XC, Freeride e Enduro - Definição

Fireblade

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Cruza...

Em poucas palavras, XC, é o que fazes/fazem nos passeios normais de BTT, subir e descer, sem abusos (saltos,droops etc...)!
O XC é a modalidade dentro do BTT menos violenta,e que menos técnica exige, onde o que conta muito, é as pernas e o fisico do Bttista, e o peso da bike....


Freeride é subir serra acima, para depois descer com toda a adrenalina e no limite, com uns saltos e droops pelo meio...
Exige já um grau elevado em termos de técnica, e nao exige tanto fisico como o XC, geralmente sao bikes de 14kg para cima...
Freeride, é andares ao teu estilo e ritmo, nao teres ninguem a impor um ritmo próprio, poderes fazer o que quiseres,e nao teres os tipicos "cromos" do XC que discutem o peso das bikes, e discutem os pesos dos Desviadores, das suspensoes e bloqueios,das rodas etc...E o que importa andares sempre no teu limite,e tentar ultrupassa-lo, com ou sem Suspensoes "milagrosas", com ou sem desviadores de 500gramas, com ou sem os bloqueios todos "XPTO" das suspensoes e amortecedores...
Enfim, Freeride é andares no limite, ao teu estilo...sempre a pensar nuns saltos e descidas de cortar a respiração...Ehehehe :D


Enduro, bem Enduro é mais complicado, muita gente utiliza defenições diferentes para o Enduro, uns dizem que Enduro é fazer maratonas, km atrás de km com autonomia propria, sem depender de ninguem!
Outros afirmão que Enduro é uma coisa mais leve que Freeride, subir e descer com uns saltinhos pelo meio, e zonas "trialeiras"...
Mas para a defenição de Enduro vê ESTE TÓPICO, pode ser que te ajude...ou entao não... :roll: :roll:

Cumps, e um feliz natal! :wink:
 

cruza

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Obrigado Blade pelas tuas explicações. Eram mais ou menos o que tinha em mente. Mas como estou quase a comprar a Cannondale prophet que tem regulação na posição do amortecedor traseiro entre XC e FR, e como li algures que era uma bicicleta de enduro fiquei todo baralhado.
http://www.spinnerspa.com/images/demoday/swinder.jpg

ontem sentimos a tua falta em Sintra. Pensei que era um percurso mais rolante pq estava todo partido ainda de monsanto e pensei que o pessoal tb, mas estavam todos cheio de pica. Fartamo-nos de subir e decer, fomos à pedra amarela. Ontem foi muito bom mas fotos só o Supermario é que tirou e não sei onde ele as publica.

Bom natal para ti tambem e muitas pedaladas, muitas escadas e muitos drops em 2005 e se possivel drops maiores que o de monsanto.
 

Fireblade

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Pois é, disseram-me que ontem aquilo foi muito louco em sintra!
Ouvi dizer que desceram até á malveira da serra pela pista de DH.... :D

E eu nao fui... :cry: :cry: :cry:
Nao tive boleia, nao pude ir, logo não á reportagem... :cry:

Fica para a proxima!
E ja tenho as protecções,porque em Monsanto nesse droop, quando aterrei, vi o chao perto demais, e decidi mesmo comprar as protecções! :D

Boa compra, um abraço, e Feliz Natal!
Até um proximo Trilho. :wink:
 

Ladas112

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Então, uma bicicleta de suspensao total, que tenha uma suspensão traseira que permite o melhor rendimento a subir e que ao mesmo, quando se fala em descer tem bons cursos nas suspensão, o que permite fazer descidas à DH...é uma bicicleta de Enduro ou de Freeride??
 

Amukinado

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Ladas112 said:
Então, uma bicicleta de suspensao total, que tenha uma suspensão traseira que permite o melhor rendimento a subir e que ao mesmo, quando se fala em descer tem bons cursos nas suspensão, o que permite fazer descidas à DH...é uma bicicleta de Enduro ou de Freeride??

Se permite ter bom rendimento a subir e desce bem deve ser mais para Enduro ou FreeRide Light. Também convinha especificares o que é para ti um bom curso na suspensão.
Se tiver entre 120 e 150 mm é Enduro/AM; 140 e 170 mm é FreeRide Light e 170 e 200 mm é FreeRide. Mas existem excepções. :wink:
 

P.M.

Member
Usar apenas o curso de uma bicicleta para caracterizar a categoria onde se insere, parece-me demasiado simplista, e até mesmo, errado.
Actualmente é fácil de encontrar bicicletas com cursos equivalentes, mas cuja geometria do quadro e a selecção de componentes usados, as leva a estar numa ou noutra categoria...
P.M.
 

Bravellir

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Concordo, mas é a base. É parecido com velha questão de uma boa bicicleta começar por um bom quadro. O curso é o ponto de partida para distinguir entre as três utilizações citadas, mas não acaba ai. A geometria e robustez do quadro é quase tão importante. E os restantes componentes completam.

Mas a coisa fica confusa, especialmente com tanta montagem " a la carte" que se vê por ai...
 

Amukinado

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Sim, isso é verdade. Por isso eu disse que há excepções. Teoricamente é assim que se diferenciam as bikes, mas existem bikes de FreeRide com 100 a 140 mm de curso (algumas até são rígidas), bem como bikes de Enduro com 160 mm. Mas no fundo tudo vai depender da utilização que cada um dá à bike.
Eu por exemplo tenho uma bike que faz 100 mm à frente e 90 atrás e utilizo-a em XC trail, Enduro e até FR light.

Existem bikes como a Cannondale Prophet, Giant Reign, etc., que são de Enduro e mesmo assim são grandes máquinas em FreeRide e outras vertentes mais radicais.
 

ggx2

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Defenições, defenições, conceitos, quem os quer :twisted:...

XC- geometrias orientadas para um bom rendimento a pedelar e a subir (angulos mais verticais), equipamentos leves, etc.

Enduro/all montain - aqui as coisas começam a complicar-se em termos de conceitos e opiniões. geometrias orientadas para um bom compromisso entre pedalar, curvar bem, absorver irregularidade, descer e ainda assim continuar a ser possibel subir, embora nevitávelmente com perca de rendimento.

Free-ride- geometrias ainda mais radicais vocacionadas mais para descer do que para outra coisa (saltos, etc). Equipamento, quadros, etc mais resistentes e inevitávelmente mais pesados. Para subir haja pernas :mrgreen:

Depois inventa-se os Enduro sem gordura, e os XC polivalentes e etc. marketing, marketink, porque este ano é que é o melhor, ganda evolução de qualidade blá blá :twisted:

O que é importante é como se usa e não o que se tem :wink:
 

Nozes

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Ahh..definições,definições...
Hoje dou eu a minha opinião que espero que ajude a malta mais confusa neste desporto cada vez mais dividido em sectores,seja por evolução da maneira de o praticar,seja pelo marketing...
Então,comecemos:
XC=Cross Country/Maratonas:O que a maior parte da malta aqui no fórum faz.Cross Country são provas em circuito,com subidas e descidas,com duração raramente superior a 2h,mas pode-se considerar cross country também aquelas "voltinhas" de treino com os amigos,pelos caminhos do costume,uns "picanços" à mistura,a maior parte destas voltas serão por estradões e caminhos geralmente sem grandes dificuldades técnicas.Maratonas a´cho que não preciso de explicar a ninguém,são provas ou passeios de distancia superior ao XC,geralmente com caminhos com muito pouca exigencia técnica.
Bike de XC/maratonas?Rígida ou suspensão total,curso de suspensões 80 até100mm,geometria nervosa (angulos de direcção e tubo do selim mais verticais).Pesos entre os 9 e os 11kgs.

All Mountain/Enduro: Aqui reside muita da confusão hoje em dia.Para começar,há muita gente a dizer que pratica "all-mountain",sem terem "mountains" nenhumas onde costumam andar.Para mim,esta definição aplica-se para quem sobe uma montanha na sua bike,com o objectivo de tirar mais proveito da descida.
Mas adiante:Enduro,e o tal XC agressivo que também alguns falam,é andar por aí à procura dos sítios mais difíceis de subir e descer,basicamente.Descoberta,técnica,divertimento.
Bike de enduro?120 a 160mm de curso,regulável nos modelos mais caros,geometria mais neutra e equilibrada que em XC.Menos eficiencia a subir,mais controlo a descer.Pesos entre os 12 e os 15kgs.

Freeride: Desde aqueles saltos montruosos que vemos em fotos das revistas,até descer uma serra por onde calhar,até andar pela cidade a "derreter" a bike por completo a saltar escadas,freeride pode ser muita coisa.Geralmente é a modalidade onde mais se abusa do material,por isso é onde se encontram as bikes mais reforçadas/pesadas.Mas num dos extremos do freeride temos o "freeride light",que basicamente é o mesmo que o "enduro long travel",ou enduro longo curso.
Portanto,bikes de Freeride:Cursos entre 160 e 200mm ou mais,componentes muito reforçados,geometria mais relaxada,destinadas a "abusar".Pesos entre os 15 e os 25kgs :shock:

Downhill: Para quem não conhece,será fácil de confundir downhill e freeride.As bicicletas até podem ser parecidas,aliás por vezes até são as mesmas,mas a prática é muito diferente.Downhill é competição.Uma pista marcada (geralmente 1,5/2km),um cronómeto,chegar ao fim no mínimo tempo possível.Interessa ser rápido,muito rápido,o mais rápido!
Bike de downhill:Cursos de 180/200mm ou ligeiramente mais,geometria muito relaxada,para facilitar a estabilidade a alta velocidade,travões potentes...Mas componentes com pesos mais contidos que no freeride,o peso da bike no downhill é um factor muito importante,por isso muitos pilotos tentam a todo o custo retirar peso,muitas vezes a custo de fiabilidade.Pesos entre os 16 e os 20kgs.


Claro que existem excepções.Muitas,até!Desde bikes de freeride rígidas,a bikes de XC com 6kgs ou bikes de enduro com 170mm,meus amigos,hoje em dia há de tudo!
O grande problema em escolher,para quem se está a iniciar pelo menos,é não saber o que vai precisar para o que deseja fazer.No meu entender,as bikes mais polivalentes estão na gama de enduro,são bikes confortáveis,eficientes,seguras e divertidas.


Espero ter ajudado,e se quizerem fazer algum comentário ou pergunta,força aí!Com perto d 20 anos de BTT,tenho já umas luzes sobre o assunto... :wink:

Boas pedaladas!
 

franciscobtt

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Enduro,e o tal XC agressivo que também alguns falam,é andar por aí à procura dos sítios mais difíceis de subir e descer,basicamente.Descoberta,técnica,divertimento.
Bike de enduro?120 a 160mm de curso,regulável nos modelos mais caros,geometria mais neutra e equilibrada que em XC.Menos eficiencia a subir,mais controlo a descer.Pesos entre os 12 e os 15kgs.


gostei desta definiçao do enduro ..
e só para acrescentar uma das maiores diferenças entre enduro e xc : quanto mais pedras e rochas tiverem o trilho melhor para o endurista pois a sua bike tem suspensões e amortecedores com cursos suficiente para passar relativamente rápido sobre esses obstáculos e com um conforto muito superior á uma bike de xc ...

all moutain é subir o máximo possivel (alto nas montanhas e serras ) para tirar o máximo de gozo na descida

cumps
 

Torugo

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Atenção a um factor muito importante que aqui está a ser deixado para trás...
A geometria da bicicleta em si.
Uma bicicletade dirt, com 100mm, é completamente diferente de uma bicicleta de XC.
Por isso, existem diferentes tipos de bicicleta com o mesmo curso, e varios cursos para o mesmo tipo de utilização.
Mas regra geral, concordo com as especificações dadas pelo Nozes
 
G

Graz

Guest
Olá a todos os bttistas, estou a iniciar-me na modalidade e tenho uma pequena questão a colocar.

Cross Country, XC Trail e All Mountain. Quais as grandes diferenças em termos de equipamento e para que tipo de utilização se utilizam estes diferentes termos?

Boas pedaladas []
 

Hetfield

New Member
Boas,

Muito resumidamente as bikes de Cross-Country (XC) ou Maratonas, são por norma bikes rígidas ou de suspensão total com um curso por norma entre os 80 e 100mm de curso. São bikes em que baixo peso é uma prioridade, já que são construídas com o objectivo de levar o seu utilizador do ponto A ao ponto B, o mais rápido possível. Embora resistentes para aguentarem as dificuldades próprias da modalidade, não são bikes que se destinem a um uso mais agressivo, com saltos, drops e outras "brincadeiras".

As bikes de XC Trail ou mais frequentemente designadas por All-Mountain, são já outro tipo de bikes destinadas a uso mais relaxado e que ao mesmo tempo já aguentam um uso mais agressivo. São bikes polivalentes que permitem o seu uso por exemplo numa maratona, por quem não tem objectivos competitivos e também já permitem umas ligeiras incursões no chamado "freeride light", ou seja dá para umas brincadeiras desde que não se abuse. São normalmente bikes de suspensão total, com um curso entre os 120 e os 140mm (ou talvez 150), embora isto não seja regra. Actualmente é o segmento de mercado em maior crescimento e no qual as principais marcas estão a concentrar os seus esforços.

Espero ter contribuído para esclarecer a tua dúvida.

Boas pedaladas e bem vindo ao mundo do BTT. :wink:
 

FabioAlmeida

New Member
xco esta dentro do btt.
Btt divide-se em dh, xc,xco,p4.
Mas xco é uma prova em que tens um circuito, e acho que tens ou um maximo de voltas,em menos tempo ou so tempo.
 
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