Vantagens / desvantagens tipos de eixos pedaleiro

joseruivo

Active Member
Boa tarde,

estou a ponderar a troca de pedaleiro, e gostaria de saber se existe alguma vantagem dos pedaleiros com eixo tipo hollowtech, relativamente ao tradicional eixo quadrado cónico...

Peso do conjunto pedaleiro + eixo/rolamentos? Facilidade (ou não) de ajuste a vários quadros (por causa da linha de corrente)?

Obrigado,
José Ruivo
 
Bom, venho deixar a minha opinião de leigo.
Pessoalmente (que mudei de eixo quadrado para hollowtech) a principal vantagem que vejo é a facilidade na manutenção do eixo. É mais fácil tirar e voltar a colocar o eixo.
Possivelmente o pessoal que esteja mais por dentro do assunto, dará uma ajuda melhor ;)
 

edununo

Well-Known Member
Há vantagens em termos de rigidez e peso. Os rolamentos são maiores e teoricamente mais robustos.
Os eixos quadrados também têm tendência a ganhar folga na ligação aos cranks.
 

JARBAS83

Active Member
Também me disseram que dá para ajustar a posição dos cranks com o sistema hollowteck, onde é possível colocar espaçadores/anilhas para ajustar a posição do crank (mais para fora ou mais para dentro...)
 

edununo

Well-Known Member
Há um modo pré-definido pela Shimano para a colocação dos espaçadores, em função da largura do BB do quadro, tipo de desviador frontal etc... Contudo dá para jogar um pouco.
 

joseruivo

Active Member
Obrigado, era um bocado aquilo que imaginava, mas entretanto hoje fui andar numa bicicleta de um amigo, com a qual irei ficar, tem eixo hollowetech, e não penso trocar o pedaleiro.

Hoje,parti o eixo de um pedal crank brothers egg beater :-( Já vi na net, há muitos casos idênticos, não sei se volte a comprar crank brothers,embora goste muito do funcionamento dos pedais.
Voltei a montar uns Time Atac alium antigos que tinha encostados e que nunca me deram problemas, com zero manutenção! A parte aborrecida é que pesam cerca de 500 gr, mais 200 do que os crank brothers!!
Já procurei na Net, parece que os Time Atac atuais são menos robustos (e mais leves 200 gr).
Em termos de robustez, peso e preço contido, parece que os Shimano SPD são campeões, mas sempre os achei os menos agradáveis de usar - mais difícil de encontrar "o buraco" para encaixar, e com menos "float". Acho que se voltar a experimentar uns SPD vou andar a limar os pedais para alargar o arco de entrada, e as pontas do encaixes para aumentar o " float" ;-) Alguém já experimentou algo semelhante?

Obrigado,
joseruivi
 

joseruivo

Active Member
Acho que se perderam para aqui algumas mensagens, mas para quem ainda se lembrar delas e tiver interesse: montei os cleats Sh56. Tremenda facilidade de encaixe e desencaixe no pedal, sem mais queixas.
 
Top