14ª Edição Raid BTT Alvalade - Porto Côvo – Alvalade / 20 Maio 2012

pedal

New Member
Boas.

Após ter saído de casa de BIKE às 07h.35 , percorri 34km por debaixo de umas belas nuvens, cheguei molhadito a AVALADE DO SADO uma Hora depois.
iniciou-se então este evento que sem margem para dúvidas segue a passos largos para ser o MELHOR RAID Nacional.
Após mais umas aguadas pelo caminho lá cheguei ao PORTO CÔVO com 103km realizados e um toral de 4h.17minutos e com muita lama para retirar do corpito bem como da bike.

Parabéns, para o ano que vem se tudo correr bem, faço o mesmo percurso e com mais o regresso chega-se aos ditos 150km, enfim venha dai 2013.

PARABÉNs para a ORGANIZAÇÃO dos Alvaladenses.

pedal.
 

RGomezz

New Member
concordo em absoluto! havia mt "artista" em busca das medalhas...as xs penso se esses "bbtistas" sabem que ha mais gente ali a pedalar!! as ultrapassagens feitas recorrendo ao "chega pra la", podendo provocar uma queda em grupo, so demonstra o egoismo desses seres...como dizia um slogan de ha uns anos atras "Portugal n é só teu!"...e esta malta pura e simplesmente n respeita nada nem ng!!

de resto, foi mel! :)
 

JDRRC

New Member
Foi a primeira vez que participei e fiz o Alvalade – Porto Covo – Alvalade 125km certos pelo meu GPS e curti á brava com os meus 2 parceiros de equipa. A chuva , o vento , o granizo e a lama isso faz parte da aventura que deve ser o BTT . Fui estrear a minha 29rs e adorei foi uma percurso á maneira para a estreia. Penso que a organização esteve bem em quase tudo , poderia melhorar as marcações e o almoço que foi fraquinho , o resto foi 5* , pequeno Almoço , o dorsal muito bonito , a simpatia das pessoas e lembranças para todos os gostos.
Quanto a polémica do momento da direita e esquerda penso que todos devem ter bom senso e como á alguns que querem andar apesar de ser empenados como eu outros vão aos pares na conversa e têm esse direito , mas devem facilitar deixar passar quem quer ir mais rápido , assim como quem vai passar o deve fazer na máxima segurança. Depois á sempre os “ distraídos “ que param para a foto e deixam a bike no meio do caminho e ainda ficam cheios de razão.
Resumindo fiz 5h41m nos 125 km adorei a estreia da minha 29rs e foi um fim de semana divertido .
Sérgio Costa ( Airbike – Leiria )
 

BlueSkies

New Member
Boas,
Foi a minha primeira vez neste Raid e posso dizer que gostei imenso do percurso, paisagens 5* e aquele single antes de chegar a Porto Covo, muito bom!

Só dispensava mesmo era o vento, de resto podia ficar, inclusivé as 2 chuvadas torrenciais que apanhei! Apesar da transmissão não ter gostado nada da lama da primeira parte do percurso, cheguei a Porto Covo às 13:15 e depois... depois foi descansar comer, beber e às 15:30 fomos fazer o resto do percurso!

Tudo 5*, excepto uma coisa, na minha opinião devia de haver pessoal da organização na chegada, até ao último participante chegar, pois quando cheguei a Alvalade, a chegada estava deserta de pessoal da organização.

Obrigado pelo belo dia de BTT!
 

jjmfonseca

New Member
Esta minha 5.ª participação consecutiva no Raid Alvalade- Porto Côvo ficará na memória pelo caricato da situação. Partimos de Porto Côvo, onde pernoitamos, em direcção a Alvalade com muita pouca vontade de participar no evento, pois durante a noite tinha travejado e chovido bastante. O ceu ameaçava chover e bastante, mas mesmo assim com as bikes em cima do carro e meio equipados partimos em direcção a Alvalade pelas 07H40. O caminho foi feito praticamente sempre debaixo de chuva. Quando chegamos a Alvalade e reencontramos os restantes elementos da equipa, nós 3 decidimos não participar. Vimos a partida com alguma inveja e eis que o S. Pedro decide afastar as nuvens e deixar o Sol espreitar e dar um ar da sua graça. A inveja e o arrependimento cresceram e quando ja se deslocávamos novamente de carro para Porto Côvo decidimos voltar atrás. Meio à pressa paramos o carro, retiramos as bikes de cima do carro e acabamos de nos equipar e lá partimos perguntando a um senhor para onde tinham ido os participantes pois a percurso partiu para um local diferente dos anos anteriores e assim partimos a todo o gás. Passados poucos quilómetros sentimos que o S. Pedro nos tinha enganado, pois a chuva regressou. Quando acabou o Alcatrão e entramos na terra batida o elemento da organização ja se tinha ido embora, pois passou por nos de carro e avisou-nos que deviremos virar à esquerda passado um kms sensivelmente. Quando entramos na terra batida passamos pelos 6 últimos participantes que estavam a braços com um furo. Passados alguns kms, muita lama e chuva, chegamos à cauda do longo pelotão de batetistas apesar das grandes dificuldades impostas pelo terreno onde ja tinha passado mais de 2000 atletas e daí até Porto Côvo foi sempre a ultrapassar... Ninguem passou por nós até Porto Côvo, no entanto e devo dizer qunato às questões das ultrapassagens só o fizemos quando vimos não haver perigo, nem pra nós nem para outros. Pedi muita vez para dar um jeitinho ao meio, à direita ou à esquerda e consegui passar sempre sem perigo. Acho que dão se devem sentir chateados só porque são ultrapassados, mas se os fazer desequilibrar ou mesmo cair, aí sim devem sentir-se revoltados o que não foi o nosso caso pois fomos algumas vezes devagar até haver possibilidade de ultrapassar.
Chegamos cheios de lama como todos, pelo caminho sujamos-nos, a chuva limpou e tornamo-nos a sujar para chegar no estado que se conhece... Partimos de Alvalade às 09H35 e passados 3 horas e 12 chegamos à meta satisfeitos e com sentimento de dever cumprido. Adorei esta edição, foi pena a chuva mas teve um outro sabor... Mais uma vez a organização está à altura deste grande evento nacional. Muitos parabéns. Obrigado pela companhia João Paulo e Fred.
 

EXU

New Member
Pessoal, tal como para muitos outros, foi a minha estreia neste percurso, por isso não o posso comparar com edições anteriores, de qualquer forma, da minha parte não tenho nada de realmente negativo a apontar.
Organização Impecável pessoal super prestável e sempre de boa cara, Percurso espectacular, especialmente aquele trilho que já vi aqui apelidarem de “Amazónia”, foi pena a chuva e o granizo em algumas partes do percurso e a lama que originou, mas ao fim e ao cabo nem foi assim tão ruim.
Já em relação a polémica “do dia” as ditas ultrapassagens, eu pessoalmente não tive problemas de maior, ultrapassei muitos, fui ultrapassado por outros e tudo na boa. Tal como disse o nosso 1º. “Deixem de ser Piegas” quem anda mais devagar encosta-se e facilita os “Contadores” o resto são balelas. ;)
 

blizard13

New Member
Bem foi a primeira vez que fui! Ao chegar a Alvalade por volta das 8h00 penser que ia estar muito tempo para levantar o dorsal e fiquei logo supreendido pois levei ai 5m ate o ter, tava 5*! O percurso tava 5* estrelas pois a organização nao teve culpa da chuva e da lama que esta formou! Abastecimentos tavam porreiros! a chegada a porto covo por volta das 13h00 tomei um banhinho de agua quente so tinha 3 pessoas a frente! Parabens a organização e continuação de um bom trabalho para o ano que vem!
 

JCR

New Member
Foi a minha 3ª participação e adorei.
Bons trilhos (largos no início e mais técnicos no final), Abastecimentos bons e com simpatia, passei e fui passado com civísmo, chegada a Porto Côvo com um ambiente fantástico.
Só senti a falta do vosso desenho nas costas da t-shirt...
Parabéns a todos.
 

H.Vicente

Member
Boa noite,

Foi a minha primeira vez no Raid Alvalade - Porto Covo, logo num dia de chuva..:) mas adorei!!! Foi exactamente como imaginava.. a organização está de PARABÉNS..

Fui de véspera para o Alentejo e levantei o meu dorsal na sede do clube pelas 17h, não havia confusão nenhuma, os elementos da organização tinham tudo preparado para receber os participantes, com som para animar a malta e tudo:)..

No outro dia de amanhã foi acordar e ir para Alvalade onde a partida foi dada a horas..era uma multidão em cima das bicicletas..que paisagem bonita..os primeiros Km em alcatrão para esticar a malta achei muito bem..

O caminho passava por algumas localidades, e aí nessas zonas os populares aplaudiam os participantes que imagem bonita e inesquecível..já sabia que as gentes Alentejanas nomeadamente as do concelho de Santiago do Cacém sabiam receber, pois não fosse a minha mulher dessa zona :) mas com tanta alegria e entusiasmo até ajudava a pedalar.. Na zona do Cercal onde as nossas bikes iam cheias de lama, um habitante local colocou uma mangueira a disposição para o pessoal lavar a bike, por acaso não parei mas houve participantes e não foram poucos q pararam..Disse para mim mesmo e para outro colega "ainda existem pessoas boas neste mundo"...e mais uns pontos a favor na minha consideração por aqueles habitantes..obrigado por saberem receber..

Os abastecimentos ...fenomenais ..pareciam banquetes...:fpalm:

As zonas mecânicas com o precioso óleo que bem ajudou a chegar ao fim..

A "amazonia" que zona brutal...que grande single track..

Lá cheguei a Porto Covo por volta do 12h40..

Para o Ano espero estar novamente presente..:D

P.S: Em relação às ultrapassagens deve haver respeito de todos..os que andam menos pelos que andam mais e vice-versa..

Muito Obrigado a toda a ORGANIZAÇÃO..assim como a TODA A POPULAÇÃO vós SOIS GRANDES!!!

H.Vicente

BTT Trilhos da Pêra Rocha - Bombeiros Voluntários de Bombarral
 

nelsonsilva

New Member
Boas
Pela 3ª vez participei no alvalade Porto Covo, e so posso dizer que mais uma vez foi "espectacular" excelente ambiente, percurso, paisagens ,etc..., mais uma vez o btt alvaladense esta de parabens, comandar 2200 pessoas nao é nada facil mas esteve á altura.
Ate 2013
 

mindo

New Member
Boas, mais uma edição em que participo, mas desta vez com alguma chuva.

Posso dizer, tal como a organização nos tem vindo a habituar, ORGANIZAÇÃO ESPETACULAR, sem atrasos e prontos a ajudar.

Que ricos abastecimentos, continuem assim. :yeah:

Os trilhos, mesmo com a lama toda que ia para a transmissão e a ouvir estalar, fez-se bem, felizmente sem problemas técnicos.

Quando abrem as inscrições para 2013 ? Lá estarei... :yeah:

PARABÉNS ORGANIZAÇÃO. :yeah:
 

handplayer

New Member
Boas

Foi a minha 1ª participação neste RAID e gostei do percurso que fiz (Alvalade - Porto Covo), devido à paisagem e variedade de zonas rolantes, as subidas, a amazónia... O único problema foi o mau tempo e a lama que causou, mas nisso a organização não tem qualquer culpa!

Como critica construtiva e porque também faço parte da organização de uma prova e sei o trabalho que dá (dizer mal é fácil, mas fazer...):
- atenção aos populares que estavam na zona da barragem e que se "alambazaram" com as sandes de carne assada, pois até houve quem tivesse levado umas quantas em saco de plástico para comer mais tarde, fora aqueles que as comeram logo ali... eu quando cheguei a esse abastecimento já as sandes tinham ido à vida, facto que me desagradou bastante pois soube logo na hora quem as tinha ajudado a comer, prejudicando quem pagou, participou na prova e não as provou. A organização não pode sequer admitir uma situação destas...
- os banhos de água fria em Porto Covo (no pavilhão), não é fácil com tanta gente, mas depois da chuva, granizo, lama, vento e frio, tinha sabido mesmo bem um banho de água quentinha;
- ia para referir 2 ou 3 pontos de falta de marcação, mas após ter lido os outros comentários a referir que possam ter sido retiradas por algum espertinho, noutro caso culpa do vento, então dou beneficio da dúvida, porque de resto estava tudo muito bem sinalizado

Ainda no tema das ultrapassagens, fui passado e passei muita gente e verifiquei que há falta de civismo por parte de quem anda rápido que nem sempre avisa por onde vai passar, mas vi muito mais falta por parte de quem ia mais descontraidamente. Têm todo o direito de ir no ritmo que querem, mas não devem, como já foi dito, ir aos pares em zonas estreitas e muito menos nas subidas, não devem de desmontar para o meio do trilho, mas sim sempre para o lado de fora (foi uma coisa que nunca percebi porque o fazem) e quando alguém lhes diz esquerda, meio ou direita, significa que é por onde vai passar e não para se chegarem para esse lado. Acredito que haja muita gente que não o faz por maldade, mas apenas por não estar familiarizado com estas andanças, daí que as organizações das provas pudessem começar a fazer o alerta para estas no briefing antes da partida. Mas também há quem facilite as ultrapassagens e a esses eu digo sempre um "obrigado" na hora!

Mas o maior falta de civismo vai para uma coisa que me custa muito ver, que é a malta continuar a deixar rasto de lixo nos trilhos... Não custa nada guardar o papel da barra e a embalagem vazia do gel no bolso da jersey... A malta tanto abusa que vai chegar o dia em que nenhum proprietário vai deixar passar as provas nos seus terrenos... Enfim!!!
 
Last edited:

Markulino

Member
Boas Malta!

4º Ano, e talvez a mais fenomenal que fiz até agora! A mudança do traçado foi um espectaculo, eliminando a zona de areal que se apanhava logo de inicio.
A subida do Cercal, muito mais acessível, para quem está menos rodado, em vez do empeno habitual, as 3 rampas seguidas davam para controlar melhor o andamento.
Amazónia a cerca de 25km/h, ESPETÁCULO. É bom ficar para o fim!!!!!;)

Mais um ano de trabalho fenomenal para esta malta. PARABENS!!!!

1 abraço.
 

amaru

New Member
Minha primeira participação neste passeio e adorei, circuito bastante bem sinalizado, percurso fácil mas interessante, bons trilhos que permitiam embalarmos bem a burra.

No final do Raid banhos quentes sem ter de esperar pelo tão merecido banho, facilidade em poder limpar a bicla e gostei do brinde ser uma garrafinha de vinho xD

Quanto ao caso das ultrapassagens, fiz o passeio em 2h:45 minutos, apesar de já não competir e ter me deixado disso, gosto de ir a estes eventos e meter a minha marcheta. Mas para evitar esse tipo de ultrapassagens tentei de inicio meter-me na frente, mas eram tantos e ainda por cima houve muita gente que nem deu a volta ao pequeno circuito há partida, o que fez ficar quase para ultimo.
Fui o Raid todo a ultrapassar pessoas até alcançar os 15 primeiros, mas sempre com educação e avisando que iria passar ou há esquerda ou há direita e agradecendo quem cedesse passagem, porque primeiro de tudo tem de haver respeito.
E esse respeito tem de ser de ambos os lados, tanto os que vão para ali para passear como aqueles que vão para ali querer treinar um bocado!

Abraço
 

Rafhadar

New Member
Caro amigo BlueSkies penso que a sua opinião "critica" não é justa, então voce fica duas horas e um quarto em porto covo a almoçar e a descansar só depois vai para Alvalade e ainda quer pessoas à sua espera..ainda bem que não se lembrou de acampar uma semana em Porto Covo e depois fazer o regresso.

Eu compreendo que tirem este dia para desfrutar ao maximo o BTT e a beleza deste raide, com paragens para comer, descansar, tirar fotos, mas pedir que a organização espere até a ultima é um pouco injusto.
 

Rafhadar

New Member
Quanto ao Raid, foi a minha 12ª participação e a unica queixa que tenho a fazer é que não deu para ir para a praia depois de chegar...... a todos os Alvaladenses um abraço e em especial ao Raposo com rápidas melhoras.
 

nuno_85

New Member
Fui a minha 2a participação num evento deste género e posso dizer que gostei bastante.
1º lugar os meus parabéns à organização, imagino a dificuldade que é gerir 2000 pessoas + colaboradores + a extensão da prova...
2º achei muita piada à simpatia e apoio ao pessoal das pessoas nas aldeias e em alguns locais do percurso. Quase me senti um atleta a sério, muito obrigado pelo apoio!!
 

zenith

New Member
Organização ao nível do custume. Primeira parte, devido ao temporal, foi péssima; muita lama, chuva e vento contra. Segunda parte muito boa, rolante e com ajuda do vento. Apenas um ponto negativo, já referido em anos anteriores, mas volto a frisar: Ok, é um passeio, sem carácter competitivo mas isso não invalida que se respeitem as regras tais como passar pelo arco da partida ao início. Nunca vou para a partida muito cedo, mas desta vez fui. A ideia era evitar os grandes engarrafamentos iniciais e usufruir de trilhos o menos enlameados possível. Fico no arco de meta e após a partida fico com mais de 500 companheiros na frente. Ora bolas...assim não.
 
Top