1 Costela Partida 1 Frissurada.... Tempo de recuperação?

carlluchi

New Member
Boas

No Domingo em plena serra de stª justa valongo, dia de diluvio, ao subir uma zona de pedras com os pezinhos presos cai para o lado quase parado, só que o punho da bicla já estava no chão e virado para cima à minha espera.

Resultado um hematoma enorme, 1 Costela partida e 1 frissurada.

Tenho 38 anos, o médico mandou-me repousar 1 semana, sem pesos, continuo a trabalhar, a dor até nem incomoda muito, a não ser a tossir ou se fizer algum esforço ( trabalho administrativo ).

Agora a questão é, ele diz que não precisa de meter ligaduras porque as costelas estão bem alinhadas, e deverão sarar assim. Não foi muito preciso foi no tempo de recuperção, quem já passou por isto que tempo devo esperar antes de fazer um bocadinho de estrada, e depois que tempo para monte ?

Obrigado.
 

polidos

Member
Viva! Nunca tive quedas com essas mazelas, mas já caí de costas mesmo no canto de um branco de pinho, e posso dizer-te que no momento fiquei sem respiração e não conseguia fazer movimentos com o braço esquerdo devido à dor. Também não levei ligaduras, (só um "emplastro Leão") uma vez que não chegaram a partir, uma delas ficou "rachada ou frissurada". Só levei um "pequeno esticão" para elas irem ao sítio (ficaram sobrepostas umas em cima das outras). O que me aconselhou também, foi repousar durante 15 dias e não fazer nenhum esforço. Também não me disse qual o tempo de recuperação... mas se tiveres o contacto de quem te assistiu, ninguém melhor do que ele para te elucidar, porque já sabes, com a saúde não se brinca. Abraço e uma boa recuperação!
 

Carvalhinho

New Member
Pelo que sei curar duma costela partida é sempre demorado. Tenho um amigo radiologista, que num jogo de futsal se embrulhou com o GR, partiu uma e andou 1 mês ou mais para curar minimamente. Não esquecer de dizer que ele andou mais de 2 semanas sem saber que a tinha partida (casa de ferreiro, espeto de pau). Como é um sítio em que não dá para imobilizar e está sempre a "sofrer" movimento por causa da respiração fica demorado.
Mas o perigo em descurarmos uma boa cura pode passar por termos novo acidente, nem que seja mínimo e por causa da fragilidade dessa costela, acontecer um dano grave como perfuração da pleura. Por isso mais vale "aguentar o cavalo na box" por uns tempos e fazer acompanhamento médico.
Enquanto isso, arranjar outros treinos para fazer. Fortalecer braços e pernas, por exemplo.

http://www.youtube.com/watch?v=bIEwAB6ZuEw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=M6qczbGjofY&feature=more_related
http://www.youtube.com/watch?v=48ZI1-8dydE&feature=related
 

2fast4u

New Member
Boas Colega,

Antes de mais as melhoras para a recuperação.
A lesão que tiveste não é pera doce. Eu já tive uma costela rachada também de uma queda mas no asfalto e de lado. As costelas foram as que tiveram mais impacto pois caí em cheio sobre elas. Fiz logo raio x e tava tudo no sitio. Fiquei com grande hematoma e dores que nem me mexia. Andei 15 dias a tomar análgésicos e antiflamatorios mais uns quantos emplastros. Demorei um mês até deixar de sentir dores por completo. Até lá nem podia respirar fundo. Era uma dor aguda e que tirava completamente as forças. O medico disse-me 15 dias para estar parado mas foi preciso um mês para recuperar. O problema é, como diz o "Carvalhinho", se vais andar e cais outra vez. Como é uma zona fragil já não está tão protegida. Assim o melhor é mesmo fazer "Cycling Indoor" sem grandes cargas por uns tempos.
 
F

fmps2005

Guest
parti 3 costelas no pq da cidade no porto há coisa de 4 semanas... esta coisa continua a doer.. embora a dor tenha vindo a diminuir certo é que qd espirro ou a tentar arranjar posicao para dormir vejo-me aflito e dói um pouco. raio de trambolhao
Paz e boas pedaladas
 

Jocas22

Active Member
calhou-me a mim esta desgraca, e nao é facil tanto lidar com isto nos primeiros tempos como gerir a recuperacao depois de desaparecerem as dores.
 

romaosl

Active Member
Acho que já me aconteceu fissurar uma costela. Confesso que não fui ao médico, mas levou um mês a curar e passar as dores.
 

Hardskin

Well-Known Member
Já mandei um tombo com o peito contra o punho do guiador e como não fui ao médico fiquei-me pela suspeita de fractura, uma pisadela enorme no peito esquerdo e com dores que desapareceram ao fim de poucas semanas.
As melhoras! :yeah:
 
Last edited:
Já parti duas numa queda de mota em 5ª a fundo e fiquei com uma amassada numa queda de bicicleta para o lado!

Da primeira vez, levei 15 em casa, sofá - cama, cama - sofá! A médica queria que ficasse pelo menos 3 semanas, mas como o nosso estado paga bem as baixas, só fiquei 2 semanas! Sentado é a pior posição que tinha e para dormir a melhor posição era de lado, em cima das partidas! Também depende da zona em que estão partidas, há uma piores que outras!

As melhoras
 

lucard

Member
Epa vocês estão a falar em costelas, já me estão a dar fome... um bom costeledo grelhado, ai que não ia...

On-topic. Estou a ver que a malta tem histórico clínico lixado... espero nunca chegar a um azar desses... já me chegou deslocar 2 vértebras.
 

fabio viana

Well-Known Member
As melhoras :wink:

off-topic: A única vez que fiquei impedido de andar de bicicleta, foi o ano passado quando fiz um buraco na perna( acima do joelho) por causa de uma queda em que as tampas do guiador se desfizeram e levei com a ponta do guiador.. não me doeu nada, mas não me safei de levar pelo menos 3 pontos internos e 5 para fechar por fora... 1 mês sem tocar na maquina :mad:
 

fjm83

Member
Conta ai a vontade com 15 dias no mínimo! com um mês já deves estar pronto para outra :). A ultima que tive foi queda de mota!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

entretanto, espero que o nosso BIG friend esteja novo. :)
Já agora, costuma pedalar por onde? Palmela, não? Tenho um evento breve por lá. Tal e coiso, a malta encontra se. :p
ULTRA Abraço
 
Top