1 Maratona do Gerez 02/10/2011

bel-to

New Member
claro está que criticar a organizaçao é facil,e eu que fui um deles,mas acho que quando se faz alguma critica é no sentido construtivo e não para ofender quem quer que seja.
as expectativas tambem eram demasiado altas,essa é que a verdade!
ps-sabem que houve muita gente que veio de muito longe e que fez um grande esforço para cá estar e que saiu desiludido,e isso é que temos de evitar...

abraços e um bem aja a todos os batetistas
 

nuno53

New Member
Boas......

Muitos parabens pela organizaçao desta maratona.
Fui um dos que estive presente na meia maratona com a intençao de conhecer essa zona magnifica que é o Gerês.
- parabens aos escuteiros que para quem nao sabe tranalharam quase de certeza de graça, ou em ultimo caso por um valor insignificante
- os abastecimentos foram do meu agrado, nao faltando nada( andei do meio para o fim na classificaçao)
- apesar do tempo de espera para almoçar, parabens pelo mesmo, pois no gerês ficou bem servirem uma comida tipica, era mais rapida a preparaçao de uma massa mas "nao era a mesma coisa"


Os quatro representantes do "Folgosa BTT" da Maia adoraram o passeio/maratona do Gerês, e para o ano vamos tenter levar aqueles que ficaram na cama com medo das subidas e das descidas espetaculares.....



Ps. apesar de ter acordado as 5 da manha para preparar um biberao para a minha filha, ter feito cento e tal km e ter levado um grande empeno adorei e para o ano vou voltar.....:)
 

MINOVO 3

New Member
Amigos a água que faltou nos abastecimentos colocaram na classificação, já era de esperar já que tudo correu mal, também já só faltava fechar com a calssificação ao mesmo nivel da prova. Tenham um pouco mais de respeito por quem fez 400 km para pedalar no Gerês.
 

starzack

New Member
Boas, eu fui o sortudo que ganhou a estadia grátis!
A pousada era excelente, mesmo. E até aconselho a pensão Adelaide:)
Quanto ao passeio, é como já foi dito:

- O inicio desastroso;

- Algumas más marcações, embora não me perdesse e fizesse-se todo percurso ;( meia maratona)

- A parte do alcatrão ate gostei:) e detesto andar em estrada,( e quem me conhece vai gozar comigo, que já sei;):) ) mas ontem soube mesmo bem.. heheheh

- A chegada a vila do Geres e a entrada no parque com o ultimo reforço, louco mesmo...
tenho pena de os amigos não terem ido lá porque se perderam..

- E a parte pior, a falta de água.

Ps: Há 2 anos se não estou enganado participei no passeio de Terras de Bouro e o reforço foi feito no mesmo local, antes da famosa parede:)
e não faltou nada.

Ao Hélder, um Abraço!

Renato Castro
 

ricoliveira

New Member
Valeu a pena!!

Boas a todos os participantes na 1ª Maratona do Gêres, tive o prazer de participar no evento, sim o prazer pois pedalar no Gêres é um privilégio para todos.
Realmente houve coisa que não correram tão bem como o desejado, não que eu as sentisse na pele pois não tive falta de água, consegui uma no 1º posto de abastecimento e que me acompanhou até ao final da maratona, no segundo não parei e quando passei no reforço situado nas termas, comi uma banana, uma fatia de bolo enchi um dos bidons naquela fonte de agua fresquinha, coisa que tbm já tinha feito no posto de control!!! Talvez por isto tudo não possa dizer que tudo esteve mal!!!
A partida sim falhou, mas será que a culpa é só da organização, quando cheguei ao local e fui levantar o dorsal perguntei de onde saía a maratona ao que me responderam que era de dentro da escola, talvez por isso quando me dirigi de bike para o inicio fui para dentro da escola, não fiquei na cavaqueira na rua, ignorando quem dizia para entrar na escola.
Faltou a agua, sim talvez tenha faltado apesar das inumeras nascentes que cruzamos, mas a culpa tbm não será nossa pois provavelmente alguns de nós levaram 1,2, 3 garrafas, aquelas que depois ficaram caidas nos trilhos ainda por abrir ou aquelas usadas para refrescar as pernas,é que por acaso não havia outra forma de refrescar de forma a deixar mais umas garrafinhas para quem ainda ia vir!
Falhas de sinalização, tbm concordo que aconteceu em alguns lugares, não falta mas sim um pouco deficiente, mas as vezes o pessoal com a vontade de ganhar mais uns lugares nem presta bem atenção aos trilhos e vira onde nunca devia ter virado ou devido a velocidade, coisa que era frequente e que os proprios trilhos convidavam nem via as fitas.
Alcatrão, algum sim mas deve ter uma explicação será pela dificuldade de se cruzar o local pelo monte, sera por ter aberto a epoca de caça e poder acontecer algum acidente com os caçadores e os seus cães nos trilhos!! Mas eu até gostei pois gosto de trepar em alcatrão e deu para aliviar um pouco as costas, o rabo e os pulsos cansados de me agarrar o guiador nas descidas loucas!
Os pequenos escuteiros falharam, não sei!, comigo estiveram sempre presentes e alem de indicarem ainda nos davam força animica para continuar, (AGRADEÇO PESSOALMENTE AOS DOIS MIUDOS QUE ESTAVAM LOGO A SEGUIR A SAIDA DA VILA, POIS FIZERAM UMA FESTA HÁ MINHA PASSAGEM, A GRITAR A BATER PALMAS A VOCES O MEU OBRIGADO!!!!!.) ;)
Compreendo a frustação de alguns pois as espectativas eram bastante elevadas, e todos estavam a espear de uma maratona exemplar, mas acredito que tudo fizeram par ao ser, basta ver a dedicação do Herder em toda a promoção, mas nem tudo sai como planeamos. Mas 2012 será melhor e 2013 ainda mehor, mas uma coisa tenho certeza vai sempre acontecer algo menos bom!!

Agora umas breves observações em relação a nós os participantes:
- O LIXO CONTINUA A IR PARA O CHÃO POIS PESA MUITO NOS BOLSOS DO JERSEY!!
- A PREOCUPAÇÃO DE LEVARMOS ALGUNS ALIMENTOS EXTRA PARA FALHAS NÃO EXISTE, POIS SE HÁ REFORÇO PARA QUÊ LEVAR, ENGANO!!!!
- O RESPEITO POR QUEM SOBE OU DESCE MAIS DEVAGAR NÃO EXISTE, CLARO QUE TBM FALHA COM QUEM SOBE E DESCE RÁPIDO, CONTINUA A HAVER PESSOAS QUE SIMPLESMENTE NÃO FACILITAM QUEM QUER PASSAR.


Meus amigos de uma coisa tenho certeza, a 1ª MARATONA DO GERÊS PODIA TER SIDO MELHOR?
ATÉ PODIA MAS NÃO SERIA A MESMA COISA!!!!!

Até 2012 ou antes se houver oportunidade!!!
 
M

m2btt

Guest
Boas, aqui fica o meu rescaldo. Fiz o percurso da maratona (70 km)
- pré-prova. Um incentivo grande a participação na prova e uma resposta rápida as duvidas que surgiam!
- secretariado. Razoável/Bom, de modo a agilizar a distribuição poderiam ter optado por dividir (uma fila para os da maratona e duas filas para os da meia-maratona)
- partida. A pergunta k s coloca aqui é! Chegou a ser pensada?! Não m parece! Aqui concordo com o “hugo_frade” pois o local tendo em conta o numero de participante não foi o mais adequado! Faltou uma meta, faltou um discurso de abertura e faltou um sinal sonoro a assinalar o começo da mesma!
- percurso. Achei o percurso interessante e equilibrado! Locais muito bonitos! A dificuldade maior na parte inicial do percurso e depois mais rolante deu muito jeito tendo em conta o desgaste acumulado! Acrescentaria só uns Kms iniciais mais rolantes para dispersar os participantes e evitar assim a confusão inicial na subida! Quanto as marcações estas foram escassas, e diminuíam à medida k os Km aumentavam (nos 70Km)! Os escuteiros sempre muito simpáticos, mas em alguns pontos (por exemplo o da transição) era necessário alguém mais experiente d modo a evitar o k muitos já descreveram!
- abastecimento. A localização dos abastecimentos foi brilhante, pois estavam situados onde realmente eram precisos. O primeiro com o bidão de sais k claramente foi bem pensado, pois evitou o desperdício de muitas garrafas de agua! O segundo pecou pela falta de agua (Muito Grave)! Um bom abastecimento na mata da albergaria e um excelente reforço no parque das termas!
- banho. Agua fria que infelizmente começa a ser habito nas provas de btt
- almoço. O almoço estava bom e completo (sopa, rojões, sobremesa e café), nota negativa aqui para o tempo de espera que deveria ter sido evitado! Tive 1 hora na fila de espera! (não s faz)
- classificações. Como é k é possível apresentarem as classificações assim?!? Era a brincar?
A verdade é k estava à espera de muito melhor! E sendo a primeira vez limitavam o numero de participantes! Optassem só por um percurso, e assim concentravam mais os meios a disposição!
Abraço
 

Gil Azoia

New Member
Olá pessoal,

Vamos ser razoaveis. É verdade que houva falhas e a principal foi a partida e chegada não ser junto á agua perto do rio. Eu hoje voltava a inscrever-me, eu ia no segundo grupo, enganei-me com 7 ou 8 colegas 100 metros depois do 1º controle.
Descemos feitos loucos, quando percebemos que estavamos enganados voltamos para trás, não encontramos o mesmo trilho visto já estarmos na estrada e subimos +ou - 4 kms até que passamos novamente ao posto de controle.

A verdade é que depois percebi que realmente as fitas estavam lá, nós é que iamos com a cegueira de fazer o percurso mais rapido. Paciência

Levantei o Dorsal ás 7h, tranquilo.

Só para acabar, o ano passado fiz uma maratona no Cartaxo, a primeira da organização e correu mal (perto de Santarem), este ano voltei e estava otima.

Para o ano quero que este pessoal faça a segunda maratona e eu se puder vou lá estar.

Quanto aos que se dizem prós e aqui vem criticar, tudo e todos vão competir para as provas nacionais, éstas são para as pessoas que vem por divertimento e algum desportivismo.

Ai os tais prós vem-se aflitos para ficar nos 50 primeiros.
 

atce

New Member
Boa Noite.

Antes de tudo, ha claramente a necessidade de agradecer todo o esforço do Helder, e como tal, o meu obrigado, como o demonstrei pessoalmente com um cumprimento. Ao ver o anuncio desta etapa desde logo fiquei entusiasmado e decidi alinhar. Quatro dias de ferias, conheci "toda" a zona de carro, e a pe tambem, sempre a pensar que a prova seria a cereja no topo no bolo. Infelizmente, e para muita pena minha, nao o foi, se calhar porque a idealizei de outra forma, ate porque as vistas nao me causaram muito impacto.. paciencia ;)

Alguns comentarios:
- a jersey ta klkr coisa :eek: muito boa mesmo
- iniciei a prova cá bem no fim, ate vi o salvamento duma vaca que tinha caído numa vala ao lado da escola :\ knd pensava ser dos ultimos, ainda vejo um grupo a sair da escola e achei aquilo estranho. efectivamente a repensar um local de partida, todos ao mesmo nivel. fica uma ideia: iniciar na ponte, subir pela estrada em direcçao à vila do geres e cortar para o caminho de terra que vai dar a s.bento, descendo depois para o rio caldo e começar a subir como se fez nesta prova
- tive muito azar nas marcaçoes que vi. 1º corte fiz curva à dta por dentro e nao vi a placa pk tava a ultrapassar um colega, se nao fosse ele a comentar 50metros à frente que o corte tinha sido ali la, tinha ido enganado.. e depois no 2º corte, logo apos a vila do geres, aí é que achei inadmissivel *****.. a estrada principal curvava à esq mas nós tinhamos de ir em frente. nao havia uma unica fita nesse local, e seguindo em frente, so passado uns 400m(?) é que la se encontrava a fita. nem imaginam a quantidade de ciclistas que viraram nessa curva à esq e desceram até rio caldo smp por estrada. ficam a saber k s seguissem em frente ainda tinham uns belos km's de terra batida até s.bento. ha 1 mes participei numa maratona e utilizaram mta cal nas curvas, e tnh a dzr k é uma estrategia mto boa, a usar!
- passou um otario de mota que disse ser integrante da organizaçao. tem calma companheiro, has-de la chegar ao local, nao te esqueças é que tinhas 700 manos pa ultrapassar. a poeirada e o fumo que largaste em cima de mim nao foi mto agradavel..
- 1º abastecimento solido apenas com laranjas e poucas sandes. No entanto acredito que refornecer agua naquele sitio seja complicado, a repensar o local?
- aquela parede foi terrivel de se fazer, mesmo a pé! Valeu a pena :D e a vista la em cima, omg, que rochedos imponentes
- banho de agua fria sabe bem mas nao é saudavel..
- fila enorme para o almoço, mas saí de lá bastante agradado com a qualidade
- adorei subir akeles 10km iniciais
- passagem na vila do geres foi fantastica
- se possivel, mais uns single tracks
- e' f*dido ver o nosso trabalho desfeito por outros como a questao das fitas, o meu apoio para vós

Resumindo, no meu gps marcou 66,15km com 2180m de acumulado, sendo que me enganei no caminho em 1km provavelmente (no corte apos a vila do geres). Apesar de alguns pontos negativos, tenho a dizer que nao me arrependo de ter participado. Cheguei ao final cansado, muito cansado, e roguei algumas pragas pelo caminho! Mas se podia ter feito apenas a meia? Poder ate podia, mas nao teria sido a mesma coisa :] Com força de vontade, a 2ª maratona do geres será inesquecivel para todos. Obrigado por tudo Helder e restante orgazinaçao. Tambem uma palavra de agradecimento à equipa bicicastro por me ter dado boleia e ao colega de Barcelos que me fez companhia durante varios km's. Um abraço a todos da Arrabida para o Geres, força!
 

zicx

New Member
Boas,
Após mais de 500km para chegar a casa, apenas posso dar os parabéns a organização, tudo o que correu mal já foi dito e para a próxima edição vão ter isso em conta.
Adorei as paisagens, tirei centenas de fotos, fiquei nos 50 primeiros a contar do fim, se não foi dos 20 nos 70km, "não ia eu do alentejo para fazer só 40...lol," mas o objectivo não era a classificação mas o passeio, obrigado pela companhia ao pessoal de Famalicão.

GRANDE HÉLDER tu é que és a Máquina, sei que sozinho impulsionaste a organização deste evento, no próximo ano arranja mais pessoal para a te ajudar, mais condições materiais e sponsors "nessa zona do pais tens mais facilidade".
PS. (Mais uma vez para quem n sabe no Alentejo não é tudo Plano...lol)

https://picasaweb.google.com/sobedesceteam/1MaratonaDoGeres021011

Abraço
 
Last edited:

paulojtc

New Member
Bom dia
Depois de ler muitas coisas construtivas e destrutivas, apenas tenho a dar os parabéns ao Hélder que muito trabalho deve ter tido nesta organização, falharam varias coisas mas muitas falharam por culpa dos participantes.
Cumprimentos
O
 

paulojtc

New Member
Bom dia
Depois de ler muitas coisas construtivas e destrutivas, apenas tenho a dar os parabéns ao Hélder que muito trabalho deve ter tido nesta organização, falharam varias coisas mas muitas falharam por culpa dos participantes.
Cumprimentos
DOS AMIGOS DA EQUIPA 4630- BTT de Marco de Canaveses
 

Sppeeedy

New Member
Boas a todos !

Participei na maratona (70km) e achei que as únicas falhas foram:

- a partida, a repensar o local. Dar mais tempo e espaço para o pelotão se abrir.
- as marcações, segundo percebi algo de estranho foi acontecendo às fitas. Escuteiros 5*.
- demasiada estrada, eu sei que era complicado de o fazer de outra forma, mas fica a nota.
- Garrafas e lixo para o chão ? enfim, somos pessoas ou somos animais? um bocadinho de civismo não fazia mal a ninguém. Não sei como é que alguém consegue deixar lixo numa paisagem daquelas !

Bom de resto, como era de esperar, o passeio foi lindo. Paisagens únicas e trilhos muito bons.

Muitos queixam-se do 2º reforço não ter água, mas o anterior tinha. Tudo bem que poderia ter. Mas não achei nada do outro mundo. Eu quando cheguei lá ainda tinha bastante àgua no bidon e no camelbag.

Foi duro, mas a repetir com toda a certeza =)

Um abraço e parabens pela iniciativa.
 

melros

New Member
Resumindo... todos a criticar mas todos vão lá voltar :) :)

Agora se em vez de deixarmos criticas, dessemos a força necessária para a 2ª edição com algumas ideias de como fazer melhor
isso sim seria muito bom.

Eu também vou lá estar na 2ª Maratona.

Força.
 

malks

New Member
Resumindo... todos a criticar mas todos vão lá voltar :) :)

Agora se em vez de deixarmos criticas, dessemos a força necessária para a 2ª edição com algumas ideias de como fazer melhor
isso sim seria muito bom.

Eu também vou lá estar na 2ª Maratona.

Força.

Eu presumo que todas as críticas apresentadas têm intenção de ser construtivas. Acho que estamos a dar uma ajuda ao Hélder, que realmente foi inexcedível, para a 2ª edição. Se não houvesse interesse não íamos já na 8ª página de rescaldo...

De resto, penso que todos já nos apercebemos que não há organizações perfeitas. Falha sempre alguma coisa como é natural. Ou o reforço, ou os banhos, ou o almoço. Tem de ser como quem vai para a guerra, ir prevenido... faz parte !
Mas como referi anteriormente, questões como falta de água que realmente aconteceu e já foi assumido (ainda bem) pelo Hélder são daquelas coisas que não podem acontecer. De resto, sinceramente, partida, marcações, etc., não achei que fosse assim tão mau
 

karneirovsky

New Member
Resumindo... todos a criticar mas todos vão lá voltar

Agora se em vez de deixarmos criticas, dessemos a força necessária para a 2ª edição com algumas ideias de como fazer melhor
isso sim seria muito bom.

Eu também vou lá estar na 2ª Maratona.

Força.

...........................................................................................................................................................................................................................................



Assino por baixo!!

Boas pedaladas..
 

Bracaro

New Member
Há aqui críticas que se aceitam, mas outras é mesmo só falar para dizer mal. Que houve falhas é verdade, mas eu já contava que numa primeira vez surgissem algumas falhas. A experiência ajuda a ir rectificando os problemas e estou certo que no próximo ano tudo correrá melhor. A organização está de parabéns pelo esforço que fez.

Há que criticar sim aqueles que já andam nisto do BTT há muito tempo e continuam a espalhar lixo por todo o lado. É inadmissível que logo após o primeiro abastecimento houvesse um rasto de garrafas de água pelo trilho. Na ânsia de não perder uns lugares, alguns artistas levam as garrafinhas e depois deixam-nas onde calha, por vezes ainda com água que vai fazer falta aos outros. A isto chama-se falta de civismo e falta de respeito.
A única coisa que eu deixei pelo caminho foi suor e as marcas dos pneus da minha bike.

À organização deixo duas sugestões para o próximo ano:
1- Em vez de fazer maratona e meia-maratona, arranjar um único percurso com uma quilometragem entre os 50 e 60 km. Simplifica a organização da prova, a logística é menor e é uma questão de encontrar um traçado que não seja muito exigente tecnicamente.
2-Limitar o número de inscrições tendo em conta a capacidade de organização e a experiência deste ano.
 

malks

New Member
Há que criticar sim aqueles que já andam nisto do BTT há muito tempo e continuam a espalhar lixo por todo o lado. É inadmissível que logo após o primeiro abastecimento houvesse um rasto de garrafas de água pelo trilho. Na ânsia de não perder uns lugares, alguns artistas levam as garrafinhas e depois deixam-nas onde calha, por vezes ainda com água que vai fazer falta aos outros. A isto chama-se falta de civismo e falta de respeito.

Infelizmente não há forma de saber quem são esses porcos. Esses podiam fazer um favor à natureza e ao BTT: comprar uns rolos e pedalar na própria sala e então aí sim, podiam no seu espaço deitar o lixo que quisessem. Não fazem faltinha nenhuma no monte
 

melros

New Member
A única coisa que eu deixei pelo caminho foi suor e as marcas dos pneus da minha bike.



Gostei muito dessa...

Apoiado
 
Last edited:
Top