Boas
Venho desenterrar este tópico para explicar o porquê de ser um adepto dos V-brake.
A vantagem dos discos hidráulicos, a meu ver, prende-se com a facilidade de utilização (é possível travar a fundo usando apenas um dedo) o que aumenta o conforto, a segurança (é possível segurar melhor o guiador) e dá a perceção de um poder de travagem superior porque aplicando muito pouca força na manete o poder de travagem é muito elevado.
Por outro lado, os V-brake mecânicos exigem sempre que se trave com 2-3-4 dedos para obter a potencia máxima de travagem e é necessário travar com alguma força para os levar ao "limite". Ainda assim, relembro que também há travões V-brake hidráulicos e aí todas as vantagens dos discos hidráulicos que referi também se reproduzirão nos V-brake.
O facto de eu não gostar de discos prende-se maioritariamente com um fator: a resistência à fadiga. Já andei em algumas bicicletas com diferentes travões de disco hidráulicos mas o melhor exemplo que posso dar é de uma Specialized Pitch (travões Hayes Stroker Ryde (203/185 mm), segundo o site da Specialized) e devo dizer que aquecem com bastante facilidade e claro que quando sobreaquecidos travam bem menos e ouvimos rchrchcrchc.
De relevante, também já experimentei uns Avid Juice 5 mas não o suficiente para poder dar a minha opinião.
Resumindo: Até hoje não ainda experimentei nenhuns discos que não sobreaquecessem facilmente (e apanhando água correm sempre o risco de empenar).
Para além do que referi os disco têm uma relação qualidade/preço inferior, a manutenção é mais cara e adicionam algum peso à bicicleta.
É verdade que discos se comportam melhor quando se apanha lama (ainda que uns bons calços de 3 secção para V-brake façam bem o seu trabalho) porém com lama o pneu também agarra menos pelo que alguma diminuição da potência (momentânea) não seja relevante.
Uns bons V-brake (dependendo do sistema em si, dos calços e dos aros) são relativamente baratos, no meu caso nunca exigiu manutenção praticamente nenhuma ao contrário do que já foi dito (em 5anos mudei apenas uma vez os calços e não ando tão pouco quanto isso, poucas afinações pelo meio, 0 problemas, etc...), tem um poder de travagem semelhante a uns bons hidráulicos (já comparei com os Avid Juice 5
), e têm uma resistência à fadiga muito superior...
Concluo apenas dizendo que tenho pena que seja cada vez mais difícil arranjar material compatível com V-brake (principalmente quadros e suspensões de nive médio).