10 velocidades é compativel com qualquer quadro?

Pinflas

Member
Boa noite, comprei um quadro Cube Attention de 2010 e gostaria de saber se as 10 velocidades são compativeis com qualquer quadro em especial com este. Obrigado
 

bpro

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Sim é compatível. Onde não poderá ser compatível é com as rodas (cepo) pois algumas são para K7 de 8 velocidades, mas os cepos de 9 vel. também servem nos de 10!

Abraços
 

Jepas

Super Moderador
Só para corrigir o bpro: os cepos de 8V, 9V e 10V são sempre iguais. Apenas os cepos de 7V é que são mais curtos.
Quanto aos quadros não há qualquer incompatibilidade com as 10V.
 

Pinflas

Member
Muito obrigado pela resposta, estava e estou indeciso entre as 9 velocidades e as 10 velocidades. Que aconselham ? Vale a pena? Obrigado
 

jmdcfigueiredo

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Eu montei uma bike à pouco tempo e optei pelas 10 velocidade o que recomendo!

São mais 3 velocidade por onde desmultiplicar o que te dá mais relações...

Isto é o peixe que os senhores da shimano vendem, e eu como e gosto!

Completely new drivetrain
Shimano has changed the standard set-up of the drivetrain to increase the efficiency and achieve a remarkable stability. The current standard set up is 44-32-22 teeth chain rings combined with 9-speed cassette sprockets. This will change to 42-32-24 teeth chain rings combined with 10-speed cassette sprockets.

The advantages of a closer ratio front drivetrain with wider range cassette sprockets:

1. Increased efficiency
A wider range 10-speed HG cassette means riders can spend more time in the 32T middle chain ring. And when they do have to drop to the granny, it’s a smoother, faster shift thanks to the more useable 24T inner chain ring. Also the 42T big-ring is easier to ride and smoother to get into so riders will use it more.
Traditionally, riders have had to get used to making two or three recovery shifts in the rear every time they drop into the 22T granny. With Dyna-Sys, it’s just one recovery shift and it’s needed less often.
Dyna-Sys makes shifting to the granny a seamless transition, letting riders deliver consistent, efficient power while maintaining cadence.

2. Remarkable stability
An all-new directional mountain bike specific 10-speed chain means smoother shifts, lighter weight and greater overall performance.
Closer gear ratios mean smaller jumps in between gears, more efficient chain movement and less chance of dropping a chain in rough conditions.
Tighter cable routing and shorter rear derailleur housing make the system less prone to contamination, trail chatter or suspension movement.


DynaSys+efficiency.jpg
 
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jmdcfigueiredo

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Que ainda não sabendo quais são as tuas aspirações não aconselho!

Em 2x10 perdes bocadinho de nada de peso mas também 10 velocidades, e às vezes a avozinha faz tanta falta!
 

tadeu

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Ou li mal mas a talega passa de 44 para 42 e na cassete o prato mais pequeno mantêm-se com 11 dentes, então perde-se em top speed com as 10 velocidades :S
 

dfilp

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A talega vai depender do gosto de cada um.. podem na mesma manter os 44. Quando comprei a minha bike tive hipotese de escolher se queria 42 ou 44.. Como numa bike de Enduro não me interessa muito o top speed optei pela de 42 dentes, pois é mais pequena e bate em menos coisas (pedras, troncos, etc)
 

jmdcfigueiredo

New Member
Está tudo AQUI passem por cá.

dfilp, nunca vi nenhuma pedaleira 10 velocidades com 44 dentes de origem em 3x10, só 2x10...
Mas é claro que podemos trocar os pratos para 44, o que vou fazer assim que for possível ;)
 

dfilp

Active Member
Sim, de origem vêm com 42, mas podem sempre fazer a alteração para os 44.
E se fôr na altura da compra(da bicicleta), dependendo do local onde comprarem podem mesmo fazer a alteração sem custos adicionais. No meu caso a minha bike vinha com uma cassete 11-34, que mantive, mas fiz alterei a pedalaira, pois vinha com avozinha de 24T e alterei pela "normal" de 22T. Também tinha hipotese de alterar a Talega para 44T, mas como já expliquei resolvi manter a mais pequena ;)

Mas acima de tudo vai depender do local onde compram a bike, ou o material.
 

elv1s

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Bem fugindo um pouco ao tópico inicial, mas reparem, os pedaleiros 3x10 são 24x32x42. E normalmente a cassete 11-36. Ou sejam criaram ainda mais relações redundantes, e mais pesadas. Vejam 22/34 =0,647 24/36=0,667 Logo a avózinha mesmo com a cassete de 36 ficou mais pesada. E o prato 42 torna-se mais curto.

Tudo o resto são muitas repetições de relações, precisamente o que leva o pessoal a mudar para 2x9 ou 2x10 para não ter de andar a mudar tanto de relação...

Não me convencem que isto não é mais que marketing...
 

dfilp

Active Member
Pois, a minha vinha com avozinha de 24T para funcionar com cassete 11-36. (segundo o que estava no catálogo) Só que o que veio montado na bike foi uma cassete 11-34, por isso pedi para alterar para uma avozinha de 22T. E assim fiquei com uma relação maior (e menos importante, mais leve porque uma avozinha de 22T pesa menos que uma 24T, uma cassete 11-34 pesa menos que uma 11-36, e já agora uma talega de 42T pesa menos que uma 44T ;) )
 
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