Volta ao mundo em bicicleta

Paratrooper

New Member
Bom dia.

ALMA LUSA - Volta ao Mundo em Bicicleta é o meu mais recente projecto de viajem/aventura que me tem ocupado os últimos meses.

Tudo começou quando a prespectiva do que fazer depois da minha passagem à reserva se começou a equacionar.
Ficar em casa? Ir para o jardim jogar cartas? Deambular pelas ruas? Sentar-me na esplanada do café?
Nahhh
Não fui feito para isso, vai daí comecei a fazer contas: ora se estou sem fazer nada, se gosto de viajar e se gosto de pedalar, se não tenho a quem dar explicações do que faço, porque não realizar o meu sonho de criança?

Pensado = Decidido = Projectado !

E é assim que nasce o ALMA LUSA - Volta ao Mundo em Bicicletaque como o nome indica é uma volta ao mundo, em bicicleta. Mas não é uma volta ao mundo "normal" isso faz-se em pouco tempo, se tracarmos uma linha paralela ao equador.

ALMA LUSA - Volta ao Mundo em Bicicleta é mais ousado, como ousados foram os nossos antepassados que se fizeram a esse mar desconhecido e deram novos mundos ao mundo! Com uma diferença: eu não vou dar novos mundos ao mundo, vou REVISITÁ-LOS e assim prestar a minha homenagem a quem contribuiu para a construção do meu País: PORTUGAL!

Quanto tempo vai durar? O tempo que for necessário! Vou pedalar sem pressas, embrenhando-me nas diferentes culturas que irei contactar, vou viver o meu sonho, não vou fazer corridas.

Eis então o que será o percurso, com partida do Castelo de Guimarães e com partidas sucessivas (simbólicas) do Porto, e Lisboa, daí sempre na direcção do Mundo Novo para Ocidente, simbolizando o caminho de Pedro Álvares Cabral.



Este é o mapa do percurso.

Conto com a vossa ajuda fazendo "GOSTO" no Facebook da minha viagem.

A Partida está para breve, ainda não sei a data ao certo, mas será este ano, brevemente.....
 

Paratrooper

New Member



ALTERAÇÃO DE PLANOS


Quase no final do ano passado alojei (através da rede Warmshowers.com - o couchsurfing dos cicloturistas) Eric Feng, um chines que veio a pedalar de Kunming até á Lisboa. Infelizmente a sua bicicleta foi roubada em Sines (uma história divulgada na internet, rádio, tv e jornais) e emprestei-lhe uma bicicleta para ele concluir a sua viagem até ao Cabo da Roca.

Já depois dele ter voltado para a China, a GNR de Sines encontrou a bicicleta e o Eric pediu-me para a ir buscar.
Na troca de mensagens sobre o que fazer com a bicicleta, pela qual ele tinha uma estima considerada, eu ofereci-me para, depois de recuperada, pedalar na bicicleta dele de Lisboa a Kunming (China). aí entregava-lhe a bicicleta, pegava na minha (entretanto enviada para lá) e prosseguia a minha viagem à volta do mundo.

Assim ficou combinado!

Como ponto de partida de Portugal, será Guimarães - junto ao Castelo e na data provisória de 20 Maio 2014.

Mais informações sobre esta aventura em:

http://hernanicardoso.pt
http://hernanicardoso.blogs.sapo.pt
http://facebook.com/pelomundofora
 

Jean73

New Member
Força com o projeto, tá brutal, tenho acompanhado o mesmo principalmente pq tb eu sonho um dia ter coragem, € e saúde para o poder concretizar...até lá, vou "viajando" via relatos de quem vive essa experiência.
 

cayto

New Member
Projeto espetacular! Aproveita bem que será com certeza um mar de experiências enriquecedoras essa viagem! Vou acompanhar ;)
 

Paratrooper

New Member
A "famosa bicicleta do chinês" com a qual vou fazer o percurso de Guimarães até Kunming (China), a ser "recuperada" na BKalmada.
A intenção é manter, sempre que possível, o maior numero de acessórios originais....


Aqui a suspensão já "recuperada"


Não me perguntem o que os caracteres chineses representam....

O percurso Guimarães > Kunming.
Poderá ser alterado devido à situação politico/militar no Médio Oriente (Siria)
 

NC0sta

Member
Vai ser uma aventura e peras. Vou estar atento, por isso, por favor, mantenham actualiações no Face ou aqui no Forumbtt :yeah:
 
A filosofia inerente à viagem parece-me interessante, sobretudo o pormenor da devolução da bicicleta.

http://www.gpsies.com/map.do?fileId...27617DA573E64A5A7A23C1D5E733A56E19D699DC960D2

Agora quanto ao percurso, parece-me arriscado e até suicida em certos locais de passagem! :eek:mg:

Um ocidental pedalar sozinho pelas estradas do Iraque? Assalto ou rapto ainda é o mais soft que lhe poderá acontecer?
O Paquistão também poderá ser um pouco arriscado?
A ex-Birmânia só há pouco tempo é que se abriu ao exterior, tem a certeza que consegue a papelada burocrática para circular por lá?

Não o quero desencorajar, mas não seria menos arriscado fazer um percurso mais pelo norte da Europa-Àsia, mais parecido com o do senhor Eric Feng, numa altura da Primavera-Verão, para evitar o frio intenso dessas regiões?
 

Paratrooper

New Member
Viva

Nos tempos que correm nunca podemos dizer que tal local é seguro ou não, veja-se o caso da Siria, até à pouco tempo um local ideal para pedalar e agora um campo de batalha.

Quanto ao percurso, pois, podia seguir a "tradicional" rota da seda pela Georgia, Turquemenistão, Kirgistão e afins, mas o tema desta minha "aventura" são os descobrimentos e os nossos antepassados deram "o peito as balas" e fizeram-se ao mar enfrentando perigos.

No caminho da Rato da Seda portugal não tem muito de historial, o mesmo já não acontecendo no Golfo Pérsico (onde foi rei e senhor), India, Sri Lanka e até em Myanmar, ex-Birmania (nome dados pelos portugueses) e onde vive uma comunidade de descendentes de luso-indianos.

No meio disto tudo há que ter calma e confiança. DIziam que o Irão era um perigo e afinal é o paraíso dos cicloturistas ;)

De qualquer maneira o percurso vai sofrendo alterações dependendo das contingencias que aparecerem.

abraço
 
É certo que um viajante pode ter problemas em qualquer país do mundo, inclusive nos países mais civilizados. A questão é que em países como o Iraque, a probabilidade de acontecer algo de mau é muito superior. Em países como o Irão, se cumprir escrupulosamente as leis locais não deverá ter problemas, excepto se algum burocrata demasiado rigoroso embirrar com o facto de antes ter andado por Israel ou algo do género.

No tempo em que os nossos antepassados "davam o peito às balas" e dominavam o Atlântico e o Índico, tinham superioridade em termos de armas, armaduras, técnicas de esgrima, artilharia e navios, que contrabalançavam a imensa inferioridade numérica. O que é diferente de mãos vazias versus uma AK-47, por exemplo.

Se o senhor quer ir pedalar sozinho pelo Iraque, o senhor é que sabe, só me resta desejar-lhe boa sorte. Deixo-lhe o site do USA State Department, com muitas informações úteis para os viajantes em todos os países do mundo, o qual poderá ser útil para o ajudar a preparar a sua viagem:

http://travel.state.gov/travel/travel_1744.html
 

Lockheed

New Member
Que grande aventura. É realmente de louvar pessoas com iniciativa!

Já me cruzei várias vezes consigo, dentro do ferry Lisboa-Almada mas nunca tive a coragem de meter conversa... Agora que venho de bicicleta também nunca mais me cruzei consigo!

Fico a torcer para que corra tudo fantabulásticamente! Um grande abraço!
 

Paratrooper

New Member
app.jpg

FAZER DOWNLOAD

Este é o meu aplicativo para Andoid, com ele podem receber no vosso Smartphone ou Tablet as actualizações automáticas do meu website.

Para o instalarem têmd e permitir no vosso equipamento a instalação de apps em:

settings > applications > unknown sources

Gostava que o testassem, dessem as vossas opiniões para uma melhoria da aplicação.

Obrigado pela colaboração
 
Top