VAG Niagara ----> Utilitária/Treking

Boas tardes pessoal.

Há pouco tempo troquei a minha VAG Niagara por uma Btwin Rafal 740. Posto isto, e como faço algumas viagens de bicicleta queria modificar a minha VAG e transforma-la em algo mais utilitário e/ou Treking. Isto seria um pequeno projeto de longo prazo.

Bem, primeiro que tudo ela tem rodas 26, suspensão de 80 mm, travões V brake, pedaleira de três pratos shimano (não sei a gama), cassete de 8 velocidades e desviadores shimano acera. Todo o material está utilizável e em relativamente bom estado.

No final tenho idealizado apenas ficar com quadro, espigão de selim e selim. Por isso pretendo alterar para forqueta rígida, rodas 29, travões de disco, e a transmissão. Depois pretendo também fazer alguns upgrades premium como colocar um guiador e avanços diferentes de maneira a me colocar numa posição ainda mais confortável.

Para começar estou com um grande dilema. A primeira coisa que queria alterar seria para a transmissão não esgotar tão depressa. Agora posso fazê-lo de duas maneiras. Ou altero o pedaleiro, para um com pratos maiores, cassete e corrente. Ou altero já as rodas para umas 29, tendo de alterar já também para travões de disco.

Uma duvida, acham que ficaria mal servido com travões de disco mecânicos? E assim conseguiria manter para já as minhas manetes?

O que acham que devo alterar primeiro?

Obrigado e abraço
 

DriveMe

Active Member
O quadro suporta roda 29?

Antes de mais, faz bem as contas, e vê se compensa.
Se o teu problema é esgotar, acho que faz mais sentido reveres a transmissão.
 

Geezer

Member
Boas,

Daquilo que entendo acho que passar para roda 29" vai ser complicado porque o proprio quadro esta desenhado para 26" e nao deve ter espaço suficiente para rodas 29" (talvez de para por rodas 28" como as bicicletas de estrada/ciclismo com pneus estilo slick se me faço entender...

Em relação a nao se esgotar a transmisão/conseguir mais velocidade seria mudar de 8velocidades para 9 ou mesmo 10velocidade trocando o cepo/ou eixo da roda traseira... se quiser pode trocar as rodas e ja vem com um cepo preparado para 9/10v e claro tem que trocar o desviador e manete de mudanças.

A nivel de travões mecanicos seria de evitar a nao ser que seja de boa qualidade. Um bom sistema de V-brake acaba por ser sempre melhor, quer em termos de manutenção e segurança...

Ainda em relações às rodas podes tentar adaptar para roda 27,5" mas acho que tambem deveria pensar realmente se vale apena para o uso que irá ter...
 
Sim pensobque o quadro dará para roda 29. Pois tenciono colocar um pneu polivalente tipo 1.75 ou assim. O problema dos V Brake é que se vou alterar a roda não vai dar para V brake. Em relação à transmissão eu não quero mais leveza, quero mais dentes no pedaleiro.
 

edununo

Well-Known Member
Um aro 29er e um aro 28 têm exactamente o mesmo diâmetro. Ambos têm 622mm. A diferença está na largura do aro que tem valor mais elevado nos 29er para poderem acomodar pneus de btt.

Podes perfeitamente colocar umas 29er ou rodas 28 de treking. Tens é de ver os espaço que te sobra. Não sei se dará para chegar aos 1.75.
 
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