Voltinhas na... XL da casa.

Aí está o meu novo projecto (novo=setembro 2013 - mas isto vai levando tempo a ficar perfeito).


com o grande Tiago a segurar a bike na sua volta de apresentação, ele que foi o meu primeiro parceiro de aventura (e que aventura a 1ª volta... até em asfalto aquilo parecia de loucos, quanto mais quando chegámos às trialeiras do dia...).



Começa desde logo com um modelo ja pronto para levar pancadaria, ainda que depois disso, e graças à ajuda da Fatibike, tenha tido de levar muitas e muitas novas peças, nomeadamente discos 203, travões com sistema icetech (para refrigerar bem, mas bem), etc.etc.

Neste momento? está um mimo. Já trava como gente grande e já se mexe no geral muito bem dentro das limitacoes (sobretudo nas subidas... porque nas descidas tem tudo a ver com a boa dose de loucura que se tenha no momento.eheh).

ahh. e a nota depois das primeiras provas: é... totalmente... intragável... de se guiar (mas é isso que lhe dá a piada!)

Como 1º é preciso muito treino para nos sentirmos "totalmente" à vontade na bike ainda temos sobretudo dado voltinhas de treino, sendo que provas provas apenas fizemos 2 (faltou uma terceira, mas fomos impedidos de alinhar. loool):

MARATONA BTT DOS RIACHOS - TRILHOS DO PAÚL (TORRES NOVAS)
porreiro para estreia
(fotos são dessa mesma prova)

MARATONA BTT SANTARÉM (TAÇA PORTUGAL XCM)
um verdadeiro pesadelo. se a muita lama causou estragos em todo o pelotão, dá para imaginar o que passámos (e pior! na altura ainda tinhamos as peças para colocar pendentes). tudo o que podia avariar, avariou. Passámos mais tempo a reparar a bike do que a andar. resultado? 50km em 5 horas. ufaaaaa. sinistro mesmo. ahahah. cortámos a meta com as pedaleiras desalinhadas (prob.de corrente), sem travões (atrás e à frente) e sem conseguir colocar nem 1 mudança (tandem singlespeed. yeeeeeee. looooool)


em prova...


com muita dose de loucura (e sorte de estarmos ainda inteiros.lol... descemos até hoje tudo em cima da bike... mesmo quando muitos vão a pé.


a chegar à meta, já com o amigo caco a guiar o monstrinho...




Para 2014? vamos ver.... talvez regional Santarém XCM... talvez mais qualquer coisinha...

Cumprimentos
 

Phoobus

New Member
HEHEHE, grandes malucos a fazer btt de tandem!!!!
Ja pensei em arranjar uma para dar umas voltas em alcatrão com a minha mulher mas agora fazer BTT isso sim é espirito!!!!
Ainda vão criar uma nova categoria nas provas de BTT!!!
Continuem assim que voces é que estão bem.

Ja agora posta os detalhes da bike só por curiosidade

Boas pedaladas e atenção que quem vai atras pode fazer batota :p
 
No geral:
Quadro em Aluminio (não é adaptação, é um quadro mesmo desenvolvido em fabrica. Lol), bem como espigões e guiadores.
Desviadores – Deore XT
Travões – SLX (os novos, com as pastilhas icetech que ventilam… são mesmo, de todos os que testámos, os que melhor funcionam na bike)
Discos – 203 mm
Suspensão – É hibrida. Resultado de uma mistura de componentes entre uma RST e uma FOX. É a peça mais delicada para o mato. Porque?Sem entrar nas de all-mountain (as melhores mas muito muito pesadas e descontrolam ainda mais a bike (e ela já é bem descontrolada.eheh), uma suspensão normal na bike com uma pressão standard p 1 tipo parte logo em 2 tempos (comprovato! Ehehe. Partimoslogo uma!). porquê? Porque em alguns momentos descarrega nela o peso de 2 gajos mais quadro (tipo uns 150 kg). Por outro lado, assim que colocamos na suspensão pressão para um gajo de 150kg as suspensões simplesmente deixam de funcionar.loooool. Por isso… resultado… improvisar. Eheh
Manipulos – SLX
Peso total da bike: 17kg (nem é mau…)
 

tinric

Super Moderador
:D Grandes malucos, grande espirito.... sim senhor

Continuem a postar aqui que é uma "lufada de ar fresco" tal aventura para o pessoal vir desanuviar.

Os meus parabéns pela coragem e "pancada" :D
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Sim senhor, gostei muito desta vossa ideia/"brincadeira". Parabéns pela coragem... :D

...não se sente grande torção do quadro?! A corrente não sai frequentemente?! :s
 
boas amigos


Torção não. Toda ela é muito diferente de condução (todos os que experimentam, eu inclusive, chegam sempre à conclusão do “é mais maluco e estranho do que pensava),e é logico que também terá qualquer coisa por aí, mas não é expressivo.



Quanto á corrente salta até ver o normal (portanto: não muito comum). No entanto quando a da frente salta (tem 2 claro, e a da frente em teoria é baixa a probabilidade de saltar) é uma carga de trabalhos. Porque? Porque é uma simples corrente entre 2 pratos, bem esticadinha, e quando sai, para voltar a montar só com ferramenta para soltar elos e voltar a montar.Claro que dá para colocar sem isso, com muita força e paciencia (tudo o que sai tem de voltar a entrar, nem q seja pelo mesmo caminho), mas é tanto o esforço que o resultado será sempre deixar os pratos/pedaleiras em posições diferentes,e aí é um pincel… os arranques ficam 5x piores (e já são horríveis) deixa de haver posições de descança (so vai haver pa 1), e fica uma trapalhada digna de ser vista (isto porque as 2 pedaleiras movem-se sempre ao mesmo tempo). Foi um dos problemas que nos aconteceu na Maratona de Santarém. Saltou a corrente da frente a meio da prova, e a partir daí foi um desatino….
 
Last edited:
Top