[Video] Fundamentos da suspensão traseira BTT

andrextr

Active Member
Boas pessoal !! Mais um novo episodeo desta série!

Desta vez vamos falar sobre sistemas de suspensão. Qual será o melhor? FSR? VPP? SinglePivot? Faz sentido comparar sistemas? Descobre tudo aqui! (legendas em PT)

[video=youtube;78DD82fx4M8]https://www.youtube.com/watch?v=78DD82fx4M8[/video]

Para os mais atentos, o video de hoje é um remake do video que fiz em 2011 sobre sistemas de suspensão. Mas desta vez em inglês e melhorado. Espero que gostem!
 

tinric

Super Moderador
Deste ultimo o que a conclusão que tiro é que ,....


tens um quadro na parede engraçado... que testa a concentração de nós... aprendizes...

Mestre André do power.

Muito bom. Abraço.
 

andrextr

Active Member
Boas pessoal !! :)

Sim o Blog do António Osuna postado pelo David é um clássico. Montes de informação lá! Recomendo! Mas para perceber o blog é preciso perceber os conceitos por detrás primeiro eheh :)

Não quero de todo competir com o Osuna, mas pretendo fazer algumas análises independentes a algumas (poucas) bikes. Fiz esta semana duas analises (à YT Capra 2016 e Commencal Supreme DH V4). A Capra já tinha feito uma analise no dia que saiu em 2014 (primeiro do que o Osuna eheheh). Para a Capra 2016 as minhas conclusões são semelhantes às do Osuna. Já a commencal V4 é um sistema novo e a a análise é novidade exclusiva :D eheh

[video=youtube;K58GoplERX4]https://www.youtube.com/watch?v=K58GoplERX4[/video]
 

andrextr

Active Member
(este forum só dá para postar um video de cada vez....)

[video=youtube;SNl2beu1AWM]https://www.youtube.com/watch?v=SNl2beu1AWM[/video]


Ver se para a semana consigo meter mais um episodeo educativo do MTB rear suspension :)
 

andrextr

Active Member
Eheh a Canfield Brothers descobriu o meu video e deixou um comentário :D

[video=youtube;0TIXSZDFvbk]https://www.youtube.com/watch?v=0TIXSZDFvbk[/video]


Esta semana devo meter outro episódio do MTB rear suspension. :)

EDIT: LOOL

r8e8v9.jpg
 
Last edited:

DriveMe

Active Member
Boas.

Vital MTB's 2016 Test Sessions included 17 bikes with varying suspension designs. We thought it would be neat to see all the suspension designs cycled back-to-back for a fun comparison. This video shows them from shortest to longest travel. Watching link rotation, chain growth, brake movement and the like is pretty dang rad!
http://www.vitalmtb.com/videos/feat...-Systems-Cycled-for-Science,30696/bturman,109.

Não é bem "fundamento" ou qq coisa do género, mas acho que se enquadra no tópico.
 

andrextr

Active Member
Pessoal, mais um video. Talvez o que tem implicações práticas mais importantes para todos. Desde o XC ao DH.


Ao longo dos últimos anos tenho reparado que uma grande parte das pessoas não sabe afinar correctamente o rebound do amortecedor. Aprende neste novo video a maneira correcta de afinar o rebound ! E descobre como isso pode melhorar a performance da tua bike! Legendas em PT disponíveis.

[video=youtube;BiHQd4mzl3Y]https://www.youtube.com/watch?v=BiHQd4mzl3Y[/video]
 

JoaoAM

Member
André, agora podias fazer um como afinar corretamente o rebound da suspensão, é que o meu amortecedor ficou bem melhor :)
Videos excelentes! Estudas mecânica?
 

andrextr

Active Member
:D toda a gente me está a pedir para fazer um video para afinar suspensão.... mas isso já está neste video lol (min 10:40).

É através da sensação e tentar meter ligeiramente mais rápido do que o do amortecedor (quando se está em cima da bike). Por não haver nenhum teste em concreto torna-se difícil de explicar por palavras :D

PS: não, a minha área de formação é outra... isto é apenas um hobby :)
 

JoaoAM

Member
Depois de ver como afinar o amortecedor desliguei xD
Se quiseres fazer um de como fazer a revisão a um rockshox revelation rct3, também era porreiro xD começa a meter uns anúncios nos vídeos e ganhas uns trocos, tens jeito!
 

andrextr

Active Member
Brevemente irei publicar um novo método inovador, simples e grátis para adquirir dados reais das suspensões...

Lembram-se do teste do passeio do video anterior? Aqui vai um cheirinho dos dados reais usando este metodo onde podemos ver as oscilações...


nmgfna.jpg
 

andrextr

Active Member
Boas Pratoni,

Quanto maior a pressão de ar, mais força o amortecedor faz ao recuperar e portanto maior tem de ser o amortecimento de retorno. Ou seja, riders mais pesados usam mais pressão e têm de dar mais "clicks" no amortecedor até chegar ao rebound certo. Enquanto eu só preciso de dar 2 ou 3 clicks (70kg) um tipo com 100 kg precisa de dar uns 10 talvez (é só um exemplo!). Por isso é que os amortecedores têm tantos "clicks" no rebound, porque há muita variação de peso por parte dos "BTTistas". Mas apenas 3 clicks é que são o correcto para cada pessoa. (ver o video para saber como achar esses 3 clicks :) )
 

andrextr

Active Member
Boas pessoal.

Venho aqui partilhar o video MAIS inovador que alguma vez fiz.

Um método GRÁTIS e SIMPLES para adquirir dados reais das suspensões, sem recorrer a equipamento especializado.

[video=youtube;4BRbtkiW2tg]https://www.youtube.com/watch?v=4BRbtkiW2tg[/video]

Espero que gostem.
Abraço
 

pratoni

Active Member
Boas Pratoni,

Quanto maior a pressão de ar, mais força o amortecedor faz ao recuperar e portanto maior tem de ser o amortecimento de retorno. Ou seja, riders mais pesados usam mais pressão e têm de dar mais "clicks" no amortecedor até chegar ao rebound certo. Enquanto eu só preciso de dar 2 ou 3 clicks (70kg) um tipo com 100 kg precisa de dar uns 10 talvez (é só um exemplo!). Por isso é que os amortecedores têm tantos "clicks" no rebound, porque há muita variação de peso por parte dos "BTTistas". Mas apenas 3 clicks é que são o correcto para cada pessoa. (ver o video para saber como achar esses 3 clicks )

Recomendações de como ajustar o sag num amortecedor a ar que, para além da pressão, só tem o rebound para ajustar, ou seja não tem modos "abertos", "fechados" ou afins?...
 
Top