13.º BTT de ALMEIDA 11-05-2014, Balanço:

13.º BTT de ALMEIDA, Balanço:

- Secretariado – Decorreu sem incidentes, aderência ao secretariado sem qualquer demora, foi notada rapidez e fluxo mesmo quando a presença decorria em grupos /equipas.

- Concentração – Decorreu sem incidentes, houve boa compreensão no posicionamento dos participantes nos respectivos percursos (por Boxes).

- Hora de partida – 15 minutos de atraso devido à demora na concentração de todos os participantes nas respetivas Boxes, provocada pela necessidade de efectuar o controlo 0.

- Marcação dos percursos – Consideramos ter sido obtida uma opinião positiva na maioria dos participantes. As marcações foram feitas com fitas, placas direcionais e ainda placas de perigo nas descidas mais complicadas.


Os Tracks para gps foram disponibilizados 5 dias antes da realização do evento.

Percursos - A alteração ao percurso relativamente a edições anteriores teve como principal objectivo dar a conhecer algum do mais importante património natural e edificado do território do nosso concelho. O Tema principal foi “O Vale do Rio Côa” percorrendo alguns dos trilhos fantásticos ao longo das suas margens.
RESUMO
Mini-Maratona- Grau de dificuldade fácil, 1 abastecimento. Destaque: (trilho Nossa Senhora de Mosteiro).
Meia Maratona- Grau de dificuldade Medio, 2 abastecimentos, postos de controlo rápidos, Destaque: pontão Manuel José; Trilho junto ao Rio (zona de Senouras), descida para o 1.º Abastecimento “Brutal”…; Trilho na zona de Castelo Bom; Trilho nas poldras de Vilar Formoso depois do último controlo; Trilho Nossa Senhora de Mosteiro, depois do 2º Abastecimento.

Maratona- Grau de dificuldade físico: Medio, técnico: alto, 3 abastecimentos, postos de controlo rápidos. Destaques: pontão Manuel José; Trilho junto ao Rio Côa (zona de Senouras); descida para o 1 Abastecimento Brutal…; Porto de S. Miguel; Descida em calçada medieval (zona de Paraizal); 2 pontões no atravessamento do Rio Noemi; Trilho das Noras antes do Jardo; Atravessamento em barco; Abastecimento 3 com bifanas e algumas Minis; Descida fantástica na zona de Malhada Sorda junto ao Rio; trilho brutal antes da subida para o caminho do Carril; Caminho do Carril; Trilho das poldras em Vilar Formoso; trilho Nossa Senhora de Mosteiro depois do 3º Abastecimento)

Reforços – Mini Maratona (1 reforço); Meia Maratona (2 reforços); Maratona (3 reforços) no geral pensamos que foram bem distribuídos e do agrado de todos.

Chegada – Foi controlado o tempo e respectivo percurso realizado sem qualquer demora

Classificações- vamos divulgar o mais breve possível (dentro de 1 ou 2 dias)

Estes são alguns tópicos que considerámos importante explicar e realçar.

Bem-haja a todos os que estiveram presentes na 13.ª edição do BTT de Almeida, Almeida agradece!


Até para o ano! Já estamos a preparar a 14.ª edição!
O Município de Almeida
 

edumelhor

New Member
Boas

Este ano fiz a minha estreia neste evento e estava com expectativas elevadas quanto à qualidade desta maratona (para mim, meia-maratona).

Apesar de dar nota positiva no geral, devo apontar os seguintes pontos que não acho que prestigiem a organização, e que são os seguintes:

- Hora de partida muito tardia. Os horários são para se cumprirem;
- Trilhos a necessitarem de limpeza. Muita erva por cortar e muita pedra solta o que tornava perigosa a passagem por esses trilhos;
- Reforços pobres na qualidade e variedade da comida oferecida;
- Banhos com água fria (pelo menos para mim e para os outros participantes que estavam a tomar banho na mesma altura);
- Espera muito longa para o almoço. Devem pensar numa sala que tenha capacidade para o numero de participantes que aceitam.
- Capacidade do parque de estacionamento, tendo em conta o numero de veículos que se prevê em face dos inscritos.

No entanto, gostei da rapidez do secretariado, das paisagens durante o percurso, da qualidade do almoço (apenas faltou o "fino" para acompanhar tão deliciosa carne) e também do preço da inscrição.

Vamos ver se para o ano vamos encontrar estes pormenores ultrapassados.

Até para ano.

Boas pedaladas.
 
Esta também foi a minha primeira participação em Almeida.
Gostei no Geral do percurso, se bem que em alguns sítios um pouco perigoso com as pedras escondidas de baixo da erva e mato cortado.
Estão de parabéns a organização.

Pontos menos bons que posso apontar
O facto de não se ter Água a chegada depois de passar mais de 3h a pedalar ao sol, cheguei ao fim sem água e tive de me desenrascar por outro lado.
Os banhos frios, se bem que com o este tempo é o mal ao menos.
E o tempo de espera para Almoçar.

De resto estava tudo bom.
até para o Ano.

deixo aqui um video
[video=youtube;jRYXAO0yAJk]https://www.youtube.com/watch?v=jRYXAO0yAJk[/video]
 

nexxx003

New Member
Esta também foi a minha primeira prestação e no meu caso na meia maratona.

No meu ponto de vista correu tudo bem e gostei muito dos trilhos e os locais por onde passamos
Quanto aos banhos nada tenho a dizer
Assim como a qualidade do almoço

Só aponto dois pontos menos bons, foi a falta de água no final e a pouca variedade nos reforços, mas como diz o outro para o preço...

De um modo geral estão de parabéns valeu a pena. no próximo ano lá estarei.
 
Esta foi a 1.º representação da nossa equipa nesta já famosa Maratona (por alguma razão vai na 13.ª edição) e quisemos estar presentes para atestar o motivo, fazendo uma viagem de +250km.

A NOSSA OPINIÃO:
- o kit de inscrição, apesar da económica quantia (10€), merecia pelo menos 1 saco e um informativo da região a acompanhar o dorsal e as curtas abraçadeiras;
- A concentração para a partida correu bem, já a partida com 15 min. de atraso não é tolerável. Estiveram mais de 500 participantes à espera de meia dúzia de atrasados (independentemente das boas ou más desculpas) :fpalm:;
- O percurso foi bastante interessante, estava muito bem desenhado e marcado (chão, fitas e placas), mas as fitas sinalizadoras por vezes não eram bem visíveis porque se enrolavam e ficavam quase translúcidas com o sol por detrás, já as placas sinalizadoras estiveram irrepreensíveis muito bem colocadas a avisar dos perigos;
- As zonas de abastecimentos estiveram com um excelente nível, todas elas, com boa diversificação de oferta e staff muito atencioso;
- Ao longo de todo o percurso (Maratona), o staff, bombeiros, escuteiros e autoridades estiveram muito atentos e colaborativos, bastante presentes, eram poucos os quilómetros em que não víamos ninguém, mas fotógrafos gostaríamos de ter visto mais além do Paulo Ministro (obrigado amigo);
- O almoço, bastante apetitoso e de boa qualidade, com pessoal muito atencioso a servir, pecou pelo excesso de tempo de espera na fila (+30min.) e muitos desistiram (talvez porque moravam ali perto...).

Deixamos o nosso contributo, são +500 fotos (sem marcas de água - publicadas no facebook). Nos próximos dias publicamos um vídeo de rescaldo onboard com os melhores momentos (youtube - Canal Zona 55).

Cumprimentos a todos, pela Zona 55 Bike Team, João Valério (dorsal 219 - Maratona)
 

Poeira

New Member
Boas amigos do pedal, aqui vai o meu rescaldo do evento.
Este foi o 3.º ano por terras de Almeida e confesso que foi o ano que gostei menos. Porquê?
- Hora da partida muito tardia devido à forma como foi feito o controle 0. Na minha opinião deverião criar 3 boxes e controlar os atletas em cada uma delas e dar a partida à hora programada. Quem está a horas parte, quem não está parte depois.
- Trilhos a precisar de limpeza em alguns sítios perigosos, principalmente na zona de pedras salientes por baixo da erva.
- Fila muito longa para o almoço o que provoca insatisfação e impaciência.
- Horário da entrega dos prémios e local para o efeito. Mais uma vez a hora não foi cumprida + 35 min. e o local era longe do almoço. Sugiro que se faça logo após o terminus da prova.
De resto tudo 5*:
- Preço;
- Trilhos e marcações;
- Banho (para mim foi muito bom);
- Almoço.
- Straff muito simpático.
Espero que encarem este meu rescaldo como uma crítica construtiva e que sirva para acrescentar algo a este evento que é muito bom e uma referência para mim.
Grande abraço e grandes pedaladas.
Bota POEIRA NELES
 
P

PESTINHA

Guest
Boas

Saco Jersey, senha e dorsal, será que a CM de almeida não tem uns folhetos de turismo?

As paridas são para serem dadas a horas, quem chega atrasado parte atrasado.

Percurso bonito, mas mal marcado devia haver cal no chão quando se tem que virar e não ir em frente.

Abastecimentos fracos para não dizer maus

Em caso de acidente grave como somos evacuados os bombeiros estão nas estadas muito longe dos trilhos

Almoço desisti com uma fila enorme de mais de uma hora de espera, porque foi o que me pareceu a sala é bastante pequena para tanta gente

Balhos tomei na residencial onde dormi.

Valeu o fim de semana com os amigos e um treino de Btt por trilhos bonitos

Um abraço e Almeida merece uma prova bem melhor
 
Rescaldo Vídeo

[video=youtube;QTo2oK037UI]http://www.youtube.com/watch?v=QTo2oK037UI&feature=share&list=UUmJ5AUr2E8 7xTKU2qiZWuwg[/video]​
 
Top