Zoulou Cooma - "À lá carte"

#21
Re:Zoulou Cooma - "À lá carte" - Upgrade: Reba 100->115mm

Vou tentar aproveitar a promoção da Fizz para os novos Avid Elixir 5. Ia comprar uns com um colega, mas estamos com problemas na compra, se não se concretizar, vao ficar estes para já, pelo menos até À proxima promoção, ou até me decidir quais vou optar! :)
 
#22
Re:Zoulou Cooma - "À lá carte" - Upgrade: Reba 100->115mm

Tá engraçada a bike,um guiador recto ficava aí a matar mesmo! Já tive uns aros desses e parti o de trás sem grande abuso, mas como foi pouco ainda tá a rodar e a abusar sem ceder mais!boas pedaladas
 
#23
Re:Zoulou Cooma - "À lá carte" - Upgrade: Reba 100->115mm

Colónia,
Guiadores rectos para mim.. não dá! :)
Isto é uma "BTT" mesmo! :p Ou seja... tanto faz km e km de estrada aberta, como monte, como streetadas. Ou seja é uma bike com todo o tipo de uso, por isso é q tento ter um bom compromisso entre baixo peso e alta resistencia/durabilidade.

Ora bem... esta semana a bike levou 2 upgrades:

- Pedais de encaixe - Look Quartz
- Desviador traseiro - Shimano XT

Em relação aos pedais, era o q esperava... a pedalar tem-se uma força fantastica e um poder de "levar tudo À frente", mas qdo souber q vou dar uma voltinha mais para as "brincadeiras" os de plataforma voltam ao sitio. Ainda não caí (apesar de hj de manha ter tido um susto, mas lá se soltaram), têm um encaixe e desencaixe mto facil o q tb ajuda À adaptação
Os de encaixe ficaram para o dia-dia, passeios, provas, etc, enquanto q os de plataforma será para os saltinhos e streetadas.
Com os pedais de encaixe.. tive de ir ao armário buscar as sapatilhas q já havia comprado há uns anitos... as Shimano MT30. Acho-as mto bonitas... mas são pesadotas e não primam pelo conforto!


O desviador, troquei um XT 2001 por um XT 2009, porque... os anos pesam e o antiguinho estava com folga. Ou seja, por vezes mudava de mudança sozinho, ou a corrente saltava e não era nada agradavel. O novo parece-me ser um pco mais longo, mas trabalha bem e é mais leve q o antigo! :)

Qdo tiver ponho umas fotos! :)
 
#24
Ora bem... para fazer aqui um pequeno update, amanha vou postar umas fotos pormenorizadas da máquina.
Assim como a minha "nº 2" que finalmente está montada! Entetanto, como disse, todas as minhas montagens têm de ser mto versáteis... e tem de permitir fazer estas coisas:


Mas tem de ser leve e bastante resistente. O quadro é brutal, leve, resistente e com uma geometria impecável. A minha montagem está mesmo ao meu gosto, com um espigão sem recuo e um avanço de 90mm, a bike está mesmo À minha medida e é mesmo uma "À lá carte"! :)
A lista de materiais na 1ª pagina já está um pco desactualizada, mas amanhã vou ver se tiro umas fotos à maquinas. Para a malta mais "weight winnie", nunca a pesei, mas diria deve estar na casa dos 11.
 
Last edited:
#25
Descrição actualizada da Bike:

* Quadro - Zoulou Cooma 17" (2010)
* Suspensão - Rock Shox Reba 2008 com "jarro" 2010 e vinil personalizado com look carbono
* Rodas - T: Mavic X717; Cubo Shimano XT | F: DT Swiss XPW1600; Cubo: Shimano XT
* Pneus - Larsen TT 2.0
* Travões - Avid Elixir 5
* Desviadores - F: Shimano SLX | T: Shimano XT
* Manípulos - Shimano Lx (supressão visor no esq)
* Pedaleira- Bontrager Race X Lite
* Cassete- Sram PG970
* Corrente - Sram PC991
* Pedais - Look Quartz
* Guiador - Bontrager Race X Lite
* Avanço - Promax Carbon Look com espaçadores Carbono BBB
* Punhos - ODI Yeti
* Espigão de Selim - Amoeba Scud Carbon
* Selim - Sportourer XRace (a trocar)
* Aperto de espigão - KCNC
* Cabos de mudança Bengal "vermelho"













 
Last edited:
#26
E já agora, aqui fica a bike nº2.
Que é a bike dos emprestanços, toda feita com material antigo q ia saindo. Mas até está mto agradável.

* Quadro - VAG Command 16.5"
* Suspensão - Suntou XCM Lockout
* Rodas - F: Mavic X717; Cubo Shimano M475 | T: Mavic X317; Cubo: Shimano Deore
* Pneus - Larsen TT 2.0 (Slicks :p)
* Travões - F: Hayes Mx-2 | T: OEM + BBB Triple Compound
* Desviadores - F: Shimano XT | T: Shimano XT
* Manípulos - Shimano Acera
* Pedaleira - Shimano Lx
* Cassete- Sram PG951
* Corrente - Sram PC950
* Pedais - Plataforma Sportzone
* Guiador - FSA XC280
* Avanço - Ritchey WCS (Com espaçadores em carbono)
* Punhos - Esponja
* Espigão de Selim - Kaloy Uno
* Selim - WTB Speed V
* Aperto de espigão - KCNC









 
#27




Hj ao fazer a limpeza da bike, deparei-me com essas rachadelas!
Não sei há quanto tempo lá estão, nem se é só na pintura (uma vez que o quadro é lacado). Vou enviar email para a RegiaBike para ver o que me dizem! :|
 
#28
A mandar uns saltinhos daqueles acho que ja devias de estar a espera de algumas rachadelas ou nao? esse quadro pode ser leve, bonito, com uma geometria boa e resistente mas quando se diz resistente nao é que aguente com saltos desses, isto tudo a meu ver atençao!
 
#30
Se o quadro nao aguentar... é uma m*rda!
Este já é o meu 4º quadro diferente, o anterior tinha "apenas" mais 300g e levou MUITO mais porrada que este levou e com uma suspensão de 120mm. Este teve tratamento VIP comparado com todos os outros quadros q tive.
A Reba, apesar de ter 115mm de cursi tem a mesma altura duma Suntour XCM de 100mm, por ex. A diferença é q a Reba uso o curso até ficar com 2mm da bainha à vista.

Acho estranho é a soldadura ser apenas do lado exterior do reforço de testa e no lado de dentro ficar, como se ve na fotos, não me lembro como era o anterior.
 
#32
Qketz,
Do curso não pode ser.
Tal como disse, tenho a XCM na outra bike dos emprestanços, que tem apenas 100mm de curso e a altura de ambas são a mesma. A diferença é q a XCM fica com 2cm de bainha à vista toda comprimida e a Reba fica com 2mm!
Um amigo meu tem uma Psylo XC de 100mm e é mais alta q a minha Reba com os 115!

Já enviei email para a Régia, estou a aguardar a apreciação.
O 1º Cooma que tive rachou junto ao espigão de selim, mas era o modelo que ainda não tinha o reforço junto do mesmo.
Este, está a estalar junto às soldas!
Sempre fui um grande defensor deste quadro, pois sp o achei mto bom e com uma resistência excelente para o peso! Mas de facto, agora "traiu-me" com mais este problema! :(

A versão 2012 já trás testa para suspensões cónicas...talvez para reforçar um pco esta zona! No entanto, eu não tenho uma suspensão cónica, estou para ver como se vai resolver esta situação!
 
#33
Ora bem, depois de analisar não vai ser activada a garantia. Parece ser da pintura, apesar do Nuno da Régiabike ter aconselhado a monitorizar a situação.

Aproveitei a ida para trazer 2 brindes para a Zoulou:

- Tampa de cx de direcção Token
- Parafusos para tapar os buracos das grades de bidão.

Vou aproveitar o facto de ter desmontado a bike para trocar a corrente o espigão de selim para um de 31, evitando assim o uso do redutor.
Nunca me tinha apercebido, mas o redutor pesa tanto como meu espigão actual, por isso, vou poupar alguns gramas. Vou optar por um Bontrager Race X lite ou o XXX Lite, sem recuo. Excelente qualidade e fica a combinar com o guiador e pedaleira.

Entretanto durante a voltinha de hj levei a GoPro e a bike nº2 que nestas condições de piso humido, fica um perigo, graças aos Larsen TT "slick":
[video=youtube;LL_6T0G6fJ4]http://www.youtube.com/watch?v=LL_6T0G6fJ4[/video]

O youtube corta bastante qualidade do video e depois do teste de hoje, vejo que para a voltas de bike, fica melhor filmar em Full HD a 30FPS que em HD a 60FPS.
 
Last edited:
#34


O desgaste da transmissão já começava a ser evidente. Nas pedaladas com mais força, a corrente já "patinava". Como tal...
- Corrente Sram PC991;
- Cassete Sram PG970;
- Prato do meio FSA.

E está de novo como manteiga... Já se está mesmo a ver q a bike nº2 tb vai herdar umas peças da nº1 :)
Provavelmente a cassete e a corrente antiga (q tb são 991 e 970) vão para a bike nº2. O maior "patinanço" era no prato, por isso na bike nº2 aguenta-se.
 
#35
Assim é que é, a transmissão n está em condições, toca a trocar!
As peças que sobram , vão para a 2ª bike que dão lá perfeitamente, como eu faço!
Esses parafusos bonitos além de darem para tapar os buracos, servem tambem para agarrar as grades de bidon perfeitamente...
 
#36
Novo update...
Na ultima saida tinha partido um raio e furado um pneu. Como andava com uma camara de "desenraca" da Decathlon e o pneu da frente já vacilava mto, hoje é dia de natal e a bike teve umas prendas! :)

 
#38
Relativamente ao quadro, aparentemente é mesmo tinta estalada.
Ainda neste sábado ao dar um salto aterrei mto de lado (ao ponto do pneu me sair da roda), ou seja, o quadro deve ter sofrido uma grande torção e está impec.

Estou a pensar passar este material para um quadro FS. Ando com o ideia do Specialized Epic de 2007-2008, por ter geometria de HT e assim fazer uma bike de enduro a partir dum quadro de XC.
Ficar com algo robusto, super agil e com peso a rondar os 12kg.

O material da nº2 passar para o Zoulou e assim ficar com um FS e um HT bem porreiros. Da minha bike nº2 só a suspensão é q é fraca demais para o que já estou habituado, todo o resto cumpre bem.
 
#40
Mais uma miminho da KCNC para a bike:



P*neleirices... :)

Estou 99% decidio a fazer a troca deste material para outra base. À partida irá tudo para um novo quadro, um Cube Stereo, onde tb irei fazer a troca de rodas e suspensão, se se consumar...
Qdo houver novidades... informo! :)
 
Last edited: