Você ou tu ? Será questão de respeito ?

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Boas,aproveito um post do Mario Conde que li agora, isto por acaso é uma questão que me tem dado que pensar.
Quando conheço ou falo com um BTTista menos jovem (físicamente) que eu trato-o por você ou por tu ?

Regra geral sou sempre o "puto" nos passeios onde vou, sobretudo so os passeios são combinados, e nestas coisas de voltinhas para durar o dia inteiro e tal regra geral quem aparece é malta mais velha que eu.

E um gajo sendo "puto", ás vezes pensa "este gajo tem idade para ser meu pai, mas tem tanto ou menos juizo que eu ( :lol: ) e agora? Trato-o por você ou por tu ?"

Na net acho que trato toda a gente por tu.
Mas quando falo com as mesmas pessoas ao vivo e ao telefone tenho tendencia a tratar por você.

É um bocado estranho.

No entanto, e como eu ja disse a muita gente aqui é tudo malta jovem, mais que não seja de espirito, e chego á conclusão que muitos deles preferem que os trate por tu. Outros não dizem nada (pois é Forasteiro, tu ou você ? :roll: ).

Não creio que seja por tratar os outros por "tu" que se demonstre falta de respeito, antigamente era considerado assim, mas nos dias que correm acho que não é por aí que se determina o respeito, aliás no btt creio (salvo raras excepções ) que toda a gente se respeita mutuamente.

Por isso os que se auto-intitulam de "cotas", se eu os tratar por tu não levem a mal nem considerem desrespeito.

Um grande abraço :)
 

fg

New Member
Mário Conde disse :
"se me voltarem a tratar po vc no forum eu temo k ñ responda aos vossos posts, somos todos bikers, tratamo-nos por tú, ñ importa se temos 12 ou 60 anos"

SUBSCREVO
 

José Carlos

New Member
Ludos, TU 'tás-te a passar, ai 'tás 'tás. :p :wink:

Acho que depende da pessoa em questão e da lidação que temos com ela.
Penso que não fica nada mal tratat ninguém por tu, muito menos considero isso uma falta de respeito,
mas também acho que não devemos tratar as pessoas mais velhas que acabamos de conhecer, com essa confiança toda.
Nada como "apalpar" o terreno. Normalmente após 10 min. de conversa já dá para perceber
se a pessoa é muito formal e gosta de ser tratada por você ou se por outro lado é um grand'a maluco, e prefere o muito mais práctico TU.
Pelo menos isto aplica-se na vida em geral. No caso especifico do BTT, a verdade é que não há
muita gente que eu trate por você. :)
Quando conheço pessoal novo no BTT, normalmente a seguir à primeira descida mais radical,
está tudo a tratar-se por tu e pronto.

Mas, Sr. Ludos você anda muito folgado, para andar a pensar nestes tópicos. :p :p
 

doc

Member
A mim, faz-me confusão tratarem-me por você; principalmente por malta mais nova, faz-me relembrar que na realidade eu sou mais velho do que eles, e eu não quero!! Ainda há dias, falando com uma cliente e vizinha de trabalho (uma Sra. de 56 anos), tratava-me por você, e depois de um debate, combinamos ela tratar-me por menino e eu trata-la por tu.
São pequenas coisas que fazem aumentar o ego.
 

Jsantos

New Member
Eu já trintão daqui a pouco a entrar nos quarentas se há coisas que me chateiam é me tratarem por voçê mas tambem á certas situações em que não podemos deixar certa malta se alargar eu principalmente gosto que me tratem por tu, anda-mos todos no mesmo barco ajudamo-nos quando é preciso nas dificuldades, vemos a onde estão os amigos e penso que apesar de não nos conhecer-mos todos, mas há uma ligação entre todos que é a bike e deixem-se dessas coisas se nós trata-mos por tu ou por voçê vamos pra frente que a pedalar é que fica o caminho.


Jorge Santos
 

LCTriguinho

New Member
Uma das coisas que mais me custa é que me tratem por você.
E, como já aqui disseram, o tratar por tu alguem não corresponde a falta de respeito ou a insulto, longe disso.

Á uns anos atrás alguem me disse:
"Sentimo-nos velhos quando nos começam a tratar por você"

Somos todos "doentes" pelo mesmo virus;
Somos todos "viciados" pela mesma droga;
Batemos todos mal, pelo mesmo motivo.

A BICLA,

Isso, não só mas principalmente, faz-nos aproximar mais uns dos outros, disfrutar de experiencias, de paisagens, emoções etc.
Faz-nos sentir uma familia, somos uma familia.

Amigos, familia "biciclista", eu é TU, ok?
 

Djinha

New Member
Topico interessante :p

No meu caso é facil tratar por tu toda a gente aqui no forum...agora quando os encontro pessoalmente fico toda encavacada principalmente se verificar que teem mais uns anitos do que eu :oops: Por isso compreendo bem o que o Ludos quis dizer...

O que me vale é que neste desporto normalmente as formalidades ficam longe, e rapidamente o pessoal põe-me à vontade, mas confesso que às vezes é um bocadinho complicado...

LOL isto faz-me lembrar outra duvida ... nunca sei se cumprimente o pessoal com beijinhos ou apertos de mão...isto de se ser moça ás vezes tem que se lhe diga :lol: :lol:
 

forasteiro

New Member
Boas a todos

Parece que o "sôr" administrador quer a minha opinião. (mas eu sou alguma referência para este tópico?)

Quando eu era trintão, (ainda não foi assim à tanto tempo) fazia-me uma confusão dos diabos a malta mais nova, por vezes pouco mais, tratarem-me por você, mas com o tempo um gajo vai-se habituando e às tantas já nem dá por issso.

Mesmo entre bttistas, em alguns passeios, quando a malta não se conhece, é vulgar tratarmo-nos uns aos outros por você. As pessoas da minha geração foram ensinadas assim.

Desde que comecei a frequentar a net (que foi à relativamente pouco tempo), especialmente os forums de BTT, sempre tratei toda gente, e me trataram a mim por tu.
E quando encontro pessoalmente, alguém com quem trocamos mensagens aqui no Forum,ou noutros, é por tu que os trato e eles a mim como é lógico.

O respeito pelas pessoas, não está no facto de sermos tratados por tu ou por você.

Agora se algum de vós, um pouco mais jovens, se sentir incomodado por tratar um tipo ligeiramente menos jovem por tu, também não vem mal ao mundo por o tratarem por você.

Mas, eu, pessoalmente, prefiro ser tratado por tu.
 

marioconde

New Member
Interessante esta outra duvida:
nunca sei se cumprimente o pessoal com beijinhos ou apertos de mão...isto de se ser moça ás vezes tem que se lhe diga

Queres o meu conselho?

Mesmo k ñ keiras ele aki vai :lol:

Quando estamos de capacete cumprimenta o pessoal com uma palmadinha amistosa, quando ñ estamos os kisses são mto bem vindos.

O problema do capacete é k parecemos cogumelos a crescer uns ao lado dos outros, alguem tem k ficar todo torto para poder chegar com os lábios à face da outra pessoa, uma palmadinha amistosa no ombro ou no braço junto de um cumprimento vocal é na maior parte das vezes uma forma de gerar intimidade muito eficaz, as coisas k a cinesia nos ensina rsrsrsrs
 

celkrad

New Member
Ora aqui vai mais um trintão a escrever :lol:

Faz-me lembrar... um belo de um dia em cascais quando conheci o fireblade, e ele tratou-me por você.
Qual foi a resposta fireblade. (Kê???? não me vais tratar por você pois não). ora aqui está a minha resposta a este tópico.
Se tenho cabeça de jovem, se tanho um corpinho danome, se tenho um ar radical, porque carga de água é que me tratam por você? Lá porque tenho tristas...e tais.. :lol: :lol: :lol:
Já não basta ter de levar com as pessoas relacionadas com o trabalho, ainda tenho de ouvir estas coisas nas minhas horas de lazer...tenham dó.
Já agora tratem-me por sr. Doutor já que sou formado... :twisted:
e depois vejam a minha resposta.

Mário: somos uns velhos já ninguém gosta de nós :cry:

Djinha: quanto aos beijos... eu por acaso beijo as senhoras nas mãos, será que estou ainda mais velho???? ganda cena

Beijos para as gaijas e abraços para os gaijos
 

marioconde

New Member
Celkrad trintão só se fores tú!

Eu tenho vinte e onze, mas tb ñ diria k com esse ar de miudo tens mais de 30, perdeste uma oportunidade de passar despercebido rsrsrsrs
 

bixo

New Member
A mim não me tratem por voçe se não..... :-#
Soa-me mesmo mal, alem do mais quando nos conhecermos pessoalmente eu vou tratar todos por tu e depois sinto-me eu a malcriadona.
A malta mais novinha de certeza que tambem ñ gostam de ser tratados como bébes...bilu bilu

Cá pra mim é tudo ao molho e fé em deus :D
 

Peso-Pluma

New Member
Humm este Tópico está aquecer :lol:
Eu geralmente quando é pessoas mais velhas(partir do 40+/-) trato por VOÇÊ por uma questão de respeito(isto quando não conheço a pessoa), se ela me pedir que trate por tu....então 'no problem'.

Tratar por tu ou voçê a mim não me importa(apesar de gostar mais de tu...parece que nos sentimos mais 'confortaveis') mas às vezes há sempre aquele que insiste em que agente lhe chame 'SENHOR DOUTOR 'ENGINHEIRO'' aqui é que estala o verniz...

abraços

Pluma
 

ricardo_pavia

New Member
Estou para responder a este topico a uns tempos..mas nao sei se sera da educaçao,( nao tou a chamar mal educado a ninguem :p ) mas custa me bastante tratar por tu alguem que nao conheça..nao sei, ms é mesmo dificil para mim, depois de me dizerem para tratar por tu, o inconsciente volta a tratar por voce..é mesmo dificil..no outro dia quando fui a bike dream, la tratei eu o peso-pluma por voce..lol No fim la consegui tratar por tu..mas a muito esforço!! :p Se alguma vez vos tratar por voce nao levem a mal, é so que o meu inconsciente axa mais respeitador..visto que a maior parte do ppl é mais velho que eu..
Abraço
 

celkrad

New Member
Mário não sei se te agradeça por me chamares (miudo).
Mas gosto da ideia de não parecer ter 16+16 hihihi.... ops.
Mas ainda estou cá para as quedas.

Voltando ao tópico é tudo uma questão de educação, e a educação não são palavras mas sim atitudes, e isso vê-se quando se conhece a pessoa.

Enquanto isso não acontece continuem a tratar-me por "tu" sempre desfarça mais a minha idade.
 

Paulo M

Member
Quando alguem me trata por voce...épa, parece que me estão a chamar velho. Fico chateado, claro que fico chateado....
Por isso, quando me encontrarem por aí é " Ó Paulo...então tu tás bom?..." Vamos beber um copo (pago eu ou pagas tu? :D "
 

Leonix

New Member
Eu sou gajo para 26 anos, e gosto de ficar na equipa dos "tu's" 8)

Todos sabemos que o que nos move no btt, além pedalar com fartura, a adrenalina, as belas paisagens,etc... O gosto pela actividade deriva também do companheirismo (acho que todos preferem andar com um grupo de amigos que sozinhos).
Por isso considero todos os que gostam de Btt, são os amigos que fazem parte dos "tu's" seja qual for a idade, não sendo isto uma maneira de faltar ao respeito, mas sim uma forma de sentir que estamos integrados e integramos os colegas na comunidade Bttista :wink:

Claro que por vezes, dependendo da situação (que não no Btt), trato com o devido respeito por "você" (c sem ç sim :lol: ) não sei onde vão buscar o habito de colocar ç em c que levam um "e" ou "i"... mas enfim :wink:

Nada como o Inglês: You forever

Cumpts
Leonix
 

rmvenancio

New Member
So agora respondo porque só agora aderi ao forum ... mas a minha opinião ....

A coisa que mais detesto é tratar e ser tratado por Você. Trato as pessoas por você quando tem de ser !!! Por sinal de respeito ? Não é tratar uma pessoa por tu que se falta ao respeito. !!!

O meu avô que Deus tem nunca me autorizou a tratá-lo por tu , dizia que não era meu companheiro de escola ... a minha educação sempre foi tratar pessoas por você ... hoje evito tratar as pessoas por você (no trabalho é TU para toda a gente qualquer que seja a idade, no restaurante já é TU para os empregados, todos os familiares são TU, agora com pessoas que mal conheço utilizo o Você). Tratar por você por mim não é uma razão de respeito mas sim de cultura do Pais.

Como diz o Leonix como adoro o English YOU for EVERYONE !!!

Se por acaso alguma vez te cruzares comigo podes estar à vontade com o TU !!!
 
Top