2º BTT "Ganhões" - Estremoz- 04 Dezembro 2011

chamusco

New Member
Boas, no ano passado estive presente e este ano quero repetir, apenas uma chamada de atenção à organização que já a fiz no ano passado, com o tempo de chuva aquela velocidade nos 1.ºs kms dentro da cidade foi um pouco louca, e que poderia ter provocado algum problema grave, ainda bem que nada aconteceu, mas acho que é uma situação a rever pra este ano, é só dizer a quem vai no carro a frente para circular com alguma calma, depois de entrarmos nos trilhos aí sim cada um pedala como quer e temos tantos kms pela frente pra acelerar, não vale a pena colocar risco naqueles 2 ou 3 kms iniciais.
Apenas um alerta vale o que vale.
Um abraço
chamusco
 

zicx

New Member
boas,
tens toda a razão, Para esta edição isso já foi discutido pela organização. Posso adiantar que a partida será lançada mesmo só quando entrarem em estradão..

As inscrições abrem, quarta-feira (05-10-2011)...
 

merino

Member
Boas tardes amigos..

Visto que o tempo seco se mantém e não dá uma cor (verde) mais viçosa aos nossos trilhos, aqui vão algumas fotos do percurso...

IMG_2730.JPG


IMG_2740.JPG


IMG_2751.JPG


IMG_2766.JPG


IMG_2774.JPG


IMG_2799.JPG


IMG_2803.JPG


IMG_2818.JPG


IMG_2830.JPG


IMG_2835.JPG


IMG_2837.JPG


IMG_2851.JPG


IMG_2860.JPG


IMG_2866.JPG


IMG_2880.JPG


IMG_2888.JPG


Cmps e vão pedalando...:D
 
Boa tarde.
Essas fotos uiui :confused:
Até lá isso ainda fica verde e enlameado :D
Essa subida a essa pseudo torre de vigia....ai mãe!!!! Aguenta e não chora!!!
Cumprimentos
 

merino

Member
Boas noites amigos...

Como o amigo Enrolacorrente diz e muito bem.., "aguenta e não chora"...lol, BTT puro e duro é nos Ganhões...;)

Já agora vou deixar aqui uma informação ("testamento"), como fiz o ano passado, para quem não tinha visto, pois faz parte da historia do nosso povo, principalmente do povo alentejano e o porquê de chamar-mos este evento de BTT Ganhões e a escolha da data.....


Há muito que foi sobejamente demonstrado que o Alentejo é uma região com uma identidade cultural própria. Assim o atesta a sua paisagem singular, o carácter do seu povo, o trajo popular, a arte popular, o cancioneiro popular, o cante, a casa tradicional e é claro a gastronomia, que anualmente está em grande destaque em Estremoz, na Cozinha dos Ganhões, que em Dezembro de 2011 vai ter a sua XIX edição.
Na Cozinha dos Ganhões é possível partilhar com os outros, o prazer da gastronomia alentejana.





:arrow: Mas afinal o que é um ganhão???

Ganhões eram os moços da lavoura e de outros serviços, como cavas, acarretos, eiras, etc. A colectividade que os agrupava denominava-se por ganharia ou malta. Muitas vezes existiam rapazes de 14 a 16 anos, que só se consideravam ganhões depois de lavrarem toda uma época de uma sementeira outonal.
Entre os ganhões de uma casa havia duas categorias: os de “pensão” (anuais, que se acomodavam por muito tempo e que, por vezes, eram encarregados interinos) e os “rasos” (eram temporários, de poucos dias). O ganhão raso era simplesmente máquina de trabalho, ganhava pouco e era constantemente fiscalizado.

A “casinha dos Ganhões” era o dormitório, a casa de descanso dos ganhões ou dos moços da lavoura, que constituíam a ganharia. Como se pode supor, tem semelhanças com as casernas dos soldados. Na maioria dos casos era uma casa ampla que acomodava vinte a trinta homens. Todas elas tinham sempre uma lareira espaçosa, num dos cantos ou no centro, que era por eles designada de chaminé. As paredes eram caiadas de branco, mas na sua maior parte estavam enegrecidas do fumo da lareira. Era aí que se juntava a criadagem nos serões, sentados nos burros (bancos rústicos de pernadas de azinheira) aquecendo-se e enxugando-se das chuvadas que sofriam durante o dia. As tarimbas erguiam-se em redor das paredes, formadas por leitos de carros velhos, portas inutilizadas, tábuas, etc., revestidas com rama de piorno, giesta e palha. A copa (vestuário), safões, chapéus, esteiras e calçado amontoavam-se, sem que mão bondosa se lembrasse de os arrumar. Mas para os ganhões estava tudo bem. O arranjo, a compostura e a limpeza eram para as mulheres e para as suas casitas de vila ou aldeia.


ganhoes2.jpg

(foto de um ganhão)​

A copa (vestuário), safões, chapéus, esteiras e calçado amontoavam-se, sem que mão bondosa se lembrasse de os arrumar. Mas para os ganhões estava tudo bem. O arranjo, a compostura e a limpeza eram para as mulheres e para as suas casitas de vila ou aldeia.

As noites eram divertidas. A maioria eram rapazes novos, cheios de vida e sem grandes preocupações. Faziam simulações de touradas, jogos de brincadeiras para logro dos novatos e dos mais velhos que, já cansados, rejuvenesciam e recordavam as partidas que eles mesmos já haviam feito e das quais tinham saudades. Noutras noites os papéis invertiam-se, eram os mais velhos que distraíam os mais novos, tomando ares de superioridade paternal. Propunham adivinhas, recitavam décimas, narravam contos e episódios de guerra ao ponto dos moços exclamarem:”Caramba rapazes! Sempre o tio fulano sabe muito!... É poço sem fundo! Não sei como lhe cabe na cabeça tanta coisa!!! Se fosse homem de letras era doutor!...''


Como era então a sua cozinha???

A Cozinha dos Ganhões era pobre de meios e alimentação. Os Ganhões eram trabalhadores agrícolas que tudo faziam, alimentando-se do que lhes era dado pelos ricos Lavradores das Herdades.
A comida fornecida aos Ganhões era frugal, e sempre pouca em quantidade, excepto no pão, que era servido com abundância.
O almoço era às 7 da manhã, o jantar ao meio dia e a ceia ao sol posto. Entre as grandes refeições merendava-se pão com azeitonas, ou outro “conduto” como queijo.

Ao almoço dava-se sopa de cebola ou alho, com conduto de azeitona e meio queijo. À ceia comiam açorda (pão aos bocadinhos, água quente, alho batido, muito pouco de azeite e raramente coentros ou poejos) com azeitonas no Inverno e gaspacho (água fria, bocadinhos de pão, muito pouco azeite e alho esmagado) no Verão.

Tudo podia variar entre Herdades, e áreas regionais, pois outras havia que davam refeições como grãos de azeite ou carne (toucinho ou enchidos velhos), cozinhados com hortaliças e batatas (refeição que podia ser dada ao jantar). As gorduras que compunham as refeições eram de origem vegetal e animal, eram dadas em dias certos da semana, sendo as de carne as mais apreciadas pelos ganhões, se bem que era sempre muito pouca.

Contam antigos Ganhões que dentro da sua Cozinha (Casa dos Ganhões), na hora das refeições, quando o Abegão (que era quem mandava nos Ganhões e distribuía tarefas) chamava para almoço, tinha de se tirar o chapéu logo à entrada. Depois de todos sentados, com o Abegão à cabeceira da mesa invulgarmente comprida, mas modestamente construída por grossas tábuas, só podiam principiar a refeição após o chefe dizer - “Com Jesus”. Depois só se levantavam quando o Abegão dissesse - “Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo” (aliás o mesmo se passava no principiar e finalizar do dia de trabalho).

Em certas Herdades comiam todos do Barranhão, que era um grande recipiente onde era preparada a comida, e pelo qual todos tinham de comer à vez, com as suas colheres. O Abegão distribuía toucinho, morcela ou farinheira em partes mais ou menos iguais entre os Ganhões.


Como surgiu a ideia da Cozinha dos Ganhões em Estremoz também muito conhecida pelas "TASQUINHAS"??..

"Em Abril de 1985, num convívio de vinhos e petiscos, sentámo-nos à mesma mesa o João Albardeiro, o Jacinto Varela, o Armando Alves, o João Paulo e o Aníbal Alves . Petiscos saborosos e vinho de qualidade, e a ideia nasceu: e se fizeram uma casa de petiscos para a feira de Maio! (...) Cada tasca, cada restaurante, cada cozinheiro, em dias diferentes, apresentaram as suas especialidades. Tratou-se ainda, com grande participação, da promoção e divulgação de vinhos alentejanos."


COZINHA+DOS+GANH%C3%95ES+-+Irm%C3%A3s+Flores+(Foto+de+Jos%C3%A9+Cartaxo)+01.jpg

(COZINHA DOS GANHÕES - Boneco de Estremoz das Irmãs Flores. Fotografia de José Cartaxo)​

Bibliografia

Blog "Eu tu e o gadanha... Estremoz aqui"- retirado de: Aníbal Falcato Alves – Os comeres dos Ganhões. Memória de outros sabores,
Porto, Campo das letras, 1994, página 7.
Site da Wikia-Museu Municipal de Estremoz
Blog:viagens por ca e por la -Fonte de:A.J. SARDINHA DE OLIVEIRA -Verbo Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura
Blog: do tempo da outra senhora- Hernâni Matos

Cmps e boas pedaladas...
 

merino

Member
Boas noites pessoal..

O percurso está 100% definido:yeah:, mas poderá haver ainda alguns ajuste conforme as condições climatéricas...

Aqui vos deixo novamente os gráficos das altimetrias em maior plano:mad:

Aproveito para informar que o QUILOMETRO 0 somente começara a contar após uma volta de aquecimento pela nossa cidade, local esse o ZERO dos gráficos abaixo..


Altimetria do percurso dos 30km





Altimetria do percurso dos 50km


Brevemente deixarei aqui mais umas fotos dos trilhos..

Cmps e boas pedaladas;)
 

Fojo-Zybex BTT

New Member
o FÔJO-ZYBEX BTT TEAM vai estar presente pela 1ª vez naquilo que promete ser um belo dia de BTT, vamos ver quantos zyberianos vamos levar ate a linda cidade de Estremoz,:D até breve essa serra parace ser um belo desafio;)
um abraço aos amigos do SOBE E DESCE TEAM
 

sobe desce team

New Member
Boas noites amigos...


Não stressem pessoal do Rider TT;), o percurso está á maneira, um inicio muito rápido, subidas longas, descida igualmente longas, partes mais técnicas com muita diversidades de paisagens como o vossa resistência.., um pouco de tudo, só que será numa volta com cerca de 50km..:mrgreen:

Pessoal do Fôjo, serão igualmente bem recebidos como nos recebem há 3 semanas no Rossio ao Sul do Tejo, será um prazer em vos ter cá;), bem como todos o participantes e acompanhantes presentes neste evento.
De manha perderão as calorias na Serra d' Ossa..., rapidamente as podem repor no recinto da Cozinha dos Ganhões, mesmo ao lado da partida/chegada, ou no almoço do BTT Ganhões, que há semelhança do ano passado será um prato típico da região..

Cmps e vão treinado
 

merino

Member
Boas noites pessoal..

Aqui vão mais umas fotos dos primeiros 30km do percurso de 50km e algumas comuns aos 30km do BTT Ganhões 2011

IMG_2733.JPG


IMG_2737.JPG


IMG_2746.JPG


IMG_2753.JPG


IMG_2777.JPG


IMG_2780.JPG


IMG_2782.JPG


IMG_2802.JPG


IMG_2814.JPG


IMG_2817.JPG


IMG_2847.JPG


IMG_2854.JPG


BTTGanhoes2011


IMG_2864.JPG


IMG_2869.JPG


IMG_2871.JPG


IMG_2874.JPG


IMG_2888.JPG


Cmps e boas pedaladas
 

merino

Member
Boas pessoal..

Já que está tudo muito calado por estes lados.., aqui vos deixo mais algumas fotos, estas dos primeiros e muito rápidos 9km..

IMG_2748.JPG


IMG_2759.JPG


IMG_2763.JPG


IMG_2764.JPG


IMG_2778.JPG


IMG_2783.JPG


IMG_2792.JPG


IMG_2787.JPG


IMG_2798.JPG


IMG_2805.JPG


Este é um dos pontos do percurso onde se tem uma grande prospectiva da serra e arredores, com o Castelo de Evoramonte sempre há vista (castelo este o da passagem da EstremozBike em Abril)

IMG_2801.JPG


IMG_2802.JPG


Daqui podem ver os dois pontos mais altos da Serra d'Ossa em paralelo, o Castelo com cerca de 620m de altitude (passagens no 1º BTT Ganhões) e o S. Gens com cerca de 640m...

IMG_2804.JPG


IMG_2806.JPG


IMG_2817.JPG


Cmps e boas pedaladas..
 

Martinuno

New Member
Boa noite,

Sobe e Desce Team...preparem essa serra D'Ossa e essas espectaculares paisagens para a equipa do FVF BIKE TEAM que vamos marcar presença mais uma vez na vossa maravilhosa prova.
Esperamos que desta vez a chuva não assuste de novo, porque adoramos a 1ª edição. :clap:

Cumprimentos.
 
Top