Como converter rodas convencionais em UST - Home made

FMCurto

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Qual o selante que devo usar? Eu uso o Stan's NoTubes e não podia estar mais contente. Selam muito bem e na minha opinião têm uma boa relação qualidade-preço (arranjas facilmente a 18€ a garrafa de 478ml em lojas físicas)

Eu uso um home-made:latex-liquido,glicerina,agua destilada,um bocadinho minimo de amónia e sémola de milho.Pelas minhas contas sai a menos de 4€ por 450ml.Até agora (vou para 3 meses de uso) sem problemas mas como os pneus são a versão Protection tb são mais resistentes a furos :)
 

luistdi

Member
Boas e o tal kit da rubena que esta no olx sai mais barato. nao e bom?
jolinho, esse kit da rubena que indicas pesquisei no olx (custa 24€ certo?) não conheço ninguém que o utilize. Para além disso, "parece-me" que esse kit trás a embalagem de selante de apenas 200ml (200ml chegam para fazer a conversão a uns 2 pneus... e depende do pneu, há pneus que selam melhor que outros e por isso exigem menos líquido... tb há quem coloque 60ml por pneu, mas o recomendado são 100ml por pneu logo só conseguirás converter 2 pneus (no máximo 3 vá). Com, por exemplo uma embalagem de Notubes (478ml) que custa 18€ em loja física (online és capaz de arranjar mais barato), convertes 7 pneus (ou 8 se colocares 60ml) e podes fazer ou o método da câmara de ar, ou o da Powertape (e aproveitas as válvulas de câmaras antigas), ou ainda fazeres o teu próprio liquido selante (mas acho que esta última solução é para quem já tem conhecimentos mais técnicos para fazer estas experiências... o que até pode ser o teu caso, agora se fosse por mim, não arriscaria XD)
 
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FMCurto

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Não é preciso conhecimentos técnicos nenhums

Só é preciso comprar os ingredientes, que ao príncipio sai mais caro é verdade mas a longo prazo compensa, o resto é como seguir uma receita culinária. :)

Como qualquer dona de casa sabe as receitas vão variando um bocadinho de pessoa para pessoa, existem várias AQUI , a quem possa interessar fica a minha

Ingredientes:

Latex Liquido - 16,60€ / 1L - É o componente mais importante, é o que realmente tapa os furos mas não o de maior quantidade. . Pode-se comprar AQUI.
Glicerina (ou Glicerol) - 2,95€ / 0,5L - Na drogaria da esquina , em grandes superfícies AKI e Leroy Martin tb se encontra regra geral é mais caro.
Amónia 1,45€ / 0,5L - O mesmo que a anterior.No link do Latex tb se pode comprar, mas é mais concentrada (25%), o normal são 10 a 15%.
Água destilada - 5L /1,99 - Na drogaria,AKI,etc...
Sêmola de Milho - Não me lembro do preço, Pingo Doce,DIA,etc...

Confecção:

1 parte Latex
2 partes Glicerina
1,5 partes Água
cerca de 1/20 ou 1/25 partes Amónia.

A mistura deverá ser metade da àgua com glicerina num recipiente e deixar repousar uns minutos enquanto se mistura a outra metade da água com o latex e a amónia.Depois junta-se as duas partes e mexe-se bem, uma garrafa de agua de plastico de litro dá bem porque pode-se comprimir para guardar sem ar.Antes de "servir" no pneu agitar bem a garrafa virada para baixo.

Acompanha-se com cerca de 1a colher de sopa de Sêmola de Milho por pneu (ou cada 100ml).Eu ponho durante 30 seg em agua a ferver para "ensopar" de modo a não "secar" o liquido e ficar um bocado mais mole.

Bom apetite ;)
 
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jolinho

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Obrigado pessoal vou optar por compar o selante e a power tape e parto para a aventura .
Em principio para o proximo fim de semana chega os x king 2.20 flexivel .
Depois deixo aqui o meu testemunho.
Boas pedaladas
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

É possível, mas pode não ser fácil (menor maleabilidade do pneu).

As desvantagens são a possível maior dificuldade na conversão e o maior peso.

Caso os pneus já tenham sido utilizados, é provável que a conversão seja mais fácil (o pneu já está feito ao aro).

Um abraço

ny12xx
 

Titi_deamon

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Quando comprei a minha bike, vinha com uns Nobby Nic de arame montados e para converter foi a coisa mais fácil do mundo, aderiu logo ao aro, por isso é possível.
 

jolinho

Member
Boas pessoal.
Estive ocupado com um treino especifico para fazer porto fatima e so hoje e que fiz a conversao.
Kit da joes com 240 ml duas cintas ja com valvulas e a fita que nao usei power tape pareceu mais fixe por 25 paus e dois continental x king por 20 paus cada com as minhas rodas rodi e em duas horas duas rodas convertidas sem stress.
Claro que o compressor do sr que vende pneus para carro foi uma ajuda 5*.
Muito facil agora vou rolar 4 ou 5 km para acamar a roda.
Ja agora com 85 kg qual a pressao ideal na roda 29?
Obrigado pela ajuda a todos os pedaleiros deste forum
 

icenep

Member
Boas pessoal.

Ja fiz conversao deste genero com schwalbe rocket ron e racing ralph, e correu bem, sempre ouvi dizer que era facil converter pneus da marca schwalbe e confirma-se.
O que queria saber, era em relacao a outras marcas...
Alguem daqui ja converteu algum Maxxis Larsen TT ou um Kenda Small Block Eight?? É facil, ou o rebordo do pneu nao é tao grosso como os schwalbe??

Cumprimentos
 

icenep

Member
E o que achas dos pneus, para usar na roda traseira tanto em verao como em inverno, mais mato mas tambem alcatrao??
Os larsen tt serao tambem faceis de converter??

É que ja a uns anos que uso racing ralph atras...mas nao sei porque os 2.25 duram muito mais que os 2.1... Mas desta vez queria experimentar outros modelos ( larsen tt ou SM8 ).
 
Tenho uma dúvida que espero ainda não ter sido esclarecida no tópico:
Por ter comprado há pouco tempo umas Mavic Crossride, tentei converter este fim de semana com powertape, válvulas pipo grosso "sin camaras (x-sauce)" e liquido Ozone da SZ, no entanto na roda da frente sai selante pela válvula, pouco e não é sempre, mas sai. O que é curioso é que já tive tubeless com o kit "sin camaras" com estas mesmas válvulas noutras rodas de marca branca e a situação era igual, ou seja, havia sempre uma fuga de liquido e bastante ar por uma das válvulas até que desisti de ter tubeless (a roda ficava vazia em andamento). Desta forma suponho que o problema não seja azelhice na montagem pois quando comprei o kit da sin camaras foi em loja física e quem fez a instalação foi o mecânico da loja mas desta vez tentei eu em casa e o resultado foi o mesmo. Parto do principio que o problema será a válvula por isso queria saber qual aconselham a comprar para substituir a atual. Quando retirei as válvulas pela primeira vez após a conversão na loja verifiquei que faltava um dos vedantes no pipo que vertia liquido mas consegui arranjar um semelhante e ainda mais curioso que esta válvula com este vedante é a que funciona corretamente :p Suponho que os vedantes não sejam grande espingarda :( até porque no site da atual x-sauce refere que colocaram "novos vedantes" nas válvulas portanto deverá ter havido alguma alteração a meio.

Do que vi na net tenho 1 solução mais arcaica que seria usar uma válvula de mota mas não sei até que ponto será a solução que resolverá o problema.

Agradeço a vossa opinião e se for para comprar válvulas preferia umas que se pudesse comprar em loja física na zona de Gaia/Vila da Feira.

Desculpem o testamento :p
 

afonso

New Member
Boas
andei anos e anos com umas Crossride convertidas e zero problemas..
Mas usei a conversão com a câmara de 20..
boa sorte
 
obrigado afonso, eu também não estou ponho em causa o método utilizado e muito menos as rodas. Mas prefiro desta forma, acho mais "limpo". Por isso é que queria saber que válvulas usam quando fazem as conversões como eu fiz. Obrigado na mesma pelo feedback
 

maddog

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telmosousa tenho umas crossride 08 convertidas com powertape actualmente com valvulas presta, mas ja tive pipos de camara de ar recortados e colados, e sempre sem stresses.

se achas que pelo pipo perde, experimenta a meter um pouco de fita teflon a volta do pipo (zona interior claro).

Para usares valvulas presta, tens de colocar os redutores nos furos.
 
maddog obrigado pelo feedback. Por acaso já tinha colocado fita de teflon mas mesmo assim não ficou totalmente vedado, talvez tenha de meter mais. Deve ser uma fuga mesmo pequeníssima porque de ontem para hoje o pneu parece não ter perdido pressão, pelo menos ao toque, no entanto em andamento verte liquido. De qualquer forma já passei numa loja aqui perto de casa e comprei uma câmara da continental e recortei o pipo, vou colocar foto para me dizerem se devo cortar mais ou se está bom assim. Devo colar a válvula à powertape? Com que cola?


Caso não fique a vedar corretamente então resta-me comprar uma válvula tubeless de pipo fino, colocar o adaptador que vem com as rodas e tentar assim.
Só mais uma dúvida, o adaptador coloca-se da parte de dentro ou de fora da roda (desculpem se é uma pergunta estúpida :p)
 

maddog

Member
Boas,

talvez tenhas de cortar mais 1mm, mas tenta perceber o formato do aro e cortas de modo a ficar com essa forma.

podes colar o pipo à powertape com cola de contacto, foi como fiz.

O adaptador, entra de dentro para fora.

Ps. foste comprar uma camara de ar propositadamente para isso, talvez merecesse mais a pena teres comprar umas valvulas presta.
 
maddog, vou proceder tal como disseste, vou tentar assim tal como está e se necessário corto à medida e depois ponho cola de contacto. Não trouxe a válvula porque supus que fosse muito mais cara e que possivelmente só vendessem ao par embora nem tenha perguntado o preço mas a câmara custou apenas 4€.

Neste caso, se vier a precisar da válvula presta, devo colocar o adaptador diretamente em contacto com a roda ou posso colocar por cima da powertape?

Obrigado! sou mesmo nabo :fpalm:

Fiz esta imagem porque um colega viu o tópico e ficou confuso sobre o lado de dentro e o lado de fora da roda e até eu comecei a duvidar. Confirma por favor se é como na imagem looool

 

Atomic22

New Member
Boas Companheiro Telmosousa, o adaptador entra por fora do aro, ou seja vai fechar o orifício de saída do aro. Deves coloca-lo no exterior do aro para evitar que a válvula presta ande a "nadar" no furo. Se o colocares como na foto de nada vai servir porque ainda vai aumentar a altura do centro do aro que vai impedir a colocação do pneu e não vai vedar nem estabilizar a válvula. Esse adaptador reduz o diâmetro exterior do orifício do aro. Abraço
 
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