defesas. As necessidades de defesa da chamada Linha do Tejo, valorizaram-lhe o sítio, num período em que a Ordem dos Templários dotava o médio curso do rio de uma impressionante linha defensiva, na qual se inscreveu. Resistiu, desse modo, ao assédio das forças do Califado Almóada sob o comando de Abem Jacob, as quais tiveram que se retirar sofrendo pesadas baixas. Em recompensa por esse feito heróico, recebeu do soberano a sua Carta de Foral (1179). Sob o reinado de D. Sancho I (1185-1211), um novo cerco Almóada sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, repetiu-se em 1191, época em que foram perdidas todas as conquistas cristãs nos territórios ao sul do rio Tejo, à excepção da cidade de Évora.
Posteriormente, D. Afonso III (1248-1279) conferiu-lhe importantes melhoramentos na defesa, iniciados em 1250 e concluídos entre 1300 e 1303, já no reinado de D. Dinis (1279-1325), com destaque para a torre de Menagem e a ampliação das muralhas. Este monarca doou a vila a sua esposa, D. Isabel de Aragão, passando, a partir de então, a integrar o património das rainhas de Portugal.
À época da crise de 1383-1385 alinhou-se ao lado das forças do Mestre de Avis, rezando a tradição que foi neste castelo que se tomou a decisão de dar combate às tropas de Castela em Aljubarrota.
Sob o reinado de D. Manuel (1495-1521), a povoação recebeu o Foral Novo (1510).
Na segunda metade do século XVI, o Castelo de Abrantes entrou em decadência, particularmente durante a Dinastia Filipina.

 
Vai haver uma lembrança para quem tiver a iluminação mais original, será entregue na cerimonia de podium no final do evento, onde será chamado e que tera de ir acompanhado da sua bike para receber a sua lembrança ;)
 
Top