11 x 5Cumes Amigos da Montanha

edumad

Member
Fui fazer os 5 cumes, a prova de 80 km.
Nunca tinha feito uma distância destas com este acumulado em BTT. Cheguei ao fim que era o que queria.

Os trilhos foram razoáveis, mas como sou da zona, já conhecia uma boa parte.

Sinalizações impecáveis, pessoal nos cruzamentos qb com algumas falhas na parte final.
Estava calor e desidratei muito, passei o terço do meio da prova à rasca mas lá fui fazendo.
O que não percebo, e ainda não recebi resposta dos AM, é a razão de na realidade não termos feito os 5 cumes. Fizemos apenas 4 com a parte final muito mais fácil do que esperava. Fiquei desiludido pois já fiz os 3 cumes por duas vezes e queria fazer os 5 e elevar a fasquia.

Tenho as minhas suspeitas após discussão com outro pessoal na chegada, mas para já reservo o meu julgamento.

Os reforços tanto liquido como sólido foram uma desilusão. Eu nem sou dos fanáticos das bolas de berlinde, mas em 3 abastecimentos, 2 só tinham bananas, laranjas e barras de cereais, sendo que o último trocava as barras por bolas de berlinde. Isto não é mau em si mesmo, mas comparado com todas as outras provas a que fui este ano achei miserável.

Seja qual for a resposta da organização, não penso participar outra vez. Recomendo a prova a quem não conhece a zona, e quem quiser fazer uma prova mais longa, mas esta prova nunca foi bom value for money. Este ano gastei 47€ porque comprei calção (estava a precisar de outro par) e pelo que recebi foi demasiado caro.

Mais uma vez lamento ver o lixo nos trilhos. Já vi pior, mas ainda assim, muito gel espalhado pelo chão. Como não sou de grandes performances nunca percebi como um grama de lixo a vai afetar. E também como deitar o lixo fora se pode justificar...
Um bem haja aos AM por apelarem à consciência ambiental do ppl na página do evento.
 
Last edited:

Mr.sa

Active Member
Ora, gostei, e foi bem organizado. Tendo em conta a quantidade de pessoal que se inscreveu e apareceu, pensei que ia haver afunilamentos, mas a organização fez e bem o controlo disso ao definir o percurso, e acabou por não acontecer.

Sobre os 5cumes, fizeste 5 cumes sim, o que talvez não tenhas percebido que era um cume, foi o 4º, que começava pouco depois da passagem sobre o rio e que ias dos 30m aos 120m.

OS 5cumes eram, o Monte da Franqueira, Saia, Midões, da Senhora e S. Mamede.

Apenas a lamentar o civismo de algumas pessoas, que não conseguem ser mais limpas e deixar o lixo na zona dos abastecimentos, sacos para tal não faltavam..
 

RicardoCupra

New Member
Comparando com outras edições a que fui, achei esta mais "soft" em termos de dureza e tecnica (tambem de acumulado como é logico).

Diverti-me, não furei nem tive problemas mecanicos mas provavelmente não voltarei a repetir a prova, muito embora ache que a organização esteja francamente de parabens !
 

edumad

Member
O cume a que te referes é o do Monte da Senhora, esse sei que o fiz, aquele que seria o último é que não fizemos. Eu tenho cinco picos no meu track, mas o último não foi no topo do Monte de S. Mamede.

Quando digo não fizemos agora percebo que na realidade o nós era apenas o pessoal que seguia em último lugar. Espero a resposta dos AM para comentar mais.
 

colemauro

New Member
Foi a minha 3ª ou 4ª participação seguida. Fiz os 3 cumes. Foi menos duro que os anteriores sem duvida. Acho que as queixas de anos anteriores foram ouvidas, pois a meu ver, a os 3 Cumes já davam para ser uma Maratona noutras provas.

De resto, acho que desinvestiram em algumas coisas. Apenas uma zona de reforço propriamente dita, e por ai fora.
No geral, gostei da prova, mas confesso não foi a que me deu mais pica. Não havia zonas perigosas, mas falou ali um single track digno desse nome, mas no geral fiquei muito satisfeito com a prova. A massagem no fim soube muito bem.

Se alguém tiver links para fotos, coloque aqui.

Abc
 

salgado52

Active Member
Os "Amigos da Montanha" não brincam em serviço,tudo ao mais alto nível (tirando a parte dos "porcos" que tudo deixam pelos trilhos)resta-me agradecer a esta organização(e um especial obrigado ao amigo zé Manel)por todas as condições que me proporcionaram,não poderia deixar de agradecer a todos os amigos que estiveram presentes no jantar de sábado no quartel dos Bombeiros V.de Barcelinhos(que me desculpem não ter fixado o nome de todos e aqui mais uma vez um especial obrigado ao sr.Domingos e ao Pedro).A prova em si foi ao ritmo do Pedro,no final em jeito de bricadeira ainda me virei para o Pedro e disse se soubesse tinha dado duas voltas e chegava-mos ao mesmo tempo,eheheh,sem stress,as classificações nem sempre são o mais importante......
 

edumad

Member
Eu sabia que havia o cut-off, supostamente aconteceria ao km 65. Eu até disse a um membro da organização junto ao ultimo abastecimento sólido que iria continuar mesmo que não conseguisse passar a tempo.
O meu track desvia-se do gps da prova +/- ao km 57. Lembro-me bem de haver um membro da org. a indicar-me para a direita. Estimo que passei aí às 15h15. Estou à espera de saber porque é que se passou desta maneira e não como era indicado no site.

Para mim o problema é que me tiraram as opções que teria. Quando estava a arrumar a bike, havia pessoal de Vizela a discutir que dizia que pagaram para ter 5 cumes, estariam dentro do cut-off e não viam razão para lhes tirarem os últimos quilómetros.

Eu acho muito bem que façam cut-off, a org. também não pode ficar presa o dia inteiro. Se ao km 57 me tivessem dito para onde me mandavam, eu podia abandonar a prova e seguir o track.

No segundo cume dos 80 km tivemos os melhores trilhos na minha opinião, e na Franqueira os mais desafiantes a descer. Nos 3 cumes, com tanta gente é complicado por muitas secções perigosas ou singletracks, pois atrasa bastante.
 
Last edited:

obelix

Member
Mais uma vez participei nesta (já mítica) prova de BTT. Fiz os 3 cumes ( o último era realmente dureza!). Dou os parabéns à organização, por mais um excelente evento, percurso bem marcado, abastecimentos nos sítios certos e com o suficiente, sinalética adequada, e pessoal nos sítios mais sensíveis. A única coisa que correu menos bem foi o track de GPS, que não estava entendivel, pelo menos para os 3 cumes. Mas no global foi um óptimo dia de BTT.
 

lcardoso

New Member
desculpem la mas apercebi me que os que mais lixo deixavam no chao eram os de frontal vermelho....os dos 5 cumes, tal era a "maluqueira" dos artistas que nem paravam , vi a lançarem garrafas para o chao ao bom estilo ciclista profissional....

para cumulo vi um individuo de carro á procura de um amigo que ia no 4 lugar....fiquei parvo com o sujeito com red bull numa mao e agua noutra....quando o informaram que o amigo ja tinha passado era ve lo a acelerar o carro rua abaixo á procura do seu atleta....um empresario que se preze procura sempre o seu atleta ; ))

em relaçao á organizaçao nada aponto , gostei e parabens pela logistica no geral....

só um reparo a reforçar a observaçao do "foreiro" Obelix , o track de GPS nao estava bem definido ,contudo graças á boa sinaletica nao houve acrescimos de percurso por engano :D
 
Last edited:

Negoci8er

Member
desculpem la mas apercebi me que os que mais lixo deixavam no chao eram os de frontal vermelho....os dos 5 cumes, tal era a "maluqueira" dos artistas que nem paravam , vi a lançarem garrafas para o chao ao bom estilo ciclista profissional....
ICardoso, por isso é que eu fiz os 3 cumes em 3:16 h...
Quando cheguei ao estádio o Speaker estava a anunciar que faltavam 20 segundos para o início. Parti do fim. Quando comecei a pedalar já passavam cerca de 10 min. da partida (primeiro que aquela gente toda começasse a andar!) . Cheguei ao monte da Franqueira, início da separação (5 - 3 cumes) andei a passo mais uns 10 min (grande engarrafamento)... nos abastecimentos parava, bebia a água e colocava a garrafinha no saco do lixo...
Enfim, mas há atletas que gostam de deixar a sua marca por onde passam! ;)
 

Mr.sa

Active Member
Obrigado brn85. Não sabes de mais? É que a maioria que aparece nas páginas dos amigos da montanha é de pessoal dos 3cumes
 

ACS

Member
boas ,
eu prefiro os 5 cumes sem haver taça, os trilhos são melhores. Há ST, descidas técnicas que com a taça não existem, tivemos isso nos primeiros 3 cumes, nos últimos dois que apanhavam os 3 cumes isso já não existiu. é a minha opinião.
eu cheguei à meta pelas 4.15h. acho que fiz o percurso todo no meu gps deu 1900+ e 83km.
subi o penedo do ladrão (último cume) praticamente a empurrar a bike. vinha com cambras desde os 50km.
quanto ao lixo furei logo no inicio da descida do monte da Franqueira coloquei a câmara furada no camelbak e fui até casa com ela bem como as embalagens que levei.
quanto à organização, melhoraram o aspecto de ver menos participantes a galgar a cerca para ficar mais à frente na partida chegando mais tarde.
só acho que os reforços foram poucos, e de pouca qualidade e diversidade.
no primeiro reforço já não haviam bolas de berlim, no segundo depois de diversos pedidos lá a pareceu uma caixa.
só tenho a apontar este ponto como negativo e já participo nos eventos anuais dos Amigos da Montanha à pelo menos 7 anos.
 

ACS

Member
e que tal andar "contra a mão" de mota quando uns bttistas vão a descer?!!!!!!!!!!![video=youtube;Eyg3jBV_O70]https://www.youtube.com/watch?v=Eyg3jBV_O70[/video]
 
Top