Vídeos tremidos.

ekzz

New Member
Boas pessoal decidi comprar uma rollei 425 com arnês de peito para fazer os meus vídeos de btt,acontece que os vídeos ficam tremidos consoante o piso.
Algumas dicas pessoal?
 

Joseelias

Well-Known Member
Não tenho experiência no uso de action-cams, pelo que não posso ajudar no que diz respeito ao ajuste da máquina ao corpo para evitar a vibração. De resto, como a máquina parece não ter estabilizador óptico (seria o ideal) podes sempre tentar fazer a estabilização posteriormente na pós-produção do vídeo no pc. Podes também ver se a própria máquina tem algum tipo de estabilização por software nas opções.

Na pós-produção tens por exemplo, o Adobe Premiere que tem a função de estabilização e dá bons resultados, embora dependa das filmagens de origem e das definições escolhidas no programa (tem que se ir experimentando).

Em ambos os casos, estabilização por software na máquina ou pós-produção no pc, a qualidade do vídeo pode sofrer um pouco já que quanto mais se edita mais se interfere com a qualidade original da imagem. Mas ficará sempre muito melhor que vídeos muito tremidos e muito difíceis de ver.

EDIT: Para além do Adobe Premiere existem outros softwares de edição de vídeo com estabilizador de imagem. Penso que CyberLink PowerDirector é um deles e talvez mais simples de usar que o Premiere, mas não conheço o resultados finais dele. Mas há mais.

Vê se a câmara não traz já software que permita fazer isso. Parece-me fazer sentido para o tipo de equipamento que é.
 
Last edited:

gfrmartins

Active Member
É o problema dessas maquinas, mesmo que trabalhes isso em software à posteriori vais sempre ficar com uma imagem um pouco "artificial"

Para isso o melhor é ter uma maquina que tenha estabilização optica e depois ajudas com estabilização por software.

Se quiseres ter uma imagem muito estável só mesmo com um gimbal
 

tiagomf

New Member
Tens de comprar uma máquina com estabilização óptica. Comprei uma gitup git2 e estou bastante contente.

Em alternativa podes comprar uma gimball que ela estabiliza com melhor qualidade do que qualquer câmera, no entanto é caro...
 

FMCurto

Active Member
Tens de comprar uma máquina com estabilização óptica. Comprei uma gitup git2 e estou bastante contente.

Só um pequeno aparte, a GIT2 ,tal como a maioria que afirma ter estabilização, têm estabilização electróronica, envolve sempre um ligeiro crop e por isso nunca na resolução máxima da máquina.

Pode haver mais modelos de momento mas até à pouco tempo as únicas action cams com verdadeira estabilização óptica que envolve partes mecânicas nas lentes e sensores eram as da Sony, a X3000R por exemplo, que faz 4K com estabilização.

1ShihdE.png


EDIT: uma maneira porreira de ter alguma estabilização sem tornar muito artificial é filmares por exemplo num formato "quadrado" em resolução superior e depois utilizares esse "extra" para fazeres só estabilização vertical.EX: gravar a 1440p para depois finalizar em 1080p
Dessa maneira não precisas fazer zoom à imagem.
Podes utilizar por exemplo o Virtualdub+Deshaker,é gratuito e ainda hoje um dos que funcionam melhor, mas não é mto intuitivo ou fácil de usar.


EDIT2: à uns tempos atrás fiz um teste q deve dar para perceberes melhor o que quero dizer, como uso Macintosh para mim é uma dor de cabeça usar o Virtualdub pq ele só faz output in AVI e depois teria sempre de fazer transcoding.
Isto foi um teste a uma outra solução alterantiva mas o probgrama não está desenhado para fazer este tipo de estabilização:

 
Last edited:

tiagomf

New Member
Sim, tenho conhecimento disso, mas para filmar BTT chega e sobra. Se não quiser o crop invisto numa gimball.
 
Top