[Video] Fundamentos da suspensão traseira BTT

FMCurto

Active Member
Bons videos,tenho recomendado a amigos, é quase tudo sobre amortecedores mas pergunto á mesma: tens algum sobre shim stacks de garfos e como os modificar? Não se encontra grande coisa na net.
 

FMCurto

Active Member
Pois,já me tinha apercebido, a ideia era recuperar melhor (mais rápido?) no meio p o final de curso, julgo q passa por aumentar (acelerar?) o high-speed rebound q vem pré defenido de fábrica:isto numa Revelation RLT.
No geral está boa,mas em impactos repetidos onde o curso afunda muito parece que "empacota" e não recupera,o ajuste de rebound não parece fazer diferenca e pelo que li é por ser um ajuste de low-speed sendo o high-speed controlado de fábrica pelos shim-stacks.
P mim faz sentido mas posso estar a dizer um chorrilho de asneiras :)
 

andrextr

Active Member
O que dizes faz sentido. Apesar de haver mais factores que possam causar isso...mas o rebound high-speed é uma hipótese.

Uma maneira simples é usar um oleo mais fino no damper. Mas isso também faz a compressão ficar mais suave.
Um token pode também ajudar (não afunda tanto e quando afunda recupera mais rápido). Aumentar a compressao tambem ajuda a reduzir o afundanço.

Mas se é alterar o shimstack que queres aqui tens aqui um tópico com mais info:
http://forums.mtbr.com/shocks-suspension/2014-rs-revelation-midvalve-reb-comp-shim-stack-889395.html

Não conheço essa suspensão, pelo que sem ver posso estar enganado, mas pelas fotos disponiveis na net parece-me que é isto:

p5pb14206349.jpg


O HSR é controlado maioritariamente por duas shims. Uma junto ao pistão de 18mm diametro (na foto como "Shim do HSR"), e outra shim secundaria em cima com 14mm (ambas com 0.1mm espessura). Ou usas umas mais finas (nao sei se há), ou então metes a shim de cima com menor diâmetro (passa de 14 para 10mm por exemplo..para facilitar a abertura da shim principal de baixo....em ultimo caso ate podes tirá-la e experimentar como fica, se calhar é uma boa opção, só experimentando).

CONFIGURAÇAO DO SHIMSTACK:

- porca -
clamp 9,8 x 0,75 (na porca)
8 x 9,75 x 0,4
8 x 14,0 x 0,1 (HSR)
8 x 18,0 x 0,1 (HSR)
- pistão -
10 x 20,0 x 0,1
10 x 12,0 x 0,4
10 x 12,0 x 0,4
10 x 20,0 x 0,2
10 x 20,0 x 0,1
mola
clamp 11,8 x 2,75 (no veio)
- veio -

André

EDIT: Esta imagem ilustra bem o rebound LSR (a passar pelo cone/agulha no meio) e o HSR (bypass pelas shims)
schema6.jpg
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Tks, já tinha percebido mais ou menos o básico, supostamente as anilhas mais pequenas controlam os extremos do HSC ou HSR (pelo menos nesse ultimo diagrama) sendo as primeiras o "meio" e o principio (LSR/LSC) pelo "cone" ou "orificio".Portanto parto do principio que no meu caso seria tentar retirar uma ou duas das mais pequenas se possivel, certo?
Tenho de arranjar tempo para voltar a desmontar o garfo e investigar melhor, assim no teu diagrama parece fácil mas tinha ficado com a sensação que no meu caso não tinha dois conjuntos de shim-stacks com o Rebound e Compressão separados.Mas devem sempre ser ao pares,correcto?Assim já começa a fazer mais sentido.

Já estou a usar dois token mas se calhar vou tentar com 3, o óleo não parece a melhor opção: já estou com o 5W (da RockShock) embora consiga arranjar com menos viscosidade, depois tb ia afundar com mais facilidade.

Obrigado pela ajuda.
 

dedicatep

Member
Oi Andrextr, este tipo de amortecedores com a camara negativa maior, debonair evol etc são vantajosos em quadros muito progressivos? Por exemplo a jeffsy da yt traz a versão normal menos na versão de topo existe algum motivo para este racional?

Abraço,
 
Last edited:

andrextr

Active Member
Dedicatep:

Os amort. de camara negativa maior são sempre melhores. No entanto, numa bike verdadeiramente progressiva como a Jeffsy a diferença não será tão grande como numa bike linear. Não sei qual terá sido a escolha de critérios para equiparem os modelos com diferentes latas no amortecedor.


FMCurto:

Deixo aqui algumas imagens para perceberes como funciona exactamente a coisa.

Esta imagem mostra basicamente o que acontece na tua suspensão. Tens o motion control que funciona como base valve, e o pistão principal como mid valve. Quando a suspensão comprime, o veio (no qual o pistão está agarrado) vai entrar na camara do oleo, e como o veio ocupa volume vai obrigar o oleo a passar por dentro do motion control. O motion control tem uns orifícios por onde o oleo passa, e o tamanho desses orifícios é controlado pelo botão azul exterior (LSC). Durante uma compressão rápida (raíz, buraco, etc) há um pico de pressão no óleo o que vai obrigar o motion control a abrir uma válvula de escape para o oleo circular livremente. Esta válvula de escape é o threshold (floodgate) e a facilidade com que abre pode ser controlada também externamente.

1-valve-type.png


Assim durante uma compressão de alta velocidade, o motion control não fica a fazer nada, e o que controla a compressao de média e alta velocidade (HSC) é as shims do pistão (mid-valve). Quando a suspensão recupera, o fluxo de óleo inverte-se, e este passa pelo orifico do cone (LSR) e pelas shims do HSR. Em rebounds lentos (eg: bombear a pedalar) o oleo passa apenas pelo orifício (LSR), em velocidades de rebound rápidas (eg: após afundar o curso todo, ou na leitura de irregularidades no terreno) o oléo não consegue passar todo pelo orifício e vai forçar a abertura das shims HSR.

valveivu5e.jpg


Assim, numa suspensão vertical (não invertida), as shims do rebound HSR encontram-se a cima do pistão, e as shims da compressão abaixo do mesmo.

De salientar que o fluxo de óleo do rebound nunca passa no circuito de compressão e vice-versa (as anilhas grandes junto ao pistão, as check-valve, tapam por completo os orifícios (portas) do pistão e obrigam o oleo a circular apenas de uma maneira).

fox-shocks-rebound-and-compression-shim-stack-exploded-view.jpg


shock_piston_fast_rebound.jpg



No meu post anterior coloquei a foto do shim stack da tua suspensão, com a lista tecnica das shims (repito a foto em baixo). A anilha assinalada como "Shim do HSR" é a check-valve e nunca poderá ser tirada (caso contrario o óleo passa livremente nesse sitio durante a compressão). A anilha que está acima da check-valve é que julgo que possa ser tirada, ou substituida por outra menor. Esta anilha tem 0.1mm de espessura, tal como a check-valve, e o que faz é dificultar a abertura da check-valve, e portanto, atrasa a recuperação de alta velocidade da suspensão. As outras anilhas mais acima são muito pequenas e muito espessas, e nunca irão abrir durante o rebound por serem tao pequenas e grossas, portanto funcionam como clamps e não propriamente como shims (ver ultima foto). Portanto estas ultimas anilhas servem para dar altura ao stack e nao devem ser tiradas.

p5pb14206349.jpg


2-straight-stacks.png


Penso que é isto.

Abraço
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
:bompost:

AAhhhhhh...

já faz mais sentido :)
Já tenho ai muito com que me entreter.
Desculpa lá chatear só com mais uma coisinha, vou tentar arranjar tempo para desmontar a coisa este fds (a ver se consigo documentar as alterações) e deve ser aparente depois de aberto mas fiquei com uma dúvida: o MOCO é o slow compression e tb o slow rebound ou haverá outra válvula na vase do garfo para o rebound?
Deve ser por isso que muita gente diz que o Motion Control não serve grande coisa em garfos com mais de 100mm. Muito muito obrigado, já tinha um ideia mas agora quer-me parecer que já percebi bem a coisa, pelo menos o suficiente para me aventurar em alterações, verdadeiro serviço público.Devias fazer um video a explicar isto, não se encontra grande informação concreta na net, está tudo espalhado e é preciso juntar umas peças daqui outras dali e na maior parte das vezes é sobre motas. Ainda ganhavas uns trocos. ;)

:venia:
 

andrextr

Active Member
O MoCo é apenas para a compressão baixa velocidade (LSC). Existe uns MoCo que também têm HSC, como p.ex o MoCo IS mas isso não interessa para agora.

Como já referi o botão azul da suspensão roda uma peça na base do MoCo que tapa os orifícios do MoCo. Assim, no botão azul consegues regular a LSC desde o aberto até ao fechado (bloqueio). Quando apanhas um impacto mais forte (movimento de alta compressa) o pico de pressao do oleo abre a valvula de escape do MoCo (floodgate), e a partir daqui o que regula a compressão HSC é as shims do pistão (mid-valve). Portanto o MoCo é bom para bloquear a suspensão ou torná-la mais firme em movimentos lentos (LSC), como p.ex o pedalar ou afundanços a travar.

O low-speed rebound (LSR) é controlado unicamente pelo orificio / cone no pistão (ver foto de baixo). Este rebound é ajustado externamente da parte de baixo da suspensao. Ao rodar o butao vermelho, vais alterar a altura do cone e vais tapar mais ou menos o orifício. A foto de baixo era de uma suspensão minha que só tinha ajuste LSR, não tem shimstacks. Mas dá para perceber. Nota: A anilha onde eu tenho o dedo funciona como check-plate, basicamente durante a compressão ela abre facilmente e deixa o oleo passar livremente, durante o rebound ela fecha e obriga o oleo a passar pelo orifício. É essa a função das check-plates...elas direccionam o oleo para o respectivo circuito de rebound ou compressão, consoante o caso obviamente.

p4pb14219381.jpg


Sim, pode ser que qualquer dia faça um video sobre isto, mas com uma recem-nascida em casa o tempo não abunda eheh :) Já os trocos não pagam a conta da eletricidade :D

Força
 

diaz

Member
Boas,

Relativamente a uma Scott genius 30 de 2011 com o equalizer 2 qual é a eficácia do amortecimento face por exemplo as genius de 2016?
 

andrextr

Active Member
Não conheço bem o Equalizer (nunca me dediquei a olhar para ele).

Mas, no que toca ao quadro, posso-te dizer que a antiga genius tem melhor rendimento a pedalar para um prato médio de 30-32T do que as novas Genius (anti-squat médio de 85% para a genius antiga, vs 50% as novas). Relativamente à progressividade, são todas ligeiramente regressivas (fáceis de esgotar em impactos maiores), no entanto, as novas genius são um pouco mais regressivas que a antiga... Portanto, parece-me que em termos de cinemática andaram de cavalo para burro.

Perante isto, o amortecedor na genius tem um papel importante, nomeadamente tem de ter um bom sistema de plataforma para pedalar com eficiência já que a bike não tem muito anti-squat. A scott trás o comando no guiador para resolver isto.... Relativamente à progressividade, não ha muito a fazer, mas como são bikes para maratonas e não para grandes impactos, não deve haver problema.

Abç
 

diaz

Member
Fiquei com a mesma sensação acerca da eficiência da pedalada entre o modelo que possuo (Genius 30) de 2011 e as atuais, mas até acaba por não ser comparável dado que o tipo de amortecimento é diferente.

Relativamente à progressividade a Genius não é vocacionada para maratonas, embora as faça sem problemas devido a adaptabilidade do curso da suspensão/amortecedor.

Spark: maratonas.
Genius: all moutain, trail.

Relativamente ao equalizer 2 e modo de funcionamento do quadro scott para quando um vídeo?
 

andrextr

Active Member
NOVO video!! Este deu algum trabalho a fazer mas acho que ficou porreiro :)

[video=youtube;zxrIybZxMUA]https://www.youtube.com/watch?v=zxrIybZxMUA[/video]
 

Hardskin

Well-Known Member
Mais um video excelente andrextr ! :venia:
Os benefícios do rebound independente para alta e baixa velocidade de impactos é uma maravilha. No Fox X2 ainda pensei em fazer o upgrade para kit de bloqueio, mas a verdade é que quando bem regulado no rebound e compressão de baixa velocidade isso se torna num desperdício de euros. :D
 
Top