Volta ao Ribatejo Norte

R.Almeida

New Member
A ideia surgiu no decorrer de uma semana atarefada de trabalho...e sempre desejoso de chegar o fim de semana para deixar a confusão da capital e seguir para a tranquilidade da província Ribatejana, mais propriamente Abrantes e desfrutar do melhor que conseguimos tirar de uma bicicleta !

A ideia foi nada mais nada menos que fazer uma rota/volta pelo Norte Ribatejano, mas desta vez por estrada e não pelo monte...assim sendo trato logo de enviar emaisl para os companheiros habituais das pedaladas a convidar para tal aventura! No meio de tantos email enviados foi só um nome que prontamente alinhou logo nesta minha sugestão, nome esse que só poderia o amigo Chamusco.

Assim sendo fizemo-nos à estrada às 06h30m em ponto, para aproveitar ao máximo o tempo mais fresco...

Nos primeiros quilómetros do dia, o céu apresentou contrastes fantásticos...ora parecia que poderia chover, como se via o primeiros raios de sol a furarem por entre alguma nebulosidade
dscf7163w.jpg


Chegados à capital nacional do Cavalo, somos já brindados com um céu limpo e com o sol radioso, a confirma-se assim o dia quente que nós esperava. Não poderíamos de deixar de fotografar nas nossas montadas nesta capital do cavalo.
dscf7170.jpg


No centro histórico da bonita vila da Golegã encontra-se este bonita e simples igreja
dscf7178.jpg


Deixamos então a capital do cavalo e seguimos em direcção à vila do nosso prémio Nobel da literatura, Azinhaga...pelo caminho ainda vimos algumas charcas resultantes do Inverno rigoroso de chuva
dscf7180.jpg


Passadas as aldeias de Azinhaga e Pombalinho foi rolar pelo meio dos campos verdes em direcção à nossa capital de distrito, sempre com o vento contra nós!
Lá conseguimos vencer o vento contra e alcançar o centro de Santarém...alcançado o centro e aproveitamos para comer um doce mais tradicional de Santarém, o Pampilho.
dscf7204.jpg


Energias restabelecidas com o Pampilho, eis que momento de tirar a fotografia junto a uma das mais belas igrejas de Santarém, a Igreja do Seminário. Não esquecer que estamos na capital do gótico.
dscf7208.jpg


Com as portas do Sol pelas nossas costas, rolamos então pelos campos junto ao Tejo em direcção à Chamusca...seguindo as chamadas estradas de campo, sempre com a companhia do vento contra, dos belos campos cultivados e dos montes que noutro tempo estava repletos de famílias, alegria e vida...hoje infelizmente só se encontram as casas velhas.
dscf7216.jpg

dscf7217b.jpg


Chegados à Chamusca, altura de tirar uma foto junto ao monumento em honra pelos muitos que trabalharam os campos desta zona
dscf7220.jpg

dscf7221.jpg


Depois foi seguir caminho em direcção ao Pinheiro Grande, Carregueira, Constância Norte, Tramgal e finalmente Abrantes. Neste ultimo troço contamos sempre com a companhia do Tejo no horizonte e com o contraste do verde e do seco dos campos
dscf7225c.jpg

dscf7227.jpg

dscf7228.jpg


Fizemos assim uma manhã de boas pedaladas, com um saudável espírito e com paisagens lindíssimas apesar de termos o alcatrão sempre presente. Percorrendo 145km em 05h39m.

Resolvi partilhar aqui esta aventura porque achei super divertida gira e com paisagens que merecem ser partilhadas...e claro não poderia ter sido em melhor companhia!
No decorrer desta aventura em conversa com a Chamusco ficaram combinadas mais duas etapas de "estrada" sendo assim a próxima será Abrantes-Belém e depois Covilhã-Torre-Manteigas-Covilhã.

Até à próxima aventura :eek::):):)

Mais fotos AQUI
 
Top