10 anos de 5 cumes (Barcelos Amigos da Montanha)

ACS

Member
bem, como ninguém abriu este rescaldo fica aqui o tópico para quem ainda está ligado ao forumbtt.
o rescaldo fica melhor aqui do que no face (digo eu)
 

gteles

Member
Foi fixe mas gostei mais do percurso do ano passado. O ultimo abastecimento de agua estava mal colocado, vi pessoal a "morrer" uns kms antes (mesmo eu andei a controlar a agua e fiquei sem ela quase a chegar ao abastecimento (sai do 2 abastecimento com 2 bidons e 2 garrafas de agua das pequenas)).
Fora esse ponto a organização teve excelente.
 
Concordo com o gteles. No entanto, o problema do ano passado e das edições anteriores continua, ou seja, muita gente que gosta de ficar na cama até mais tarde, acha que tem o direito de passar à frente dos que lá estão desde as 7:30h da manhã, vá-se lá saber porquê... Será que para o ano o problema ficará resolvido?
 

ACS

Member
enquanto o meu amigo uns 2km atrás compunha a corrente com um ele de engate fiz estes vídeos. (não podia ir para trás para o ajudar regras da organização)
[video=youtube;-R8uGJuIG04]https://www.youtube.com/watch?v=-R8uGJuIG04[/video]
 
abastecimento de agua estava mal colocado, vi pessoal a "morrer" uns kms antes
não gostei de ver pessoal a passar a bicla pelas grades..

Estes eventos voltaram a repetir-se este ano infelizmente, no ano passado presenciei-os e para mim chegou de presenças em eventos dos AM !

A Desorganização dos 5 Cumes continua e não estamos a falar de principiantes, se tiveram conhecimento daquelas situações, no mínimo teriam que as corrigir este ano, mas infelizmente continua tudo na mesma.

Quando o nº de participantes começar a diminuir, pode ser que abram a pestana e tentem corrigir, mas aí poderá já ser tarde.
 

madm

Member
Se ninguém abrisse o tópico abria-o eu.. ;) .. Gostei da prova, já não é a 1ª x que lá vou, se não estou em erro lembro ao pessoal que no ano passado o grande problema foi o pó, havia zonas que, com gente à nossa frente, não se via nada, lembro-me de andar completa/ às cegas, limitava-me a ir em frente ou a seguir quem fosse à minha frente.. Este ano feliz/ não aconteceu isso, gostei do percurso. Como sou poupado de abastecimento, ando com um bidão + 3 barras de cereais, fiz os 3 cumes e só precisei de me abastecer no último ponto de abastecimento com uma garrafa de água. Mas compreendo que, quem precise de se abastecer mais, o último ponto de abastecimento podia estar um bocado mais cedo.. Outra situação que, aí já me afectou, a mim e de certeza a muitos, são aquelas subidas de surpresa logo a seguir a curvas situadas inoportuna/ no fim de descidas.. :s .. Essas subidas podiam estar sinalizadas mas tb acho que um bttista nesta situação deve ir preparado para o que der e vier depois daquela curva..

Eu vivi uma situação em que a organização se portou bem: tive uma queda, no fim da prova tive que ir ao hospital levar pontos num joelho, a "máquina" ;) ficou junto da tenda da Cruz Vermelha, disseram-me para depois ir buscá-la ao secretariado e lá estava ela, com todos os meus pertences.. :) Decorrente dessa lesão, o seguro da prova parece que vai funcionar e gostei d'Os Amigos da Montanha terem tomado a iniciativa de me enviarem o formulário para participar ao seguro com a explicação como as coisas vão funcionar, espero eu.. :roll: ..

Resumindo, para mim foi boa prova, bom percurso, boa organização!! ;)
 

demorider

Active Member
Não participei na prova mas tenho um reparo a fazer a organização..

Espero que a organização para a próxima tenha um bocado de preocupação em sinalizar os caminhos para os restantes utilizadores dos mesmos ou que pelo menos ponha alguém a dar informações pois este ano fui insultado do piorio por alguns participantes por sem qualquer intenção lhes ter "barrado" o caminho com o carro.. Ia eu de carro já perto do monte do facho numa estrada (sem qualquer sinalizacao sobre a passagem da prova) onde passa um carro e mal quando me reparo com meia dúzia de participantes deste evento que ficaram furiosos por eu inocentemente lhes ter barrado o caminho e que automaticamente me insultaram de tudo e mais alguma coisa, relembro que não havia qualquer sinalização ou membros do staf a alertar para a passagem da prova naquela estrada..

As minhas desculpas ao participantes que ficaram lesados por minha causa, mas para a próxima tenham um bocado mais de educação..
 

maft

New Member
Mais uma excelente organização dos Amigos da Montanha.
Bom percurso, muito bem marcado, bonito e até o tempo ajudou.

Parabéns aos AM pelo óptimo dia de BTT que nos proporcionou.
 
Boas,
Obrigado pela abertura do tópico mas os 5 Cumes não passaram pelo Facho nem por perto, por isso deve estar a confundir com outra prova, por norma em todos (ou quase) existe uma placa na estrada a dizer evento desportivo, pois cada vez mais o importante é o bem estar de todos..
Falhas todos tem, o importante é admitir as mesmas e corrigir..
Cumprimentos
 

bttsempre

Member
Boas!
Fiz os 5 Cumes e gostei do percurso, apesar de uma dureza maior que a de anos anteriores.
Mas penei porque nos abastecimentos ZA 2 (44,5 km) e ZA 3 (57,5 km) já só havia água e pedaços de banana e maçã. Só na ZA 4 (80 km) havia algo mais substancial. Como passei a hora de almoço a pedalar, a fome foi muita!
Espero que no próximo ano os Amigos da Montanha se lembrem de quem faz os 5 cumes e não tenham só a ZA 1 (26,7 km) bem preparada!
Boas pedaladas!
 

bala

Member
Para mim sem nada a apontar .
Apenas uma observação ,no último cume a água deverias estar a meio e não no topo.
Não foi o meu caso mas vi muita gente a precisar de água .
De resto muitos parabéns a organização que com tanta gente em prova não deve ser nada fácil.
 

Jorge Dias

New Member
Viva,

Adorei o empeno :D.

Fui aos 90 kms, acabei mesmo nas lonas, mas satisfeito. E mais satisfeito fico porque não vou ter que esperar 1 ano para voltar a estes trilhos, já que tenho um amigo que os quer fazer e como moramos em Gaia, não é assim tão longe, podemos dar-nos a esse luxo, pelo que brevemente voltarei para repetir nova dose :cool:.

Dou os PARABÉNS à Organização porque considero que fez um trabalho FANTÁSTICO.

Percurso duro, claro :p, mas com descidas que ensinam qualquer um a andar. ADOREI.

Poderia ser melhor? Obviamente que sim, mas gostaria de saber quantas organizações eram capazes de apresentar esta qualidade…, e sei do que falo, pois faço cerca de 25 eventos por ano, ou seja de 2 em 2 semanas estou a testar alguma organização ;).

Conforme escreveu o “patafurdio”, penso que na qualidade de organizador, “Falhas todos têm, o importante é admitir as mesmas e corrigir”, e é no sentido de ajudar a reduzir essas “falhas” que relato aqui uma situação que vai de encontro ao comentário do “HYPPERSONIC “.

Este amigo que quer fazer comigo o percurso, INSCREVEU-SE, pagou, recebeu em casa o kit a que tinha direito e não participou, porque não quis participar! Porquê?

1º Inscreveu-se porque adorou o equipamento e não o queria perder, lindo :D

2º Não participou, porque no ano passado não gostou da partida, pois fez os primeiros ST a pé e para isso diz que prefere dar a volta domingueira, por casa, sem stress

Que é que se apura daqui?

Que o produto que Os Amigos da Montanha apresentam tem procura, daí terem 1.816 atletas na chegada, fora os que desistiram, mais os que não chegaram a partiram, mas necessitam de melhorar alguns pormenores, e eu, que pretendo continuar a participar neste evento, quero contribuir para essas pequenas alterações que levarão esta Maratona ao TOP das maratonas nacionais, se é que já lá não está.

A minha sugestão vai para melhorarem a partida, pois como diz o “HYPPERSONIC”, o sucessivo desencanto pode levar o nr. de participantes a diminuir drasticamente e depois será mais difícil recuperar.

Não sei qual a melhor solução mas apresento a minha sugestão:

partidas separadas, primeiro os 5 cumes, depois, talvez 5’, os 3 cumes

ou

por boxes, sendo que quanto mais rápido efetuasse o pagamento mais á frente partiriam

ou, ainda,

a junção das 2 anteriores, 5 cumes primeiro e por boxes e 3 cumes depois, também por boxes

Poderá haver outra solução melhor, mas manter o que está é que não me parece a atitude mais avisada.

Repare-se que dos comentários até agora efetuados, e se retirarmos os 3 vídeos colocados pelo companheiro “ACS” e a resposta da organização, ficam 11, sendo que 4 referem críticas às partidas e outros tantos ao abastecimento, ou seja, a cerca de um terço preocupa a partida, e deram-se ao trabalho de o comentar, quando poderiam estar quietos e no futuro decidir em conformidade…

Pelo respeito que me merece quem apresenta um trabalho desta qualidade, assim como alguns amigos que fazem parte deste clube que comigo partilham outra grande paixão, a Orientação, muito gostaria que encontrassem uma solução que permitisse focar a nossa atenção nos aspetos positivos, que felizmente são muitos, e pudessem servir de modelo a quem quiser trabalhar para a EXCELÊNCIA.

Desculpem lá o testamento, mas eu GOSTO desta maratona.

Abraço,
Jorge Dias
V.N. Gaia
 

demorider

Active Member
Para evitar ter de responder a mais PM e tendo eu tomado conhecimento numa dessas PM que a prova não passou pelo facho, só me resta referir que os atletas levavam dorsais dos 5 cumes ( iguais aos que vi na chagada a meta), agora se estavam em prova, se tinham desistido, se estavam perdidos, etc, isso já não sei..

Se não estavam em prova então deixo aqui o meu pedido de desculpa a organização por os ter "culpado" de algo que não tinham qualquer culpa.. Para os "atletas" caso leiam este tópico para a próxima tenham um bocadinho mais de boa educação que fica bem a todos e que pode evitar problemas porque se eu soubesse que não estavam em prova não tinha sido tao "calmo" perante as coisas que me chamaram e que eu "comi" calado crente que estavam em prova e compreendendo o stress perante o atraso que aquela situação provocaria..
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Mais uma vez fiquei de fora deste evento devido ao exagerado numero de mamíferos a participar. Fazer trilhos TOP com a bike à mão?! Não obrigado. Os abastecimentos, a mim, é assunto que não incomoda, estou habituado a pedalar TODO o dia com mochila e tacho às costas.

Já agora se for possível facultar os track´s agradeço. Quem sabe um dia destes não arranjo uma vaga para lá ir. ;)
 
Top